Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
os non sense religiosos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 31 de May de 2013 13:51

Para mim a fé é uma forma de estar de agir no trabalho na familia, com os amigos, nada tem a ver com non senses, que não são nada de fé mas de uma grande fezada.
O ano passado fui a fátima, fiquei desapontado com um certo local onde se benzia carros. Isto não é mais do que apelar à superstição. Quando a fé não está focada no serviço no sacrificio e no trabalho, mas sim em obter benesses, que bem podiam ser obtidas, por uma qualquer bruxa, ou curandeira, e que nada dignificam a religiao católica, então está tudo dito.
De facto benzer os carros é uma mentira, porque qualquer carro pode bater independependemente de ser benzido ou não. Não foi isto que Cristo queria. Pediu serviço, ser servo e não fazer de Deus um qualquer protector de automóveis. Isso é pouco dignificante. Estes nos senses não acontecem só na religião católica, mas também em outras religiões como a muçulmana onde não se come porco. O homem quando se desliga da razão para dar lugar à fezada, passa para o lugar onde não existe fé, e para um Deus que não existe, mas que Ele imagina que existe e que é de uma forma que não é.
Há uma grande fezada em comer a hóstia, quando ela vale pelo relembrar de Cristo, não é algo que nos traga benefécio, mas é algo que oferecemos a Deus de livre vontade e dizemos Senhor estamos aqui e estamos dispostos a servir-te e a seguir-te e a viver em comunhão com os meus irmãos. De facto o padre não tem poderes especiais para transformar a hóstia no corpo de Cristo, porque de facto não é o corpo de Cristo mas um memorial do Corpo de Cristo, um simbolo, o "fazei isto em memória de mim". O padre não é nenhum bruxo, ou alquimista, para transformar as coisas em outras. É non sense. Eu posso fazer uma eucaristia, partindo o pão e dividindo com os meus irmãos. Estarei a relembrar cristo e a última ceia. "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome aí estarei no meio deles." Não haverá eucaristia se Deus estiver no meio de nós.

É interessante notar que os países que sofrem mais actualmente com a crise são de predominância católica. Ainda há dias uma eurodepudata espanhola e por sinal católica fazia notar isso mesmo. DIzia ele que os paises onde de algum modo o protestantismo está presente existe de facto alguma racionalidade na vida das pessoas. É irracional pensar que se pode gastar mais do que aquilo que se ganha, nos países nórdicos. Em itália um país onde está o vaticano, até um palhaço foi eleito, berlusconi é o que se sabe. É sinal que a Igreja católica não está a educar as pessoas para a vida, mas para a superstição, para o viver para as aparências. A religião sem dúvida é o reflexo do pensamento cultural de uma civilização e enquanto os non sense vigorarem e as pessoas e os lideres religiosos católicos, pararem também eles de andarem com carros topo de gama, vivendo também eles de aparências e iludindo os outros, como o bispo de uma cidade que conheço, talvez as pessoas passem a apreciar o verdadeiro valor da vida e do serviço ao outro e não das aparências.

È claro quero rematar que sou católico e vou continuar a ser, mas não me conformo, com o actual estado de coisas. Não é por acaso que o nosso papa, diz que devem parar os guardiões da fé, na porta das Igrejas. E há muito disso, acreditem que há. Amo a Igreja Católica, mas não amo muito menos os meus irmão protestantes, muçulmanos, hindus, com quem Deus me deu a felicidade de trabalhar todos os dias, talvez para me educar para a universalidade do seu amor. Em todos os corações humanos, há espaço para Deus, há espaço para a verdade, com as suas diferenças. A mi cabe-me confiar que Cristo felizmente é a verdade, mais verdade que outro credo. Deus nada nos dá de graça, muitas vezes nem dá, porque nem precisa porque já deu tudo o que precisamos a vida, os talentos, já foram dados à nascença. Se Deus precisasse de intervir no tempo, para fazer o seu plano, então estava limitado pelo tempo, mas Deus fez tudo no tiro de partida. Nada se lhe pode ser exigido, só agradecido.

