Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 11 de 87
Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de July de 2006 15:11

Acho que não podemos mesmo comparar, Ana. :)

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 17 de July de 2006 15:13

Como é que põe esse símbolo do sorriso? Ensinem-me: o Zé e/ou a Ana. Só sei quando estou no mensseger... e tem a cara toda...
Eu não percebia o que eram esse 2 pontos com um parêntesis!... E se for de aborrecida tb há? A ver se descodifico as mensagens.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de July de 2006 15:18

Eheh.

Olha, este :) é um sorriso. Tens de inclinar a cabeça 90 graus para a esquerda (em relação ao eixo vertical). Os dois pontos ":" são os dois olhos, e o parêntesis ")" é um sorriso.

:D é um sorriso enorme, de boca escancarada a sorrir.

De aborrecida, não conheço...

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 de July de 2006 15:41



Maria José :( isto até dá para fazer ginástica à pele da cara...ehehehhehe

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 de July de 2006 15:43

Maria José e Zé

O Alef, até faz isto mais perfeito :-)este é do nosso amigo Alef:)

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 de July de 2006 15:47



Não conheces este? :-( ou :(

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 de July de 2006 15:48

A Holanda, Canadá e Portugal juntos neste momento:-)))))

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 01:37

A questão Zé é que ser homosexual não é nada de mal. Os actos homosexuais é que são maus em si mesmo. Se os amigos para eles puxam...
Mas cada qual e que sabe.
Seremos julgados por Deus apenas.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 01:52

"Os actos homosexuais é que são maus em si mesmo". Porquê?

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 02:00

Eu atrevo-me a responder.
O homem e a mulher são seres como tantos outros. Se eles gostam de pessoas do mesmo sexo, é com eles, mas, antes de pensarem no Ego, devem pensar no que é natural. E o que é natural é que o homem e a mulher foram feitos um para o outro. Senão, dois homens poderiam ter filhos ou duas mulheres poderiam ter filhos.
Logo, algo contra-natura, contra a lei de Deus, é errado. No entanto, o impulso homossexual também se encontra a natureza do Homem, o que levará a entender o porquê de ele se revelar mais na sociedade actual (e não é porque já é permitido).

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 02:28

Diogo, podias explicar o que querias dizer com "No entanto, o impulso homossexual também se encontra a natureza do Homem"

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 03:48



És um rapazinho excelente, mas muito teimoso:-)ai, ai...

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 08:47

Ó Ana, não basta dizeres-me o que fazer, tens de me dar argumentos que me convençam. :)

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 10:04

"algo contra-natura, contra a lei de Deus"... é esta conclusão que questiono... por que razão a homossexualidade vai contra a lei de Deus? Não é o AMor a principal das 'leis' de Deus? Deus fez homem e mulher, tudo bem. Mas, não sei porquê, alguns homens e algumas mulheres, desde sempre, gostaram mais de indivíduos do seu próprio sexo. E não são elestambém criaturas de Deus? Não podem gerar vida; mas há tantos e tantos casais heterossexuais que também não (vide discussão sobre RMA). A minha questão é: se é possível que dois seres do mesmo sexo se amem, porque Deus não estará no meio deles? Ou não é possível Amor entre duas pessoas do mesmo sexo? Como é que quem é heterossexual sabe? Se quem é homossexual diz que é possível sentirem Amor entre eles, não vos parece arbitrário e totalizador que um heterossexual venha dizer que não, que não é Amor? Como é que um heterossexual sabe que não é Amor, se ele não é homossexual, e não sente o mesmo? Imaginem que era o contrário: Platão não andou longe de defender o contrário - que o verdadeiro amor surgia entre homens!

A Amor é a própria essência de Deus. Os "amores" que sentimos, por amigos, pelos nossos pais e irmãos, pela namorada ou pela mulher são manifestações desse Amor ainda maior do que todos estes, mais fundo do que o mar, e mais alto do que o próprio Céu, maior do que dista o Oriente do Ocidente. Na Bíblia, parece-me claro que a rejeição da homossexualidade é mais cultural do que intrínseca, ao lado de tantas outras rejeições vetero e neo-testamentárias, que a Igreja foi percebendo que resultavam de contextos de produção textual e não de qualquer ofensa grave ao Amor que é Deus. Não consigo impor a ideia de que entre dois homossexuais que sintam um pelo outro sentimentos que os levem a querer partilhar de forma honesta e verdadeira uma vida a dois, que queiram construir um projecto de onde Deus não esteja ausente, que queiram ser felizes de forma amorosa e sincera, que sintam atracçao fisica (eles sentem-na) mas sobretudo uma comunhão de sensibilidades e vontades (e se eles dizem que o sentem, quem sou eu para, arrogantemente, lhes dizer que não sentem nada disso???), não consigo impor a ideia de que Deus não está entre eles e que o sentimento que nutrem um pelo outro também não é um sinal do Amor divino.

Isso diz-me muito mais da intrinsecalidade de quem é Deus, do que uma rejeição eclesial, que se baseia numa análise literalista da Bíblia, numa obediência não questionadora a um legalismo tradicional e na imposição de uma castidade castradora e sacrificial, sem mostrar Amor, mas Lei, pelo ser humano concreto e individual, que sofre, sente, ri e ama (por que não?).

