Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de December de 2010 18:46

Para quem quiser melhor compreender o que é a lei muçulmana (Sharia) na prática, pode ver o seguinte video no YouTube e foi hoje notícia no DN: [www.youtube.com]

Obrigado, Luís

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de December de 2010 13:19

Isto nada tem a ver com o ser muçulmano. Isto é tudo política, não religião. Felizmente convivo com muitos muçulmanos, um deles é sudanês, um dos meus melhores amigos. Convivo com uns poucos iranianos, um deles casado e conheço a mulher que é tratada com todo o respeito e ao contrário do que possam pensar ela não tem medo de dizer na frente do marido o que pensa. Chega a queixar-se na brincadeira que ele não cozinha em casa e ele ri-se.

Esta imagem dos muçulmanos que é passada para os ocidentais é errada e fora do contexto. Infelizmente existem uns imbecis que com fins politicos, tentam colar os seus atos à autoridade de Deus, mas nada disso tem a ver com a prática sincera do muçulmano.
Pela minha experiência os muçulmanos são muito civilizados e muito simpáticos.



Editado 1 vezes. Última edição em 15/12/2010 13:20 por vitor*.

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 15 de December de 2010 14:28

Vitor*,

Independentemente da sua experiência com os muçulmanos, é claro que existem muitos que são boa gente, caridosos, respeitadores etc. É assim com todo povo, e acontece tb em qualquer grupo religioso: há aqueles que transcendem a limitação cultural, buscam e conseguem ter uma experiência mais rica de proximidade com Deus. Só para lembrar, isso aconteceu com algumas pessoas na Bíblia mesmo, com gente que não era bem vista pelos judeus.

Agora, tb independentemente da sua experiência com os mulçumanos, é bastante evidente que a lei muçulmana diminui MUITO a mulher em relação ao homem. Isso não apenas teoricamente, mas frequentemente na prática. Um exemplo conhecido e triste, assustador mesmo, é o dos fanáticos que atiram ácido nas mulheres que não se cobrem, que se arriscam a dirigir um carro etc. Notícias sobre isso são muitas, e mais recentemente acompanhamos na mídia o caso da muçulmana que ia ser apedrejada por um suposto adultério. O vídeo no início do tópico é apenas uma gota no oceano.

Claro que não há risco de acontecer com um homem o apedrejamento por adultério: outra mostra que é fato que a lei muçulmana é muito injusta com a mulheres. Alguém poderá dizer que a lei muçulmana não ensina absurdos como isso de atirarem ácido nas mulheres, mas a prática acontece e não vemos nenhuma ação dos dirigentes religiosos de lá para que não ocorra. Vemos mais é o contrário: colocaram mais fardos sobre as mulheres.

Bom para o seu amigo, e para vc, que ele é uma pessoa sensata que ultrapassou aquela pobreza de mentalidade machista e imbecil. Para quem quiser ter uma idéia do que sofrem as mulheres muçulmanas, há um testemunho assustador em "Infiel", da modelo Ayaan Hirsi Ali. Ela foi muçulmana devota na Somália, depois fugiu de um casamento forçado, e foi para Holanda. Ela hoje escreve a favor dos direitos das mulheres islâmicas, e por isso já está jurada de morte.

[]s

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de December de 2010 15:35

Fire você começou muito bem o seu post, mas os fanáticos existem em todo o lado e já existiram também no cristianismo. A inuiqsição também era usada com fins políticos, para caçar aqueles que se punham contra o regime.

Estive a falar com o meu amigo sudanês e ele já conhecia o caso. Disse-me que esteve a falar para ao sudão e perguntou a um amigo o que se tinha passado com aquela mulher. Do outro lado o outro perguntou-lhe, o que ele estava a dizer, se queria pô-lo em sarilhos com o governo que faz o trace das ligações telefónicas. Nenhuma religião ordena o que eles fazem nem ordenava a inquisição mas fizemo-la. Isso nada tem a ver com o ser muçulmano, mas sim com sistemas politicos corruptos, que tem interesse politico em manter as mulheres afastadas do poder.
Aliás o meu amigo sudanês está em portugal, porque no seu país seria preso, por ser algo que não é de facto: comunista. Não metam religião nisto.

A única coisa errada é fazer com que os ocidentais tenham uma imagem dos muçulmanos completamente errada, como um terráqueo teria de um ET.
Como disseste há pessoas boas e más em todo o lado e não é o ser muçulmano que faz com que haja pessoas más.