Fiquem bem.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: fratal (IP registado)
Data: 04 de June de 2013 15:53

As avarias atingem todos os sistemas, estruturas, mecanismos, indivíduos, instituições, matrizes e realizações e até há pessoas que vivem exatamente dessas avarias. Uma compreensão neste nível obriga-nos ao exercício da paciência (o que não é sinónimo de passividade).
Quando se diz que alguém é um calhau (pedra de tamanho médio) não se quer dizer que essa pessoa se transfomou num calhou; O que se quer dizer é que há elementos de identidade entre essa pessoa e o calhau, nomeadamente dificuldade ou recusa a raciocinar. Quando se diz que uma pessoa é uma víbora, de igual modo não se quer dizer que esse alguém se transformou numa víbora, mas que essa pessoa assume comportamentos tão venenosos e mortíferos, quanto o veneno da víbora é mortífero.
Realmente é na dimensão ética, estética e profética que temos de buscar e aprofundar a identidade dos cristãos e nessa identidade há gestos e atitudes motrizes e transformadores (não no sentido de alquimia- fingir que- mas no sentido da grande química cósmica em que tudo se renova).

-#^R

Re: os non sense religiosos
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de June de 2013 06:40

Citação:
vitor*
Para mim a fé é uma forma de estar de agir no trabalho na familia, com os amigos, nada tem a ver com non senses, que não são nada de fé mas de uma grande fezada.
O ano passado fui a fátima, fiquei desapontado com um certo local onde se benzia carros. Isto não é mais do que apelar à superstição. Quando a fé não está focada no serviço no sacrificio e no trabalho, mas sim em obter benesses, que bem podiam ser obtidas, por uma qualquer bruxa, ou curandeira, e que nada dignificam a religiao católica, então está tudo dito.

Bem vitor*, como amigo, sugiro a vc dedicar-se mais à oração. É com tristeza que percebo que vc se encontra no momento numa difícil crise de fé, e a meio caminho de algo que um orientador espirtitual amigo costumava chamavar de "ateísmo prático".

Citação:
vitor*
De facto benzer os carros é uma mentira, porque qualquer carro pode bater independependemente de ser benzido ou não. Não foi isto que Cristo queria.

Já parou para pensar nesse seu argumento? Se não o disse apenas da boca para fora num momento de desolação, então a coisa anda mesmo mal. É notória a facilidade com que agora vc está julgando o coração das pessoas, e particularmente o daquelas com uma fé mais simples. Já se tornou gnóstico? É evidente que um carro pode bater independentemente de ser benzido ou não, da mesma forma que coisas ruins podem acontecer independentemente da pessoa ter orado e recebido uma benção diretamente de Deus! O exemplo mais chocante dessa verdade encontra-se em Cristo mesmo, e em todos aqueles santos sobre os quais ele mesmo disse que sofreriam neste mundo por o seguirem. Todavia, nenhum católico que procura receber uma bençao a imagina como um escudo impermeável contra todo tipo de mal. Idem para as bençãos concedidas no matrimônio, na saída da missa, nos doentes, nos animais, ou em objetos materiais. Vc está muito equivocado.

Não digo que todos os que vão aos santuários chegam lá com as intenções mais puras, mas da mesma forma está longe de mim afirmar que o fazem sempre por ignorância ou superstição. Felizmente não cabe a mim julgar isso, mas, para fugir do orgulho, faz bem a mim pensar que possivelmente um dos pequeninos que foi lá com dificuldade para receber uma bençao pode ter dado um testemunho de fé maior que o meu que procuro "explicações" para tudo. Mire-se no exemplo de Sto Agostinho, que ficou envergonhado qdo perguntou a um pobrezinho como ele entendia a Trindade, e ouviu como resposta que nem imaginava, mas simplemente confiava pq os santos e a igreja assim criam e ensinavam.

Citação:
vitor*
O homem quando se desliga da razão para dar lugar à fezada, passa para o lugar onde não existe fé, e para um Deus que não existe, mas que Ele imagina que existe e que é de uma forma que não é.

Será que vc já deu o passou seguinte para o "ateísmo prático"? Já não acredita mais nos milagres, nos mistérios cristológicos (encarnação, ressurreição, etc), nos sacramentos etc? Não me diga que já abraçou a "teologia imanente" do grande relojoeiro racionalista que explica tudo simbolicamente e sem a necessidade real de Deus, como se a ressurreição de Cristo fosse semelhante a de Elvis Presley, como quando alguém diz que ele continua vivo qdo dois ou mais se reunem para escutar a música dele numa guitarra. Isso seria descer demais e equivale definitivamente à apostasia da fé católica e mesmo cristã.

