Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 30 de September de 2013 16:40

Segundo a Agência Ecclesia, para a canonização do papa João XXIII houve dispensa do segundo milagre.

Qual foi o milagre do papa João XXIII quando foi declarado beato? Porquê dispensá-lo do segundo? Houve outros casos?

Obrigada

Cassima

P.S. Já agora, segundo o Público, para a canonização do papa João XXIII houve dispensa de qualquer milagre ("No caso de João XXIII não há milagres a assinalar.").

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 30 de September de 2013 18:30

Tenho refletido muito sobre canonizações e não posso discordar, mais delas agora.
Não há meios objetivos de avaliar se uma pessoa é santo ou não, qualquer milagre pode sem sombra de dúvida ser simplesmente algo inexplicado pela ciência naquele momento. Não é necessário mais exemplos de santidade do que aquele que nos é dado por Jesus Cristo e pelo seu evangelho. Ninguém pode de forma alguma dizer que este ou aquele é santo só Deus o pode fazer e proclamar. Não gosto do culto da personalidade mesmo depois de morto. Não gostaria que a Igreja me considerasse santo (na simples hipótese) e que alguém se ajoelhasse a meus pés, sem que houvesse como corrigir esse comportamento, como de facto ninguém corrige mas ele acontece. Não gosto de estátuas, porque são imagens de homens que provocam mesmo que o coração seja bom tendência para a idolatria, porque a catequese não é suficiente, para um simples crente de uma aldeia que ouviu falar de cristo, para entender que está ali alguém mortal e pecador como eu/ele.
Podemos refletir sobre os benefícios e malefícios deste processo e já o fiz. Reconheço alguns benefícios mas os malefícios tem mais peso. Não preciso do exemplo de vida de nenhum santo para ser santo, basta-me o evangelho e a vida de nosso Senhor Jesus Cristo, que sei é a mais correcta e digna de ser seguida, porque não tem pecado. TUdo o resto é acessório e só traz confusão. Sei que me vão aqui dizer que não porque são católicos, mas em vez de estátuas que façam a vida dos supostos santos(ninguém pode de facto garantir que o são), em livro e eu terei muito gosto em ler para ver se de facto tem respaldo na minha consciência e volta de facto ao meu pensamento.
Há tanta gente santa que faz coisas simples(porque são as mais santas) e que abomina o culto de personalidade levado a cabo, pelo culto de estátuas. Quando eu passar deste mundo que se esqueçam de mim, porque sou e serei sempre um idiota,c omaprado com Jesus Cristo(certamente se esquecerão porque não farei nada de assinalável, ou farei não sei) mas se lembrem sempre de Deus.



Editado 2 vezes. Última edição em 30/09/2013 18:39 por vitor*.

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 30 de September de 2013 22:15

Citação:
vitor*
porque a catequese não é suficiente, para um simples crente de uma aldeia que ouviu falar de cristo

A sério?!

Nem imaginas a quantidade de disparates que já ouvi para os não tão simples crentes de uma cidade.

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 30 de September de 2013 23:03

Exato!

Foi só um exemplo!

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 01 de October de 2013 10:16

Um exemplo? Parece-me mais um estereótipo!

Será que o meio milhão de pessoas que seguiu a imagem de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa era constituído pelo Portugal aldeão que invadiu a capital nesse dia?

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 01 de October de 2013 12:47

Entenda como quiser.

Não foi esse o sentido de todo o meu post.

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 01 de October de 2013 15:41

Bom dia Cassima e Vitor

Quanto ao milagre de João XXIII podes ler o artigo dele na wikipédia. Pelos vistos o jornalista do Público não o leu.

Penso que o vitor apenas usou uma "figura de estilo" quanto à aldeia.

Discordo da tua perspectiva vitor. Considero muito importante que a Igreja nos continue a dar modelos com os quais pudemos "conviver" para realçar que todos nós somos chamados à santidade e que mulheres e homens dos nossos tempos percorreram esse caminho com sucesso.

No entanto, respeito a tua opinião, claro, e entendo bem as tuas objecções.

João (JMA)

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 01 de October de 2013 17:13

Obrigado João.

Não vou argumentar mais e respeito certamente a tua opinião.

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 03 de October de 2013 05:34

Citação:
vitor*
Não preciso do exemplo de vida de nenhum santo para ser santo

Grande testemunho de humildade essa sua frase, e um exemplo gritante do quanto vc precisa do exemplo dos santos. Não apenas de um, mas de vários.

