Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O Linux «UBUNTU»
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 17:47

Comprei há meses um computador portátil e estou agora a experimentá-lo usando no UBUNTU (sistema operativo da família LINUX) que instalei num disco externo, comunicando com a «internet» sem fios da biblioteca da junta de freguesia desta cidade, que disponibiliza a todos os «fregueses».

Parece-me um sistema operativo muito bom apesar de ser gratuito.
Com a instalação do «Beryl» com movimentos nas janelas e outros efeitos de 3 dimensões parece-me ainda mais interessante que o Windows Vista que acabou de sair da fornada.

É muito difícil instalar uma versão do Windows num disco externo, pois é necessário reconverter parte do disco de instalação noutro disco. Vi isso num site que já perdi de vista, mas nunca tive o atrevimento de a experimentar até porque é necessário ter um disco «original» de instalação para reconverter antes de instalar.

Mas o linux, na versão UBUNTU (a última versão é a 06.10) é muito fácil de instalar, tanto num disco externo, como num disco interno. O programa de instalação já contem incluido um particionador que pode arranjar espaço para mais uma partição sem termos que voltar a instalar o Windows.
Ao arrancar o computador, o UBUNTU, apresenta-nos, no «GRUB» que é chamado a partir do «MBR» do disco uma listagem dos sistemas operativos que temos instalados e podemos escolher com qual queremos arrancar.
Também podemos escolher um sistema preferido que arranque automaticamente ao fim de poucos segundos sem mostrar esse menu, se for essa a nossa vontade. Nesse espaço se premirmos na tecla «ESC» podemos escolher o sistema operativo com que queremos arrancar.
Neste momento, estou a utilizar o «UBUNTU», com o «FireFOX» para escrever esta mensagem, na biblioteca da junta de Freguesia. Também temos uma outra Biblioteca concelhia, mas com internet com fios, onde podemos utilizar os seus próprios computadores disponíveis.

Estou muito contente com o Linux (UBUNTU) e louvo o trabalho gratuito dos beneméritos que proporcionaram a sua utilização (e instalação) gratuita e ligítima.

Há alguém que tenha tido já alguma experiência nestas coisas ?! ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O Linux «UBUNTU»
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 23:16

Caro Manuel.

Nunca instalei o Ubuntu (acho o nome bastante infeliz, pelo menos, na nossa língua). Posso dizer-te que trabalho com o Windows Vista há cerca de 4 meses e caso o vosso computador suporte o Windows Vista, recomenda-se!

Luís Gonzaga

Re: O Linux «UBUNTU»
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 17 de March de 2007 17:42

Boa! boa!

Um tópico Linux, versus MS Windows. Este bem picadinho ainda dá mais páginas que o Sim vs Não do referendo ao aborto. E o Luís Gonzaga já abriu as hostilidades.

Então vamos lá a ver:

De um lado, um sistema cujo nome faz lembrar a força da terra mãe africana: "UBUNTU". Só comparável a similares como "Chaka Zulu" cujo lema "Vitória ou Morte" também se lhe cola à sua sede de conquista, ou mesmo "Mobuto" o que procedeu à Zairecização do Congo Belga afastando os velhas tradições colonialistas, princípio que vinha mesmo a calhar já que o objectivo aqui é exactamente substituir a tradicional hegemonia Microsoft no mundo dos PC´s. O facto de mais tarde ele próprio se ter tornado num ditador implacável, não vem ao caso, a menos que...adiante...

Do outro o "Vista" cujo nome evoca os largos panoramas que se podem disfrutar das tecnocráticas torres espelhadas de Seatle. Apoiado no poder do marketing global e na magia das nanotecnologias que, são cada vez mais picotecnologias, tenta manter o mundo sobre a influência do Tecnomago Bill Gates.

No meio disto tudo:

... Manuel Pires. O maior castrador profissional do pensamento mágico, céptico militante e cujo hobi de caça fantasmas amador não o impede ainda assim de instalar no seu PC um sistema a evocar batuques no meio da selva e Xamãs em transe. Cuidado Manuel que quando os espíritos ancestrais entram no PC podem apoderar-se em seguida da mente do utilizador levando-o ao extase, coisa perfeitamente inapropriada para um castrador profissional do pensamento. E atenção um HD Format nem sempre permite exorcizar esses tótens da natureza depois de instalados.