Citação:
vitor*
Há uma grande fezada em comer a hóstia, quando ela vale pelo relembrar de Cristo, não é algo que nos traga benefécio, mas é algo que oferecemos a Deus de livre vontade e dizemos Senhor estamos aqui e estamos dispostos a servir-te e a seguir-te e a viver em comunhão com os meus irmãos.
(...) porque de facto não é o corpo de Cristo mas um memorial do Corpo de Cristo , um simbolo (...)

Procure ajuda, pq se é nisso que vc resume tudo, então vc já está com os dois pés fincados no "ateismo prático". Isso que afirmou é pura heresia. Infelizmente, vc já não fala mais como católico agora, mas se quiser lutar por sua fé posso te sugerir algumas armas:
- nada substitui o encontro com Deus na oração! esse é o principal caminho, mas talvez no momento te seja difícil pela crise de ateísmo.
- procure boas leituras, alguns santos podem te servir de exemplo, pelo modo como venceram nesse campo;
- dispa-se do manto do orgulho e procure cultivar pelo menos uma devoção aprovada pela igreja, foi assim que Sta Teresinha venceu uma guerra espiritual. Qdo esteve sob ameaça de perder a fé, ela disse que foi uma devoção que a manteve no combate e dentro da igreja.


Citação:
vitor*
Eu posso fazer uma eucaristia, partindo o pão e dividindo com os meus irmãos. Estarei a relembrar cristo e a última ceia. "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome aí estarei no meio deles."

Não, não pode. Tb pode ler um versículo e relembrar Cristo, mas isso igualmente não será eucaristia. Isso tudo é balela. Mal perdeu a fé e já quer inventar outra religião? Assuma o seu erro e a sua fraqueza, que essa é a atitude mais correta, mas não queira por orgulho se apresentar como modelo e fundador de outra religião.

Citação:
vitor*
É interessante notar que os países que sofrem mais actualmente com a crise são de predominância católica. Ainda há dias uma eurodepudata espanhola e por sinal católica fazia notar isso mesmo. DIzia ele que os paises onde de algum modo o protestantismo está presente existe de facto alguma racionalidade na vida das pessoas.

Simples então, torne-se protestante se acredita nessa charopada.

Citação:
vitor*
È claro quero rematar que sou católico e vou continuar a ser, mas não me conformo, com o actual estado de coisas.

Não. Lamento ser eu a te informar que vc no momento não comunga mais da fé católica, e como tal não é mais católico. Entretanto, se deseja de coração permanecer católico, seja bem vindo ao combate, a igreja pode e vai te ajudar, se vc deixar.

Citação:
vitor*
Amo a Igreja Católica, mas

Será que ama mesmo? Ou será que ama uma imagem de igreja católica ideal que existe na sua cabeça? É importante repensar isso, pq alguns "teólogos ateus" tb dizem amar a Cristo, mas amam uma figura revolucionária que inventaram nas suas fantasias, um "Jesus socialista" que nunca existiu e é puro delírio. Nem de longe o Jesus verdadeiro, aquele carpinteiro que realizava e acreditava em milagres, que não tinha nada de socialista, que ensinou a oferecer a outra face e fez isso, pq o reino dele não era deste mundo. Esse Jesus verdadeiro não era um mero ator de teatro, revolucionário e picareta.

Paz e Bem



Editado 1 vezes. Última edição em 05/06/2013 06:41 por firefox.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 05 de June de 2013 16:54

Olá Vítor

Queria apenas dizer algo sobre essa parte da crise e os países do católicos (do Sul, acrescento eu)...

A crise quase que levou a Islândia à falência (que não é católica), está a bater enormemente na Grécia (que não é católica), está a afectar a Grã-Bretanha (que não é católica) - se bem que o país tenha outro tratamento pelo mercado e imprensa.

