Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Livro sobre Jesus
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 19 de April de 2011 12:01

Bom dia;

Ando tentado a comprar um volume que saiu à pouco tempo: Jesus de Nazaré, de Joachim Gnilka. Li que o livro é aconselhado por Bento XVI. Aliás, na sua última obra, o Papa cita este trabalho de Gnilka várias vezes.

Alguém já o leu? Vale mesmo a pena?

É que com as restrições orçamentais, só se pode comprar o que for mesmo bom :-)

M. Martins

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 19 de April de 2011 12:45

Olá Martins.

Tenho esse livro, comecei a ler, e considero muito bom.
Não sei o preço, pois me foi oferecido.

O autor é um bom perito, catedrático em Munique.

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 19 de April de 2011 13:21

Eis o que diz o Papa: "Relativamente às questões cronológicas e topográficas da vida de Jesus, existem obras excelentes; lembro de modo particular Joachim Gnilka, Jesus von Nazareth. Botschaft und Geschichte [1990] e a obra profunda de John P. Meier, A Marginal Jew (três volumes, Nova Iorque, 1991, 1994, 2001).

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 19 de April de 2011 16:24

Obrigado Rui e Onac pelas vossas opiniões. Assim já o vou comprar mais descansado.

M.

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 20 de April de 2011 14:39

Já que falamos em recomendar livros, alguém me pode recomendar alguns bons livros de história da Igreja?

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 20 de April de 2011 20:35

Citação:
vitor*
Já que falamos em recomendar livros, alguém me pode recomendar alguns bons livros de história da Igreja?

Olá vitor, PAz do Senhor Jesus


EU te recomendaria, antes de qualquer coisa, dar uma lida nos escritos de Eusébio de Cesaréia. Ele é dos "pais da igreja" e seus escritos nos dão muitas informações da igreja em seus primórdios. Abaixo segue o link, para o livro dele.

[www.4shared.com]

Existe tambem este link, abaixo, , mostrando a capa do livro e uma pequena sinopse, mas aqui nao funcionou, para baixar...

[www.acasadoebook.com]


ELe fala das perseguições e martírios dos primeiros cristãos, assim como da morte de alguns dos apóstolos. É uma obra que deve ser lida por todo aquele que se interessa em conhecer a história da igreja.

QUe o Senhor nos abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 20/04/2011 21:02 por David_.

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 20 de April de 2011 22:14

Tenho o "Para ler a História eda Igreja" em três volumes de Jean Comby Colecção Iniciação, da Editorial Perpétuo Socorro.

Tem o essêncial.

M. Martins

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 20 de April de 2011 22:42

Outras fontes interessantes:

- "Cidade de Deus", de Sto. Agostinho;
- "A vida cotidiana dos primeiros cristãos", de A.G.Hamman
- "Curso de História da Igreja" (4 vol.), de Franco Pierini e Guido Zagheni
- "História da Igreja: de Lutero aos nossos dias" (4 vol.), de Giacomo Martina

Os dois primeiros livros abordam a igreja primitiva, o terceiro é mais geral, o quarto trata da época da reforma e após. Andava dando uma olhada em Sesboué, que conta a história da igreja a partir da história dos dogmas (tb em 4 volumes, para não fugir a regra, rs).

Att.

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 21 de April de 2011 12:41

Obrigado pelas sugestões. Tenho comigo "Uma breve história da Igreja de August Franzen". Já o li há algum tempo e por isso gostava de ter mais fontes. Obrigado pelas sugestões.

David esses downloads são legais? Tenho as minhas reservas quando se trata de respeitar direitos de copyright.

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de April de 2011 13:43

Olá Vitor... Paz do Senhor JEsus


Muitas vezes, quando preciso de alguma consulta, entro em sites que disponiblizam "ebooks". E ali, faço minhas pesquisas. Não os uso para vender, ou algo mais, mas apenas como consulta. E a obra de Eusébio está por toda a parte, na internet, para a consulta dos cristãos. Quem gostar da obra, é uma questão de ir a uma livraria e comprá-la.

Com relação a obra de Eusébio, afirmo-lhes que ela é superior a todas essas outras listadas pelos colegas foristas. Principalmente porque se essas obras, citadas pelos colegas, tiver algo da igreja, terá de citar a "História Eclesiástica" de Eusébio! Entretanto, alguns podem não gostar da "História Eclesiástica" de Eusébio porque ele provavelmente mostrará algo diferente, daquilo adotado pela época em que a igreja entrou num processo de romanização. Assim, encontrarás ali, informações de que Jesus tinha irmãos de carne, como TIago e Judas, filhos de José e Maria. Encontrarás Euzébio falando do canon do Antigo Testamento, citando inclusive Josefo, para basear suas afirmações. Encontrarás citando sobre o Novo Testamento, dizendo:

"1.Chegando aqui, é hora de recapitular os escritos do Novo Testamento já mencionados. Em primeiro lugar temos que colocar a tétrade santa dos Evangelhos, aos quais segue-se o escrito dos Actos dos Apóstolos.
2. Depois deste há que se colocar a lista das Cartas de Paulo. Depois deve-se dar por certa a chamada Primeira de João, assim como a de Pedro. Depois destas, se está bem, pode-se colocar o Apocalipse de João, sobre o qual exporemos oportunamente o que dele se pensa.
3.Estes são os ditos admitidos. Dos livros discutidos, por outro lado, mas que são conhecidos da grande maioria, temos a Carta dita de Tiago, a de Judas e a segunda de Pedro, assim como as que se diz serem segunda e terceira de João, sejam do próprio evangelista, seja de outro com o mesmo nome."

