Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Batismo
Escrito por: Purfica (IP registado)
Data: 24 de May de 2012 22:58

Boa noite. Não sei se é o sítio correto para expôr a minha dúvida, mas aqui vai...

Quero batizar o meu filho na igreja da minha freguesia, mas quero que seja um padre amigo a fazê-lo. É possível? O padre da minha freguesia tem que estar presente? Obrigado

Re: Batismo
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 de May de 2012 15:55

Bom dia.

Em princípio, imagino que não haveria dificuldades para isso, mas vc precisaria conversar com o pároco para acertar os detalhes e ele teria que autorizar. Afinal, ele é o responsável pela freguesia perante o bispo. Tb tem outro detalhe que precisa checar: um bispo é responsável por cada região (diocese) e todos os padres que atuam nessa região só o podem fazer com a autorização do bispo. Logo, se o padre seu amigo não for da mesma diocese, tb vai precisar de uma autorização do bispo.

Enfim, converse primeiro com o padre da sua freguesia. Cada caso é um caso, em algumas dioceses isso é bem tranquilo, mas tb existem aquelas onde isso é mais difícil. Geralmente depende do "histórico" da diocese; se alguém antes criou problemas com isso, o bispo ou o pároco podem ter colocado como regra evitar esses casos. Exemplo de "problema" que pode acontecer: um padre de fora celebrar, não seguir o costume da freguesia, e depois a comunidade local reclamar.
Mexer com povo é complicado, rs.

Aqui é muito tranquilo, mas não sei como é aí. Boa sorte :)

Fica com Deus

Batismo
Escrito por: bebeminda (IP registado)
Data: 17 de May de 2013 13:13

Bom dia
Gostava de expor aqui uma situaçao e saber a vossa opiniao.
Quero batizar o meu filho e a madrinha que escolhi nao tem o crisma feito,será que pode ser na mesma madrinha ou terá que fazer o crisma,visto este ano o bispo vir á minha paróquia aproveitaria para faze-lo porque já tem todos os catecismos só lhe falta mesmo o crisma.
Também há outro problema,ela é viuva e mantem uma relaçao com uma pessoa e por isso o padre da freguesia dela nao lhe assina o papel para ela puder ser madrinha porque alega que ela nao cumpre os requisitos e vive em uniao de facto com essa pessoa.
Como pode um paroco que de nada comhece a vida intima das pessoas alegar que ela vive em uniao de facto,nao quer dizer que por ter um namorado ou ter alguém ao seu lado já estejam a morar juntos,para usar esse argumento como desculpa é preciso ter provas que fundamentem aquilo que diz e nao apenas recusar assinar o papel por outros interesses e outras rixas.
Será que o código canónico nao é para todos igual,pois para umas pessoas tudo lhe é permito e para outras nada,tive conhecimento que o mesmo pároco que hoje se recusa assinar esse papel já no passado assinou o papel a pessoas em situaçao semelhante e nao só,fez batizados a crianças que nasceram fora do casamento e de relaçoes amantizadas,penso que isso sim é mais escandaloso para a igreja doque uma pessoa que é viuva ou seja livre de qualquer compromisso e que comparte a vida com alguem que a apoia e tem uma relaçao saudavele harmoniosa.
Que lei é essa da igreja que para uns permite tudo,se deus há só um entao deviamos todos seguir as mesmas regras e os mesmos mandamentos da igreja.
O importante quanto há escolha dos padrinhos do meu filho no meu entender como pessoa e como católica é que as pessoas que eu ecolha sempre estejam presente para o meu filho caso a mim me aconteça alguma coisa e que sejam para ele aquilo que eu sou e o eduque na fé crista.
Que importa o o estado civil,a etenia,a idade que importancia tem essas coisas mesquinhas quando o que devemos valorizar é a pessoa em si e nao dar valor a pequenas coisas insignificantes e que de nada vao fazer com sejamos melhores cristaos ou peores.
Para mim, ser madrinha é estar presente na vida! É ter a certeza que ele, mais tarde, vai olhar para trás e dizer a minha madrinha esteve presente em todos os momentos importantes da minha vida,é sempre estar lá quando ele precise,nos bons e nos maus momentos.

Re: Batismo
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 18 de May de 2013 09:19

Bom dia.

