Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Encontro Inter-religioso
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 14 de October de 2011 17:14

Olá,

Vou organizar um encontro inter-religioso(Cristãos, muçulmanos, judeus), em conjunto com a pastoral universitária na universidade de Aveiro.

Temos algumas ideias, mas gostavamos de ter algumas experiências e as melhores praticas neste tipo de encontros. Se alguém tiver tido uma experiência deste tipo e dela tiver retirado alguma nota de maior relevo, que lhe tenha ficado mais na retina, por favor dê a sua susgestão. As coisas a evitar também seriam de grande ajuda.

Re: Encontro Inter-religioso
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 16 de October de 2011 12:05

Oi vitor*

Não sei se entendi bem, se se trata de um encontro para reflexão ou uma celebração ecumênica. São quadros diferentes mas acho que as dicas que seguem valem para ambos os casos:

* O bom andar do encontro vai depender muito da boa vontade das pessoas que participam. Nenhuma regra ou preparação funcionará sem isso, e mesmo as possíveis falhas poderão ser superadas se a boa vontade das pessoas prevalecer.

* É sempre bom enfatizar o que nos une: o desejo de ser fiel a Deus, a caridade, o respeito ao próximo, e ter paciência (saber respeitar o tempo de cada um). Ter Deus como modelo, isso funciona bem tanto para cristãos, mulçumanos ou judeus. Deus que é o mais interessado na salvação de todos, porque ama mais que todos, sabe esperar!

* Resistir SEMPRE à tentação de usar o encontro como estratégia de conversão: "vender o seu peixe". Encontro ecumênico não é para isso. Seria um desrespeito ao outro. Se alguém achar que deve fazer isso, que tente em outro lugar.

* Do ponto de vista prático, evite chocar os outros desnecessariamente. Certas falas ou atitudes podem ser comuns dentro de uma comunidade de fé, e parecer com abusos e desrespeito em outras. Para os cristãos, aqui valem os conselhos do apóstolo Paulo (e quem não se lembrar aproveite a oportunidade para reler Romanos 14). O texto fala principalmente de regras alimentares, mas para bom entendedor pingo é letra e o ensinamento é aplicável a muito mais.

* Também é importante não esquecer que encontros ecumênicos são encontros de identidades diferentes, são relações de diálogo, encontros de tradições, culturas, valores. É necessário, portanto, que você conheça bem sua própria identidade religiosa e tenha amor por ela, manifestado no amor por sua história e sua comunidade. De outra forma, fosse você lá apenas como "turista", não aconteceria um encontro ecumênico, porque a sua comunidade estaria ausente. Lembre-se, num encontro ecumênico, quer queira ou não, você representa mais do que somente a sua pessoa.

* Não está certo ir ao encontro para tentar converter os outros, mas muito menos está ir lá para perder sua identidade e sua fé. Em nenhum desses casos Deus esteve em primeiro lugar. A única coisa que consegue fazer um encontro ecumênico dar certo é o amor verdadeiro a Deus! É isso que aproxima as pessoas. Assim, não imagine que é o agir "politicamente correto" que vai resolver tudo. Seja um bom servo de Deus e confie na ação do Espírito.

* Nos momentos de oração, partilhe, seja naturalmente você. Não procure fazer orações "forçadas", nem para "marcar posição da sua identidade", nem para "esconder sua identidade para agradar aos outros". Se todos agirem naturalmente o encontro será ecumênico.

* Outra vez: a qualidade do encontro vai depender muito da boa vontade das pessoas que participam. Nenhuma regra ou preparação funcionará sem isso. A única coisa que consegue fazer um encontro ecumênico dar certo é o amor verdadeiro a Deus! Ore e confie na ação do Espírito Santo.

Paz e Bem



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.