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Re: OTA
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 28 de May de 2007 14:59

Um convite que me enviaram:
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Caros Amigos,

A pedido do cómico Mário Lino - entertainer de almoços e de convívios de autarcas do Oeste - estou a organizar, para um dos próximos sábados, um passeio ao Oásis Alcochete.

A concentração está prevista para a porta do Ministério das Obras Públicas - à Sé - de onde partirá a caravana de jipes 4X4 que atravessará a Ponte Vasco da Gama com destino ao Deserto a Sul do Tejo.

A primeira paragem será na Área de Serviço da Margem Sul, onde os nossos experientes motoristas necessitam baixar a pressão dos pneus, necessária à circulação nas dunas.

O trajecto até ao Oásis, onde serão servidos carapaus assados e enguias do Tejo, poderá ser feito, por escolha e conveniência dos participantes, quer continuando na caravana de jipes ou em dromedário (uma só bossa), o que torna a aventura muito mais excitante, pois tirando os beduínos tratadores e a areia, os participantes não encontrarão: "pessoas, escolas, hospitais, hotéis, indústria ou comércio"!

Reunidos os participantes será servido o almoço, em tendas, com pratos tradicionais do Oásis Alcochete. À tarde, a seguir ao pôr-do-sol no deserto - espectáculo sempre deslumbrante - será servido um chá de menta, após o que, a caravana regressa nos jipes, com paragem na área de Serviço da Ponte Vasco da Gama, para reposição da pressão dos pneus.

ALERTA: O tempo urge. Segundo as sábias e oportunas declarações do Dr. Almeida Santos, M. I. Presidente do PS as pontes são alvos dos terroristas pois podem ser dinamitadas a qualquer momento, pelo que não se devem construir novas devemos aproveitar as que temos, enquanto estão de pé.

Conto convosco para esta inesquecível aventura ao Deserto a Sul do Tejo!

MUITA ATENÇÃO: A cada participante será exigida uma declaração por escrito onde se comprometem, durante toda a aventura, a não referir qualquer das seguintes palavras: diploma, curso, Independente, engenheiro, fax e inglês técnico.

PS - Lamento informar, mas só estão disponíveis dromedários (1 bossa). Segundo o humorista Mário Lino, os camelos andam por aí à solta...

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João (JMA)

Re: OTA
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 31 de May de 2007 08:35

É uma questão tecnica muito complexa.
O empenho do governo no avanço da obra (à D. Casmurro como é a imagem de marca do governo) levou a que a oposição, com o PSD à cabeça, aproveitasse para se opor simplesmente para tirar dividendos partidarios.

Se os tecnicos qualificados dizem que faltam estudos que permitam discernir se é a melhor opção não vou ser eu a ter uma opiião no ar sobre eles. O governo defende-se dizendo que agora não há tempo para fazer todos os estudos necessários.

É lamentavel que uma questão de interesse nacional, que estrutura o territorio português, ter ficado refem de estrategias partidarias. Já não é a primeira vez que tal acontece. Aconteceu com a barragem de Foz Coa.

Re: OTA
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 31 de May de 2007 14:54

Camilo

Acho que a teimosia não justifica a insistência do governo na Ota. Em qualquer outro tema, quando a oposição popular é tão grande, o governo não tem problemas em recuar ou alterar posições. Só na Ota resiste contra toda a evidência. Porque será? É um mistério.

Quanto à complexidade técnica ela não é assim tão grande a partir do momento em que se começa a ler alguma coisa sobre o assunto. Nesse aspecto posso recomendar o livro "O erro da Ota" que estou a ler. A dita complexidade tem sido levantada sobretudo por quem não quer dar explicações sobre a escolha, que é o caso de Mário Lino. Ou então quando fala mostra que domina menos o assunto do que qualquer comentador.

pontosvista

Re: OTA
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 31 de May de 2007 14:59

Já agora quanto ao tempo: um aeroporto na margem sul faz-se em menos de 7 anos. Na Ota leva mais tempo porque são precisos um ou dois anos só para fazer preparações de terreno que são desnecessárias na margem sul.

pontosvista

Re: OTA
Escrito por: (IP registado)
Data: 31 de May de 2007 16:26

Pontosvista, o governo também resiste a tudo e todos na co-incineração...

