Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O culto da razão
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 26 de February de 2007 23:23

Apresento-vos um excerto de um texto, que dá para conversar

"O racionalismo, atitude que se acentuou, nos últimos dois séculos, no pensamento europeu e que tende a fazer da razão o único critério de verdade. Perante a fé, enquanto acolhimento de Deus e da Sua palavra, o racionalismo gerou movimentos que vão desde a aceitação do Deus da razão até ao ateísmo teórico. Esta tendência para reduzir a compreensão da verdade ao horizonte explícito da razão, chegou a influenciar o pensamento cristão e correntes de opinião dentro da própria Igreja, a seu tempo denunciados pelo Magistério. O progresso das ciências exactas, um dos maiores triunfos da razão humana, acentuou a atitude racionalista, chegando-se a alimentar um conflito inevitável entre a razão e a fé.

Curiosamente este culto da razão acabou por diminuir a sua dignidade e grandeza e reduzir o âmbito das suas potencialidades. A invasão da vida quotidiana pelos frutos da ciência e da técnica, deu origem a uma racionalidade básica, limitada ao imediato da existência e incapaz de atrair o homem para a busca da verdade. A filosofia, ciência vocacionada para a compreensão profunda da realidade e para a busca exigente da verdade, deu lugar à análise dos fenómenos, a uma sabedoria prática sem asas para voar. O individualismo do pensamento e da liberdade conduziram à anulação da cultura, substituída pelo imponderável dos sentimentos e da opinião, principal dogma da apregoada “nova idade”. O racionalismo levou a uma autêntica crise da racionalidade. Mas sobretudo esqueceu-se a capacidade da razão humana de procurar Deus, de integrar a Sua Palavra e de ser a base de uma verdadeira racionalidade da fé. E, no entanto, é nessa sua vocação de transcendência e de absoluto que reside a grandeza e a dignidade da razão humana.

A firmeza da fé, com capacidade de exprimir as razões do nosso acreditar, supõe o aprofundamento da sua racionalidade, o que exige estudo e cultura. Como escreveu João Paulo II, “a fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de o conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio "

Parte da Catequese do 1º Domingo da Quaresma na Sé Patriarcal, 25 de Fevereiro de 2007 , feita pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa

Re: O culto da razão
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 07 de March de 2007 17:48

Coitadinha da "razão"... Nem no adro se fala dela...



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.