Faz-me verdadeira espécie o afã de querer rejeitar a homossexualidade, a qual em rigor não vai contra, de forma directa, qualquer mandamento: não significa matar, roubar, cobiçar o alheio, cometer adultério. Se a homossexualidade for vivida de forma sincera e amorosa, que mal pode isso fazer a um heterossexual? E que mal pode fazer À sociedade, se for vivida de forma amorosa? A homossexualidade não se pega... E sobretudo, que mal pode ela fazer, vivida daquela forma, a Deus, que só é Amor? Ou far-Lhe-á melhor a infelicidade forçada, os complexos, os conflitos interiores, as rejeições físicas e humanas, a castidade não desejada, a sexualidade reprimida e inferirizada? Deus fez os heterossexuais. Mas também fez os homossexuais. E ama-os de IGUAL modo. Acabem-se preconceitos culturais. Amemo-nos uns aos e outros e demos a todos as condiçoes para serem felizes, como expressão do Amor de Deus.

Abraço fraterno,

Miguel

PS: para não chatear já ninguém, que fique claro que estamos num forum de conversa e debate de ideias, e que não pretendo impor as minhas ideias a ninguém, nem à "Igreja", como já me acusaram... estou a conversar e a dizer o que penso... Mas não tenho pretensões... Agora, anátemas e exclusões com base no pensamento, esse é chão que não devia dar neste forum qualquer uva...



Editado 3 vezes. Última edição em 18/07/2006 10:13 por rmcf.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 10:15

Miguel

Apoiado!

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 11:18

é assim, Miguel, em parte concordo contigo. Porque eu pessoalmente não tenho nada contra eles. MAs existe um texto na Bíblia que nega a homossexualidade.
Não me lembro qual é, mas diz para o Homem negar as ideias gregas (tais como as de Platão) e de outras civilizações que defendiam a homossexualidade.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 11:25

Encontra-a e depois conversamos. E já agora, compara-a com outros passos e o que eles dizem sobre a mulher a sua inferioridade em relação ao homem. São ou não passos do mesmo tipo?

Tenta ver a Bíblia como expressão de uma revelaão progressiva de Deus, e não como código de leis, que ela não é...

E eu não disse que se devia abraçar as ideias gregas. Eu dei um exemplo em como se pode defender uma coisa diferente. Mas, olha que foram os cristãos que permitiram a sobrevivência do Banquete de Platão.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 11:27

Diogo e Miguel, se me permitem, cito aqui parte de uma mensagem que o Miguel colocou neste mesmo tópico, que julgo que volta a ser relevante.

Citação:
às perguntas da Rute e do Zé, ainda acrescento: o que pensas de :
1 Tim. 2, 11 "A mulher receba a instrução em silêncio, com toda a submissão. Não permito à mulher que ensine, nem que exerça domínio sobre o homem, mas que se mantenha em silêncio".

1 Cor. 11, 5-9: "Mas toda a mulher que reza ou profetiza, de cabeça descoberta, desonra a sua cabeça; é como se estivesse com a cabeça rapada. Se a mulher não usa véu, mande cortar os cabelos! Mas se é vergonhoso para uma mulher cortar os cabelos ou rapar a cabeça, então cubra-se com um véu.
O homem não deve cobrir a cabeça, porque é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem. Pois não foi o homem que foi tirado da mulher, mas a mulher do homem. E o homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem."

1 Cor. 14 33b-35: "Como acontece em todas as assembleias de santos, as mulheres estejam caladas nas assembleias, porque não lhes é permitido tomar a palavra e, como diz também a Lei, devem ser submissas. Se quiserem saber alguma coisa, perguntem em casa aos maridos, porque não é conveniente para uma mulher falar na assembleia".

e já agora:

Tit. 2, 9-10a: "Exorta os escravos a serem em tudo dóceis aos seus senhores, procurando agradar-lhes em tudo e não os contradizendo nem defraudando, mas mostrando-se totalmente leais".

Francamente gostava de saber como devem os cristãos entender estes passos. Por exemplo:

o homem é mesmo superior à mulher?
deve a mulher andar de véu?
deve a mulher ter tranças e usar brincos?
deve a mulher ficar calada em público e não expressar opinião?
é vergonhoso uma mulher de cabelo curto?
a mulher foi mesmo criada para o homem?
apenas o homem é glória de Deus, enquanto a mulher o é indirectamente, porque primeiro é glória do homem?

e

os escravos não têm o direito a revoltarem-se?

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 11:31

Mais uma vez, acontece o normal. As pessoas não entendem o que é um contexto histórico. Essa era a lei da altura. E S.Paulo sempre zelou muito pelas leis.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 11:49

Pois, Diogo, mas o mesmo se pode dizer relativamente ao que São Paulo escreveu sobre a homossexualidade. Ou seja, o que a Bíblia diz precisa de ser contextualizado e interpretado.

Página actual: 11 de 87


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.