Re: OTA
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 31 de May de 2007 16:50



Mas isso tem estado a andar para a frente?

De qualquer modo penso que no caso da co-incineração não há um tão grande consenso técnico contra a posição do governo.

No caso da Ota não se encontra quem defenda tecnicamente a Ota a não ser que esteja ao serviço do governo.

E às vezes a defesa técnica é extraordinariamente frágil, caindo perante as primeiras questões.

pontosvista

Re: OTA
Escrito por: (IP registado)
Data: 31 de May de 2007 17:54

Não tem estado a andar para a frente porque a questão está a ser apreciada pelos tribunais.

Na co-incineração há também interesses claros. Até para os próprios técnicos...

Re: OTA
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 31 de May de 2007 18:03

Será que o PM defende com unhas e dentes as suas decisões pessoais? Se sim, será que o faz apenas por teimosia?

pontosvista

Re: OTA
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 31 de May de 2007 18:48

pontosvista,

corrigindo-te: os militares estão ao serviço do país, logo do governo, e todos eles estão contra a OTA.

Particularmente os pilotos...

João (JMA)

Re: OTA
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 31 de May de 2007 18:55

João

Eu não disse que todos os que estavam ao serviço do governo apoiavam a Ota.

Além do mais os militares, apesar de deverem obediência ao governo, estão ao serviço do país. E o comandante supremo das FA (o PR) já fez um aviso muito sério sobre a Ota.

pontosvista

Re: OTA
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 01 de June de 2007 00:38

Nesta entrevista Augusto Mateus reafirma o que já tinha sido levantado: a Ota pode esgotar 13 (treze!) anos depois de abrir. Podemos começar já a discutir onde vai ser o próximo aeroporto depois da Ota. Augusto Mateus sugere uma reactivação da Portela.

Se tudo isto não fosse um risco real seria uma piada de mau gosto de desperdício astronómico de dinheiros públicos.

pontosvista

Re: OTA
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 01 de June de 2007 09:43

não penses que a escolha de um aeropoto na margem sul será completamente inocente. Quando começou o processo de escolha algumas grandes empresas apostaram que o governo, na altura era primeiro ministro Cavaco Silva, iria optar por um aeroporto na margem sul.
Em face dessa possibilidade algumas grandes empresas adquiriram grandes extensões de terrreno nos locais aonde poderia ficar esse aeroporto na margem sul. Terrenos que valorizariam imenso se o aeroporto fosse para a margem sul e não para a OTA.

Re: OTA
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 01 de June de 2007 12:13

Camilo

Não penso que haja localizações inocentes. E ainda bem porque é isso que permite uma discussão mais equilibrada das várias localizações. Um dado muito importante será o estudo promovido pela CIP sobre localizações alternativas à Ota (como se não fossem suficientes os estudos da ANA de 1994 e da AdP de 1999 que rejeitavam a Ota e escolhiam outras localizações).

Agora o que interessa ao país é qual a localização mais adequada. E nesse aspecto a Ota é uma péssima opção. Todos os estudos comparativos rejeitam a Ota. E quanto mais informação é conhecida mais ruinoso se revela o projecto da Ota.

