Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: os non sense religiosos
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 10 de June de 2013 20:24

Citação:
vitor*
A questão discutida anteriormente sobre as questões climáticas não me deixou convencido. Sob a pena de alguem ter dado uma resposta mais cientifica fui de certa forma deixado de lado por isso fiz uma pesquisa no Google Scholar.
Eis aqui um artigo [www.jstor.org] que demonstra que as diferenças climáticas podem de facto afectar o desenvolvimento moral, social e religioso de um estado como Israel. E a questão também se põe norte-sul. Não se trata determinismo ambiental, mas de facores que podem de certo modo influenciar as decisões, mas não determinar.
O artigo em sintese compara o sul com o Norte em que o Sul tem um clima bastante mais rigoroso, mas onde as pessoas são obrigadas a levar uma vida mais austera e a pensar a religião de uma forma diferente. Parece-me lógico que assim seja.

O artigo tem 3 citações.

Lamento discordar, mas pelo pouco que li do texto (não cheguei a ler tudo pq não tenho nenhuma intenção de comprar o artigo) não vi nada de científico! O que li, sim, me pareceu pura pseudo-ciência, e no máximo uma opinião particular do autor. Por vários motivos, mas como estou com pressa agora cito apenas um: o autor parte de um único exemplo (Palestina) para fazer uma generalização de caso, o que é uma conhecidíssima falácia lógica que, por si só, já configura um erro grave de análise que desqualifica todo o texto como científico.

Vc até poderia dizer que o erro de generalização foi seu, que o autor se limitou a citar a Palestinha, mas como já disse antes, o erro do autor não pareceu ser só um. Outro erro grave, até onde li, foi que ele não levantou critérios de contraprova, o que mostra uma falha grave de metodologia, além de falta de imparcialidade: resumindo, um caso de petição de princípio.

Tenha muito cuidado com essas "ciências" que circulam por aí, pq no passado já houve quem defendesse critérios raciais de superioridade, já houve quem defendesse que o formato do crânio definia o caráter, e várias e várias tolices do gênero. Agora vejo um texto de alguém defendendo que o clima define a moral de uma pessoa, e não consigo evitar uma pontada de asco. Para defender esse tipo de coisa sem soar como pura besteira, o tal "cientista" vai ter que trabalhar muito e esclarecer TODOS os passos metodológicos com o maior rigor possível, mas o referido não fez nada disso e, sinceramente, duvido muito que tenha gabarito para fazê-lo.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 10 de June de 2013 21:26

Sim tenho que concordar que depois de postar fui ver se havia mais algum respaldo, pois a aceitação deste artigo com apenas 3 citações de tão fraco valor, pareceu-me pouco e de facto não encontrei mais nada.
Não chegaria ao ponto de considerar pseudo-ciencia, mas um mau artigo cientifico, publicado num jornal antigo, mas sem factor de impacto.

Mas não deveria provocar asco, como já disse não se trata de determinismo cientifico mas sim de influência, e influências estamos sempre a receber todos os dias pela TV pela rádio, etc etc e nem por isso somos do benfica ou do sporting por causa disso, mesmo que o locutor esteja sempre a dizer que são os melhores clubes do Mundo(o que é mentira eheheheh :P). Alguém nega que o Panteísmo tem as suas origens na incapacidade do homem de dominar (e/ou compreender) a natureza? Mas nem por isso todos os homens eram panteístas e dois gémeos podiam ter opiniões diferentes sobre o assunto. Basta que um tenha uma personalidade mais influenciável que outro. Quer um exemplo concreto de como o ambiente realmente influencia o que somos. Se eu tivesse nascido na tunisia e os meus pais fossem também muçulmanos provavelmente seria muçulmano se tivesse nascido na India, não sei teria muitas opções de escolha e se tivesse nascido no tibete, seria provavelmente budista. O mesmo aconteceria com qualquer um de nós. E depois, temos culpa? É claro que não.

Não sei onde pode estar o asco nisso. Só o posso entender como uma atitude de superioridade perante outras culturas e uma atitude de superioridade e de domínio do eu/ego perante o colectivo, quando isso não pode nem deve acontecer, mesmo em alguém com características de liderança.