Citação:
bebeminda
Quero batizar o meu filho e a madrinha que escolhi nao tem o crisma feito,será que pode ser na mesma madrinha ou terá que fazer o crisma,visto este ano o bispo vir á minha paróquia aproveitaria para faze-lo porque já tem todos os catecismos só lhe falta mesmo o crisma.

Não posso afirmar com toda certeza, pq em geral isso depende das normas da diocese. É mais provável, entretanto, que para ser madrinha a sua amiga tenha mesmo que fazer o crisma. Para a igreja, padrinho e madrinha são figuras para ajudar o catecúmeno a crescer na fé, são amigos de caminhada, portanto eles devem ser testemunhas a dar exemplo de vida na igreja. Como fica então se a pessoa nem é crismada? Em alguns casos se justifica, qdo em paróquias distantes onde o bispo vai pouco, a pessoa teve poucas oportunidades para ser crismada, mas tem um testemunho de vida edificante reconhecido na comunidade. Convém ressaltar, contudo, que casos assim hoje são exceção e não regra.

Explicação histórica para as normas mais "rígidas" hoje: fatores alheios ao sacramento acabaram por estabelecer um costume social de escolha de padrinhos e madrinhas por critérios menos edificantes, como posição social etc. Foi assim por um tempo. A igreja voltou os olhos para a questão agora, por isso as "novas exigências" que incomodam alguns. Apenas, bem entendido, não tem nada de novo.

Citação:
bebeminda
Também há outro problema,ela é viuva e mantem uma relaçao com uma pessoa e por isso o padre da freguesia dela nao lhe assina o papel para ela puder ser madrinha porque alega que ela nao cumpre os requisitos e vive em uniao de facto com essa pessoa.

Se for assim (se ela vive em união pública e de fato), a coisa fica bem mais complicada...

Citação:
bebeminda
Como pode um paroco que de nada comhece a vida intima das pessoas alegar que ela vive em uniao de facto,nao quer dizer que por ter um namorado ou ter alguém ao seu lado já estejam a morar juntos,para usar esse argumento como desculpa é preciso ter provas que fundamentem aquilo que diz e nao apenas recusar assinar o papel por outros interesses e outras rixas.

Vc pediu uma opinião, então por favor entenda esse participação como uma. Acho muito difícil que o pároco se metesse a juiz nesse caso, então é bem provável que tb tenha se orientado por pareceres de outros em quem ele deposita alguma confiança. Particularmente, ele já teria alguns motivos para fundamentar a negação do lugar de madrinha se: ele não conhece a pessoa, a pessoa não é crismada e não participa da comunidade (?). Some tudo isso e tente se colocar por 20 segs na posição de um padre. Imagino que tal padre gostaria de conversar com a pessoa para conhecê-la antes. Lembre-se do papel que cabe a uma madrinha. Repito: desconheço a situação e estou apenas dando a opinião que pediu.

Citação:
bebeminda
Será que o código canónico nao é para todos igual,pois para umas pessoas tudo lhe é permito e para outras nada,tive conhecimento que o mesmo pároco que hoje se recusa assinar esse papel já no passado assinou o papel a pessoas em situaçao semelhante e nao só,fez batizados a crianças que nasceram fora do casamento e de relaçoes amantizadas,penso que isso sim é mais escandaloso para a igreja doque uma pessoa que é viuva ou seja livre de qualquer compromisso e que comparte a vida com alguem que a apoia e tem uma relaçao saudavele harmoniosa.

Entendo sua indignação, mas a favor do pároco devo te lembrar que ele segue regras colocadas pelo bispo. Se antes o bispo não tinha decretado nada, mas depois o fez e baixou normas mais rígidas, para quem percebe a situação de fora pode parecer que o padre está intencionalmente discriminando pessoas, o que pode bem não ser o caso.

Citação:
bebeminda
Que lei é essa da igreja que para uns permite tudo,se deus há só um entao deviamos todos seguir as mesmas regras e os mesmos mandamentos da igreja.
O importante quanto há escolha dos padrinhos do meu filho no meu entender como pessoa e como católica é que as pessoas que eu ecolha sempre estejam presente para o meu filho caso a mim me aconteça alguma coisa e que sejam para ele aquilo que eu sou e o eduque na fé crista.

Uma pergunta tola: já tentou conversar com o pároco em particular (e desarmada!!) para esclarecer a situação?

Paz e Bem.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.