A questão é se um governo pode comprometer o futuro do país por décadas numa atitude de pura irracionalidade. E se podemos em consciência ficar de braços cruzados perante essa possibilidade.

pontosvista

Re: OTA
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de June de 2007 13:05

Ota: Alcochete seria solução mais flexível, diz coordenador

O coordenador do estudo sobre o ordenamento do futuro aeroporto da OTA, Augusto Mateus, afirmou que Alcochete seria uma solução mais flexível para a construção do futuro aeroporto, podendo entrar em funcionamento mais rapidamente.
Numa entrevista publicada esta sexta-feira pelo Semanário Económico, o antigo ministro socialista da Economia disse que a carreira de tiro de Alcochete «pode vir a ser estudada», justificando que «tem dimensão mais do que suficiente para se fazer algo mais flexível (comparando com a Ota)» e «onde eventualmente poderá ser possível oferecer, antes de 2017, uma primeira alternativa».

Augusto Mateus, que está a coordenar um estudo sobre o ordenamento das actividades na envolvente do novo aeroporto de Lisboa, considerou «redutora» a decisão do Governo de só ter estudado a localização da futura infra-estrutura na Ota e em Rio Frio.

«Outras potenciais localizações, algumas de utilização militar, não foram estudadas e podem sê-lo facilmente. Podemos vir a descobrir que temos uma localização melhor que a Ota, que pode custar menos dinheiro, que permite fazer uma coisa mais flexível, faseada, com mais oportunidades de expansão em caso de sucesso total», salientou.

Augusto Mateus sublinhou que um estudo sobre novas localizações «não demoraria um ano», ao contrário do que o Governo tem referido, esclarecendo que a localização na Ota «tem um conjunto de limitações dimensionais» apesar de ser «possível fazer um bom aeroporto».

Ainda sobre a continuidade na elaboração de estudos sobre possíveis localizações do aeroporto, o antigo ministro de António Guterres disse que a nível político as pessoas estão «muito mais abertas do que demonstram publicamente no funcionamento das instituições».

Sobre o trabalho que está a fazer, o coordenador disse que «gostaria de estar a fazer um trabalho com dois ou três locais alternativos, para poder apresentar os aspectos mais positivos e negativos do ponto de vista do desenvolvimento económico e social e das opções de ordenamento do território».

Diário Digital / Lusa

08-06-2007 8:02:07

João (JMA)

Re: OTA
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de June de 2007 13:17

Não há nada como verificarem as diversas possibilidades, pois será mais fácil ser isento de grupos de interesse nesse caso.

Aguardemos que o Engenheiro (inscrito na Ordem) Mario Lino, conhecido construtor de desertos, tenha bom senso.

E note-se que seguramente esta opinião nada tem de partidário, pois Augusto Mateus já foi ministro socialista.

Isto das pessoas verem a política como um campeonato e os partidos como clubes de futebol, leva a uma grande falta de objectividade.

João (JMA)

Re: OTA
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 09 de June de 2007 02:36

Ola a todos
Proponho seriamente que o proximo aeroporto de Lisboa seja construido em Vila Real, para isso existem varios estudos tecnicos que eu posso comprar para credibilizar esta opinião. Os terrenos são todos meus e por isso sei que são de boa qualidade, se la da o melhor vinho do mundo porque não daria para construir um aeroporto?
Espero que o Governo decida rapido porque ja mandei encomendar o mercedes novo e as faerias para a Polinesia estão a chegar...
:):):):):O:):):O:):):):O:):O

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: OTA
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 09 de June de 2007 02:52

Ola a todos
Peço desculpa pelo post anterior mas, este assunto ja roça o impensavel por isso ha que reagir com algum humor.
Vamos por partes, se a Ota não é uma boa solução porque é que andamos a pagar estudos à 30 anos? por acaso sabem quanto custa cada estudo destes?
Se os terrenos são todos da familia Soares e companhia, porque é quando no governo estava o Psd não se acabou logo com a palhaçada?
Concordo que a coisa parece um pouco forçada, mas as sondagens são o que são, porque vamos a ver qual a percentagem de portugueses que anda de avião? Creio que para uma grande maioria de portugueses o Aeroporto nada lhes diz, porque o efeito sobre as suas vidas é nulo ou quase nulo, por isso na Ota ou em Vila real é indiferente.
Precisamos é de um concenso sobre uma coisa é mesmo necessario construir um aeroporto? A localização se for a norte favorece a familia A se for a sul favorece a familia B e por ai fora havera sempre alguém mais esperto que la apanhou a boa carne.
Numa coisa estamos todos de acordo o pessoal anda a dormir e isso entristece-me porque enquanto se discutia o canudo-do-engenheiro-que-não-é-engenheiro-mas diz-que-é as coisas foram avançando e como o povo gosta mais de circo que de Pão...
Cumprimentos