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 03 de October de 2013 12:08

Firefox não devia cortar as frases a meio. Não de facto não preciso. Quando tenho uma faca para cortar o peixe não o corto com os pauzinhos mesmo que tenha os dois, não preciso dos pauzinhos uso a faca. Estimos os pauzinhos mas uso-os para coisas diferentes. Poderia dar imensos exemplos de que não preciso da vida dos santos para ser santo. Tenho imenso respeito pela vida dos santos, mas não os vejo dignos de figurarem no altar ao Lado do Todo Santo Todo Perfeito, Jesus Cristo. Tenho a certeza que todos eles se estiverem na ressureição ao lado de Jesus Cristo concordarão todos eles comigo e terão vergonha de figurarem ao lado de Jesus Cristo, na disputa de olhares, dos fieis. Não desviarei o olhar para outro senão para Ele.

Além disso nunca me advoguei de humilde, pois nem sequer o sou. Quer um exemplo fiel de humildade olhe para Jesus Cristo. Senão formos cristocênctricos nunca seremos Santos aos olhos de Deus. Os nossos olhos a nossa vida deve estar centrada nEle, e não desviar ao olhar daquilo que está entre o 3/4 de caminho entre o pecado e a santidade, porque ele é perfeito. Os proclamados santos não são perfeitos. Santos no altar só servem para criar confusão e descentralizar a Igreja de Cristo e pior que isso desunir a Igreja em torno de um assunto que deveria ser claro para todos nós.

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 03 de October de 2013 23:24

Citação:
vitor*
nunca me advoguei de humilde, pois nem sequer o sou

Desnecessário lembrar isso, mas qdo começa a projetar os seus problemas de soberba nos outros para acusar-nos de idólatras e acusar a doutrina católica de imperfeita, então esteja preparado para ouvir.
Seu telhado é de vidro e vc nem sequer é lá muito católico para querer vir agora nos ensinar. Acha que não precisamos dos conselhos e exemplos dos santos, mas precisamos dos seus?

Citação:
vitor*
Tenho a certeza que todos eles se estiverem na ressureição ao lado de Jesus Cristo concordarão todos eles comigo e terão vergonha de figurarem ao lado de Jesus Cristo, na disputa de olhares, dos fieis.

E eu tenho certeza que não, eles amam a igreja que vc não ama. Essa ideia de "disputa" passou somente pela sua mente, por causa do seu olhar enviesado.
Já o apóstolo Paulo, que não tinha nenhum problema com isso, jamais cogitou disputar lugares com Cristo qdo se apresentou como modelo, e jamais lhe ocorreu que algum católico fosse o considerar antes de Cristo.
Vc deveria aprender mais com ele, mas não aprende porque acha que não precisa dele nem de ninguém para ser santo. Aliás, como bom herege já se meteu noutros posts a corrigir os apóstolos, e ainda se acha católico...

Rogo-vos, portanto, que sejais meus imitadores (1Co 4:16).
Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. (1Co 11:1)
Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós (Flp 3:17)


O que está propondo não é que sejamos cristocêntricos, mas egocêntricos. Esse "cada um por si" não tem nada de evangélico, é uma arrapuca isso. Cristocêntrica a doutrina católica já é sem precisar das suas "correções", então desça desse pedestal.



Editado 1 vezes. Última edição em 03/10/2013 23:26 por firefox.

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 04 de October de 2013 16:42

Talvez não seja católico. Talvez seja um herege. Mas isso pouco me importa. Não acredito como já disse que me salve por pertencer a nenhuma religião. Ajo de acordo com a minha consciência, que sei é falha, respeitando de qualquer forma a essência da Igreja(mesmo que você não acredite) que não acaba nem termina na Igreja Católica, mas em Muitos fieis que seguem a Cristo, por esse Mundo fora e dignos se Deus assim o entender de Salvação. Faz-me lembrar os partidos políticos em Portugal que tentam sempre defender a posição dos partidos sem no entanto reflectir em abono da verdade se é realmente verdadeira. Porquê? Porque se consideram acima da mesma e porque lhes convém manter a "paz" que vai dentro de si. Ora a paz é boa quando provém da inquietude do questionamento constante da tensão que vivemos na relação com Deus, não nessa paz que apenas leva à preguiça espiritual.

