Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Releituras

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
A Igreja de Cristo, as igrejas, os sacramentos e a confissão - Padre João Luis
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 11:27

Num tópico sobre a o sacramento da Comunhão, a Cassima pede que a esclareçam sobre a distinção entre Igreja de Cristo e a Igreja Católica. O Padre João Luis faz um resumo que me parece muito bem conseguido:

Escrito por: Padre João Luis
25 de Outubro de 2004 23:19

Tratando.-se de uma questão nova, vou tentar apresentar com simplicidade, o que diz o Magistério da Igreja depois do Concilio, e a abertura ecuménica de João XXIII.
A Igreja de Cristo, não é um termo equivalente à Igreja Católica. Mas também não é a soma de todas as Igrejas. Digamos que existe um Circulo que é a Igreja de Cristo. Cada igreja - catolicos, ortodoxos, protestantes etc - são um circulo que são tanto mais concentricos à Igreja de Cristo quanto mais se identificarem com ela. O Ensinamento do Magistério diz que a Igreja Católica se identifica plenamente com a Igreja de Cristo, isto é um circulo concentrico pleno, nada fica de fora. Outras estão mais concentricas outras menos. No credo de Niceia-Constantinopla quando dizemos "Creio na Igreja Una, Santa, Católica, Apostolica" Falamos da Igreja de Universal como Cristo a quer.
Quais os critérios de Concentricidade então?
Em priemeiro lugar, fundação apostólica com sucessão apostólica tambem - isto é fundada por um Apostolo que uma sucessão initerrupta até hoje.
Depois, sacerdócio válido - muitas igrejas reformadas abandoram o sacerdócio e passaram a ter pastores.
Sacramentos válidos - os sete que conhecemos.
Como se pode depreender, as Igrejas Ortodoxas também se encontram dentro desta concentricidade como a Catolica, apenas dizem que nós não o estamos, e nós dizemos que eles estão. Mas isso é outro tema.
Quando se afirma que fora da Igreja não há salvação, quer-se dizer que fora do redil de Cristo, não há salvação. Nunca que fora da Igreja catolica não há salvação, mas que fora da comunidade em que Cristo vive, fora do Corpo Mistico de que Cristo é a Cabéça não há salvação.
Quanto à confissão.
Os sacramentos são gestos de Cristo, que realizam o que significam e que são sinais eficazes por onde passa a Graça - amizade - de Deus.
O Sacramento da Reconciliação é o sinal eficaz de que Cristo perdoa.
Não é o sacerdote que perdoa, mas o proprio Cristo, tal como na Missa, o sacerdote empresta a sua humanidade para que Cristo atravez do Espirito Santo converta o pao e o vinho no seu Corpo e Sangue.
Como é que eu preciso do Sacerdote para a Eucaristia, para a Unção dos doentes, para baptizar e celebrar o Matrimónio, e posso dizer que para o perdão já não preciso dele, e posso recebe-lo de outra forma????
Simplesmente não posso. A mediação sacerdotal é um serviço, e dar-me a Cristo para que Ele salve o seu povo.
As Igrejas Ortodoxas tem os mesmos sacramentos que nós, incluindo o da reconciliação. Os protestantes não, porque acabaram com a mediação do seu vocabulário. Afirmam que pela morte de Cristo na Cruz, todos os nossos pecados estão já perdoados. Basta pedir perdão.
Este é o ponto de vista catolico.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.