Já agora, leia-se esta crónica sobre essa história dos países do Sul:
Está-nos no sangue, a corrupção


Cassima

Re: os non sense religiosos
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de June de 2013 00:09

Não ia me meter nesse assunto, pq estou muito atarefado agora. Mas seja como for, seguem algumas contribuições para meditar:

1) Apesar dos argumentos anti-católicos, quase todos eles inspirados no antigo escrito de Max Weber ("Ética protestante e o espírito do capitalismo"), atualmente não são poucos os economistas e filósofos que criticam a tese reducionista de que países católicos são mais atrasados devido à religião. Para começar, uma olhada em "Catolicismo, protestantismo e capitalismo" de Rothbard já é suficiente para mostrar que o assunto é muitíssimo mais complexo do que a tendenciosa e pretensiosa tese de Weber -->
[www.eseade.edu.ar]
[www.mises.org.br]

2) Trecho: "Novo estudo desmonta a tese de que os países católicos são mais atrasados" -->
[pendientedemigracion.ucm.es]

Por mim já basta e concordo com isso: "...la filósofa y escritora Reyes Calderón, decana de la Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad de Navarra, desveló hace apenas un mes que está ultimando una investigación en la que desmonta con contundencia la idea de que las sociedades católicas sean más corruptas y atrasadas que las de tradición protestante. De momento, sostiene: “El problema es que tanto la metodología de la investigación como las bases de los estudios eran incorrectas. Valoraban, por ejemplo, que como en el catolicismo puedes robar y después confesarte para quedar libre de culpa, se tendía más al hurto. No valoraron que la religión católica obliga a devolver lo robado para ser absuelto. La muestra era muy sesgada".

A.M.D.G.



Editado 1 vezes. Última edição em 06/06/2013 00:10 por firefox.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 06 de June de 2013 09:50

Olá amigos,

Não tenho nenhum problema em reconhecer que passo por uma crise de fé, mas se Deus quiser há-de ser passageira.
Como em tudo em tudo na vida a fé é feita de altos e baixos, estou num momento baixo, pouca motivação para ir à missa e etc etc. Bem mas Cristo no seu último suspiro de vida também gritou "Meu Deus, Meu Deus porque me abandonaste" e depois ressuscitou. Talvez precisemos de nos sentir completamente abandonados de Deus, para dar a volta por cima.

Desculpem o desabafo de cima, não vos quero molestar, algumas das coisas de cima realmente preocupam-me, verdadeiramente. Outras nem tanto. Arrependo-me mais do corpo de Cristo.

Na paz. Sempre que posso passo por aqui. Orem por mim, senão for pedir muito.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de June de 2013 10:22

Oi vitor*,

Não é vergonha nenhuma passar por uma crise de fé. É incômodo e dolorido, mas é tb uma oportunidade para crescimento se a superar, o que não acontece sem luta.
Apesar da minha resposta ter se assemelhado muito a uma "bronca", espero que tenha entendido que a intenção foi de ajudar.
Já passei por algumas crises, creio que muitos passamos, e por isso sei por causa própria como esse tempo é difícil.

Se a oração estiver difícil, tente uma boa leitura, talvez até algum filme ou outra coisa que te ajude, mas nunca desista de lutar.
Qto a isso de molestar-nos, não se esqueça que pertence à igreja, e muito pior teria sido se sucumbisse calado. Ao menos está lutando e isso é o mais importante.
Então não se isole, isso não faz bem. Creio que o "suportai-vos uns ao outros" que Cristo ensinou é muito mais que "engolir sapos", tem mais a ver com dar suporte mesmo.

Fica com Deus.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de June de 2013 10:54

Olá Vítor

Não são precisas desculpas nem incomodaste.

A achega que fiz, também preciso de a fazer para mim mesma em algumas ocasiões, porque a ideia/preconceito que querem fazer crer às pessoas é mesmo essa. E então necessito de ver com calma os exemplos Norte-Sul, católicos-protestantes para me relembrar das coisas e não embarcar nas ideias feitas.

Quanto à crise de fé força que não estás sozinho. Também não ando num bom momento. Mas vou tentando não me deixar ir.