Eu não penso ter corrigido nenhum dos apóstolos, mas se o fiz eles também não são Deus. O que eu Nunca fiz foi corrigir Deus, Jesus Cristo, que é perfeito e sem pecado, incontestável, sem mácula todo perfeito, todo santo. Mas homens não são Deus e estão longe, muito longe de ter a grandeza de Deus. Como podem ser dignos de figurar no altar ao lado de Deus, pois embora com o perdão de Deus, não foram capazes de se manter ao lado dEle na hora da morte. Só se for por muita arrogância. Foi Deus que os Salvou com a sua misericórdia da Morte. O meu sentimento é de gratidão paracom os apóstolos e pela Igreja, que guardaram de manter a palavra do divino nos seus corações e agiram de acordo com Ela e não de acordo com a leitura humana do Mundo. São dignos da nossa estima e da nossa gratidão. Obrigado a todos eles.

MAs a igreja deve ser simples e não ser complexa Deve se reger pelo essencial que é a mensagem de cristo dela vem todos os frutos para a Igreja e para o homem.

Não sou eu são os santos eles próprios que não se consideram dignos da paciência, da bondade de Deus, da Misericórdia de Deus. basta ler as suas palavras e as do próprio Paulo. Não foi Cristo que disse então quem se poderá salvar? Ao homem não é possível mas a Deus tudo é possível. Só pela misericórdia de Deus um homem se pode salvar. Ao homem pelos seus méritos cabe apenas diminuir a dívida que tem para com Deus, que é impagável, mas que Deus paga pela sua grande misericórdia e morte na cruz.

Está certo, que Paulo pudesse dizer isso. Eu não me importo de ser imitador de Paulo da mesma forma que ele é imitador de Cristo. Além disso eu também tento imitar os meus Pais, mas eles não são santos, nem Paulo esperava ser considerado Santo, pelos homens mas apenas e só por Deus. Mas paulo nunca pensou nem a a Igreja daquele tempo que Pudessem fazer uma estátua, dele para o Imitar. Além disso a perspectiva de Paulo é essencial, pois ainda não havia escrituras.

e dito isto não entrarei mais neste assunto. É a minha opinião que em consciência defendo.

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 31 de October de 2013 14:41

Por vezes ao querer demonstrar o meu desacordo pela forma como os santos são encarados por alguns sectores do catolicismo, me exceda e passe a ideia de que não dou valor à obra dos santos e à sua importância na Igreja. Só tenho a pretensão de que a sua importância tenha a medida certa e que isso faça parte da catequese da igreja. A demonstração de como isso é importante está na forma como durante o século XX, algmas tradições católicas forma substituídas por tradições pagãs da forma mais sorrateira. Amanhã é dia de todos os santos e agora vê-se os jovens(e os adultos) a celebrar o Halloween. Isso diz-me que a estratégia da igreja para fazer com que a memória dos santos seja permanentemente lembrada na Igreja não está adequada aos nossos tempos. Que informação me trás uma estátua sobre a vida de um santo? Nenhuma. Deveria ser contada em panfletos em histórias de livros de bolso vendidos a preço irrisório. É lá que eles se tornam vivos e não mortos num bocado de uma pedra qualquer sem significado algum.

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 01 de November de 2013 04:50

Vitor, seu diagnóstico está equivocado e sua proposta não se afina com o sentir da igreja. Talvez por te faltar o olhar da fé, tente analisar a igreja como uma associação e não como um corpo vivo que deve fidelidade antes a Deus que aos homens.
O "problema do século XX" a que vc se refere está muito longe de ser a tal "falta de adaptação" da igreja. Antes de tratar desses assuntos há vários pontos que deveria notar, mas vou sugerir apenas alguns:

(1) O lugar comum de afirmar que as mudanças no "mundo de hoje" são muito mais rápidas e, por isso, a igreja deveria mudar rapidamente serve mais para disfarçar o problema do que para explicá-lo. Essas tais "mudanças" apregoadas estão mais no campo tecnológico que no humano. No relacionamento humano (psicológico ou espiritual) o homem não avançou praticamente nada, aliás tudo indica que está regredindo bastante. É preciso ser muito crédulo para acreditar que magicamente e praticamente "do nada", e simultaneamente em todo o mundo: a moral cristã entrou em queda livre; o materialismo, o hedonismo e o ateismo tiveram um boom, e o cristianismo tenha se tornado da noite para o dia o vilão para tudo. Apenas uns 50 anos atrás se alguém sugerisse a situação atual seria considerada um lunático.

(2) Ao mesmo tempo que o mundo apregoa "liberdade de crença", o número de cristãos mortos por defenderem sua fé cresceu enormemente. Em alguns países europeus, atualmente os mulçumanos podem expressar sua fé, enquanto os cristãos não. O islamismo não se adapta nada ao mundo moderno ou o faz muito pouco, certamente o faz muito menos que o catolicismo, e ainda assim o islamismo cresce. Logo, seu diagnóstico não procede.

