Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Gostos e Sabores
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 05 de June de 2007 15:52

Temperos - características e utilização
A - Z
AÇAFRÃO: Dois tipos: 1) O bem nosso, o gengibre dourado - uma raiz de gosto forte, muito popular em Minas Gerais, usada depois de seca e moída; em São Paulo não é fácil encontrar em pó, mas vale a pena procurar; com açafrão o arroz e a galinha ficam não só uma delícia, como de um colorido lindo. 2) O outro tipo é ingrediente indispensável na "paella" (à espanhola), em risotos e sopas. Na Itália e França se usa muito também. Trata-se do pólen de lírios, que tem de ser colhido à noite, antes que as abelhas e passarinhos levem embora. É um pozinho amarelo. Só a dificuldade de colher e a quantidade de flores para produzir já fazem dele o próprio requinte na cozinha.
Principais utlizações: Sopa de peixe ou frango, Na coloração do arroz e do risoto, Paella e Vitela, Bacalhau a espanhola e Bolos

AIPO: Da mesma família que o salsão, só que mais graúdo, com o talo branco mais rijo e mais grosso. Ótimo nas saladas, canapés, ensopados. muito usadas na Europa e estados Unidos são as sementes, para temperar assados, sopas, picles e saladas.

ALCAPARRA: Uma florzinha de cujo botão se faz o tempero. Facilmente encontrada em vidro, conservada em sal e vinagre. Bom em saladas, pratos de carnes diversas, peixes e frutos do mar, molhos e pizzas. Indispensável para o "beef-tartar".

ALECRIM: Erva aromática do Mediterrâneo. Cultivado principalmente na Itália, Espanha e Grécia. Folhinha de perfume doce e fresco, que vai muito bem no preparo de carnes, ensopados (carneiro fica sensacional), aves, peixes, molhos, sopas (principalmente as ervilhas e de tartaruga), omeletes. As folhinhas secas bem maceradas, passadas em carne de porco ou galinha, antes de assar, dão um toque especial. Um pouquinho também no nosso bolo de fubá, mas com calma que alecrim é forte. Usa-se também no preparo de frutos do mar.
Principais utlizações: Beringela, patês, coquetel de marisco, Minestrone e sopa de tomate, Batatas, couve-flor ou tomates, Omeletes, ovos recheados, Cozido de carne, assado de porco, frango, Peixes grelhados e cozidos, marinadas, Molho Branco para legumes, molho a bolonhesa, vinha-d'alhos, Suco ou salada de frutas e biscoitos

ALHO PORÓ: (Poireau-Leek): Tempero dos mais saborosos, indicado para todos os pratos da cozinha, especialmente as sopas.

ALLSPICE: Nome inglês para a pimenta-da-jamaica. Uma frutinha muito saborosa, misto de cravo, canela e noz-moscada. Usada em pó, é tempero gostoso e versátil, que valoriza salgados ou doces, bolos ou pães. Especialmente indicada para sopas, ensopados, carne de panela, molhos, bolos de frutas e bebidas quentes, tipo grog. Veja pimenta-da-jamaica.

ALFAVACA: Essa folhinha é o melhor tempero para peixes, carnes e aquele arroz que se cozinha com um tablete de caldo de carne. Duas folhinhas bastam. É meio parente do manjericão, porém mais saborosa. Fácil de se Ter em casa, plantada. Pode-se deixar secar as folhas e guardar em vidro.

ANIZ ESTRELADO: Fruto em forma de estrela, originária da China. Quando seco é ligeiramente amargo e de aroma intenso, sendo utilizado em receitas típicas chinesas de carne, de porco e pato. Também utilizado para aromatizar bebidas.

ANETO: (Aneth-Dill): Combina com todos os peixes, saladas, sopas, aspargos e queijos brancos.

BOUQUET GARNI: Mistura especial de 5 ervas, acondicionadas em saquinhos de pano para serem colocados na panela e retirados antes de servir. Usado em cozidos de carnes, legumes, sopas e frutos do mar.

BAUNILHA: Fruto de planta nativa da América Central e México. Hoje muito cultivada na Malásia. Entre os astecas era conhecida a bebida "xoco-late", feita com cacau e baunilha. Suas lavas são utilizadas em pudins, fios de ovos, marron glacê, e em bebida com leite.
Principais utlizações: (Em favas) Bebidas com leite, milk shakes, chocolate quente, Massas, doces e recheios para, pastéis, Recheio de queijo para pão, Pudins, marrom glacê e fios de ovos

CAMOMILA: Uma das mais populares ervas originárias da Europa, sendo fortemente aromática e de sabor intenso. Tradicionalmente utilizada com um eficaz chá calmante. O chá facilita também a digestão.

CARDAMOMO: Fruta ou semente da planta da família do gengibre; nativo da Índia, também cultivada na Guatemala e Ceilão. Para utilizá-la é necessário retirá-la da casa e amassá-la. Use-as nas sopas, no fígado, na carne de porco, no pickles e para aromatizar licores. Muito usada, principalmente em molhos cremosos doces. A planta também e decorativa --tem flor cor-de-rosa, muito bonita.
Principais utlizações: (Retirar e amassar as sementes) Pickles. Para aromatizar licores,café, vinho quente, Em sopa de frutas e massas, Batata doce, feijão cozido, Fígado e carne de porco, Peixes, Molho para churrasco, Geléias, compotas, pães, doces, tortas, ponche e arroz-doce

CATREPIS: É uma mistura de quatro ervas: Noz-moscada, Cravo, Pimenta Jamaica, Canela. Use em bolos, doces torta de banana e pão-de-mel.

CANELA: Planta originária do Ceilão, que foi introduzida na Europa pelos navegantes fenícios. Fornece sua casca, para ser comercializada em rama ou em pó para polvilhar bolos, biscoitos, bananas cozidas ou assadas, no arroz-doce e em rama no vinho quente e em compotas e caldas.
Principais utlizações: (Em casca, em pó e com açúcar) Chocolate quente,casca no quentão e vinho quente, Sopas de carne e canja, Batata doce e espinafre, Cozidos, cobertura de presunto, bacon, carne assada, Em casca no cozimento do frango, Em casca no molhos para carnes e aves, Em bolos, biscoitos, bananas cozidas, pudins, mingaus

CEBOLINHA: A irmã caçula de cebola; cresce no clima fresco do hemisfério norte. Diferindo dos seus irmãos, seu sabor é delicado e agradável. Use em molhos em geral, patês, massas, omeletes, carnes, peixes e no minestrone. Vai bem em pastas de queijos e sobre pratos de forno. Não deve faltar em vinhos d'alhos e saladas.
Principais utlizações: Patês, Minestrone e macarrão, Salada de batata, Omeletes, Carnes e frango, Peixes, Molhos em geral, vinha d'alhos

CEREFÓLIO: (Cerfeuil-Chervil): Outra das Fines Herbes. Tempera saladas, peixes, queijos, omeletes, sopas e consomées.