Um abraço

Cassima

Re: os non sense religiosos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 06 de June de 2013 13:42

Obrigado,

Quando ao problema Norte- Sul não é só a religião que afecta, mas também outros fatores. O clima é um fator primordial. Comparamos o Norte católico português com o sul algo socialista com um catolicismo próprio e vemos que no norte as pessoas são mais "produtivas". E nada disso tem a ver com a religião mas com o clima embora ambas as partes norte e sul do pais sejam católicas. O norte de portugal mais conservador como o protestantismo é, o sul mais liberal. Isso acontece em inumeros paises. Agora não se pode ignorar que Portugal seria um pais diferente se fosse protestante. Não seria a mesma coisa do que sendo católico. É nisso que digo que o pensamento cultural é afectado pela religião. Mas não é só a religião existem outros fatores muito importantes. Muitas vezes a escolha da religião tem a ver com a identidade da pessoa e do meio envolvente, incluindo o clima. Por isso mesmo talvez o protestantismo tenha mais sucesso no norte do que no Sul, onde as condições de vida e climáticas requerem uma vida mais austera.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de June de 2013 15:02

Claro que há muitos factores.

Queres perceber um pouco as razões das diferenças religiosas entre o norte/centro e o sul portugueses?

Lê o livro Rebeldes e Insubmissos - Resistências Populares no Liberalismo
de Fátima Sá (não sei os capítulos de cor). É a tese de doutoramento da autora. Li-o por outros motivos mas encontrei lá (algum)as razões dessa diferença.

Não aceito essas razões Norte-Sul, Protestantes-Católicos. Há sempre exemplos a fugir à regra. Então a Irlanda? Têm lá muito sol? São latinos? E porque não são protestantes?

E sobre o facto do Norte austero "pedir" o protestantismo que dizer então dos exuberantes e violentos vikings? A região mudou?

E porque é que foram católicos durante tantos séculos? A região era diferente?

Que eu saiba o Henrique VIII foi um excelentíssimo católico agraciado pelo papa como Defensor da Fé até achar que certas leis não se lhe aplicavam. Foi uma questão de região, clima, ou o que seja?

Temo que não seja só assim. Há sempre exemplos, contra-exemplos e a História em acção.

Cassima

P.S. Editei para correcção de gralhas



Editado 1 vezes. Última edição em 06/06/2013 15:04 por Cassima.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 06 de June de 2013 18:38

Olá Cassima,

Quando se apresenta um modelo pode-se encontrar sempre casos que não se encaixam no modelo, no entanto o modelo pode ser válido. Ninguém pode negar que os povos do Sul gostam de ir tomar a sua bica à noite depois do Jantar ou ir ao restaurante algo que não é assim tão comum nos povos do Norte, ainda assim pode existir pessoas ou casos individuais que o fazem. O mesmo se aplica à religião. Existe um fator do meio do ambiente em que se vive que molda o pensamento e comportamento das pessoas, mas isso não implica que não haja pessoas que fogem à regra.
Um amigo sudanês fazia-me notar isso mesmo. Os filhos dele foram com ele e a mulher ao Sudão onde é Sol todos os dias. Contou-me que uma amiga portuguesa notou quando eles voltaram que eles estavam com muito mais energia.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de June de 2013 13:29

Já São Paulo dizia que Jesus Cristo era uma loucura para os gregos e um escândalo para os judeus. Segundo me parece as críticas que o Vítor faz radicam na negação da transcendência de Deus. Deus é absolutamente superior ao Homem. Se Deus pode fazer-se homem em Jesus também pode estar presente na hóstia consagrada, a Deus isso é possível.
Deus está também sempre presente, a religião não fica nas portas da igreja, mas preenche toda a vida do cristão. Daí que faça sentido benzer um carro, uma casa, rezar antes das refeições, etc. As pessoas podem fazê-lo movidas por razões menos puras, mas não devemos julgar o coração das pessoas.

Há cristãos que dão mau exemplo? Pois há, mas o caso do bispo com um carro de luxo pode nem ser um caso desses. Conheço casos de padres a quem a paróquia deu um carro de luxo, isto sem que ele tivesse sabido previamente. Que faz agora o padre ao carro? Rifa-o? Não seria isso um insulto para quem lhe deu o carro? Devemos ter o maior dos cuidados ao julgar as pessoas.

A disparatada teoria de que o sul da europa era mais atrasada por causa do catolicismo foi ultimamente vinculada pelo Pedro Arroja através do seu blogue. Refutei ponto por ponto esse disparate. se for preciso repetir toda essa argumentação.

