Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 09 de March de 2007 22:08

Depressão


Psicoterapia ou medicamentos


Apesar da psicanálise ser aplicada há um século e psicoterapias diversificadas serem usadas há décadas e, atualmente, cada vez mais, muitos médicos ainda têm dúvidas sobre sua eficácia. A despeito de todas as novas descobertas trazidas pela psiconeuroimunologia, que indicam que mente e corpo são uma unidade de funcionamento indivisível, a psicoterapia é um ponto cego no currículo de formação médica e informações sobre psicoterapia são praticamente inexistentes. De modo que os médicos tendem a não valorizar a psicoterapia por desconhecer seu alcance, seus tipos e como funciona no organismo.

Hoje, entretanto, com as novas noções da integração mente-corpo baseadas nas neurociências, a psicoterapia tem que ser considerada parte dos recursos médicos no tratamento de doentes. Quando um trauma afectivo gera um estado bioquímico capaz de se manifestar por um quadro clínico é óbvio que a condição psicológica faz parte dos sinais e sintomas definidores da doença em foco.

Nessa situação, tratar só o efeito no físico, que é o que está conscientemente fazendo mal ao paciente, vai deixar a origem intocada e, logicamente, a possibilidade aberta para a manutenção do distúrbio ou seu ressurgimento. Portanto, os cuidados devem ser dirigidos tanto ao corpo atingido quanto ao psiquismo abalado. A dúvida que restaria seria quanto ao método de tratamento, se psicológico ou farmacológico, ou seja, dirigido à mente ou ao cérebro.

Ambos os métodos são úteis

No presente momento, sabe-se que ambos os métodos são úteis e, muitas vezes, devem ser aplicados conjuntamente. Os pensamentos influenciam a função cerebral e, por outro lado, a constituição física do cérebro condiciona a capacidade de pensar.

O Dr. Daniel G. Amen, no livro Transforme Seu Cérebro, Transforme Sua Vida (Ed. Mercuryo) já relatou que, por meio da tomografia computadorizada, pôde verificar que muitos distúrbios psicológicos, como ansiedade, depressão, falta de atenção, mau humor, incapacidade de terminar as coisas, dificuldade de expressar sentimentos, manutenção de mágoas, inflexibilidade cognitiva, vontade de discutir, falar demasiadamente, negativismo e muitos outros têm relação com o funcionamento de partes específicas do cérebro.

Esse funcionamento é condicionado por crenças implantadas na infância, traumas psicológicos vividos, traumatismos cranianos ou características próprias do cérebro de cada um. Em seus tratamentos, o Dr. Amen utiliza medicamentos e técnicas psicológicas conjuntamente .

Psicanálise pode alterar a rede de células cerebrais

A Dra. Susan C.Vaughan, psiquiatra em Nova York, no livro A Cura Pela Fala - A Ciência por Trás da Psicoterapia (Ed. Objetiva), afirma que há evidências científicas de que a psicanálise altera a conexão dos neurónios cerebrais entre si e que "ela de facto pode alterar a rede de células neurológicas na massa cinzenta do córtex cerebral. Acumulando-se ao longo do tempo, essas transformações físicas no modo da ligação dos neurónios ajudam a produzir novas representações internas de si mesmo e do outro, alterando os padrões neurais arraigados de relações estabelecidas na tenra infância."


"Chegou à minha caixa de correio"


Rita Canadá

Re: Depressão
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 23 de May de 2007 16:19

A melhor cura para a depressão é a leitura dos Discursos do Senhor Professor Doutor António de Oliveira Salazar.

Re: Depressão
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 23 de May de 2007 17:44

Talvez não resolva a depressão mas pode ajudar a dormir.

pontosvista

Re: Depressão
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 23 de May de 2007 18:55

São inspiradores aqueles livros.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.