CHEIRO VERDE: É uma popular mistura de salsa com cebolinha, ambas desidratadas. Muito utilizado em cozidos, no arroz, massas e patês.

COENTRO: Da família dos cheiros-verdes, parente da salsa, com sabor e perfume bem mais estimulantes. A folha é indicada para pratos de peixe e frutos do mar, principalmente no Norte. A semente moída, esfregada em carne de porco ou frango, antes de assar, é sensacional; bom também para molho de carnes. Tem um leve sabor de limão. Use-o em ensopados e vinha d'alhos. Era usado pelos antigos romanos em "poções de amor". Não confundir com folha de coentro, que apesar de vir da mesma planta seu sabor é diferente.
Principais utlizações: Pickles e conservas, Sopas de lentilha, legumes, feijão, ervilha, Torta de cenoura, Frango grelhado, assado de carneiro e porco, Peixe grelhado e marinadas, Molhos para carnes, Pão de gengibre e torta de maçã

COLORÍFICO: É um preparo a base de urucuzeiro com fubá. Use-o para dar uma atraente coloração vermelho alaranjado ao arroz e frango. Também utilizado na confecção de pastas de queijo, molhos cremosos e farofa.
Principais utlizações: Patês, Sopas em geral, Na coloração do arroz; farofa, Pastas de queijo, Picadinho de carne, Molho cremoso para peixes

COGUMELO: Começou a ser cultivado na França em torno de 1700. Seco oferece grandes vantagens na cozinha, podendo substituir o cogumelo fresco em quase todos os pratos. Para utilizá-lo lave-os bem, deixando-os na água até voltarem a sua forma natural, escorra-os e use normalmente.
Principais utlizações: Patês, Sopas diversas, macarronada, Omeletes, Carne moída, strogonoff, picadinho de carne, Molhos básicos para macarronada

COMINHO: Semente amarelada marrom, originária do oriente e cultivada no Egito. Use-o em molhos para carne e peixe, legumes, ovos e queijo. Utilizado na carne assada, cozida ou de panela. Ingrediente básico na cozinha regional nordestina. Vai bem até no feijão. Sementes moídas são muito usadas para o tempero de picles. Experimente antes de usar, pois o gosto é forte.
Principais utlizações: Maionese, Sopa de legumes ou galinha, Feijão, arroz, repolho, cenoura, batatas, Queijos, Cozidos de carne e aves, chilli com carne, hamburger, Peixes cozidos, marinadas, Molho de tomate

CRAVO: Todos conhecem. A semente com o cabinho, é decorativa e aromática no "tendermade". Bom para doces brasileiros e compotas. Em pó, menos conhecido, tem sabor forte, ao mesmo tempo doce e picante. Tem que ser usado com moderação. Em bolos de carne, caldos e ensopados.
Principais utlizações: Use inteiro no quentão,vinho quente, pickles, suco de tomate, Sopas, No cozimento de arroz e verduras frescas, Carne assada, pato a califórnia, frango cozido, Peixes, Molhos doces, molho de tomate, Em pó em geléias, bolos, biscoitos. Inteiro - doces, caldas

CREMOR TÁRTARO: Se obtém a partir do depósito salino que os vinhos deixam na parede dos tonéis, rico em uma substancia chamada tártaro. É usado na fermentação dos vinhos feitos em casa e outras fermentações artificiais, como na confecção de balas.

CURCUMA: Raiz da planta da família do gengibre. Nativa de Conchin China e importada da Índia e Jamaica. Ingrediente básico no curry e na mostarda. Usado em sopa e massas. No Brasil conhecido como Açafrão da Terra.
Principais utlizações: Pickles e maioneses, Sopas e macarrão, Na coloração do arroz; cobertura para saladas, Pratos de ovos mexidos ou cozidos, Frangos grelhados ou assados, Peixes e frutos do mar, Molhos cremosos; molho branco ou queijo, Para colorir pães e bolos

CURRY: Ou caril. Originário da Índia. ''E uma misturinha de vários temperos e condimentos. Em pó, muito picante, parece bastante em cor com o nosso açafrão em pó. Muito usado em pratos de carne, aves, peixes, molhos. Também em arroz, sopas, cremes.
Principais utlizações: Maionese e salada de batatas, patês, Caldos, sopa de tomate, sopa rala de feijão, Ervilhas, salada e arroz, Ovos, Carne de porco, frango temperado, frito ou cozido, Caldeirada de peixe, mexilhões, camarão, frutos do mar, Molhos para ovos, peixes, aves, carne branca, arroz

ENDRO: Outra planta das pouco conhecidas. Aparentada também com a erva-doce. Vai muito bem em peixes e sopas. Excelente para conservas de pepinos, pimentões e picles.
Principais utlizações: Pickles, suco de tomate, Macarrão, Saladas, couve-flor, Pratos com ovos e ricota, Lombo de carne de porco, No tempero para peixe e moluscos, Vinagrete

ERVA-DOCE: Nativa da região do Mediterrâneo; é também muito cultivada no México. Use-a em biscoitos, bolos, pães, torta de frutas, maças assadas, caldas de doces e canapés.

ESTRAGÃO: As folhinhas são muito parecidas com as da erva-doce. Perfeito para o tempero de porco, galinha, ovos, peixe. Dá um sabor especialíssimo a molhos de saladas à base de vinagre, sopas e pastas de queijo. Ótimo bem picadinho junto com manteiga derretida, para derramar sobre espargos, vagem, beterraba, ervilha ou espinafre.
Principais utlizações: Maionese e pickles, Sopa de tartaruga e creme de peixe, Salada de atum e saladas verdes, Creme de ovos, Na preparação de vitela, carneiro, frango grelhado, Limão e recheio de peixes e moluscos, Vinagrete e molho tártaro

FINES HERBES: Mistura de 4 ervas que tornou famoso o Omelete aux Fines Herbes. Essa combinação de cerofólio, cebolinha francesa, salsa e estragão é o degredo de muitos chefs. Também usada para peixes, legumes, maioneses, queijos, mostardas e souflés.