Caso português - basicamente ficamos mais atrasados porque aquando da revolução industrial estavamos longe das fontes de carvão (que era a fonte de energia da época) e a nossa elite nacional foi em grande parte eliminada. A corte emigrou para o brasil (15 mil pessoas, a maior parte da elite nacional) e na sua grande parte não voltou, o próprio rei voltou bastante contrariado. Depois a guerra liberal acabou com as ordens religiosas, que era a classe instruida que nos sobrava. Demoramos mais de meio século a recuperar esta hecatombe intelectual, mas isto não tem a ver com sermos catolicos ou protestantes. Tem a ver com as guerras napoleonicas e o posicionamento geográfico.

Na verdade há poucos paises de maioria protestante (pelo menos com uma dimensão minima). Com mais de 1 milhão de habitantes temos apenas:

Noroega (que tem muito petróleo)
Suécia
Dinamarca
Finlândia
Reino Unido (isto se considerarmos o anglicanismo um protestantismo, o que não é linear)
Namíbia
África do Sul
Papua-Nova Guiné
Jamaica
Estados Unidos
Letónia

Ou seja a escandinávia, o Reino Unido, os Estados Unidos e poucos mais paises, quase todos do terceiro mundo. Paises de maioria católica são muitos mais. Na europa ocupam o seu centro que foi devastado pelas duas guerras mundiais.
A população da escandinavia, toda junta, é metade da de espanha e no caso da noroega teve uma enorme ajuda do petroleo... que depois anima as economias em volta. Os USA exterminaram a população nativa e têm condições naturais únicas no mundo. Enquanto a população dos USA é basicamente uma população europeia deslocada, a da maior parte da américa do sul é descendente de nativos. Isso faz diferença por causa do nível de instrução original dessas populações.
etc, etc, etc.

Dissecada essa tese não tem pernas para andar.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 07 de June de 2013 13:56

Olá Vítor

Uma região ou um país não podem ser considerados meras excepções de uma regra.

Os católicos alemães não são os pobres incompetentes lá do sítio nem os protestantes portugueses se evidenciam numa prosperidade e engenho diferentes cá por casa.

A propósito da bica e do pessoal do Norte, havias de ver os bares irlandeses à noite. Não bebiam bica mas bebiam outras coisas. :)

O camilo já deu um ar mais científico à questão.

Cassima

Re: os non sense religiosos
Escrito por: fratal (IP registado)
Data: 07 de June de 2013 16:42

Se fosse dado mais relevo às ordens «mandamentos» de Cristo haveria menos problemas do tipo norte/sul, católicos/protestantes, crentes/ateus, críticos/não críticos, leigos/clérigos etc.
Quanto a outras questões ocorre-me perguntar:
- Será Deus quântico?

-#^R

Re: os non sense religiosos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 07 de June de 2013 20:40

Acho que estão a tentar defender uma posição que não merecia defesa. Não defendo que o protestantismo é melhor ou pior que o catolicismo. Aliás deixem-me dizer que tenho uma visão muito directa, sobre isto. Se eu tivesse nascido num pais onde não há catolicismo seria de outra religião qualquer e nem por isso Deus em toda a sua inteligência deixaria de me tentar salvar. Há muitas condicionantes que fazem uma pessoa ser de uma religião ou de outra e não é só a vontade mas também o meio envolvente a sociedade em que estamos envolvidos. Tem que haver da nossa parte uma compreensão alargada para toda esta envolvente que Deus certamente tem e um sentimento de complacência e perdão.
Não me julgo que sou melhor porque sou católico, mas porque procuro a verdade com todo o entendimento do meu coração com todas as minhas forças. Há uma névoa entre nós e Deus que não pode ser apagada, mas pode ser diminuída se nos esforçarmos. TOdas as religiões se esforçam por isso , talvez muito mais o cristianismo, que para mim primeiro conhece-se e só depois se entende aos pouquinhos.
Essa defesa do catolicismo não leva a nada perante o protestantismo, porque ser católico não é garantia de salvação, o que interessa é o que fazemos com as nossas vidas, se tentamos amar a Deus e o próximo, mais que a nós mesmos.

