Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
"É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador" - Fernando Vendura, teólogo e frade capuchinho
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 10 de October de 2013 14:39

Diário de Notícias de 5 Out 2013
Citação:
"É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador"
Entrevista a Fernando Vendura, teólogo e frade da Ordem dos Franciscanos Capuchinhos, sobre a visita do Papa a Assis.


Infelizmente, o DN não tem esta entrevista online. Mas através do site PressDisplay dá para a ler. Entretanto aqui fica o trecho que tem a frase do meu descontentamento:

Citação:
“É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador”
(...)

O Papa tem feito jus ao nome que escolheu ?

O mais possível. Está a provocar alguma azia em alguns meios eclesiásticos porque está a tocar naquilo que tinha de tocar, estruturas de poder que têm de ser estruturas de serviço, por exemplo. A opção pela simplicidade... Este é o Papa do rés- do- chão, que não quis ficar na terceira loggia. Este é o Papa que trocou os sapatos Prada pelas sandálias do pescador. Estamos num tempo de lógicas de relações desfeitas e em que ninguém gosta de ninguém. Este homem vem provocar reações na relação com o outro, e a Igreja tem O Papa tem duas grandes montanhas para empurrar: o Banco do Vaticano e a gestão da própria cidade. Aliás, o Papa disse no início que o Vaticano não era uma corte imperial” de ser promotora de relações transversais. Este é o homem do olhar, da proximidade, do sorriso que não é de plástico, que gosta de estar com as pessoas.

(...)

Nota: Sublinhados meus



Esta história dos sapatos Prada foi desmentida pelo Vaticano (está no L'Osservatore Romano, mas é preciso assinatura). Mas ficam aqui vários links, um inclusive do News.va onde se indica o sapateiro que os fez.

Esta situação é tão desanimadora... Como posso eu argumentar que o papa Bento XVI não usou Prada se me podem atirar à cara que o leram de um frade e teólogo? Se vem com a autoridade de um homem da Igreja porque não haveriam de acreditar nisso?!...

Cassima



News.va
Citação:
Os sapatos vermelhos foram confeccionados artesanalmente pelo sapateiro romano Adriano Stefanelli e no seu interior aparece gravado o nome de seu pai, Antônio, criador do design.

DN
Citação:
Sapatos do Papa não são da 'Prada' são "de Cristo"

RTP
Citação:
A imprensa da especialidade assegurava que eram da luxuosa marca Prada, uma informação desmentida oficialmente pelo Vaticano

The Times - UK
Citação:
To the disappointment of the fashion world, their credentials were later denied by the Vatican, which said that the Pontiff was “not dressed by Prada but by Christ”.

United Press International
Citação:
Rumors that Pope Benedict XVI wears shoes made by high-fashion Italian designer Prada are "of course false," Vatican sources say.

Re: "É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador" - Fernando Vendura, teólogo e frade capuchinho
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de October de 2013 11:05

Bom dia Cassima,

Recordo-me dessa polémica e do desmentido.

A tentação também toca aos teólogos, qual a admiração?

No caso a tentação pelo clichê.

E os teólogos tem ainda uma tentação em relação a Bento XVI: se o puderem bicar para se "vingarem" do irmão Ratzinger que "governou" a Congregação para a Doutrina da Fé...

Para além de outra coisa, que duvido seja o caso com este teólogo: sempre existiu um grande "desconforto" com Bento XVI, por ser tido como conservador e por ser um académico, e, mais grave, por ser alemão...

É lamentável, mas verdade...

Mas eu sou suspeito quanto a Bento XVI porque o admiro bastante....

João (JMA)

Re: "É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador" - Fernando Vendura, teólogo e frade capuchinho
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de October de 2013 00:59

Citação:
JMA
sempre existiu um grande "desconforto" com Bento XVI, por ser tido como conservador e por ser um académico, e, mais grave, por ser alemão...
É lamentável, mas verdade...

Mas eu sou suspeito quanto a Bento XVI porque o admiro bastante....

Aproveito a oportunidade para confessar que já estive entre aqueles que sentiam esse "desconforto", então faço toda questão de acrescentar aí muitas vezes mais o "lamentável". Foi um longo processo meu de abandonar erros até chegar a conclusão que deveria ser um pouco mais humilde e conhecer o pensamento do papa com um olhar mais católico antes de me meter a fazer julgamentos. Foi somente depois disso que comecei a perceber como tinha sido injusto, quanto andava enganado e como meus julgamentos tinham sido idiotas. O papa Bento é um santo!