FUNCHO: Também da família da erva-doce ou anis. As folhas temperam bem peixes, algumas sopas (os franceses acham o funcho indispensável para a "boulabaisse"). Também dá licor. Usa-se o bulbo para fazer saladas.

GENGIBRE: Erva muito usada na cozinha brasileira, principalmente nNorte. Ralado é indispensável no vatapá, por exemplo. Dá um gostinho especial em pratos de carne moída, peixes e camarão. Mas cuidado que é forte e ardido *lembre-se do nosso quentão). Muito usado em pó, principalmente na Europa e Estados Unidos, em doces, bolos e pães. Excelente no preparo de conservas, picles, "chutneys".
Principais utlizações: Pickles, chutney, conservas, Massas doces, Arroz, batata doce e cenouras, Carne de porco e aves , No tempero de peixes, Molhos em geral, molho para vitela, carne de porco, Pão de gengibre, bolos, biscoitos e torradas

GERGELIM: Sementinha com sabor muito semelhante ao das amêndoas. Muito usado na cozinha árabe. Bom para acrescentar à massa de pãezinhos, certos bolos, biscoitos. Fica ótimo polvilhado sobre galinha, peixe ou macarrão, antes de ir ao forno. Em pães, pãezinhos, biscoitos ou roscas, também. O gergelim dá um óleo com alto teor de gordura.
Principais utlizações: Canapés e patês, Na massa e no recheio de tortas, Espinafre, tomates e batatas, torrado nas saladas, Cobertura de queijos, Use torrado em carne, moída e recheio para aves, Torrado na cobertura para peixes, Pães, bolos e biscoitos

HERBES DE PROVENCE: Combinação maravilhosa de 7 ervas aromáticas para assados, grelhados e molhos de carne em geral.

HORTELÃ: existem algumas variedades. A mais conhecida é aquela plantinha rasteira. Sua folhinhas aromáticas são geralmente usadas frescas. Mas podem ser guardadas secas também. Excelente no tempero de molhos para salada, sopas, carnes, peixes. Muito popular na cozinha árabe. Gostosa em refrescos e complemento de drinques (mint julep). Faz licor saborosa para se tomar com moído. Vai bem em geléias também.

KUMMEL: Planta originária da Europa e Ásia, onde cresce espontaneamente, posteriormente aclimada e cultivada na América do Norte. Conhecida no Brasil também pelo nome de Alcaravia. Muito utilizado em pratos alemães, eslávicos e húngaros. Use-o também em bolos, pães, biscoitos, patês e sopas.
Principais utlizações: Licor e patê de queijo, Salpicado em sopas, creme de ervilha, Chucrute, salada de repolho e couve, Torta de queijo, Carne de porco, assado de carnes de vaca, Pão de milho, maçãs assadas

LOURO: Outra folha essencial para a vinha d'alhos. Extremamente aromática, deve ser usada com cuidados. Há quem goste no feijão e algumas verduras. Vai bem em molhos ( de tomate, inclusive), assados, ensopados e conservas.

MACIS: Do invólucro (arilo) de noz-moscada se extrai este óleo, usado no preparo de certos tipos de chocolate. Um pouquinho dá ótimo sabor a molhos, pirão de batata, verduras. Vai muito bem na vinha d'alhos. Umas gotas na massa de bolos e pudins: ficam mais gostosos.

MANJERICÃO: Tempera muito bem carnes, assados, sopas e alguns tipos de conservas. Genial em peixes e camarões, ovos, queijo, tomates recheados. Pode ir na vinha d'alhos; sabor a aroma fortes. Vá com calma até conhecer bem. Tenha sempre um pé no quintal ou em um vaso.
Principais utlizações: Beringela e pimentão, Sopa de tomate, pizza ( no lugar do orégano), Arroz, saladas verdes ou de legumes, vagem, Omeletes com tomate, Recheio para frango, peru, vitela, carne de porco, pão de carne, Com manteiga para cobrir peixes e lagosta, Molho de tomate e vinagrete

MELISSA: da família da erva-cidreira. Água de melissa sempre se usou para acalmar os nervos. Mas é também um tempero aromatizante. Um pouquinho em caldos e carnes dá certo.

MANJEROMA: Pouco mais suave que a alfavaca, excelente em pratos de carne, peixes, camarões, molhos. Essencial na vinha- d'alhos. Dá um gostinho especial ao molho para saladas, verduras refogadas, omeletes, caldos de carne, ensopados, cogumelos. As folhas secas também são usadas para os mesmos fins. Parece um pouco com orégano.
Principais utlizações: Maionese e patês, Sopa de batata, consomê de cebola e pizza, Suflê de batata, legumes cozidos, cenoura, Omeletes, ovos mexidos, salada de ovos, Carne moída, frango grelhado e lombo, Com manteiga derretida em peixes grelhados, Molho de queijo, Pão de Ervas

MOSTARDA: Da semente se faz um pó que pode ser usado assim mesmo, ou então em pasta com vinagre e temperos. Ideal na maionese e molho para salada (principalmente de batatas). Tempera muito bem carnes. A semente pode ser usada para dar gosto em conservas, picles.
Principais utlizações: Pepino, conservas, salgados em geral, Sopa de cebola, Aspargos, broto de bruxelas, batatas e brócoli, Porco e vitela, Ostra e camarão, Use em pó para molhos cremosos

NOZ-MOSCADA: Tem um cheiro muito gostoso, em semente ou pó. O melhor é Ter a semente guardada em vidro e ralar na hora: conserva mais o aroma e o sabor. Mais usada em bolos, doces, sobremesas, não só na massa, como um pouquinho polvilhada em cima, no caso de cremes feitos em banho-maria. Formidável para temperos de carnes, ou qualquer receita de carne moída.
Principais utlizações: Coquetéis de leite, bebidas com chocolate, Sopa com queijo, canja, creme de galinha, Bolo de batata, cenoura e repolho, Queijo, na torrada e fondue, Na maioria das receitas com frango, Peixes fritos, Molhos de queijo, para salada doce, de tomate, Bicoitos ingleses, panquecas, gemadas, leite, vinho, pudins