Nos muçulmanos é possível encontrar pessoas que comungam dos mesmo principios que os cristãos, mas também é possível encontrar pessoas que não comungam desses principios. Falo porque conheço, falo porque vejo, a ajuda ao próximo neles, com as suas diferenças é certo, porque não é tudo a mesma coisa. Para mim é melhor e mais certeiro ser cristão, mas eles também procuram amar a Deus. O caminho deles é que não é tão directo como o nosso, pois o nosso é jesus Cristo o caminho directo para o Pai.
Mas não podemos dizer que Deus não os salva a eles e nos deixa a nós de fora, porque Deus é livre e infinitamente justo e decide como quer.

Mas nós temos mais responsabilidade porque se temos o caminho direto para o pai, o que estamos à espera para mudar a face do Mundo. De certeza que por termos esse caminho direto para o pai seremos julgados com mais rigor do que os muçulmanos. Por isso é preciso ter cuidado e estar alerta.



Editado 2 vezes. Última edição em 07/06/2013 20:54 por vitor*.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de June de 2013 22:00

parece-me que estás a ver fantasmas.
apenas tentei responder à tua tese original de que o catolicismo era menos racional que o protestantismo e que isso seria causa do atraso dos paises católicos. Foi a tese que apresentaste e não tem sustentação possível se a confrontarmos com a realidade.
Quanto ao nevoeiro entre nós e Deus que pode ser diminuído se nos esforçamos... mais uma vez Deus é transcendente.
Mas é um Deus que se revela e revela em Jesus Cristo. A fé é um dom e sua a compreensão (a possível para a humanidade) não depende tanto do esforço que o Homem faça, embora essa seja a nossa parte e devamos cumpri-la, mas da revelação de Deus. E Deus revela-se a quem bem entende. Disse Jesus:

Lc 10, 21 Nesse mesmo instante, Jesus estremeceu de alegria sob a acção do Espírito Santo e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 08 de June de 2013 01:35

Citação:
vitor*
Acho que estão a tentar defender uma posição que não merecia defesa. Não defendo que o protestantismo é melhor ou pior que o catolicismo.

Apenas que os países protestantes são melhores por causa da religião, o que no fim dá tudo no mesmo. Aliás, acho que já ficou provado que essa tese não tem sustentação. Da mesma forma que não se sustentam generalizações desse tipo com base na raça, no clima, no posicionamento geográfico etc. Esses argumentos são falhos e viesados.

Citação:
vitor*
Aliás deixem-me dizer que tenho uma visão muito directa, sobre isto. Se eu tivesse nascido num pais onde não há catolicismo seria de outra religião qualquer e nem por isso Deus em toda a sua inteligência deixaria de me tentar salvar. Há muitas condicionantes que fazem uma pessoa ser de uma religião ou de outra e não é só a vontade mas também o meio envolvente a sociedade em que estamos envolvidos.

Na igreja católica ninguém nega isso, e no entanto isso não equivale a um tipo de relativismo religioso, como às vezes fica parecendo que está propondo.

Há uma história interessante sobre uma aula que Hegel teria dado e, respondendo a um aluno protestante que dizia já estar salvo, teria dito: "não pense que só porque não esfaqueou seu pai e sua mãe e estrangulou seus avôs vc já conquistou a salvação". Não me lembro dos outros detalhes desse caso, mas me parece paradigmático. De fato, são muitos que pensam que basta não ser algum tipo de psicopata de alta periculosidade para já ser considerado "boa gente" e daí automaticamente salvo "pelo amor de Deus". Deus não quer filhos mimados! Mesmo aqui na Terra existem pais que educam melhor do que isso e, pelo fato de sermos salvos pela Graça, não significa que ela venha "de graça".

Citação:
vitor*
Há uma névoa entre nós e Deus que não pode ser apagada, mas pode ser diminuída se nos esforçarmos. TOdas as religiões se esforçam por isso , talvez muito mais o cristianismo, que para mim primeiro conhece-se e só depois se entende aos pouquinhos.

Não é tanto uma questão de esforço, já que a verdade nos foi revelada e não conquistada. E no entanto tb nos foi ensinado que devíamos nos esforçar para encontrar as razões da nossa fé, pelo que é bom mesmo conhecê-la: os pilares da fé e da razão, constantes da doutrina católica.