... E Luis Gonzaga, ex céptico, convertido pelo poder homeopático das medicinas alternativas. E cujo pensamento simpatiza cada vez mais com essas heresias "New Age". A ti digo :

"Welcome my son, to the White side of the force."

e te pergunto, a ti Luis, ó bom discípulo do grande Tecnomago:

Afinal, telenovelas à parte:

... Para além de exigir uma máquina de arriar o Giga (Gigabytes, GHz, placa de vídeo Giga boa dx10 e upa, upa... pentiums Cuore N*N, etc ), que é sempre interessante para impressionar os amigos, mas que o torna desde logo incompatível com 90 e muitos % do hardware existente, mesmo recente...

...Para além dos icons animados em real time e do Alt Tab 3D, coisa que nem eu me atrevia a implorar nas minhas orações mais utópicas ...

... Enfim para além dos efeitos alpha blending das janelas, do organizador de fotos e multimédia já presente em N outras aplicações (photoshop, acdsee, etc.)

... O que é mesmo que justifica o trabalho de instalar o "VISTA" comparativamente por ex. ao "XP" já para não falar no PVP (que me parece de facto excessivo), que não seja o facto de se ser possuidor de um impulso consumista incontrolável, ou de ser sempre um bom pretexto para convidar a namorada a ir lá a casa ver o novo desktop ?

Re: O Linux «UBUNTU»
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de March de 2007 18:05

luis

n percebi nepes do teu post (só um bocadinho, um tiquinho, tás a ver, assim... uma coisinha assim, pequenininha), mas achei fantástico.
Perfeitamente surreal e anormal.
Parabéns.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Linux «UBUNTU»
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 17 de March de 2007 19:32

Acho que «encaixa» muito bem no Manuel a escolha do Linux. Um «homem sem dono» só pode escolher este sistema operativo! :-)

Uso ocasionalmente o Linux Debian, que não conheço muito bem. O que me leva a usar o «Janelas» é sobretudo o facto de ali já ter os programas com que me habituei a trabalhar e que não têm correspondente em Linux. E não tenho muito tempo para meter-me em novas aventuras. Claro, com isto ganha o «Fenêtres», que conta com a nossa inércia e «natural» conservadorismo...

O sistema operativo que prefiro é, na verdade, o MacOS. Em primeiro lugar, porque é lindo! Em segundo, porque é lindo! Em terceiro... isso, é lindo! E leve, intuitivo, seguro... E faz tudo com uma simplicidade espantosa. Mas detesto o rato de um só botão (também existem ratos Mac com mais botões) e as poucas possibilidades de «personalização» de configurações.

Às vezes fico com a impressão que os adeptos do Linux estão para o «Ventanas» como o DOS/Windows estava para os Apple: desdenhando e copiando...

Entretanto, vejo com agrado o progressivo aparecimento de boas aplicações «Open source», grátis, que funcionam em mais do que uma plataforma (incluindo o «Finestre»): Firefox (e as suas expectaculares extensões), OpenOffice e muitas outras...

O Linux tem certamente um futuro prometedor, sobretudo nos países em vias de desenvolvimento (mas não só), em boa parte por causa do preço exorbitante do «software» proprietário. Note-se que o Windows Vista Ultimate mais o MSOffice 2007 pode custar mais que um computador novo! Uma pessoa que tenha um «desktop» e um portátil (coisa que se vai tornando bastante comum), terá que desembolsar muitíssimo dinheiro para poder usar legalmente o Office nos dois computadores. E embora haja ainda muita pirataria, a pressão dos fabricantes vai sendo maior. Assim, a opção pelo software livre torna-se cada vez mais realista.

Entretanto, num golpe de rins ainda vamos ver a «Bill & Melinda Gates Foundation» a patrocinar computadores com Linux nos países do Terceiro Mundo... Ai, Luís, era a brincar! :-)

Alef

Re: O Linux «UBUNTU»
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 17 de March de 2007 22:28

Eu torço muito pelo linux, em especial o «UBUNTU» que significa «humanidade para com os outros»

Quanto a ter ou não DONO ("SENHOR", DOMINUS), tenho que informar que YHWH, O Deus de todo o UNIVERSO é o meu dono. Ele também é o Deus de Jesus. Espero que o seu poder REAL seja exercido pelo Seu Filho Unigénito. Eu estou do Seu lado.
Citação:
1 Cor 8, 6
para nós, contudo, um só é Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem nós somos, e um só é o Senhor Jesus Cristo, por meio do qual tudo existe e mediante o qual nós existimos.