ORÉGANO: Este, todos conhecem: é o best-seller dos temperos. Não há pizza que se preze sem ele. Vai muito bem também em carnes, molhos para bifes, saladas (tomates, cebola em rodelas, óleo, vinagre, sal, pimenta-do-reino e, lógico, o próprio orégano). Pode ser usado seco ou fresco.
Principais utlizações: Suco de tomate, patês, torradas temperadas, Pizzas e minestrone, Batata cozida ou ao forno, Ovos mexidos com tomate, omeletes, Cozidos de carne de porco, costelas e aves, Peixes assados e frutos do mar, Vinagrete e molhos em geral

PÁPRICA: Pó extraído do pimentão doce vermelho, muito usado na cozinha húngra. Dá cor e sabor. Experimente com calma antes de aderir. Em galinha, bolo de carne, "goulash", guisados ou ensopados, alguns molhos.
Principais utlizações: Canapés, salpicar no coquetel de camarão e em patês, Minestrone, sopa de legumes cremosa, sopa de galinha e lasanha, Na coloração do arroz, salpicar na batata sauté, Ovos gratinados, maioneses com ovos, Goulash, frango assado ou ensopado, carne de porco, Caldeirada, peixe grelhado, camarão e frutos do mar, Molhos em geral

PAPOULA: Sementes bem miudinhas. Sensacional, polvilhadas em cima de pães, bolos, bolachas, antes de ir ao forno, e na massa de pudins, pães e tortas. Ou junto com manteiga derretida, para assar batatas, cenouras, ou ainda macarrão de forno. Dá um recheio diferente para bolos, misturando um pouquinho com mel e uma colherada de caldo de limão.
Principais utlizações: Aperitivos de queijo e patês; Na ricota e requeijão, massa, torta, macarrão; Na maioria das saladas; Ovos mexidos; Molhos para saladas; Compotas de frutas, cobertura para salada de frutas, bolos

PIMENTA-CAIENA: Essa é vermelha e bastante ardida. Mas é ótima para peixes e molhos.

PIMENTA-CUMAÍ: Redondinha, verde, dizem que não faz mal a ninguém.

PIMENTA BRANCA: Extraída do mesmo fruto da pimenta-do-reino, mas menos aromática, utilizada em pratos que não permitam ingredientes que alterem a sua cor, como o molho branco; na conserva de legumes utilize-a em grãos. Em molhos picantes e temperos para a carne de coelho e frango use-a moída.
Principais utlizações: Em grão, nas conservas de legumes e maioneses, Em pó nas sopas de legumes e feijão, Moída use em geral, Use moída em salada de ovos, Carne de coelho, filés de frango, Moída em peixes cozidos e ensopados, Em molho branco

PIMENTA COM COMINHO: Mistura muito popular nos pratos nordestinos, utilizada com grande fartura no feijão, cozidos de peixes e frutos do mar, caldas e molhos em geral.

PIMENTA CALABRESA: Proveniente da Europa, é uma espécie extremamente picante. Use-a na preparação de molho picante para carne e peixe, na lingüiça e cobertura para lombo. Na azeitona preta e queijo, use-a com orégano e azeite.
Principais utlizações: Azeitona, com óleo e orégano, queijos, patês e pickles, Molho para espaguete e pizza, croquetes, Cobertura para salada e feijão verde, Ovos, Em carne de porco e de vaca para churrasco, Frutos do mar, camarão, Molho para carne de churrasco, linguiça e molho para pizza

PIMENTA-DA-JAMAICA: Vai bem em temperos de carnes de todos os tipos. Logo, ótima na vinha-d'alhos. Veja allspice.
Principais utlizações: Patês de presunto e fígado, pepino em conserva e pickles, Minestrone e sopa de aspargos, Espinafre e cenoura, Cozido de carne, porco e vitela, Peixe cozido, Molho para carne de porco e vitela, Pães rápidos ou de fermento, bolo de fruta, compotas, torta

PIMENTA-DE-CHEIRO: Vem da Bahia. Redondinha, vermelha, é bem ardida mas bastante perfumada também.

PIMENTA-DO-REINO: Internacionalmente conhecida. Essencial em toda cozinha, pouca coisa dispensa. Há duas espécies: a preta, mais forte e a branca, um pouco mais suave.
Principais utlizações: Suco de tomates, Em grão, nas conservas, Moderadamente em geral, Moída, na salada de hortaliças e de legumes, Com moagem grossa use com pasta de queijo, Recheio linguiça, carne de panela, frango assado, peixes em geral, Molhos em geral

PIMENTA-MALAGUETA: Vermelha, comprida, das mais ardidas. Foi trazida ao Brasil pelos portugueses.

RAIZ-FORTE: Vem do Oriente. Muito usada na cozinha russa, encontra-se ralada, em vidro. Picante, dá um gosto bom aos molhos, churrascos e assados.
Principais utlizações: Moderadamente em canapés, Saladas cruas, como as de pepino e rabanete, Carnes vermelhas e brancas assadas com molho, Arenques, Molhos picantes

ROSMANINHO: De origem portuguesa. Não é fácil de encontrar. Valoriza muito os molhos, especialmente para saladas e carnes. Vai bem na vinha-d'alhos.

SALSA: Cheiro verde, de todos, o mais conhecido e usado. Há dois tipos: a salsa de folhinhas crespas (ou salsa-musgo) que enfeita qualquer prato, além de temperar, também é colocado em sopas, assados, risotos (batidinha na manteiga para passar em batatas cozidas, ou em omeletes, é essencial). A salsa de folhinhas lisas trem sabor um pouco mais forte. Qualquer das duas pode ser usada em tempero de carnes de toda espécie, em sopas, refogados, pratos de forno, farofas, pastas de queijo, verduras, molhos. Tanto no preparo, como picadinha e salpicada por cima depois. Podem ser guardadas e usadas secas.