(3) Se ainda acha que tudo isso acontece "espontaneamente" pq o mundo "agora passou a ser assim", então não há muito o que fazer por vc. Já deveria ter notado, entretanto, que existe um movimento global se esforçando muito para que as coisas continuem nesse rumo. Nada disso acontece espontâneamente.

(4) Não sei a quantas anda sua atualização em filosofia, se conhece algo do new-marxismo, escola de Frankfurt ou gramscismo. Se sim, já deve ter lido algo sobre a revolução cultural (Gramsci), revolução sexual (Marcuse) e outras tantas "revoluções".
Ainda acha que tudo isso é expontâneo, "moderno" e científico? É para rir? Dois exemplos apenas:
- um sobre a ideologia de gênero [www.youtube.com]
- outro sobre o cultivo da burrice no brasil [www.dcomercio.com.br]
Se quiser considerar portugal, terá que extrapolar pq não me arrisco. Suponho, entretanto, que não estará tão distante assim do quadro.

(5) Assim, o problema que citou não decorre primeiramente de "falta de catequese", embora concorde que ela deveria ser muito melhor cuidada. Se vc é cristão, particularmente católico, está numa guerra. Ainda não sabia disso?

Paz e fogo.



Editado 2 vezes. Última edição em 01/11/2013 04:54 por firefox.

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 01 de November de 2013 10:52

Obrigado Firefox, pelo menos desta vez não me chamou nomes. Aliás também estou na luta e sei que estou em guerra pacifica.

Eu não abordei o tema por nenhum dos prismas que considerou. Quis considerar que a arte sacra durante muitos anos foi muito útil à igreja para catequisar de uma forma aligeirada os católicos. A imagem tinha a sua força. Mas a partir do momentos que se dá a revolução tecnológica do Séc.XX o conhecimento deixa de fazer parte de uns eruditos para passar a fazer parte da população em geral. A partir desta o Mundo recebe muitas influências que estão em competição. Já não faz sentido estátuas que são imagens mortas que não contam histórias, mas é preciso muito mais esforço. Talvez por isso o vaticano numa visão que considero profética tenha começado a reconhecer cursos de ensino superior com especialização nas área dos média que formam leigos e religiosos, para estar no mundo digital.
Eu pessoalmente penso que qualquer leigo que queira estar no mundo digital como evangelizador para uma civilização do amor, deve primeiro receber a acreditação destes cursos. Caso contrário corre o risco de em vez de ser um evangelizador ser um desenvangelizador.

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 01 de November de 2013 18:19

Boa tarde, vitor.

Citação:
vitor*
Obrigado Firefox, pelo menos desta vez não me chamou nomes. Aliás também estou na luta e sei que estou em guerra pacifica.

Sinceramente, não tenho intenção de chamar-lhe nomes e nem de ser rude, embora saiba que muitas vezes falhe nisso. Provavelmente esteja pagando o preço por um "lastro" de discussões anteriores, mas tenho procurado reparar isso.

Citação:
vitor*
Eu pessoalmente penso que qualquer leigo que queira estar no mundo digital como evangelizador para uma civilização do amor, deve primeiro receber a acreditação destes cursos. Caso contrário corre o risco de em vez de ser um evangelizador ser um desenvangelizador.

Acha realmente que o que falta na igreja são pessoas com diplomas acadêmicos? Lembre-se que tudo começou com uns poucos pastores e pescadores que tinham nenhum. Se permitir, indico um texto sobre algo relacionado a uma frase anterior sua: "É a minha opinião que em consciência defendo". Considero a indicação particularmente importante nos dias atuais, quando advogar a primazia da consciência individual passou a servir de álibi para todo tipo de crítica contra a doutrina da igreja e desculpa contra a necessidade da conversão. Hoje para muitos o "eu creio" cedeu lugar para o "eu acho que não". Peço, entretanto, que não tome isso como uma crítica pessoal, mas outro remédio de larga aplicação numa época de pandemia de falta do espírito cristão e católico. E sobre a indicação, refiro-me a um sermão do papa emérito "consciência e verdade" que foi mais um dos tijolos utilizados na reconstrução da minha casa, ainda não terminada. Considere. E sobre "caso contrário corre o risco de em vez de ser um evangelizador ser um desenvangelizador", não me arrependo tanto da falta de cursos quanto do distanciamento do espírito da igreja qdo me meti em discussões antigas aqui, como daquela sobre o aborto. Na época tb pensava que o castelo da consciência protegia contra tudo, mas assim como a fé anda de braços com a esperança e a caridade, fui alertado que a consciência também deve caminhar com a verdade. Cristo não ensinou "a consciência vos libertará", mas disse algo sobre a verdade e certamente não estava falando daquela que cada um tem a sua.

