Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de February de 2013 21:28

Passado algum tempo, depois de ler sobre a notícia do pedido de renúncia do papa, fiquei mais supreendido de ninguém aqui ter comentado sobre.

Da minha parte, recebi a notícia com tristeza. Quem me conhece sabe que nunca fui muito fã desse papa, nem concordei com todos os atos dele enquanto pontífice. Mas com o tempo fui percebendo as dificuldades que ele enfrentava, os muitos obstáculos que ele teve que enfrentar, as resistências que vinham de dentro da igreja mesmo, etc. Aos poucos fui reconhecendo valores nele e não imagino nenhum nome para substituí-lo agora.

No passado, suspeito que torceria para algum bispo mais "moderno"... hoje não. Agora temo com o resultado que poderia advir dessa escolha. Moderno ou Conservador demais e acho que a falta de corações convertidos acabaria por gerar mais divisões dentro da igreja. Assim, escolhi depositar todas as minhas esperanças em outra ação do Espírito Santo. Que o Vento sobre outra vez!

Convido todos os católicos aqui para orarem pela escolha do novo papa, mas que ninguém ore por esse ou aquele viés, nem por esse ou aquele nome. Oremos "apenas" para que o próximo seja um bom papa, convertido, corajoso, iluminado, e que seja feito tudo para a maior glória de Deus. Nossa igreja precisa.

PS: que Deus abençoe também o (para sempre) papa Bento XVI.

A.M.D.G.

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 12 de February de 2013 23:45

Pio IX
foi eleito tendo fama de moderno/renovador. O resultado não foi bom.
É mais fácil alguém com reputação de conservador fazer renovações, alterações, que um com fama de renovador.
Muitas coisas que Bento XVI fez seriam muito mal vistas por alguns setores da Igreja se fossem feitas e ditas por outro com fama de "moderno". Assim até passaram bem.

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 13 de February de 2013 01:18

Eu recebi a notícia com uma enorme tristeza e lágrimas (sentimentalista que sou)

Muito poderia dizer sobre o assunto, mas sinto-me francamente cansada dos debates que já travei no facebook acerca do mesmo.

Estou em oração pela Santa Igreja e pela Sé Apostólica.

Só posso deixar uma reflexão breve, que certamente será muito contestada pelo forum, mas conhecendo-me como me conheço tenho de dizer:
-Se for eleito um Papa progressista (e entenda-se por progressista alguém que quer mudar a moral da Igreja) eu não creio que o Espírito Santo - imutável - esteja envolvido nessa eleição.

A minha catolicidade e permanência na defesa e apologética católicas dependerão e muito da próxima eleição papal.

Jamais na história da Igreja nos vimos tão ameaçados pela eleição de um Papa anti-católico.

João Paulo II foi um grande Papa. Bento XVI é um grande Papa (eu sou ratzingeriana)

Rezo muito sinceramente e com muito fervor para que seja Burke, Ranjith, Cañizares, Rouco Varela ou até Sodano. para mim, os únicos cinco indicados e moralmente preparados para o Papado.

Não quero ser ostracizada aqui, mas digo-vos já publicamente que se for eleito um Papa herético, que contradiga as mais elementares verdades da Fé Católica, na minha opinião, a Sé Apostólica estará vacante.

Sempre abominei com todas as forças o sedevacantismo e combati-o como seita até agora. Mas, é conhecido de todos também o meu amor à verdade e a minha busca incessante por ela. Portanto, se for eleito um Papa anti-católico, para mim - Teresa Moreno (meu nome real) é inegável que a Sé estará vacante. De contrário, as portas do Inferno teriam prevalecido.

Rezemos, confiemos na Divina Providência e esperemos em Deus que não nos castigue agora pelas nossas maldades e não nos abandone nas mãos dos lobos progressistas que tanto se alegraram com a renúncia do Papa Bento XVI.

Ah, e já agora: não sou adepta das teorias conspiracionistas tradicionalistas e fundamentalistas, mas tenho quase a certeza que a decisão foi forçada. Alguém que se quer encerrar num Mosteiro extra-muros vaticanos está a ser silenciado.

Rezemos. Mantenhamos a calma, a serenidade, a esperança, a confiança no Espírito Santo (por mais difícil que isso seja para mim agora).

Vai ser muito, muito difícil não ver Bento XVI no pontificado. Muito difícil.

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 13 de February de 2013 01:35

eu quero acreditar na presença do Espírito Santo no conclave. Orem por mim para que consiga.

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 13 de February de 2013 04:58

Só uns comentários:

Citação:
Miriam
-Se for eleito um Papa progressista (e entenda-se por progressista alguém que quer mudar a moral da Igreja) eu não creio que o Espírito Santo - imutável - esteja envolvido nessa eleição.

Envolvido ele sempre está. Sugestão: substitua a palavra "envolvido" por "ouvido".