SALSA DESIDRATADA: Uma erva tradicional da cozinha internacional. Não há necessidade de reidratá-la antes de utilizar, mas nunca acrescente-a em óleo quente pois a enrijecerá. Use-a para condimentos ou simplesmente decorar.
Principais utlizações: Ornamenta e dá sabor aos canapés, Macarrão, lasanha, croquetes, waffle, sopa de legumes, Saladas verde, arroz, legumes, Omeletes e ovos mexidos, Carnes e aves fritas ou grelhadas, Em recheio para peixe, carne de caranguejo, Molho de ervas, tomate e de salsa

SAL COM AIPO: Use o sal com aipo em sopas, carnes grelhadas em geral, canapés e aperitivos.

SAL COM CEBOLA: Use o sal com cebola em sopas de vegetais e em pratos com ovos e queijos.

SAL COM ALHO: Use o sal com alho em sopas, saladas, molhos e patês, frutos do mar, massas, carnes, canapés e torradas.

SAL DE AMONIACO: Bicarbonato de Amônia. Use-o com parcimônia em biscoitos, Serve para dar crocância.

SEGURELHA: Também ser usada de leve. Em sopas de ervilha, lentilha, feijão. Dá um gostinho bom em suco de tomate. Vai bem, mas pouquinho, no tempero de carne de porco, galinha e peru. Faz parte da vinha-d'alhos.
Principais utlizações: Suco de tomate, Sopa de creme de peixe ou feijão, sopa de vegetais, Broto de bruxelas, vagens e legumes, Ovos cozidos e ovos recheados, Recheio para carnes, aves e hambuger, Recheio para peixes gordurosos, Molho madeira, tempero para salada

SALVIA: Folha de sabor forte, muito popular na Itália. Bem aproveitada aqui também em farofas para rechear galinha, peru, pato. Mas é bom usar devagar, senão seu sabor dominará tudo.
Principais utlizações: Patês de fígado e de queijo, Sopa de tomate, lentilha e macarrão, Tomates, purê de batata, espinafre, saladas verdes, Queijos e omeletes, Carnes gordurosas, linguiça, carne de porco, pato, Ensopado de peixes, Use com alecrim e tomilho para molho de churrasco, Pão de ervas

TOMILHO: Aromatizante de sabor forte. Deve ser igualmente usado com muito cuidado, mas vale a pena experimentar em molhos, peixes, sopas, recheios para aves. Sensacional para peixe, lagostas e camarão. Melhor ainda em carnes, principalmente de porco: esfregue um pouquinho macerado junto com sal e pimenta-do-reino.
Principais utlizações: Patês, Caldo de carne e galinha, Cogumelos, cebolas e batatas, Ovos fritos e mexidos, Carne de porco, vitela, coelho e cozidos, Peixes gordurosos, cozidos, Recheios, Molho escuro,

ZIMBRO: Esse é um grãozinho quase desconhecido. Os pequenos frutos secos macerados e destilados dão a bebida chamada genebra. Valoriza bastante temperos de carnes. Como a vinha-d’alhos.
Principais utlizações: Para aromatizar bebidas alcoólicas caseiras, No cozimento do feijão, indispensável no chucrute, Cozidos de carne e frango, Molho para carnes.

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 10 de June de 2007 15:21

Chris

Encontrei este site de culinaria:)

[rango.terra.com.br]

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 10 de June de 2007 15:30

Chris

Isto deve ser muito bom:-)

[rango.terra.com.br]

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de June de 2007 23:15

Rita ando meio ocupada com o evangelho de Lucas ... quando tiver um tempinho livre dou uma passada nestes sites...você viu a receita de tiramisu que te passei? não é light como a sua mas é bem rápida de fazer e fica muito bom.
bjs
chris

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de June de 2007 20:35

Chris

Sim vi a receita, mas ainda não fiz, estou em dieta:) Já não como queijo há 2 semanas, nem bebo leite; só de soja.
Vou de férias e quero lá comer as coisinhas boas de Portugal, por isso esta dieta:-)
Depois eu vou dizer um Olá de Portugal e de Espanha:-)

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 27 de August de 2007 19:12

Nao consgui entrar no forum nem de Espanha, nem de Portugal, porque?

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de April de 2008 15:17

Gulodices...

Portugal e os bolos...

Vejam aqui, do Público (para ler, clicar no artigo)!

Até apetece comer! :)

Cassima

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de May de 2008 03:31

ALHO:

Para retirar o cheiro de alho das mãos não as esfregue nunca; ponha-as debaixo de uma torneira com água corrente e espere um ou dois minutos.
(Maria Helena Fonseca - Açores)


Para retirar o cheiro do alho a minha sugestão é colocar a água da torneira a correr e com a faca que cortou os alhos colocada no fio da água pôr as mãos, uma de cada vez por baixo da faca e esfregar na água. Entretanto movimentar a faca na longitudinal e virá-la uma ou duas vezes. O resultado é óptimo.
(Luís Manuel Ferreira Roseiro - Coimbra)


Uma sugestão, que resulta sempre comigo, para tirar o cheiro do alho das mãos: corte um limão ao meio e esfregue as mãos no limão durante uns minutos. Depois lave com sabonete, sólido ou líquido, e todo o cheiro desaparecerá.
(Fernando Dias - Portugal)


Separe os dentes de alho um a um, depois com a faca tire os dois lados do dente, com um martelinho de carne dê um toque em cima , verá que a casca se desprende com facilidade ..
(Ida Guilhermina Bormann Navarro. Sorocaba São Paulo Brasil)


Para tirar o cheiro do alho, passe um pouco de polpa de batata ralada nas mãos e depois lave-as normalmente.
(Mário Ferreira)


Nunca use o alho para temperar peixes, pois eles tiram todo o seu sabor.
A carne do peixe é muito sensível e se você usar o alho, não mais distinguirá qual peixe está comendo.
Se não acredita, faça uma experiência cozinhando um peixe com alho e outro sem alho.
(Jorge Peçanha - Rio de Janeiro - Brasil)


Para tirar o cheiro do alho das mãos, basta esmagar esfregar um pezinho de salsa com os dedos e por fim passar por água, é infalível

(Sandra Costa do Porto)

ALFACE VERDINHA:
Quando quiser fazer salada com alface, para que fique riginha, depois de separar as folhas e lavá-las bem , ponha uma colher de chá de açúcar.
Verá que a alface fica riginha.
(Odete Maria Monteiro Fernandes - Carnaxide -Portugal)

AMÊNDOAS:

Para lhes tirar a pele, devem deixar-se durante algum tempo de molho em água a ferver, espremendo-se de seguida com os dedos.
Para ficarem claras, passam-se por água fria e enxugam-se num pano.
(Felicia Sampaio)

ANANÁS:


Tal como o abacaxi, sempre que quizer usar este fruto em sobremesas geladas que levem gelatina, deve primeiro cozê-lo.
Isto deve-se ao enzima que estes frutos têm, que evita a congelação da gelatina depois de fria.
(Felicia Sampaio)

ARROZ:
Para deixar o arroz mais soltinho colocar umas gotinhas de limão na agua
(Lojas Belém - Brasil)

AVES:


Para as chamuscar, deite um pouco de álcool puro ou desnaturado num prato de esmalte ou alumínio, chegue-lhe lume e chamusque a ave sem a sujar.
(Felicia Sampaio)

BACALHAU:
Para tirar o sal ao bacalhau, corte-o aos bocados, tire-lhe as peles e as espinhas e lave-o tantas vezes em água quantas necessário para ficar no tempero que deseja.
(Felicia Sampaio)


Para ter um bacalhau alto e saboroso depois de demolhado. Faça a primeira demolha com água fria. Depois faça a segunda demolha com leite. Excelente.
(Hugo Reis Pereira - Macau)


Esqueceu de demolhar o bacalhau é só cozinhar o mesmo umas duas vezes usando sal fino.
(Edward Costa - Brasil)


Para se tirar o sal do bacalhau é bom deixar de molho na água morna por um dia inteiro, trocando de vez em quando esta água.
(Flaviane Montenegro - João Pessoa-PB BRASIL)

BACALHAU DEMOLHADO:

Se por qualquer motivo se esqueceu de pôr o bacalhau a demolhar, ponha-o dentro de água cortado em postas com folhas de couve portuguesa. Ficará com o bacalhau demolhado em mais ou menos três horas.
Ficará também com as couves salgadas prontas a cozer em água sem sal.
(Ricardo Pereira)


Sabe um segredo para você dessalgar o bacalhau no mesmo dia ?
Pois corte o e deixe ferver com leite depois é só escorrer que o sal sai todo .
(Ida Guilhermina Bormann Navarro - Sorocaba - São Paulo - Brasi)

BACALHAU DESFIADO:

Quando precisar de desfiar bacalhau depois de cozido, tire-lhe as espinhas e as peles e deite-o num pano grosso. esfregue bem o bacalhau, sempre dentro do pano e passado algum tempo verá que este ficou em finos fios, separados uns dos outros.
(Felicia Sampaio)

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de May de 2008 03:36

BOLO DE CHOCOLATE:

Para que o bolo de chocolate fique molhadinho acrescente a massa uma maçã ralada, não altera o sabor e deixa o bolo molhadinho na medida certa.
Se gosta do bolo de chocolate bem escuro, acrescente a massa uma colherinha (café) de bicarbonato de sódio.
(CLEMÁRIA NORTE)

Quando fizer um bolo de chocolate sempre acrescentar ao chocolate um colher de café de bicarbonato de sódio, isso ajudara no crescimento do bolo.
(Francesli - Brasil)

BOLO FOFINHO:

Para se obter um bolo bem fofinho substitua a manteiga ou margarina pela mesma quantidade, no caso cada colher de manteiga substitua por óleo.
E obterá um resultado inigualável colocando-se bastante manteiga ou margarina para untar a forma.
Sabe o que acontece? o bolo ficará macio e não perderá o sabor da manteiga
(Ida Guilhermina Bormanni Navarro - Sorocoba - São Paulo - Brasil)

CAMARÕES:

Para conservar camarões inteiros (com cabeça) frescos por até seis meses, divida-os em quantidades a serem utilizadas numa refeição, coloque-as em recipientes plásticos, cubra com água, tampe e leve ao congelador. Ao serem descongelados os camarões estarão como se fossem pescados no dia.
(Jorge Barbosa - Rio de Janeiro - Brasil)


Deve-se deixar o Camarão na água a ferver mais ou menos 3 minutos (depende do tamanho deste) e imediatamente depois de cozido, colocar numa travessa, polvilhar com sal, cobri-los com cubos de gelo (para que o Camarão fique rijo) e colocar no congelador.
(Carvalhal)


para cozer o camarão e preciso lava-lo bem ate sair toda a areia, deita-lo numa panela leva-lo ao lume sem deitar agua deixar cozer sempre com a tampa demora cerca de 15 m.
Coze somente com o vapor deitado pelo camarão.
(Milu - Luanda - Angola)

CEBOLA:

Para não chorar quando corta as cebolas, colocá-las num recipiente com água por 2-3 minutos depois de descascadas e cortadas ao meio.
(Nuno Botelho)


Para não chorar ao cortar a cebola, espete na ponta da faca um pedaço de pão. Verá como resulta.
(Isabel Branco)


Para cortar cebolas sem chorar é só corta-las embaixo da torneira com água corrente
(Edward Costa - Brasil)


As cebolas pequeninas descascam-se facilmente se forem mergulhadas em água a ferver por uns segundos.
(Felicia Sampaio)


O cheiro e o sabor da cebola desaparece da boca se mastigar uns grãos de café ou um pouco de salsa
(Felicia Sampaio)


Para cortar a cebola, sem chorar, é só você descascá-la sentada e com seus braços esticados e cotovelos apoiados na pia (o sumo da cebola não chega nos olhos).
(Maria Aparecida Dias - Monte Alto - Est. São Paulo - Brasil)


para cortar cebola sem chorar deixar uma vela acesa próximo onde estiver cortando
(Lojas Belém - Brasil)


Gastronomia Portuguesa

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de May de 2008 03:43

CHEIROS EM GERAL:

Para tirar cheiros em geral das mãos, especialmente o cheiro de peixe, alho, cebola e outros, basta que lavemos as mãos em água corrente abundante, usando um objecto de aço inoxidável (por exemplo: colher pequena, etc.) como se fosse uma barra de sabão. O cheiro desaparece como por mágica. Em tempo: nunca, mas NUNCA mesmo, use detergente, sabão, ou outros produtos semelhantes, pois fixam ainda mais os cheiros.
Antonio Casarões - Belo Horizonte - Brasil.