Fique com Deus.

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 03 de November de 2013 11:22

Obrigado pelo esforço. Não deve ser fácil. Às vezes posso ser muito irritante sem querer.

Quando falo da necessidade de receber formação da Igreja para estar nos média, estou a abdicar da minha forma de estar, para o estar da Igreja. Estou sem dúvida a fazer uma concessão. No tempo dos pescadores o Mundo era bem mais simples para eles, viviam e comiam com dificuldades, mas as suas influências estavam limitadas a um determinado território bem limitado em que a inculturação, para que fosse entendido, era bem mais simples. A bíblia dá-nos bons exemplos de inculturação se olharmos para as diferenças dos 4 evangelhos, com 4 formas de evangelizar e 4 públicos-alvo. Nos média estamos a falar com culturas de todo o Mundo bem complicadas e que desconhecemos à partida. Estamos a falar de tecnologias que necessitam de um claro domínio para que possam traduzir a inculturação da mensagem que pretendemos transmitir. Não se faz isso sem uma formação da Igreja e quanto a mim em consciência não o devo fazer sem a igreja me autorizar e reconhecer que tenho capacidade para o fazer.

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 03 de November de 2013 21:03

Citação:
vitor*
Quando falo da necessidade de receber formação da Igreja para estar nos média, estou a abdicar da minha forma de estar, para o estar da Igreja. Estou sem dúvida a fazer uma concessão.

Acho que estamos falando de coisas diferentes. Entendi que está dizendo que, por exemplo, se quero evangelizar na internet, posso/devo fazer algum curso sobre essa mídia para explorar melhor o recurso e fazer um trabalho de boa qualidade. Não tenho nada contra isso.
Estou dizendo, por outro lado, que o "trabalho espiritual" começa comigo mesmo. A evangelização começa primeiro em casa, com o esforço de conversão e conhecimento amoroso da igreja - pq conhecer odiando o diabo tb conhece.
Nesse aspecto não são poucos que falham e agem mais como missionários do mundo dentro da igreja do que propriamente missionários do evangelho dentro do mundo. Muitos que querem falar em nome da igreja nem sequer tem amor a ela.
Vide como exemplo de aberração "católicas pelo direito de decidir" ou L.Boff. Normalmente não nomeio, mas esses são casos públicos escandalosos e convém apontar o lobo.

Tb não sou bom exemplo pq andei na lama um tempo, mas ao menos estou retornando para casa.

Paz e Bem.

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 05 de November de 2013 11:33

OLá,

Está certo, eu não odeio a igreja eu pretendo contribuir, mesmo sabendo que posso errar, para com ela servir melhor. Felizmente este nosso papa tem aliviado muito esse esforço, e dá ao mundo um exemplo de liderança humilde que qualquer gestor qualquer governante deve seguir. Ao ouvir por exemplo a liturgia deste domingo fez-me refletir que se calhar sou muito impiedoso com os fiscalistas/governo deste país que bem ou mal cobram impostos que não nos agradam e de uma forma que não nos agrada, mas Deus de certo quererá deles algo e de nós também outro algo.

Re: Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de November de 2013 14:26

os primeiros cristãos chamavam-se uns aos outros de santos.

vejamos os protestantes. Quantos grupos existem? Mais de 40 mil, cada um com suas ideias, umas mais sensatas, outras que só lembravam ao diabo.

Jesus quis-nos em Igreja, em comunidade, unidos.

Percebemos imperfeitamente, compreendemos deficientemente. Os santos ajudam-nos a atualizar a mensagem cristã para as mais diferentes realidades, a superar a nossas limitações. Ajudamo-nos uns aos outros na nossa caminhada para Deus.

Aprendi muito com os santos e agradeço profundamente à Igreja por nos indicar os seus exemplos vida, que sendo ainda assim imperfeita, me ajuda e ajudará certamente a muitos outros a melhor seguir o exemplo de Jesus Cristo.

E se Jesus fez milagres muitos deles também o fizeram, pela graça de Deus.

E posto isto recomendo a leitura das biografias dos santos. Pode ser São Maximiliano Kolbe, Santo Agostinho, São Francisco de Assis, São João Bosco ou de muitos outros. Para mim valeram mais que muitos tratados de teologia.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.