... para mim também.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O Linux «UBUNTU»
Escrito por: rnmoak (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 14:34

Olá a todos,
Estou a ver que a aposta do fórum passou a ser a diversidade de temáticas..

Esta discussão de "qual é o melhor SO" faz-me lembrar a discussão de "qual é a melhor religião": ou seja, a resposta dependerá de quem se perguntar!

Cada um dos vários Sistemas Operativos existentes (e são vários) têm o seu mercado específico, com os seus pontos positivos e negativos:

Na minha opinião, o Windows tem muitos defeitos de arquitectura e a sua complexidade (baseado no conceito da retrocompatibilidade, i.e, de tentar compatibilizar a maior parte das aplicações) torna-o num sistema com pouca capacidade de inovação (O Vista teve 5 anos de desenvolvimento!!?). É de salientar que está um sistema cada vez mais estável, mas é excessivamente caro. Por outro lado, o efeito de arrastamento não pode ser ignorado e 99% das pessoas não sabem sequer que existem outros sistemas para além do Windows.

Relativamente ao Linux, o seu mercado alvo é principalmente utilizadores avançados e mais concretamente servidores. Ultimamente, tem-se assistindo a uma tentativa de entrar por outros mercados e o Ubuntu "O Linux para seres humanos" é uma dessas tentativas de tornar o Sistema Usável. De qualquer das formas, o Linux apresenta uma grande robustez.

Por fim, pessoalmente não uso nenhum dos dois. Uso o Mac OS X simplesmente porque experimentei e gostei. O Mac OS X reúne as quer as vantagens do Linux (arquitectura Unix) e melhora a Usabilidade do Windows. É claro que também tem pontos negativos, mas ainda é um dos Sistemas mas práticos, simples e produtivos que existem no mercado.

Cumps,
Rmc

----
Grupo de Jovens Ser

Re: O Linux «UBUNTU»
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 17:17

Eu como já disse, tenho um portátil que comprei já com o Windows XP (há quem chame de «RUIN-dows») já instalado. Para me precaver de imprevistos fiz uma imagem e instlei-a noutra partição. Se tiver azar na 2ª partição que gerammente uso tenho a outra donde posso reparar a estragada. Na 1ª partição actualizei o INternet explorer para a versão 7 que já tem separadores como no «FireFox». No Windows da 2ªpartição uso o «Firefox» que é muitissimo melhor que a versão 6 do Internet Explorer, e se tivermos em conta as suas extensões até é melhor que a vrsão 7. Devem saber que o FireFox (que na versão potátil, se pode copiar para uma pen e correr assim em qualquer computador se ter que instalar e é «open» do género do Linux. Não penso migrar para o VISTA. Não vou gastar cerca de 80 contos por um sistema operativo. Por o dobro do preço (160 contos) já se tira um portátil, quase tão bom como o meu.

Quanto ao Ubuntu versão 06.10 que também tenho instalado, num disco externo (no interno tenho instalado a versão 06.06) é muito parecido com o Windows e já traz o «Open Office gratuito». Também podemos instalar um sem número de aplicações gratuitamente a partir da «internet».
Também podemos ainda dizer que o Linux está mais protegido contra as invasões virais que tanto afectam o windows. Eu tento tirar partido do que tenho.

Já alguém conseguiu instalar alguma versão do Windows num disco externo?!

Este cavaquear pode servir para repartirmos experiências e assim podermos-nos ajudar mutuamente com as nossas experiências. Penso que seria útil e salutar em vez de nos tornarmos como que adeptos de um club de futebol.

Assim poderemos libertar-nos das garras da «microsoft» (MAL-crosoft).
Ainda neste 1º semestre sai mais uma versão do UBUNTU. Vamos ver que novidades traz.
A versão 06.10 quer dizer que saíu no ano 2006 e no mês de Outubro.
A versão 06.06 quer dizer que saiu no ano 2006 e no mês de Junho.
(e assim por diante).

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 20/03/2007 17:24 por Manuel Pires.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.