Para tirar o cheiro da tinta ou verniz quando pintamos um quarto , devemos por um recipiente com água e rodelas de cebola para absorver o cheiro.
(José Neves S. Miguel - Açores)

CLARAS EM CASTELO:
Antes de bater as claras em castelo, esfregue rapidamente uma rodela grossa de limão na taça que irá utilizar para as bater. Ficam fofíssimas!
(Cristina Varino - Porto)


Para obter claras bem firmes ao bater na batedeira, acrescente às claras uma pitada de sal.
(Francesli - Brasil)

COELHO Á CAÇADORA:


uma pequena porção de chouriço no coelho a caçadora fica muito bom.
(Eduardo Escobar - Brasil)

CONGELAR (NUNCA DEVE):

Verduras de folha, como por exemplo, alface, agrião e espinafres.


Pepino, rabanete e tomate cru não devem ser congelados, assim como qualquer legume
que se pretende consumir em saladas.


Batata crua, gemas cruas ou claras cozidas.


Aves recheadas.


Maionese, pudins ou cremes que tenham levado na sua preparação leite e ovos.

COUVE VERDINHA:
É só adicionar um pouquinho de bicarbonato de sódio e ela ficará bem verdinha .
(Ida Guilhermina Bormann Navarro Sorocaba - São Paulo- Brasil)

COXINHAS DE GALINHA:


Para que as coxinhas de frango fiquem sequinhas, basta passa-las em leite misturado com um pouco de sal, e em seguida passar na farinha de rosca .
(Ida Guilhermina Bormann Navarro - Sorocaba - São Paulo - Brasil)

COZINHAR COM ÁLCOOL:

Quando se cozinha com vinho ou cerveja nunca se deve tapar o tacho

(Virginio Raulino - Winnipeg, Manitoba - Canada)

DESCONGELAR PRODUTOS: Os produtos congelados, quando são submetidos à congelação com as qualidades inalteradas, não perdem as qualidades originais. Para manterem essas qualidades, a descongelação tem de ser feita eficazmente:

Nunca pôr a descongelar junto a produtos que libertem sabores e odores.

Proteger sempre o produto com película apropriada para o efeito.

Nos produtos que libertam líquidos ao serem descongelados, arranjar forma de que seja feito o escorrimento dos líquidos para um recipiente separado do produto que está a descongelar.

Descongelar os produtos sempre em temperatura de refrigeração ( 1 grau a 5 graus).

Colocar o produto a descongelar mais ou menos 24 horas antes de ser consumido, porque é o tempo mínimo que este tipo de descongelação demora.
(Ricardo Pereira)


ESPINAFRES:


Uma dica bem legal é lavar bem o espinafre ensacar e congelar. Após o congelamento quebrar bem o espinafre dentro do saco. Pronto !ele estará bem miudinho e poderá ser congelado em um pote. Esse é ideal para fazer com arroz, cozinhe os dois separadamente e depois de prontos é só misturar.
(Lorena - Paranaguá Pr Brasil)

FORMIGAS:


Para acabar com as formigas na cozinha principalmente na pia é só deixar uma vasilha pequena com pó de café elas não gostam do cheiro..,
(Ida Guilhermina Bormann Navarro - Sorocaba - São Paulo - Brasil)

FRITOS:

Para diminuir o cheiro a fritos, põe-se uma caneca com água e cravinhos e deixa-se estar a ferver durante todo o tempo que dura a operação.

Para evitar a espuma na fritura dos panados, ponha rolhas de cortiça, verá que terá bons resultados. Ou também poderá fazer os panados só com claras batidas e a rolha .
(Derna dos Reis Borges Gomes – Cabo Verde)


Para evitar que o azeite ou o óleo salpique quando fritar ovo ou qualquer outro alimento, acrescente uma pisca de farinha à gordura já quente. Verá que é infalível.
(Ana Maria Pereira de Urbano - Venezuela)

LEITE:

Normalmente um Empadão pincela-se com gema de ovo. Se o fizermos com leite teremos quase o mesmo resultado.
(Carvalhal)

LEGUMES VERDINHOS:

Para ter os legumes verdinhos, sem ter que colocar Bicarbonato, junte ao cozimento uma colher de azeite.
(Dr. Poinha)

LIMPAR O SEU MICROONDAS:

Sabe como fazê-lo de uma forma simples? Pois bem coloque lá dentro uma metade de um limão, ponha-o a funcionar numa potência média durante 1 minuto. Abra-o e limpe com um pano seco.
(Escola Preparatória e Secundária de Merceana)


Para limpar varões de metal devemos limpar com um pano humedecido em vinagre.

(José Neves S. Miguel - Açores)