Editado 4 vezes. Última edição em 10/06/2013 21:34 por vitor*.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 10 de June de 2013 22:02

só para dizer que ler o alcorão sem conhecer as ligações às sunas não serve para nada, para um monte de frases desconexas, umas contradizendo as outras, e nem sequer tem nenhuma profundidade particularmente assinalável.
Provavelmente se não fosse o modo de vida ocidental provocar repúdio dos muçulmanos e seria uma religião que tenderia a desaparecer rapidamente. Aliás tenho até a impressão que os próprios muçulmanos têm alguma consciência disso e daí a tendência para a violência de alguns, essa tendência é um resultado do medo que sentem de desaparecer, se serem absorvidos por uma civilização de que não gostam.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: fratal (IP registado)
Data: 10 de June de 2013 22:45

Como num jogo de futebol devemos procurar ser melhores do que os outros, como é óbvio, não basta dizer que somos melhores para ganhar a partida ou o campeonato. Isto faz-me lembrar um confronto de futebol entre os EUA e Portugal no campeonato do mundo (penso que em 2002) em que o comentador do jogo na televisão se exprimia pomposamente dizendo: hoje a super-potência somos nós... Não terá sido por isso, mas realmente Portugal levou no toutiço.

-#^R

Re: os non sense religiosos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 10 de June de 2013 23:54

Camilo é dificil fazer desaparecer quase 1000 milhões de muçulmanos. E não podemos generalizar. Na tunisia por exemplo você vai encontrar mulheres muçulmanas de biquini na praia. Por isso não vamos generalizar. Existe muitas correntes do islão. Não vamos acreditar naquilo que vemos na tv e ficar com preconceito ou xenofobia.

Ainda quero acrescentar sobre as questões climáticas. Porque terá Deus feito o Povo Judeu passar pelas exigentes condições climatéricas e ambientais do deserto durante "40 anos"? Poderia ter sido feita a travessia em verdes prados cheios de fruto e temperatura amena? Não terá sido um dos fatores de formação moral daquele povo? A minha opinião é que: sem dúvida.



Editado 1 vezes. Última edição em 11/06/2013 00:00 por vitor*.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: fratal (IP registado)
Data: 11 de June de 2013 11:41

Ficha do tal jogo:
[www.futebol365.pt]

-#^R

Re: os non sense religiosos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 11 de June de 2013 13:59

Olá Vítor

3 dias e não sei quantas mensagens depois...

Citação:
vitor*
Acho que estão a tentar defender uma posição que não merecia defesa. Não defendo que o protestantismo é melhor ou pior que o catolicismo. Aliás deixem-me dizer que tenho uma visão muito directa, sobre isto.

Não foi o que se retirou da tua primeira mensagem ao associares as dificuldades económicas (e tudo o que se lhe associa) aos países católicos.

Mas ainda bem que não é assim. Não compro essa ideia e acho bom que os católicos se informem para não a comprarem por engano...

Cassima

Re: os non sense religiosos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 11 de June de 2013 16:55

Olá Cassima,

Tens toda a razão. Não pode ser o que se depreende da minha primeira intervenção e honestamente(não me posso pôr a mim próprio paninhos quentes) não foi a minha intenção, porque estava verdadeiramente aborrecido com a Igreja Católica.
Posso indicar as razões:
1-Parece-me haver uma falta de sentido na prática religiosa, praticada nas igrejas. Parece-me acima de tudo fechada em si mesmo. Não sei como é na América do Sul, talvez seja diferente de país para país, mas aqui sente-se, eu sinto, sem generalizar, porque de facto há bons exemplos, essa falta de sentido.
2-Na sequência do ponto 1 pergunto. Que pastores(Bispos e seus coadjuvantes) são estes que não vão ao encontro das suas ovelhas, se acanham e em alguns casos têm medo delas, fechando-se em torno das suas capelas?
3- na sequência dos pontos anteriores, porque o padre e o Bispo, não promove a aproximação às suas ovelhas, indo até casa das mesmas, orçamentando nas contas da paróquia, um jantar grátis por semana, com uma familia carenciada. Estar com elas viver com elas e orientar nestes tempos dificeis, em que as pessoas buscam esperança.
E têm um bom exemplo o nosso Bispo de Roma, o Papa Francisco, faz com toda a humildade e sabedoria essa aproximação, sem medo de contacto com as pessoas.
Mas eu e todos nós entendemos porquê isto não acontece. É a fraqueza humana, que merece toda a nossa complacência e compaixão, e por isso mesmo não me sinto no direito de julgar, a Igreja Católica, nem qualquer credo ou religião (Há já UM que o faz com toda a sabedoria e toda a plenitude), mas sim ajudar na medida do que eu puder e souber a que as coisas evoluam favoravelmente.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 17 de June de 2013 11:49

Como curiosidade, cruzei-me hoje, num fórum de religião que frequento de vez em quando, com a seguinte afirmação de um escandinavo que se converteu ao catolicismo, sobre a luteranização ao longo da história e consequente realidade do país:

Citação:
Our culture has a very complex relationship to the Church. The so called reformation was not well received among the people and we have so many martyrs from this time, you could never imagine. The love of Mary, pilgrimages etc. continued for a long time and our kings and our government has been very strong in their anti-catholic propaganda. We have been told that we are special - more civilized and more intelligent than the primitive people of the south.