Infelizmente demorei muito para conhecê-lo, para minha vergonha. Quando passei a admirá-lo foi pouco tempo antes da sua renúncia, mas hj ele está incluido no grupo daqueles que considero meus pais espirituais. Acho (espero) estar passando por outra conversão e quero contar com a ajuda dele.

PS: estou muito mais seletivo agora quanto aos teólogos que quero ler, por razões óbvias, e de esquerdistas quero distância.

Paz e fogo.

Re: "É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador" - Fernando Ventura, teólogo e frade capuchinho
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de October de 2013 13:25

Um pormenor:

- O nome correcto é Fernando Ventura e não Fernando Vendura como estava no link do DN.

Fica a correcção registada.

Cassima

Re: "É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador" - Fernando Ventura, teólogo e frade capuchinho
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 12 de November de 2013 14:16

Sei que já passou bastante tempo, mas só vi hoje...

Mais um!...

Nem sei que dizer...

Cassima


Citação:
frei Bento Domingues - Público - 3 Mar 2013

Quanto a Ratzinger, ver-se-á se vai ou não poder cumprir a promessa de permanecer escondido do mundo. Vestido de branco, de azul ou de preto, que interessa? Para o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, foi importante esclarecer que poderá continuar a vestir-se de branco, mas que as suas vestes serão simples e diferentes das usadas pelo Papa, mas nada disse sobre as futuras relações com a Prada.

Nota: Sublinhado meu

Link 1

Link 2

Re: "É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador" - Fernando Ventura, teólogo e frade capuchinho
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 13 de November de 2013 16:59

Fiquei desapontado quando resignou, mas sempre o admirei como uma grande sabedoria intelectual, e espiritual. Nunca lhe faltou coragem, para denunciar o mal que grassa no Mundo, embora pudesse lhe faltar aquela centelha que é capaz de mover multidões e de provocar mudança. Gosto muito dos seus livros e para mim estes não vem calçados com Prada mas com Cristo.
Fez-me reflectir durante algum tempo nos seus livros de que este o tempo de salvação dos pagãos é um tempo de transição e que embora possamos resistir ao chamamento de Deus, não podemos de forma alguma tirar-lhe o comando do destino do Mundo das mãos, porque de uma maneira ou de outra, esta escolhida pelo homem, no final será feita sempre a sua vontade. O homem está sempre no meio do processo, mas Deus está no princípio e no fim. Tem de ser esta a esperança de que os sofrimento porque passamos pelo meio deste processo terá sempre Deus como fim. E no fim os Judeus também serão chamados para dentro da barca de Cristo.
Esta e outras refleções são feitas por Bento XVI no seu livro Jesus de Nazaré.

Re: "É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador" - Fernando Ventura, teólogo e frade capuchinho
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 13 de November de 2013 17:31

Citação:
Cassima
Mais um!...
Nem sei que dizer...

Cassima, felizmente para mim, não conheço quase nada desse tal que se diz "frei". Tive que pesquisar um pouco para saber de quem se tratava, mas pelo pouco que descobri ele tem um currículo podre. Acho que dá para traçar um paralelo com outros "freis" apóstatas cá do Brasil, Beto e Boff e similares, com histórias semelhantes. O referido sujeito é comunista, abortista, intriguista, safado, pilantra. O que vc esperaria de um tipo desses?

Não considere esse coitado um católico, porque ele não é, e evite o estresse. A agenda dele lhe garantiu excomunhão automática, tenha ela sido oficializada ou não. No estado atual dele e até que se converta o infeliz não é católico, não tem coração católico, não tem alma católica, não faz parte do corpo católico. Está mais para um cancer ou um vírus do que para um membro da igreja, então ore pela conversão desse "frei" e não leve a sério as besteiras que ele diz.

Paz e Bem.



Editado 1 vezes. Última edição em 13/11/2013 17:33 por firefox.

Re: "É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador" - Fernando Ventura, teólogo e frade capuchinho
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de November de 2013 10:29

Olá firefox

Meu amigo, não seria tão severa como tu, mas não se pode negar a falta de respeito que discordância nenhuma que ele tenha tido com o papa Bento XVI justifica!

Um abraço

Cassima

Re: "É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador" - Fernando Ventura, teólogo e frade capuchinho
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 20 de November de 2013 23:58

Citação:
firefox
Citação:
Cassima
Mais um!...
Nem sei que dizer...

Cassima, felizmente para mim, não conheço quase nada desse tal que se diz "frei". Tive que pesquisar um pouco para saber de quem se tratava, mas pelo pouco que descobri ele tem um currículo podre. Acho que dá para traçar um paralelo com outros "freis" apóstatas cá do Brasil, Beto e Boff e similares, com histórias semelhantes. O referido sujeito é comunista, abortista, intriguista, safado, pilantra. O que vc esperaria de um tipo desses?