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de July de 2008 17:13


Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 23 de July de 2008 18:55

DICAS SOBRE QUASE TUDO QUE VOCÊ SE PERGUNTA COMO FAZER :
BASTA CLICAR EM CIMA DO TEMA DESEJADO


Retire o s odores desagradáveisda geladeira
Previna as pragas e doenças de jardins internos
Pão deliciosamente crocante
Óleos em papéis: como retira-los
Perfumando suas salas
Retire o mau cheiro das garrafas térmicas
Retire manchas de banha, manteiga, graxa e cera
Retire o cheiro de cigarros dos cinzeiros
Retire manchas de canetas
Para remover manchas de ferro de passar no tecidos
Retire as manchas de água em móveis:
Tire manchas de mel
Para retirar as manchas de vinho tinto de tapetes
Como retirar o bolor...
Faça a limpeza de flores artificiais
Retire manchas de café
Retire as manchas de graxa
Retire as manchas de cera
Desengordure seus tapetes
Retire manchas de mofo de tecidos
Limpe o assoalho para absorver o pó e infestações
Retire o mau cheiro das mãos
Limpe os seus aquários
Retire manchas de mofo dos tecidos
Retire tinta de caneta esferográfica...
Para esterilizar seus vidros
Sanitários limpos e brilhantes
Suas rosas vão durar muito mais...
Ferrugem em utensílios domésticos
Para que o queijo não endureça...
Dica sobre o açúcar em calda
Conserve a farinha
Manchas em livros
Chiclete no cabelo
Como controlar os mosquitos e moscas de sua casa
Otimize o detergente
Afugentando as formigas
Ao encerar o assoalho...
Limpando os sapatos de camurça
Retire manchas de ferrugem
Manchas de tinta de caneta esferográfica
Preparando frutos do mar
Derretimento de chocolate no Microondas
Derretimento de chocolate em Banho-Maria
Como identificar o legítimo bacalhau
Dicas para preparar um bacalhau
Não deixe seu bolo quebrar
Dicas de combate ao desperdício de alimentos
Para retirar a umidade de armários
Para retirar o mau cheiro de carros
Limpe seu micro-ondas
Como limpar panelas queimadas
Quem congela o bacalhau sempre tem
Para o açúcar não empedrar
Para se obter muito mais caldo do limão
Para retirar o excesso de gordura dos alimentos
Tire o hálito de cebola ou de alho
Para retirar o cheiro de frituras da casa
Talheres brilhando....
Para conservar suas flores por mais tempo
Para tirar o sal do bacalhau rapidamente
Tire manchas de iodo
Arroz bem solto
Conserve a farinha ...
Água de batatas cozidas para talheres
Deixe os panos de pratos bem branquinhos
Tire o cheiro de peixe de suas mãos
Retire o forte cheiro de alho e cebola de suas mãos
Frigideiras que não grudam
O que fazer com as Sobras
Para evitar as formigas no açúcar
Como aproveitar melhor o tempo de uma consulta médica
Para cozinhar em invólucros de papel de alumínio
Batata frita crocante
Faça seu próprio amaciante
Faça seu próprio limpa-vidros
Conservando o leite fresco por mais tempo
Para que as batatas e maçãs não escureçam
Para que a alface fique verdinha
Para tirar o cheiro da geladeira
Como tirar as espinhas de uma truta
Para o odor nas axilas
Tratando o odor das axilas
Como comprar um bom palmito
Quantidade ideal de alimentos consumidos em um evento
Gaiolas de pássaros mau cheirosas
O que fazer com as Pulgas
Despertador de cão
Folhas de tomate contra mosquitos
Para matar as baratas
Afugentando as moscas
Para espantar moscas e mosquitos
Matando as baratas
Limpe os móveis de vime
Sofá de couro branco:limpeza
Manchas de cigarro nos dedos: como retirar
Manchas em sapato claros e camurças
Para tirar manchas de gordura dos tapetes
Para tirar manchas de água dos móveis
Conservando seus sofás
A Banana na sua dieta
Omelete no ponto
Omeletes leves
Café requentado e saboroso
Aves assadas e tenras
Omelete lisa e com muito gosto
Retirando o chiclete do cabelo
Couve flor sem cheiro
Limão com mais sumo
Ovos frescos e velhos
Cerefólio
Escolher o peixe mais fresco
Lasanha macia
Fazendo um Café delicioso
Dica sobre o Alho
Nunca congele!
Limpando seu microndas
Amaciando o polvo com coca-cola
Para tirar o cheiro da geladeira
Retire Manchas de camurça.
Tire mofo de roupas e acessórios em couro
Dicas para uma Boa Alimentação
Dicas para a sua Festa de Reveillon
Fazendo a ceia de fim de ano
Cabelos oleosos
Prepare a casa para o Natal
Embrulhos-um toque especial no Natal
Mesa de Natal- como decorá-la
Dicas de como economizar água
Acabando com as formigas
Arroz bem soltinho
Tirando o cheiro de tinta e vernizes de locais pintados
Mantendo a couve bem verdinha
Coxinhas de galinhas bem sequinhas
Limpe seu microndas de modo bem simples
Geladeira sem cheiros
Suor nos pés
Caldo de abacaxi para amolecer o coxão duro
Conserve suas meias de náilon
Vapor restaura vassouras velhas

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de October de 2008 16:33

Gostos e Sabores!

[video.about.com]

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de November de 2008 16:45

Temas » Alimentação


Lombinhos de vitela com molho de cogumelos!


Deliciosos e apetitosos, são ideais para uma agradável refeição em família
Esta receita é especialmente recomendada para mulheres em fase de aleitamento, para pessoas com anemia, doentes com infecções e indivíduos com acne ou com problemas digestivos.

Além desses, pelas suas propriedades nutritivas, é também indicada para pessoas que sofrem de hipertensão e para atletas que seguem regimes alimentares direccionados para a prática desportiva.

A vitela é uma fonte importante de vitaminas do complexo B. Esta carne tem a vantagem de perder poucas vitaminas durante o processo de confecção.

Ingredientes

2 lombinhos de vitela (400 g)
300 g de cogumelos
½ cebola
1 dente de alho
½ chávena de caldo de carne
3 colheres (chá) de farinha Maizena
Vinho branco
2 colheres (sopa) de azeite
Sal

Preparação

1. Pique o alho e a cebola, e aloure-os numa frigideira com um pouco de azeite em lume médio. Acrescente os cogumelos já lavados e laminados.

2. Salteie-os e junte o caldo de carne e um pouco de vinho branco, baixando o lume para que cozinhe bem até o líquido reduzir.

3. Quando já não houver quase caldo nenhum, ligue-o com farinha Maizena e coe (se não quiser cozinhar logo a carne pode guardar este molho no frigorífico para não se estragar).

4. Corte os lombinhos em duas metades e faça-lhes um golpe com uma faca antes de os colocar sobre a grelha muito quente. Assim, a carne cozinha melhor e fica mais suculenta.

5. Disponha os lombinhos numa travessa, regue-os com o molho de cogumelos e sirva.

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de November de 2008 16:39

Ainda não há esta panela eléctrica em Portugal? No verão uso-a muito!

[www.canadianliving.com]

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de November de 2008 18:23

Bifes de Vitela!

Ingredientes:

4 bifes
4 dentes de alho
150 grs. de manteiga
0,5 dl de vinho branco
1 pimento verde
sal q.b.
pimenta moída na altura q.b.
Confecção:

Tempere os bifes com sal, pimenta.
Refogue os alhos cortados às rodelas e o louro na manteiga e core os bifes nesta gordura, até passar a gosto.
Retire-os, junte o pimento cortado em tiras e regue com o vinho e deixe evaporar.
Regue os bifes com o molho.
Acompanhe com batatas fritas às rodelas e uma salada verde.

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 16:17


Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 21:13


Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 21:57

Essa foi engano. Colocarei outra quando tiver mais tempo!

Re: Gostos e Sabores
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 16:46


Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.