Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Luz terna, suave
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de September de 2011 17:22

Olá a todos

Descobri há uns meses um hino de Completas que o Paróquias tem na Capela de S. Isidoro. É ele:

Que importa se é tão longe, para mim,
A praia aonde tenho de chegar,
Se sobre mim levar constantemente
Poisada a clara luz do teu olhar?

Nem sempre Te pedi como hoje peço
Para seres a luz que me ilumina;
Mas sei que ao fim terei abrigo e acesso
Na plenitude da tua luz divina.

Esquece os meus passos mal andados,
Meu desamor perdoa e meu pecado.
Eu sei que vai raiar a madrugada
E não me deixarás abandonado.

Se Tu me dás a mão, não terei medo,
Meus passos serão firmes no andar.
Luz terna, suave, leva-me mais longe:
Basta-me um passo para a Ti chegar.


Adorei-o! Caiu-me na alma! Cada vez que o leio continuo a achá-lo tão bonito. E fiquei curiosa de saber quem é o autor. Alguém sabe? Ou é daqueles de que não se sabe a origem? :)

Também quis saber como era cantado esse hino e fui ao youtube. Que desilusão! Um poema tão lindo e uma música tão sem sal... Merecia uma coisa melhor...

Abraços

Cassima

Re: Luz terna, suave
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 15 de September de 2011 17:52

Oi amiga sumida! Que bom tornar a encontrá-la aqui :)

Citação:
Cassima
Adorei-o! Caiu-me na alma! Cada vez que o leio continuo a achá-lo tão bonito. E fiquei curiosa de saber quem é o autor. Alguém sabe? Ou é daqueles de que não se sabe a origem? :)

Realmente encontramos orações lindas no ofícios. Sobre esse hino do qual gostou, o autor é o cardeal John Henry Newman (1801-1890).

Citação:
Cassima
Também quis saber como era cantado esse hino e fui ao youtube. Que desilusão! Um poema tão lindo e uma música tão sem sal... Merecia uma coisa melhor...

Não sei onde vc ouviu a música. Eu gostei, abaixo têm três interpretações:

[www.youtube.com]

[www.youtube.com]

[www.youtube.com]

Abraços



Editado 1 vezes. Última edição em 15/09/2011 17:58 por firefox.

Re: Luz terna, suave
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 15 de September de 2011 21:34


Re: Luz terna, suave
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 16 de September de 2011 10:21

Olá firefox e Rui

Ando mesmo sumida, não é? :)

Mas vou pairando por aqui. :D

Por acaso tenho saudades daqueles tempos animados do paróquias com muitos temas em esgrima. Um dia destes lanço um tema polémico só para provocar. :P

Acho que vou ter de ler algo do Cardeal Newman. A história de vida dele (de que tive conhecimento na viagem do Papa ao Reino Unido) parece interessante. Tenho de melhorar o meu inglês para ler o hino no original.

Relativamente à música, procura por versões em português. Foi as que eu ouvi na altura.

As versões que apresentas são bonitas, mas qualquer coisa cantada por um grande coro parece bonito :)... Pronto, a última versão não é de um coro, ok...

Quando eu digo que a música parece sem sal não quer dizer obrigatoriamente que é feia. Simplesmente que é banal, não mexe comigo... Foi o que aconteceu com a música deste hino. Gosto tanto dele que esperava que a música também tivesse o mesmo efeito, que o casamento de ambos fosse igual, o que não foi o caso.

Por exemplo, há uma música dos Muse que eu acho fanástica (acho que se chama "Uprising", é a que deu origem à versão do Areias dos Velvet Carochinha). Não sei o que cantam, nunca prestei atenção à letra, mas a sonoridade, os instrumentos, a voz do cantor, o ritmo, tudo isso me encanta.

Um abraço saudoso

Cassima

P.S. Quanto ao link do Rui não consigo vê-lo agora. É a versão em português?

Re: Luz terna, suave
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 16 de September de 2011 13:35

Muito bonito esse poema e de muito significado para mim.
Não disse Ele para tentar buscar a Deus e tudo o resto nos seria acrescentado?
Nada mais interessa só o Senhor eterno e verdadeiro interessa buscar, por isso a alma não tem descanso se fica conformada com o pecado, porque está ensinada para o buscar a Ele e Ele para nos chamar a todo o tempo.

P.S. Cassima bom ver-te no fórum.

Re: Luz terna, suave
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 17 de September de 2011 12:26

olá.

É a versão em portugues; a musica é a que se canta (ou cantava... n sei) nos seminários.

Abraço

Re: Luz terna, suave
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 17 de September de 2011 16:40

Uma adaptação tuga para vcs ^^

[videosdominicanos.net]

Re: Luz terna, suave
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 19 de September de 2011 12:16

Firefox, não consigo aceder ao link, mesmo em casa. E indo à página principal, não sei dizer qual seria...

Re: Luz terna, suave
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 20 de September de 2011 00:27

Ops... desculpa-me, o link deu problema.

Achei o vídeo no youtube, olha aí a versão tuga de novo :)

[www.youtube.com]

Abraços.



Editado 1 vezes. Última edição em 20/09/2011 00:38 por firefox.

Re: Luz terna, suave
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 22 de September de 2011 09:56

bonita musica.

Re: Luz terna, suave
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 27 de February de 2012 11:07

Definitivamente, a minha opinião sobre esta música está cada vez mais fortalecida.

Ontem na missa cantaram este hino. Tudo muito bem, a duas ou mais vozes, muito bem cantado.

Mas a música não chega nem aos pés da letra. Continuo a achar que merecia melhor. :P

Abraços

Cassima

Re: Luz terna, suave
Escrito por: emarcalo (IP registado)
Data: 24 de April de 2012 00:27

ola boas

eu adorei a letra, mas a musica é um arte. Eu observei os vídeos, e a letra. Na minha opinião para ser perfeita e linda era misturar estas duas musicas em português.

[www.youtube.com]
[www.youtube.com]



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.