Citação:
(...) but I really believe that has been the unspoken attitude of many Swedes. Lutheranism has grown to become a huge part of our patriotism and devotions to Mary and the Saints, the use of sacramentals and holy pictures etc. has largely been viewed as unbiblical and something that is there for illiterate Spanish farmers and their like...

O negrito é meu.

O preconceito, como se vê, é de muita gente.

Cassima

Re: os non sense religiosos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 17 de June de 2013 19:53


Re: os non sense religiosos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 09 de July de 2013 03:21

Agora estou no japão a passar uma temporada. Isto completa a minha lista de culturas que queria conhecer. É interessante ver um país que funciona, e que não é baseado na crença da existência de um Deus, dado que o budismo é uma religião não teísta.
È óbvio que isso funciona baseado também num sistema de crenças, que dão um sentido à vida para depois da morte.
Mas o interessante é a extrema simpatia o confiar, antes de desconfiar dos japoneses. A baixa taxa de criminalidade 1.2-1.3 crimes por cada 100000 habitantes contra os mais de 200 dos EUA, é algo que faz reflectir. Mas isso também se explica pelo facto de a sociedade japonesa ser muito mais fechada a estrangeiros do que a americana e a europeia, o que lhes permite conservar e passar uma cultura de geração em gerãção que se opõe à criminalidade sem interferências culturais externas.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 09 de July de 2013 05:32

Há uma diferença de todas as culturas para a cultura cristã: é o tratamento do perdão. Isso faz da religião cristã a mais completa no meu ponto de vista.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de July de 2013 17:59

pois o perdão... isso também explica porque a taxa de criminalidade japonesa é baixa, o potencial criminoso não espera grande perdão.
Mas também não se pode comparar com os USA, que têm taxas de criminalidade 10 vezes maiores que a europa.
E no caso portugues essas taxas devem-se em grande parte a 2 etnias...

Re: os non sense religiosos
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de July de 2013 20:15

duas etnias... hummm?!?
já sei! a dos políticos-no-poder e a dos políticos-na-oposição.
uma vergonha!!! e esses têm sempre o perdão mais que certo. Basta ver o outro que está a cumprir pena e já é candidato.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: os non sense religiosos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 26 de July de 2013 17:50

a questão do perdão é importante. Não está errado haver perdão, está errado haver perdão sem penitência.

O perdão é uma esperança a penitência educa. Deus não dá perdão sem penitência. Só se pode ver a Deus se formos puros e para isso Deus dá a devida penitência do estado intermédio entre o céu e o inferno.
Para haver perdão tem de haver penitência uma não pode estar dissociada da outra. O perdão não pode ser vendido a preço de tuta e meia, tendo o valor divino que tem.
Dar o perdão sem a penitência demonstra verdadeira indiferença para com o outro ser humano e falta de piedade, porque não se preocupa em educar o outro, naquilo que deve ser justo.

O que se passa em alguns países católicos é alguma brandura de costumes é o não se querer chatear com o outro não o querer educar para o civismo. Nos EUA a coisa é muito diferente mesmo com os altos índices de criminalidade qualquer pessoa te vai chamar a atenção se estiveres a fazer alguma coisa de mal. No japão idem aspas aspas. Existe a cultura da educação para o respeito do que é nosso.

O que falta a muitos políticos portugueses filhinhos da mama e do papa é emigrar ver mundo e conhecer como se constroem países. Constroem-se grandes países com uma grande cultura e para mim o japão tem uma grande potencialidade de vir a influenciar a cultura ocidental (embora eles não estejam muito interessados nisso), porque aqui as regras cumprem-se. Do meu ponto de vista os grandes países da atualidade em termos culturais (já para não falar que em termos científicos são os de ponta) são o japão, os EUA e a Alemanha (em que um peão não passa um sinal vermelho).

Um grande país faz-se com grandes pessoas e não há truques de economia que possam levar à prosperidade a não ser essas grandes pessoas educadas civilizacionalmente, acreditando ou não em Deus.

porque não é cristão quem diz " senhor senhor" mas aquele que ouve as palavras de cristo e as põe em pratica e por isso acredito que há muitos cristãos, que se dizem ateus e muitos japoneses que se dizem ateus que são de facto cristãos.



Editado 1 vezes. Última edição em 26/07/2013 17:52 por vitor*.

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.