Não considere esse coitado um católico, porque ele não é, e evite o estresse. A agenda dele lhe garantiu excomunhão automática, tenha ela sido oficializada ou não. No estado atual dele e até que se converta o infeliz não é católico, não tem coração católico, não tem alma católica, não faz parte do corpo católico. Está mais para um cancer ou um vírus do que para um membro da igreja, então ore pela conversão desse "frei" e não leve a sério as besteiras que ele diz.

Paz e Bem.
Boas Firefox,

Já tenho ouvido algumas conversas do Frei Fernando Ventura na TV e até tenho gostado, e algumas das suas palavras já me marcaram muito. Mas agora isso que dizes é que me choca e gostava de saber onde é que pudeste ler essa informação do referido frei, sendo comunista, abortista, safado, etc, etc.

Abraços.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: "É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador" - Fernando Ventura, teólogo e frade capuchinho
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de November de 2013 08:57

Olá s7v7n

Essa mensagem do firefox era uma resposta à minha mensagem sobre o segundo "frei" que eu citei, frei Bento Domingues e não frei Fernando Ventura.

Normalmente, mais que as grandes ideias, saltam-me aos olhos as pequeninas coisas. Foi assim, por exemplo, com o papa Bento XVI na carta que escreveu aos bispos depois do Motu Proprio sobre a missa em latim. Foi também assim com estes dois freis.

Dificilmente poderei levar em consideração o que disserem quando revelaram uma tão grande desconsideração, falta de respeito mesmo (além de perpetuarem uma falsidade) por uma pessoa que, pelo cargo que desempenhou, deveria merecer o respeito deles. E atenção, não digo que tinham de concordar com ele, digo que tinham de discordar sem lhe faltarem ao respeito.

Um abraço, s7v7n, gostei de te rever.

Cassima

Nota: Editei a mensagem para corrigir duas gralhas.



Editado 2 vezes. Última edição em 21/11/2013 09:05 por Cassima.

Re: "É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador" - Fernando Ventura, teólogo e frade capuchinho
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 21 de November de 2013 18:31

Olá s7v7n.

Primeiramente, peço desculpas pela confusão. Como a Cassima bem explicou, eu não estava me referindo ao frei Fernando Ventura, sobre quem não conheço praticamente nada. Assim de partida, devo me referir a ele com respeito, tanto por educação como por ser uma pessoa ligada de alguma forma a nossa igreja. Adianto, entretanto, que por curiosidade fiz uma pequena pesquisa no google para tentar perceber de quem se trata e acho que não gostei muito... Encontrei algumas coisas boas e outras tantas estranhas, especialmente algumas falas dele em entrevistas. Mesmo assim, no momento prefiro omitir juízos, pois continuo sabendo mesmo muito pouco sobre ele e de início prefiro acreditar na boa vontade das pessoas. Apesar disso tudo, a prudência me aconselha que não o indique a ninguém como fonte confiável sobre a doutrina católica. Mesmo que não possa afirmar que ele esteja ensinando algo errado, a maioria das afirmações dele que li achei muito ambíguas e não via necessidade para tal.

Tb gostei de te ver e espero que estejas bem.

Fica com Deus.

Re: "É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador" - Fernando Vendura, teólogo e frade capuchinho
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 23 de November de 2013 23:29

Oi :)

Pois o Bento Domingues segundo me lembra é assim um pouco problemático. Já o Fernando Ventura também sei pouco dele, como disse. Fiquei apenas espantado que ele tivesse assim uma posição tão contrária à doutrina católica. Mas tudo bem.

Venho cá de vez em quando para consultar a bíblia online que dá muito jeito. Deixei de participar no fórum porque algumas pessoas tiram-me do sério e não gosto de me enervar nestas coisas mas sim participar com alegria.

A Lena ainda anda por cá? Nunca mais falei com ela e tenho saudades. Entretanto perdi o contacto com ela.

Abracinhos a todos!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: "É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador" - Fernando Vendura, teólogo e frade capuchinho
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de November de 2013 03:03

Citação:
s7v7n
Oi :)
A Lena ainda anda por cá? Nunca mais falei com ela e tenho saudades. Entretanto perdi o contacto com ela.


olá :)
estou aqui escondida
andava com esperança de te reencontrar

bjs

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: "É o Papa que trocou os Prada pelas sandálias do pescador" - Fernando Vendura, teólogo e frade capuchinho
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 25 de November de 2013 23:43

Oi :) Vou mandar-te MP

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.