Citação:
vitor*
Mas não podemos dizer que Deus não os salva a eles e nos deixa a nós de fora, porque Deus é livre e infinitamente justo e decide como quer.

E novamente não percebe a contradição? Vc está dizendo como Deus deve agir... pq o modo dele agir é livre (interpretado por vc como imprevisível). Mas então deveria antes ignorar todos esses seus raciocínios e abraçar somente a palavra dEle - se ainda aceita o pressuposto cristão da revelação. Se Deus é livre para fazer o que quiser, somente os ensinamentos Dele, transmitidos por Jesus, oferecem uma chance de acertar - partindo outra vez do pressuposto de que Ele é fiel e Jesus não estava louco qdo disse que era seu Filho e Deus encarnado.

Citação:
vitor*
Mas nós temos mais responsabilidade porque se temos o caminho direto para o pai, o que estamos à espera para mudar a face do Mundo. De certeza que por termos esse caminho direto para o pai seremos julgados com mais rigor do que os muçulmanos. Por isso é preciso ter cuidado e estar alerta.

Então ok, não vou insistir mais agora do que perguntando por que quem tem um "caminho direto para o pai" não está melhor do que todos os outros que tentam caminhar fora desse caminho. Assim de início me parece que se vc acredita nisso, deveria por caridade tentar ensinar essa verdade aos outros, em vez de aceitar tranquilamente e por falso respeito que os outros podem caminhar em qq direção que já está bom. Isso não demostra respeito, demostra indiferença, o que é bem diferente.

Para um cristão, a paz é um combate constante -- Sto Agostinho dizia a paz inquieta --, pq deve compartilhar os sentimentos de Cristo, que via pessoas se perdendo e não podia salvá-las sem que elas quisessem ser salvas.

A.M.D.G.



Editado 1 vezes. Última edição em 08/06/2013 01:43 por firefox.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 08 de June de 2013 01:54

E preciso muito esforco para se ser pequenino muita preserveranca muita luta muito sacrificio .um santo nao e moldado no altar. E isso que por vezes me aborrece na religiao e por isso umas tornam-se mais racionais que outras. E este sentimento de ficarmos a espera que Deus se revele , ficarmos num sentimento de expectativa constante esperando que Deus nos de as respostas que nos temos obrigacao de tentar buscar. Vai haver muitas pedras no caminho porque Deus as poe la para purificar o coracao e assim podermos vislumbra-lo por entre a nevoa. Deus so se mostra aos coracoes puros. Se queremos respostas temos que nos sacrificar e purificar. Deus nao da a santidade de graca .esquecam isso.
O

Re: os non sense religiosos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 08 de June de 2013 02:34

[quote vitor*]Mas nós temos mais responsabilidade porque se temos o caminho direto para o pai, o que estamos à espera para mudar a face do Mundo. De certeza que por termos esse caminho direto para o pai seremos julgados com mais rigor do que os muçulmanos. Por isso é preciso ter cuidado e estar alerta.[/quote]

Então ok, não vou insistir mais agora do que perguntando por que quem tem um "caminho direto para o pai" não está melhor do que todos os outros que tentam caminhar fora desse caminho. Assim de início me parece que se vc acredita nisso, deveria por caridade tentar ensinar essa verdade aos outros, em vez de aceitar tranquilamente e por falso respeito que os outros podem caminhar em qq direção que já está bom. Isso não demostra respeito, demostra indiferença, o que é bem diferente.

Para um cristão, a paz é um combate constante -- Sto Agostinho dizia a paz inquieta --, pq deve compartilhar os sentimentos de Cristo, que via pessoas se perdendo e não podia salvá-las sem que elas quisessem ser salvas.

A.M.D.G.[/quote]

Acontece que nao sou por enquanto suficientemente bom para convencer ninguem mas so por enquanto porque me vou esforcar e vou melhorar. Nao basta palavras e preciso santidade. Eu discuto mas respeito as diferencas mas sei que sao so palavras.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 08 de June de 2013 02:38

Ja agora nao me soa nada bem o amdg final da sua mensagem que provavelmente podera seer algum insulto em latim.

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.