Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
será que vale a pena o esforço que a Igreja faz para manter as universidades católicas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 08 de February de 2013 23:43

http://www.youtube.com/watch?v=rhxZupJ08Z8

esta coisa passou-se numa universidade católica.

será que vale a pena a Igreja empenhar muitos dos seus membros mais capazes a manter universidades com cursos puramente tecnicos.

Re: será que vale a pena o esforço que a Igreja faz para manter as universidades católicas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 09 de February de 2013 07:44

Longe de ser uma peça de teatro, o que esse estúpido "grupo de teatro" realizou dentro da PUC-SP foi uma ridícula baixaria sem sentido e um ato criminoso. E como se trata de um crime, portanto, a direção da PUC pode (e deve) entrar com uma ação legal contra os responsáveis por esse desrespeito contra a Instituição, contra o Papa e contra os católicos. Está na lei brasileira isso:

Ultraje a culto - Código Penal Art. 208:

Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:

Pena: Detenção de 1 mês a 1 ano, ou multa.

Parágrafo único. Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo.

Incitação ao crime - Código Penal Art. 286

Incitar, publicamente, a prática de crime:

Pena: Detenção, de três a seis meses, ou multa.


Isso é o mínimo que a direção da PUC-SP deve fazer, para começar, tão logo retornem às atividades. (Quem tenta acessar o site da PUC-SP é informado que ela está de recesso agora.)
Nem que seja por respeito aos católicos, que seja então por respeito ao que deve(ria) ensinar aos ditos cujos professores e alunos infratores. Que aprendam pela lei o que não conseguem aprender por outra via.

O segundo passo é reavaliar (com urgência urgentíssima) o modo como vem sendo tratada a educação católica no Brasil. A faculdade católica se secularizou demais e esse episódio não foi um fato isolado. Se permitem que professores com ideias marxistas/anti-cató­licas integrem seus quadros e militem livremente por seus corredores e salas de aula, então ninguém se surpreenda com o resultado. Esses ditos "professores" repassam essas ideologias descartavéis aos alunos, que ficam obrigados a escutar essas ladainhas, que em termos de qualidade não vai muito além do nível da tal "peça de teatro" vista.
A propósito, os alunos que participaram da tal peça estão longe de serem "vítimas inocentes", pois não é preciso ter muito estofo moral para se recusar participar de um lixo daqueles. Um pingo de senso crítico seria suficiente, então se aceitaram participar é pq queriam estar lá. Que aprendam então que atos tem consequências.

Paz e Fogo.

Re: será que vale a pena o esforço que a Igreja faz para manter as universidades católicas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 09 de February de 2013 08:26

Para entender o acontecido na PUC-SP:

# Na eleição para reitor na PUC-SP votam alunos, professsores e funcionários. Os três nomes mais votados formam a "tríplice", uma lista que é enviada para o bispo. O bispo então escolhe um dos nomes dentre a "tríplice" para ocupar o cargo de reitor. Isso está acordado no estatuto da PUC.

# A candidata Anna Cintra foi a 3a mais eleita, e ela foi a escolhida pelo bispo, conforme previsto no estatuto. Entre os motivos alegados, dizem que é pq ela "é simpática à Igreja Católica e à doutrina conservadora hoje dominante no Vaticano". Esses motivos desagradam certos grupos de professores e alunos que temem um "retrocesso" na condição "laica" e "livre" da universidade.

# Essa turma se esqueceu que a universidade é CATÓLICA, nunca foi laica! Também confundem liberdade com libertinagem. Aliás, enchem a boca para falar de direitos, mas não respeitam sequer o direito de escolha do bispo. Aliás, se não estão satisfeitos com o estatuto da PUC, deveriam ter ido estudar em outra instituição. Enfim, parece que a baderna que esses subversivos causaram foi uma indicação que a escolha do bispo era a mais acertada: a PUC precisa mesmo por ordem na própria casa.

Paz e Fogo.



Editado 2 vezes. Última edição em 09/02/2013 08:39 por firefox.

Re: será que vale a pena o esforço que a Igreja faz para manter as universidades católicas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 11 de February de 2013 07:51

Concordo com o que diz o Firefox.
Em Portugal temos problemas parecidos, não propriamente com a Univ Catolica, mas com outras instituições. Por exemplo, as misericordias são muitas vezes "assaltadas" pelos partidos politicos com fins de propaganda. Quando os bispos tentam opor-se ao assalto os "assaltantes" protestam em nome da independência da instituição.
É por essa e outras que eu sou muito prudente em relação ao poder dos leigos dentro da Igreja. Não é que não ache que os leigos deviam ter um papel muito mais ativo dentro da Igreja, deviam, mas sei os riscos que também decorrem daí.

Re: será que vale a pena o esforço que a Igreja faz para manter as universidades católicas
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 12 de February de 2013 14:42

Eu acho que as universidades católicas deixaram de ser católicas há muito.

E digo isto não com o intuito de criticar ou «mandar abaixo», mas porque estudei numa.

A única coisa católica das universidades católicas é ter lá um capelão e uma Missa semanal. Ah, e a Faculdade de Teologia, naturalmente.

Estudei psicologia (curso incompleto, depois mudei de universidade e de curso - e até de cidade :P ) numa católica. Fiz muito bons amigos lá que conservo até hoje, mas coloco a pergunta: quando professores de uma universidade católica ensinam algo totalmente contrário à moral católica, não no âmbito da sua disciplina, mas em âmbitos alheios à matéria a ser lecionada, podemos legitimamente duvidar da catolicidade de toda a instituição? Uma vez que deve ser da responsabilidade do conselho diretivo da Universidade a contratação de professores bem como o seu posicionamento na formação dos alunos.

Refiro-me, concretamente, às atividades de voluntariado levadas a cabo pela Universidade Católica Portuguesa, actividades essas (algumas) contradizem o ensinamento moral da Igreja CATÓLICA que dá nome à dita Univerisidade.

Re: será que vale a pena o esforço que a Igreja faz para manter as universidades católicas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 14 de February de 2013 00:26

Bastante interessante o comentário deste blog. Vale bem a leitura:

[pracadesales.wordpress.com]



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.