Citação:
Miriam
Rezo muito sinceramente e com muito fervor para que seja Burke, Ranjith, Cañizares, Rouco Varela ou até Sodano. para mim, os únicos cinco indicados e moralmente preparados para o Papado.

Confesso que conheço muito pouco os elegíveis.

Citação:
Miriam
Rezemos. Mantenhamos a calma, a serenidade, a esperança, a confiança no Espírito Santo (por mais difícil que isso seja para mim agora).

Entendo sua preocupação e compartilho dela. Agora o que podemos fazer é rezar.

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 13 de February de 2013 13:34

Nem discordou em nada cmg....

Estou mesmo a acreditar de novo em milagres rs'

Deus é bom!

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 13 de February de 2013 16:56

Citação:
Miriam
Nem discordou em nada cmg....
Estou mesmo a acreditar de novo em milagres rs'

Deus é bom!

Risos...

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 13 de February de 2013 19:21


Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 13 de February de 2013 19:46

Olá Tilleul,

De início até concordei com o desejo desse padre do link, pois acho que seria bom um novo papa que tivesse tido contado com o povo e trabalhado numa paróquia. Mas então o texto foi num crescendo tal que só faltou acrescentar ao final: "espero que o novo papa seja alguém mundano como o resto do mundo". Achei triste.

E comparar a igreja com um time de beisebol foi para fechar com chave de ouro, pq diferentemente desse padre, não me parece que o problema maior da igreja esteja na doutrina ou que tudo tem que ser jogado fora pq "está velho". Depois de um "vatileaks" alguém ainda pode pensar isso? Falta é conversão nos que estão dentro e atacam a igreja mais que os de fora! E como poderia gente indócil ao Espírito mudar algo na igreja para melhor? Um médico não precisa ser doente para ajudar seus pacientes e um cura não precisa ser alguém imerso no pecado para aconselhar bem - na verdade é até ao contrário.

Por isso, hoje respeitosamente discordo desse padre e não digo amém para o desejo dele!

Paz e Bem.

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 13 de February de 2013 21:24

E viva a diferenca. Se pensassemos todos da mesma maneira, mundo era tao triste. Nas diferencas todos somos Igreja.

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 13 de February de 2013 21:35

Olá Tilleul
tbm n sei de ti há muito tempo....
=))
Bom ver-te por aqui.

De mim nem é preciso leres que esse padre é.... ..... .... um herege!
Lol

Agora falando mais a sério, eu até gostava que fosse eleito um Papa mais novo e latino-americano. Duvido muitíssimo que fosse adepto da teologia marxista da libertação, dos que estão na lista para votos não os acho da TL.

Mas a ser um europeu, que seja Sodano ou então um dos dois espanhóis: Cañizares ou Rouco.

Já estou com mais esperança e mais confiança: O Espírito Santo não nos vai abandonar...

Os dois que eu mais queria - Ranjith e Burke - por serem fervorosos adeptos da Missa Tridentina estão automaticamente excluídos das preferências dos cardeais. Então que seja alguém moralmente conservador, é tudo o que peço e desejo
:D

Um grande abraço e sejas bem aparecido.... perguntava-me onde andarias... :)

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de February de 2013 05:56

Olá Miriam

Eu cá ando cada vez mais empenhado com os hereges" do Espírito Santo. Se quiserem manda pvt porque também tenho curiosidade o que é feito de ti.

Ainda gostava de dizer uma coisa. Todos estamos de acordo que alguma coisa precisa de avançar. O diálogo ecumênico está parado. As reformas internas continuam externas a vontade da hierarquia. E somos cada vez menos ouvidos como uma voz profetica mas como uma voz chata e sem importância.

Todos estamos de acordo que o casamento homossexual não é nenhum casamento. Todos temos consciência do mal que está cultura de morte e de indiferença faz a alma e a humanidade. Mas onde está o fogo para irmos mais além? Será que somos só velhos resingoes sem importância?

Não aceito isso...

Continuamos a ter que ser cada vez mais vasos que acolham o Espírito Santo, por isso uma pessoa simples mas que acredite. Basta de professores, quero um profeta.

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 14 de February de 2013 17:34

Tilleul, eu acredito na sua sinceridade e boa vontade, acredito que ama a igreja e o Cristo, tudo isso é pacífico para mim. Mesmo qdo discordamos, sempre o tive em boa conta :)
A bem da verdade, sequer posso dizer que tenho certeza que está errado ou certo. Afinal, "certezas" tenho poucas, não posso dizer nem de mim, que tenho cá dúvidas e até as acho normais, rs. Mas digo isso pq, veja que curioso, concordamos tb nessa frase:

Citação:
Tilleul
Continuamos a ter que ser cada vez mais vasos que acolham o Espírito Santo, por isso uma pessoa simples mas que acredite. Basta de professores, quero um profeta.

