Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O Átrio
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 12:15

Adro e Átrio parecem-me palavras da mesma família.

As igrejas (templos) tradicionais do cristianismo têm adjacentes um terreno ou átrio a que chamam adro da igreja, e nalguns casos serviu de cemitério onde já foram enterrados os mortos. Muitas pessoas usam esse lugar para se cumprimentar e cavaquear.

O Templo de Jerusalém também estava rodeado por vários átrios. Um deles era o lugar onde se queimavam os sacrifícios e era essencialmente destinado aos sacerdotes. Havia um lugar para os homens e um átrio especial destinado às mulheres.
No tempo de Cristo havia também um átrio (adro) destinado às nações (aos pagãos ou gentios). Este último átrio já não se considerava como parte do templo.
No interior do templo apenas entravam os sacerdotes para oferecerem o sangue dos sacrifícios, o fumo do incenso e colocar os 12 pães da proposição (que representam as 12 tribos de Israel). Quando penso nos 12 pães da proposição lembro-me também de Cristo que se serviu do pão como memorial da sua morte.
O interior do Templo era dividido em duas partes. Já falei duma. A outra estava escondida e separada por um véu. Chamava-se de Santíssima (ou «santo dos santos»). Era onde estava a Arca da Aliança, com os 10 mandamentos no seu interior e os 2 arcanjos na sua tampa em posição de reverência a YHWH que se manifestava por cima e entre os mesmos, que serviam de Seu trono. No Santíssimo só entrava um vez por ano o Sumo Sacerdote para apresentar todos os pecados de todos, por altura do 7º mês religioso («10 de TISRI», o 1º mês do ano civil), no dia da expiação (ou PERDÃO).

Para mim, Jesus é o Sumo Sacerdote, o único (ou unigénito) FILHO de DEUS, que entrou com o seu próprio sangue, uma só vez no verdadeiro Santuário, junto do Pai para expiar os pecados de todo o mundo que O aceitar.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 4 vezes. Última edição em 14/03/2007 12:32 por Manuel Pires.

Re: O Átrio
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 17:35

Eu gosto mais de Adro porque quando penso em Atrio faz-me lembrar o da escola , o da sala de cinema, etc.

Adro associo imeditamente a igreja. É um lugar aprazível.
Agora , dado a falta de espaço muitas não o têm... a minha tem é um parque de estacionamento.

Re: O Átrio
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 17:57

Mas é bom sabermos que adro e átrio são praticamente a mesma coisa.
O «hall» de entrada das casas também é um átrio.
No Templo de YHWH construido por Israel já por duas vezes, e já por duas vezes destruido (na 1ª por Nabucudnosor, rei de Babilónia e na 2ª por Tito, General romano), a IGREJA não se reunia dentro do TEMPLO mas nos átrios do mesmo.

Os cristãos, assim como Jesus, reuniam-se no Pórtico de Salomão que dava acesso aos átrios.
Citação:
Jo 10, 23
Jesus passeava pelo templo, debaixo do pórtico de Salomão.
Citação:
Act 3, 11
E, como ele não deixasse Pedro e João, todo o povo, cheio de assombro, se juntou a eles sob o chamado pórtico de Salomão.
Citação:
Act 5, 12 *
Entretanto, pela intervenção dos Apóstolos, faziam-se muitos milagres e prodígios no meio do povo. Reuniam-se todos no Pórtico de Salomão

Belos e difíceis tempos, nos quais eu ansiava viver, com Jesus (em carne e osso)!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.