História Eclesiástica - Euzébio de cesaréia - Livro III - XXV - Das Divinas Escrituras reconhecidas e das que não são.

Ao ler todo o capítulo dessa obra, verás Eusébio citando aquilo que é Escritura, que já era considerado como tal, como consenso de todos, e aquilo que já era considerado espúrio. E ali entre esses últimos, livros citados pelo MArtins, num outro tópico.

Perceba que é interessante notar, no texto acima, citado da obra: Eusébio afirma que existem livros que são de conhecimento da "grande maioria", mas que entretanto são discutido, isso se dava porque provavelmente uma minoria deveria contestá-los. Mas isso é uma questão que estou tratando num outro tópico, e deixo essa informação aqui, apenas como um atrativo a leitura da obra de Eusébio de Cesaréia.


QUe o Senhor abra o entendimento, para que possamos aprender mais dEle.


Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 21/04/2011 13:50 por David_.

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 21 de April de 2011 13:57

Àcerca dessa para consulta, é muito estranho. Imagine que eu vou a um stand e lhes prometo que só vou usar o carro, não o vou vender, por isso eles que não me cobrem nada, nem do aluguer, nem da venda. Qual pensa que seria a resposta deles?

Irmãos de carne mesmo será que você leu bem?
Não serão antes irmãos mais velhos de Jesus de um outro casamento de José? Veja lá David. Tem que ler bem.

Naquele tempo e nesse aspecto em particular não vigorava a democracia, por isso essa da maioria não é válida. O que retenho é que de facto havia discussão e os que são a minoria podiam ter melhores argumentos e esses geralmente vecem qualquer maioria.

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de April de 2011 14:54

Citação:
vitor*
Àcerca dessa para consulta, é muito estranho. Imagine que eu vou a um stand e lhes prometo que só vou usar o carro, não o vou vender, por isso eles que não me cobrem nada, nem do aluguer, nem da venda. Qual pensa que seria a resposta deles?


Olá Vitor... Graça e Paz


É incrível a vontade de contestar-me apenas por fazê-lo. Percebo um receio de alguns, em ler, aquilo que escrevo...

Eu imagino que em vosso país exista bibliotecas públicas. E que a vossa pessoa não se considere um "fora da lei", por entrar em uma dessas bibliotecas, e ler um livro que ali se encontra. E se gostar de um livro, ir a uma biblioteca e comprá-lo.

Apenas quis dar uma sugestão, daquilo que é o melhor de história da igreja, nos três primeiros séculos, e nenhuma outra obra, consegue falar algo sobre o assunto, sem citar Eusébio. Mas a escolha é do amigo. Se gosta e ama a verdade, dê uma folheada na obra de Eusébio.

Citação:
Irmãos de carne mesmo será que você leu bem?
Não serão antes irmãos mais velhos de Jesus de um outro casamento de José? Veja lá David. Tem que ler bem.

Existem várias passagens, na obra de Eusébio, onde é registrado algo, sobre os irmãos de "sangue" ou irmãos de "carne" de Jesus Cristo. E cito apenas uma, pois a intenção é que não só amigo, mas outras pessoas, que se interessam sobre história da igreja, leia a obra:

XIX
[De como Domiciano ordena a morte aos descendentes de Davi]
1. O próprio Domiciano deu ordem de executar os membros da família de Davi, e uma antiga tradição diz que alguns hereges acusaram os descendentes de Judas - que era irmão do Salvador segundo a carne —, com o pretexto de que eram da família de Davi e parentes do próprio Cristo . Isto é o que declara Hegesipo quando diz textualmente:

FOnte: História Eclesiástica - Eusébio de Cesaréia.

Não sou vosso inimigo, apenas me proponho a expor algo para a vossa rfeflexão.


Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 21 de April de 2011 15:58

Essas bibliotecas públicas, pagam os direitos pela exposição pública dos livros, mas pronto esqueçamos esse assunto.

Não altere o texto essa não é a opinião de Eusébio. Nos textos que pude conferir do Wikipedia:

Mas quando o mesmo Domiciano comandou que todos os descendentes de David fossem assassinados, uma antiga tradição afirma que alguns dos heréticos acusaram os descendentes de Judas (dito irmão do Senhor pela carne), com base em sua linhagem vinda de Davi e sua relação com o próprio Cristo. Hegésipo relata esses fatos usando as seguintes palavras. ”
— História Eclesiástica, Eusébio de Cesareia
Ele de facto nãoa creditava nessa hipótese por isso escreve dito, como delegando em outros essa alegação.