Sérgio lopes

Re: OTA
Escrito por: (IP registado)
Data: 09 de June de 2007 09:56

Mas Sérgio, nenhum dos estudos diz que a OTA é a melhor opção, até pelo contrário.

Re: OTA
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 10 de June de 2007 00:41

Ola a todos
Sim eu sei que os estudos apresentados são negativos para a Ota, pelo menos mais negativos, também concordo que ja que existe no montijo um Aeroporto Militar esse seria mais facilmente reconvertido, concordo que falta dialogo e debate serio, mas depois de 30 anos a discutir seria bom que alguém desse uma solução, que nunca sera consensual, para uma vez por todas dar um bom exemplo.
Agora se me permitem, uma piada a Mario Lino, o Aeroporto da Ota é uma mais valia para Portugal e em concreto para o santuario de fatima, visto que depois do algarve, embora no deserto tem direito a aeroporto, Fatima ser a região mais visitada do país. Com este argumento nem o Paulo Portas pode ser contra o Aeroporto.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: OTA
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 10 de June de 2007 13:25

Sérgio

A construção na Ota tem um consenso técnico: a Ota é uma opção muitíssimo má!

Fátima e Coimbra podem ter interesse num aeroporto mas a verdade é que o seu tráfego não justifica o preço da Ota. A Ota é escandalosamente cara, sobretudo quando se tem em conta a capacidade com que ficaria e a impossibilidade de expansão.

Globalmente a Ota seria um enorme fracasso: com custos de construção anormalmente elevados teria taxas aeroportuárias tão caras que só viajaria pela Ota quem não tivesse alternativa. Se os aeroportos de Faro e do Porto ficarem nas mãos do mesmo dono da Ota (como Mário Lino queria e contra a tendência internacional) estes fariam o mesmo que nas pontes de Lisboa: encarecem-se todas as alternativas para as pessoas não fugirem da mais cara. Logo todo o continente pagaria a Ota.

Claro que as low-cost passariam a high-cost por causa das taxas e o tráfego estrangeiro perderia o interesse em passar por Lisboa. Quem faria Rio de Janeiro-Lisboa-Roma se pudesse fazer Rio de Janeiro-Madrid-roma com taxas muito mais baratas passando por Barajas-Madrid?

Só a deslocação do aeroporto para a Ota poderia ser suficiente para travar o crescimento do tráfego aéreo que Lisboa tem registado por ter um aeroporto dentro da cidade e que tem justificado um novo aeroporto.

Mas a tendência do tráfego aéreo é para ir crescendo e o se faria daqui a 20 ou 30 anos quando a Ota estivesse esgotada? Um novo aeroporto! Onde? Na margem sul! Porque não fazê-lo já na margem sul sabendo que aí pode ir sendo ampliado à medida das necessidades?

O governo tem em marcha um processo gravíssimo de desperdício de recursos nacionais que, além do mais, entravaria o desenvolvimento do país durante décadas.

Não é por acaso que se assiste ao maior movimento de técnicos a contestar um opção de obras públicas de que há memória. E basta ver que só defendem a Ota meia dúzia de pessoas ligadas ao PS, ao governo e a alguns concelhos da região Oeste que esperam benefícios muito directos da construção na Ota.

Mas será legítimo defendermos alguns benefícios pessoais ou para a nossa região quando isso é feito à custa de um prejuízo muito grave e desproporcionado para o bem comum?

pontosvista

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