Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Papa Francisco diz que a Igreja tem estado "obcecada" com o aborto e o casamento homossexual
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 20 de September de 2013 13:48

Citação:
“Não podemos concentrar-nos só nestes temas. Não tenho falado muito sobre estes temas e por vezes isso tem-me sido apontado. Mas quando se fala destes assuntos, deve ser no devido contexto. Sabemos qual é a opinião da Igreja e eu sou um filho da Igreja, mas não é preciso continuarmos a falar disto assim.”

Finalmente, alguma luz no discurso da Igreja sobre o que realmente importa, e recentrar a Igreja no Evangelho.

Sempre me fez muito confusão a quantidade de pessoas dentro da Igreja que gasta todo o seu tempo em campanhas contra o aborto e contra quem o faz, em vez de se centrar no Evangelho, e na sua mensagem de esperança.

Obrigado, Luís Gonzaga

Re: Papa Francisco diz que a Igreja tem estado "obcecada" com o aborto e o casamento homossexual
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 20 de September de 2013 16:33

Deve haver espaço para esses temas também, mas não necessitam de ser o Centro, porque se a Igreja é cristocêntrica, o centro deve ser Cristo.
Existem insitituições de leigos que tratam muito bem desses assuntos. Isso deve ser um assunto de debate da sociedade civil.
A Igreja o que tem de fazer é sair fora de portas e ir ao encontro dos que estão dispostos a ouvir(porque nem todos estão, já que como disse Cristo, "só vem a mim quem o meu Pai quiser"). Pregando o evangelho sera um bom contributo para eliminar esses problemas.

Re: Papa Francisco diz que a Igreja tem estado "obcecada" com o aborto e o casamento homossexual
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 21 de September de 2013 00:24

Já vou adiantando que o contexto da frase do papa foi completamente deturpado. Outra vez (!) para variar. Não sei como ainda existe católico que acredita nessa imprensa de manchetes sensacionalistas, e ainda dão corda.
Para quem quiser ler a entrevista completa do papa, fonte da notícia, ver pope interview. Recomendo muito a leitura.

O sentido resumido da frase do papa foi que a doutrina da igreja é correta e não vai mudar, mas é preciso caridade para ensiná-la. O ensinamento moral da igreja deve ser ministrado mais como remédio para curar doentes do que como acusação para condenar criminosos. O cristão impulsionado pela caridade deve agir mais como médico cuidadoso que quer o bem do doente do que como procurador que quer a condenação do réu. Quem ler a entrevista vai logo notar que o papa está falando diretamente para os católicos engajados nas missões da igreja. Isso é importante porque ajuda a entender o que ele está dizendo. O papa não está considerando que quem o ouve é alguém não católico e isso explica em grande parte a incapacidade quase total da mídia para entender o significado das suas palavras.

O que o papa está propondo é um "novo jeito" de agir - mudar o olhar, olhar com os olhos de Jesus. No contexto da entrevista ele deixou claro que nem o cristão legalista (que condena o homossexual) e nem o cristão frouxo (que diz que está tudo bem e não tem nada errado) agem com misericórdia. Acho que ele diz que nós deveríamos "falar menos" sobre certos assuntos (isso é muito diferente de deixar de falar) porque o processo de "cura" é pessoal e cabe ao Espírito Santo. O exemplo é inspirado no bom samaritano.

Assim, apesar de entender a posição do papa, se é que a entendi, não consigo ainda avaliar o alcance todo dela:

Por um lado, fico pensando que o papa está sendo muito ingênuo de considerar que todos que o ouvem têm boa vontade. Quando penso assim, lembro que os "verdadeiros obsecados" são os membros dos grupos de militância gayzista e pró-aborto, dentre outros, que concentram todos os esforços para atacar a igreja. Esses com certeza vão tentar capitalizar a fala do papa a seu favor, e o efeito pode ser desmotivador para quem luta a favor da vida. Esse momento vai exigir perseverança e purificação daqueles católicos engajados nessas causas. Vejo cruzes no horizonte.

Por outro lado, não sinto que "a igreja" esteja obcecada com nada. Talvez alguns de seus membros estejam, talvez a fala do papa seja para esses, embora acho que algo semelhante poderia ser dito sobre quase todos os assuntos, se considerarmos que são mais de 1 bilhão de fiéis.
Não tenho dúvida que os temas citados têm aparecido mais na mídia apenas pq existem grupos interessados nessa propaganda. Existe um processo de engenharia social em andamento contra a cristandade e alguns membros da igreja estão reagindo contra, aliás como deveria mesmo ser (e deveria ser muito mais).
É natural que a igreja apareça se posicionando contra essa pauta, é bom que seja assim. É bom deixar de lado essa covardia e parar de tentar bancar o bom moço politicamente correto. A primeira vista ficou parecendo que o papa tentou ser político, mas pensando bem, não acho que o papa seja tão ingênuo assim. Ele está falando para católicos ou para galinhas mortas? Ele não disse nada que o próprio Jesus não poderia ter dito ele mesmo. Talvez o papa tenha sido mais corajoso do que nós, se temos tanto medo das cruzes. O papa não disse para parar de lutar, já se esqueceram que ele mesmo participou da marcha pela vida e abençoou os manifestantes pró-vida? Ele está propondo um outro jeito de lutar.

Paz e Bem



Editado 4 vezes. Última edição em 21/09/2013 00:39 por firefox.

Re: Papa Francisco diz que a Igreja tem estado "obcecada" com o aborto e o casamento homossexual
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 de September de 2013 16:10

Entrevista em português no site da revista Brotéria.

Re: Papa Francisco diz que a Igreja tem estado "obcecada" com o aborto e o casamento homossexual
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 26 de September de 2013 03:10

Não tive ainda tempo de ler toda a entrevista mas do que li, são palavras de um homem sábio, humilde, que se confessa pecador, como eu.
Este papa marca diferença numa humanidade que precisa de um papa assim, para dar a volta por cima e entender que não há grande glória em parecer ser maior que os outros, há grande glória em ser grande(aos olhos de Deus se bem que somos sempre muito pequenos comparado com Ele), mas ser pequeno aos olhos dos outros. Isso é algo que dificilmente pode ser ensinado, pois tem que ir do pensamento até à consciência e voltar da consciência ao pensamento (Vítor Hugo in os Miseráveis) e por vezes só faz metade do caminho. Tem que ser a experiência a fazer-nos entender isso muito bem.



Editado 1 vezes. Última edição em 26/09/2013 03:14 por vitor*.

Re: Papa Francisco diz que a Igreja tem estado "obcecada" com o aborto e o casamento homossexual
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 27 de September de 2013 22:28

Assino embaixo.

Re: Papa Francisco diz que a Igreja tem estado "obcecada" com o aborto e o casamento homossexual
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 07 de October de 2013 12:55

A entrevista é muito interessante, e muito mais que os títulos que teve na comunicação social.

Tenho a pergunta pronta, mas decido não seguir o esquema que fixara e pergunto um pouco à queima-roupa: «Quem é Jorge Mario Bergoglio?» O Papa fixa-me em silêncio. Pergunto se é uma pergunta lícita para lhe colocar… Ele faz sinal de aceitar a pergunta e diz-me: «Não sei qual possa ser a definição mais correcta… Eu sou um pecador. Esta é a melhor definição. E não é um modo de dizer, um género literário. Sou um pecador».


Está no link indicado pela alef.

João (JMA)



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.