Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
"Se eu fosse"...
Escrito por: Geode (IP registado)
Data: 09 de January de 2016 18:50

Costumava achar esta forma de começar uma intervenção acerca da coisa pública como demasiado ingénua. Mais eloquente seria começar com um arraial de críticas aos intervenientes em destaque. Hoje percebo que se trata da mais popular forma de começar uma lista de argumentos ad causam, algo que muitos têm dificuldade em fazer, talvez porque temam que o adversário aproveite as ideias que são lançadas na corrente.
Há no entanto um problema com o "se eu fosse"; em geral não se pensa: se eu fosse lenhador, ou carpinteiro. Há contudo uma universalidade no "se eu fosse", da qual não devemos desistir. E um dia talvez a opinião e circunstância de cada pessoa seja sentidamente decisiva.
Se eu fosse...

»0«

Re: "Se eu fosse"...
Escrito por: ventus (IP registado)
Data: 11 de January de 2016 10:48

Natural é o que somos; sobrenatural é o que devemos ser...
"Se eu fosse"...

Re: "Se eu fosse"...
Escrito por: Geode (IP registado)
Data: 25 de May de 2016 10:38

"If I were a rich man"...("se eu fosse rico"...)
Assisti a uma conversa entre dois passageiros do autocarro em que seguia na qual um dizia ao outro conhecer alguém tão rico, que tinha mais dinheiro que Deus.
Na altura fiquei a pensar se se trataria de afirmação leviana. Pouco depois conclui que o autor de tal aforismo tinha razão.´Deus faz por graça e de graça. Pensando melhor vi que afinal o dinheiro é um instrumento que deve ser produzido para creditar as mais significativas iniciativas humanas, não fazendo sentido que falte naquilo que é essencial para que haja desenvolvimento e progresso. Não sendo assim continuará a haver desemprego e discussões intermináveis àcerca de paraísos fiscais e corrupções de todo o tipo, numa perda preciosa de tempo. E o tempo urge...

»0«



Editado 1 vezes. Última edição em 25/05/2016 11:04 por Geode.

Re: "Se eu fosse"...
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de May de 2016 13:11

Não tem que ver com o assunto, mas ao lê-la, a frase em inglês remeteu-me para a canção fabulosa de um filme fabuloso: Um Violino no Telhado (Fiddler on the Roof).

A quem não conhece recomendo.

Faz definitivamente parte da minha lista de filmes favoritos e em boa posição.

Cassima

Re: "Se eu fosse"...
Escrito por: fratal (IP registado)
Data: 26 de May de 2016 23:18

Se eu fosse rico, "agitava as massas", mas acho que não me ia esquecer do que diz S. Pedro, texto que com alguma adaptação está musicado por A Ferreira dos Santos:

1 Pedro 1:18 Porquanto, estais cientes de que não foi mediante valores perecíveis como a prata e o ouro que fostes resgatados do vosso modo de vida vazio e sem sentido, legado por vossos antepassados.

-#^R



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.