A questão agora é: vc sabe o que estamos pedindo, não sabe? Estamos MESMO preparados para um profeta? Alguns profetas podem ser: "chatos", "revolucionários", "ranhetas", "ultrapassados", ("modernos" !?) ou até "ultraconservadores". Vc vai dizer amém se vier, por exemplo, um Jeremias? Se vier um Paulo apóstolo a falar umas palavras de ordem para a igreja, e se as palavras forem "chatas" como aquelas que tiveram que ouvir os de Corinto? Mesmo Jesus teve seus momentos de "chatice", como qdo disse que quem não comesse da sua carne não poderia andar com ele.

E sobre sermos considerados "sem importância"... Que ótimo será isso se formos importantes diante de Deus! O mundo como está nunca vai acolher bem a Palavra. Não acolheram bem nem Jesus. Achado sem importância pelos romanos e gregos, perseguido pelos religiosos empedernidos. Não precisamos de um papa "show man" que agrade às massa, precisamos de um papa que guie um pequeno rebanho.

Mas fique tranquilo comigo. Não estou a dizer que devemos orar para vir um chato para próximo papa. Chatice não é sinal de santidade. Esse foi só um pensamento para a gente refletir :)

PS1: Acrescentei depois os "modernos", para provocar. Já que cada um pede o que mais lhe agrada, e ando pensando que pode vir o que não desejo... espero ao menos que venha o que quero.

PS2: Bento XVI foi "moderno" qdo pediu ajuda de fora para sanear as finâncias do Vaticano? [pracadesales.wordpress.com] Acho que esse pode ser um dos motivos pelos quais sofreu tanta resistência de gente (que se diz) de dentro da igreja.

Paz e Bem.



Editado 2 vezes. Última edição em 14/02/2013 17:55 por firefox.

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de February de 2013 21:33

Mt 5, 11
*Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. 12Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»

Lc 6, 26
Ai de vós, quando todos disserem bem de vós! Era precisamente assim que os pais deles tratavam os falsos profetas».


Precisamos de alguém que seja fiel à mensagem de Jesus Cristo. Se formos a ver bem, ao longo da história, aqueles que foram verdadeiramente fiéis foram sempre uma minoria. O fermento na massa. O fermento de Jesus Cristo teve sempre de conviver com o fermento dos saduceus e dos fariseus.
Serão sempre poucos os que aceitam a humildade, a mansidão, sobriedade, a fidelidade, perdoar, viver para servir... são coisas duras de ouvir.
O natural é querer ser servido, ter, querer prazer, vingança, poder, status...

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de February de 2013 21:37

É verdadeiramente uma pena este Papa renunciar.

Confesso que admirei muito o seu trabalho, e mais ainda a sua humildade. Curiosamente faz-me lembrar João XXIII: ambos pretendem renovar a Igreja mantendo intocável o núcleo essencial da Fé.

Eu estava totalmente errado quando receava que ele fosse enveredar por um conservadorismo anacrónico. Ainda bem que errei.

Fiquei bastante triste com a renúncia dele, quase tanto como o Pedro que, sempre impetuoso, lançou um raio sobre o Vaticano para manifestar o seu desagrado.

Espírito Santo prepara-te que não vais ter tarefa fácil.

João (JMA)

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 20 de February de 2013 05:28

Citação:
JMA
Eu estava totalmente errado quando receava que ele fosse enveredar por um conservadorismo anacrónico. Ainda bem que errei.

Também errei, muito. Demorei para perceber que tínhamos um bom papa e, qdo começava a gostar dele, agora tenho que lamentar sua renúncia. Deve ser castigo...

Citação:
JMA
Espírito Santo prepara-te que não vais ter tarefa fácil.

Sobre isso, só nos resta orar e confiar, mas de uns tempos para cá tenho reparado mais na resiliência da igreja contra as nossas trapalhadas, e é tão grande que só pode mesmo ser obra do Espírito Santo. A igreja não passará, mas infelizmente as trapalhadas fazem pessoas boas sofrer. Então que venha um novo papa e que seja um homem guiado pelo Espírito Santo.

Paz e Bem.

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: fratal (IP registado)
Data: 20 de February de 2013 16:27

O papa não tem que ser modernista nem conservador. A sua obrigação é ser um esmerado organizador da Igreja a nível planetário. Nisto devia beneficiar e apoiar dinâmicas claramente comunitárias. E porque não votar num papa que tome a sério as professias do Apocalipse? E porque não votar num papa que priviligie as virtudes cristãs em detrimento do moralismo e do ritualismo?
Se tivesse que votar votava em Carlos Azevedo, um português para o mundo...

-#^R

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 21 de February de 2013 04:49

Felizmente, nenhum de nós vota!

[]

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: fratal (IP registado)
Data: 22 de February de 2013 14:23

Que votem bem

-#^R

Re: Renúncia do papa Bento XVI
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 28 de February de 2013 11:07

Citação:
firefox
Felizmente, nenhum de nós vota!

Seria uma grande responsabilidade, entendo o "felizmente"...

João (JMA)



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.