Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Livros do Padre Joaquim Carreira das Neves
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 16:43

Caros colegas foristas,

No seguimento das notícias do livro que o Papa Bento XVI lançou acerca da pessoa de Jesus histórico e da Bíblia e enquanto não sai a versão em língua portuguesa, resolvi procurar livros de reputados autores, que falem sobre este assunto em português, deparei-me com os 3 livros seguintes:

Jesus de Nazaré, quem és Tu?
O autor, catedrático da UCP, faz a pergunta que se tem
colocado ao longo dos séculos: Jesus de Nazaré, quem
és Tu? A resposta é dada a partir da história e da exegese.
Autor: Joaquim Carreira das Neves
364 pp. 2ª ed. Preço: 10,00 E / 10,50 E
Código: 4003-91

Jesus de Nazaré: História e Fé
O livro trata da descoberta da figura real
Jesus, à luz das fontes literárias dos evangelhos,
com subsídios de outras literaturas.
Autor: Joaquim Carreira das Neves
320 pp. Preço: 10,00 E / 10,50 E
Código: 4004-89

Jesus Cristo, História e Mistério
Na obra em questão debate-se a pessoa de Jesus através
das variadíssimas posições de historiadores e exegetas,
e à luz da fé das comunidades cristãs primitivas.
Autor: Joaquim Carreira das Neves
278 pp. Preço: 13,00 E / 13,65 E


Gostaria realmente de começar a explorar este tema, através dos olhos de alguem ligado à Religião Católica, visto ser a minha também, este autor parece-me credível, assim, como os prefácios são muito parecidos e não deixam entender qual o melhor livro sobre o tema de entre estes 3, gostaria de saber qual escolheriam se fossem vocês a comprar ?

Será que a línguagem utilizada é acessível para todos ? E facilmente compreendida e interiorizada ? Eu nunca tive acesso a nenhum destes livros, nem a outros do Padre Carreira das Neves, como tal não sei se são livros cativantes e acessíveis...

Sei que o último da lista é o mais recente e se não me engano os outros datam de 1980 e/ou 1989, sendo que o 1º já vai na 2ª edição...
O preço é muito similar, como tal não é uma variável que eu vá ter em conta.

Fico à espera da vossa ajuda e opiniões !
Obrigado.

Saudações

Re: Livros do Padre Joaquim Carreira das Neves
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 17:39

Se leres o tópico "os meus livros favoritos" tens lá posts sobre esses livros.

Já os li e gosto bastante. A linguagem é bastante acessível e a explicação muito clara.

Os dois primeiros são de certo modo complementares: sugiro que leias primeiro o "Jesus de Nazaré, quem és Tu?", mais de um prisma histórico e de seguida o "Jesus Cristo: História e Fé" mais de um prisma da Fé.

De qualquer modo, qualquer livro dele é bastante acessível e é hoje em dia uma das maiores autoridades sobre estudos bíblicos em Portugal.

João (JMA)

Re: Livros do Padre Joaquim Carreira das Neves
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 18:04

Citação:
JMA
Se leres o tópico "os meus livros favoritos" tens lá posts sobre esses livros.
Já os li e gosto bastante. A linguagem é bastante acessível e a explicação muito clara.

Os dois primeiros são de certo modo complementares: sugiro que leias primeiro o "Jesus de Nazaré, quem és Tu?", mais de um prisma histórico e de seguida o "Jesus Cristo: História e Fé" mais de um prisma da Fé.

De qualquer modo, qualquer livro dele é bastante acessível e é hoje em dia uma das maiores autoridades sobre estudos bíblicos em Portugal.

Obrigado pela participação JMA !

Já agora, podes adientar um pouco sobre o índice de ambos os livros, é que dizes que são complementares, então gostaria de saber do que trata um e outro ao certo, por que pelo prefácio que aparece no site da editora não se percebem as diferenças entre os 3 livros e sei que são extensos, na ordem das 300 pág. cada e não sei se vou ter tempo para ler os 3, como tal queria optar talvez apenas por um, aquele que visse que iria mais ao encontro dos temas que gostaria de explorar, penso que compreendas.

Já agora em relação ao 3º livro, deprendo que não o tens ou ainda não lês-te certo ?

Quanto ao livro do Papa Bento XVI estou a pensar em comprar, no estrangeiro já está à venda e custa à volta de €24, cá deve vir inflaccionado como sempre, mas penso que valerá a pena...

Saudações

Re: Livros do Padre Joaquim Carreira das Neves
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 30 de August de 2007 13:49

Olá Tecno

Acabei de ler o "Jesus de Nazaré quem és Tu?" do padre Carreira das Neves (2.ª edição, corrigida e aumentada). Gostei imenso! Lê-se muito facilmente, sem se dar conta do tempo. O livro, além de ter conteúdos interessantes, é escrito de uma forma acessível e agradável de ler. Fica-se com uma ideia de Jesus Homem, da época em que viveu e da forma como foi interpretado pelas pessoas.
Inclui nesta edição dois capítulos novos, bastante interessantes: "Jesus e os Judeus" e "Jesus e os Muçulmanos".
A única parte mais enfadonha [e o próprio autor o reconhece :) ] é quando descreve as teorias gnósticas. Nesta altura comecei a ficar desejosa de chegar ao final do capítulo! :)) Mas para perceber a argumentação era necessário entender as crenças dos gnósticos.

O índice, ao nível dos capítulos, é o seguinte:
Introdução
Cap. I - Evangelhos e Igreja
Cap. II - Jesus: Nascimento e Infância
Cap. III - Jesus e Qumrân
Cap. IV - Jesus e os Zelotas
Cap. V - Jesus e os Gnósticos
Cap. VI - Jesus foi um esótérico?
Cap. VII - Jesus e os escritores do seu tempo
Cap. VIII - Jesus e os Judeus
Cap. IX - Jesus e os Muçulmanos
Conclusão
Notas


Um abraço

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 30/08/2007 13:50 por Cassima.

Re: Livros do Padre Joaquim Carreira das Neves
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 30 de August de 2007 13:56

Cassima: por acaso já cá tenho os 3 livros do Padre Carreira das Neves sobre Jesus, já começei a ler esse que indicas, mas não gostei muito de ter que andar sempre a saltitar do inicio do livro para o fim, para ver as notas, não achei que o livro me cativasse assim tanto e acabei por não o ler todo...

Começei a ler o Jesus Cristo: História e Mistério, mas apesar de achar que o livro em si está um pouco melhor que os outros 2, mais acessível, também acabei por não ficar motivado para o acabar de ler, embora deva dizer que são todos livros com temas interessantes.

Abraço

Re: Livros do Padre Joaquim Carreira das Neves
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 30 de August de 2007 14:48

Não há dúvida, Tecno, de que os gostos são tantos quanto as pessoas! :)

Tens razão na parte das notas, mas o que eu fiz foi o seguinte: cheguei à conclusão que as notas eram quase todas referências bibliográficas e que podia ler o livro sem perder nada de muito relevante se as ignorasse. Quando começava um capítulo ia ver se havia alguma nota com "interesse" e, nesse caso, só lá ia quando chegasse a esse ponto. E assim, evitei a chatice de saltitar de um lado para o outro.

Um abraço

Cassima



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.