E no wikipedia e também no livro que pussuo (peço desculpa ao firefox não sei de facto se este Eusébio de cesareia é de facto santo existem dois Eusébios que viveram naquela Altura um é santo o outro não) sugerem que os Irmãos de Jesus eram de facto filhos de José e não de Maria. O wikipedia diz o Seguinte:

"Porém, Eusébio de Cesareia e Epifânio de Salamina, importantes teólogos do Cristianismo primitivo aderiram à doutrina da perpétua virgindade de Maria e, portanto, não aceitavam que Maria pudesse ter tido outros filhos além de Jesus [6]. Eusébio e Epifânio defendiam que estes era filhos de José em um outro casamento, não registrado [6]. Jerônimo, outro importante teólogo da mesma época, também seguia a doutrina, mas argumentava que os adelphoi eram filhos de uma irmã de Maria, também chamada Maria. [6]"



Editado 1 vezes. Última edição em 21/04/2011 16:00 por vitor*.

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 21 de April de 2011 16:14

Enfim os Pais da Igreja que você dizia aderir há uns dias atrás são a favor da perpétua virgindade de Maria. Será que você caberia nesta Igreja mesmo?

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de April de 2011 16:19

Citação:
vitor*
Não altere o texto essa não é a opinião de Eusébio. Nos textos que pude conferir do Wikipedia:


Vitor, Vitor... Voce diz INVERDADES, e sequer procura saber antes, mas prefere acusar de algo que sequer conhece! Eu simplesmente COPIEI do próprio livro e colei aqui! Procura ler nos LIVROS e veja com seus próprios olhos incrédulos!

Olha essa outra tradução, de "História Eclesiástica" em espanhol, que encontrei num site católico:


Cómo Domiciano manda dar muerte a los de la familia de David
XIX Domiciano también ordenó aniquilar a los de la familia de David, y, según una antigua tradición, ciertos herejes acusaban a los descendientes de Judas (el cual era hermano, según la carne, del Salvador) por ser de la familia de David y estar emparentados con el mismo Cristo. Esto expone Hegesipo con las siguientes palabras

FONTE: [pt.scribd.com]-

Mas "fica frio" que não há apenas essa citação... Sâo várias, pois eu lembro, quando estava lendo, que ele fazia citação dos irma~so de carne do Senhor, e falava de Tiago, Judas, e de algumas irmãs. LEIA O LIVRO, e veja a posição do escritor, e para de querer manter uma mentira no juízo a todo custo!

Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 21/04/2011 16:26 por David_.

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 21 de April de 2011 16:48

Eu li num livro amigo. Além disso já consultei outras traduções e não concordam com a sua . Disto só poso acreditar quando vir a original, que presumo ou foi escrita em grego ou latim.

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de April de 2011 17:37

Sabe qual é o "segredo"? Até mesmo quanto a obra de Josefo, temos a informação de que a vossa igreja possa ter alterado, para inserir informações sobre Jesus Cristo. Pois que possivelmente Josefo tenha OMITIDO informações sobre ELe. Assim, é fácil saber o que pode ter acontecido.

Entretanto, não vi nenhuma tradução do livro de Euzébio que usasse a forma como citou. Todas as que consultei, seja em espanhol, seja em ingles, seja em portugues, usam a forma como descrevi a vós, aqui.

A opção é sempre sua. Mas sei que mesmo que mostre a vós a verdade, sempre preferirás permanecer naquilo que acreditas. Era sobre isso que falava Paulo, quando disse:

2Ti 4:3-4
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.


QUe o Senhor nos abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 21/04/2011 17:39 por David_.

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 21 de April de 2011 17:46

O quê? Josefo era do séc.I e diz que aminha Igreja inseriu informações sobre Jesus Cristo? Não era a mesma Igreja que você outro dia jurava a pés junto também vir a pertencer caso vivesse naquele tempo?

Essa Frase de Paulo serve melhor para vós do que para nós. Porque ela fala de algo que há-de surgir, não de algo que já existia no tempo de Paulo. Ora A igreja Católica existe initerruptivelmente desde Jesus, passando por Paulo. A vossa é que surgiu milénios depois. De quem acha então que Paulo estava a falar?



Editado 1 vezes. Última edição em 21/04/2011 17:51 por vitor*.

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de April de 2011 17:50

Citação:
vitor*
O quê? Josefo era do séc.I e diz que aminha Igreja inseriu informações sobre Jesus Cristo? Não era a mesma Igreja que você outro dia jurava a pés junto também vir a pertencer caso vivesse naquele tempo?

As alterações não teriam se dado nessa época.

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Livro sobre Jesus
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 21 de April de 2011 17:54

Citação:
David_
Citação:
vitor*
O quê? Josefo era do séc.I e diz que aminha Igreja inseriu informações sobre Jesus Cristo? Não era a mesma Igreja que você outro dia jurava a pés junto também vir a pertencer caso vivesse naquele tempo?

As alterações não teriam se dado nessa época.


Então Josefo era astrólogo, em vez de historiador. Que eu saiba o historiador fala do passado, não fala do futuro. Essa tá boa muito boa.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/04/2011 17:59 por vitor*.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.