Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O Tratado de Tordesilhas e o Corpo Cronológico são Memória do Mundo
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 14:31

Retirado do Público:





O Tratado de Tordesilhas e o Corpo Cronológico são dois dos 38 bens do património documental inscritos este ano no registo Memória do Mundo da Unesco.

De entre os 50 dossiers apresentados pelos vários Estados, os peritos escolheram 38 bens.

O Tratado de Tordesilhas — assinado em 1494 entre as coroas de Portugal e de Castela e que definia a partilha do Novo Mundo entre os dois reinos — foi um dos documentos inscritos no registo Memória do Mundo da Unesco, representando Portugal e Espanha. O original português está no Arquivo Geral das Índias, em Sevilha, e o castelhano encontra-se na Torre do Tombo, em Lisboa.

Portugal fica também representado com o Corpo Cronológico — uma colecção que reúne mais de 80 mil documentos em papel e pergaminho datados dos séculos XV e XVI, guardada na Torre do Tombo.

"Feiticeiro de Oz" e processo contra Madela também escolhidos

Dos Estados Unidos entra na Memória do Mundo o filme "O Feiticeiro de Oz", obra-prima de Victor Fleming produzida pela Metro-Goldwyn-Mayer.

As actas do processo intentado contra o líder anti-apartheid Nelson Mandela representam a África do Sul.

De destacar ainda os arquivos do cineasta Ingmar Bergman e os da família Alfred Nobel e uma colecção de música colonial dos séculos XVI/XVII da América Latina.

França está representada pela tapeçaria de Bayeus — um fresco bordado, com 70 metros, datado do século XI e que representa a conquista da Inglaterra em 1066 por Guilherme, o Conquistador, duque da Normandia.

Criado em 1997, o registo Memória do Mundo contava até hoje com 120 bens protegidos, entre os quais se destacam a partitura original da 9ª Sinfonia de Beethoven e a Bíblia de Gutemberg, bem como a primeira inscrição portuguesa nesse acervo — a carta de Pêro Vaz de Caminha.

Propostas por um comité consultivo composto por 14 peritos internacionais, reunido este ano em Pretória (África do Sul), e validadas pela Unesco, estas inscrições no registo Memória do Mundo visam distinguir e atribuir um reconhecimento internacional de bens do património documental mundial.

Re: O Tratado de Tordesilhas e o Corpo Cronológico são Memória do Mundo
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 27 de June de 2007 15:40

E o tratado de Viena com a devolucao de Olivença????

Re: O Tratado de Tordesilhas e o Corpo Cronológico são Memória do Mundo
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 03 de July de 2007 18:29

Vou candidatar os manuscritos do Senhor Professor Doutor António de Oliveira Salazar a patrimonio UNIVERSAL.

Re: O Tratado de Tordesilhas e o Corpo Cronológico são Memória do Mundo
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 11 de July de 2007 17:27

Retirado do Diário Digital:






Tratado de Tordesilhas exposto pela 1ª vez na Torre do Tombo

O Tratado de Tordesilhas, assinado entre Portugal e Espanha em 1492, será exposto pela primeira vez ao público a partir de quinta-feira, na Torre do Tombo, em Lisboa.

A exposição do Tratado e de cinco dos mais de 83 mil documentos do Corpo Cronológico, assinalam a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Direcção-geral de Arquivos (DGA) e a Rede Eléctrica Nacional (REN), que permitirá o tratamento e digitalização de documentação relativa à Inquisição de Lisboa.

Os termos do acordo estabelecem um apoio mecenático no valor de 600 mil euros da REN à DGA para «a conservação, restauro, descrição e digitalização de um subfundo documental relativo à Inquisição de Lisboa», explicou Silvestre Lacerda, director-geral dos Arquivos.

Fonte do ministério da Cultura disse, por seu turno, que este protocolo «é o primeiro resultado efectivo do jantar de mecenas realizado pela ministra da Cultura, em Novembro, onde sensibilizou diferentes empresários para a importância do mecenato na área cultural», realçando «a importância da aposta numa área menos visível do público, mas de grande importância para a identidade nacional».

A verba será disponibilizada ao longo de três anos, tendo sido escolhida a documentação da Inquisição «por ser a mais procurada, tanto por nacionais como por estrangeiros», disse Lacerda.

O Tratado de Tordesilhas foi recentemente declarado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como «Memória do Mundo», assim como o Corpo Cronológico, um fundo que agrupa documentos do século XII a XVIII. «Além de promovermos visitas guiadas pré-marcadas, disponibilizamos um desdobrável com a informação essencial sobre os documentos», disse Lacerda.

Diário Digital / Lusa

11-07-2007 16:34:00

Re: O Tratado de Tordesilhas e o Corpo Cronológico são Memória do Mundo
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 11 de July de 2007 18:06

Querius dizerius "patrimonius universalius"



Editado 1 vezes. Última edição em 11/07/2007 18:21 por Todeto.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.