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de December de 2010 20:33

Deixem-me dizer que acabei de ver uma lapidação, por e-mail,muito pior do que esta que o Luís nos trouxe. As minhas palavras não são suficientes para descrever o que sinto. Filhos da... .
Há uma série de fanáticos e com uma vida insignificante, que se dedicam por estupidez a dar algum significado caduco à sua vida, batendo numa mulher indefesa e desmaiada no chão, enquanto uma multidão imensa que a rodeia, ou assiste, ou participa.
Tenho medo de ser, ser humano.



Editado 1 vezes. Última edição em 15/12/2010 20:35 por vitor*.

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de December de 2010 21:33

Citação:
vitor*
Deixem-me dizer que acabei de ver uma lapidação, por e-mail,muito pior do que esta que o Luís nos trouxe. As minhas palavras não são suficientes para descrever o que sinto. Filhos da... .
Há uma série de fanáticos e com uma vida insignificante, que se dedicam por estupidez a dar algum significado caduco à sua vida, batendo numa mulher indefesa e desmaiada no chão, enquanto uma multidão imensa que a rodeia, ou assiste, ou participa.
Tenho medo de ser, ser humano.

Podem assistir ao video aqui

Aviso que o video é muito chocante. Mesmo muito chocante. Não assista se tem uma sensibilidade elevada.

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 16 de December de 2010 07:57

Estou 100% de acordo com o vitor. Tentar relacionar o ser-se muçulmano com isto tipo de atitudes é o mesmo que se dizer que a Inquisição e os Autos de fé eram actos aceites por Deus e por isso cristãos.

Não há muito tempo haviam católicos devotissimos que eram donos de escravos e que nem consideravam estas pessoas seres humanos.

Considerar que este vídeo é a face da religião muçulmana é aceitarmos que o regime croata Ustase pode ser considerado como uma das faces do catolicismo.

Isto é um problema social que infelizmente ainda temos em várias sociedades, incluindo em Portugal. Que as mulheres sejam vítimas de violência doméstica na rua ou em casa pouco faz a diferença porque no fundo uma agressáo é uma agressão.

Em comunhão

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 16 de December de 2010 13:54

Graça e PAz


Euy também conheço um muçulmano. Ele é uma boa pessoa... Claro que não discordo de que hajam boas pessoas, aos olhos humanos, no meio muçulmano, como o há, nas diversas religiões que conhecemos.

Mas uma coisa é uma coisa... É fácil falar de "um muçulmano" que vive em Portugal, ou de um muçulmano que vive no Brasil, ou que vive em um outro país reconecidamente cristão.

Nos países de maioria muçulmana, sequer falar de Jesus Cristo é possível. Temos missionários cristãos, em diversos países árabes, que vivem no anonimato. Pois se forem descobertos como cristãos, poderão ser expulsos daquele país, ou pior, podem ser presos. Mesmo em países mais moderados como o Egito, a religião cristã não é vista com bons olhos e se alguém que se diga cristão, seja ele evangélico ou católico, falar ali de Jesus Cristo, e presentear alguém com uma Bíblia, poderá ser expulso daquele país. Isso sem falar de pessoas que se convertem ao cristianismo e que são sumariamente expulsas de sua casa por terem "abandonado Alá".

Falar de um muçulmano, ou até mesmo de uma comunidade muçulmana que vive num país cristão é uma coisa, falar de um país de maioria muçulmana é outra.

Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 5 vezes. Última edição em 16/12/2010 14:07 por David_.

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 16 de December de 2010 17:46

David_

o problema é o regime político desses países. Haver ou não liberdade de culto num sociedade é determinado politicamente.
Mesmo entre democracias há disparidades - tentar construir uma mesquita na Europa ou nos USA é completamente diferente. Há uma colagem nítida dos valores cristãos no discurso politico norte americano, enquanto na Europa há um maior respeito pela neutralidade do estado.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 16 de December de 2010 19:30

A lena falou certo.

Antes demais devo dizer que eu não conheço apenas "um" muçulmano eu conheço, quase duas dezenas deles e nenhum é intolerante com a minha prática religiosa. Chegamos a falar de Deus de forma perfeitamente ecuménica (aliás além de um ateu, são as únicas pessoas que encontro disponíveis para falar de Deus), não entrando como é óbvio em temas de rotura, mas em temas que nos aproximam. Conheço duas iranianas, uma casada, outra solteira. A casada usa lenço na cabeça, a solteira começou por usar no principio, mas já não usa e isso é tolerado, muito bem pelos outros iranianos que aqui trabalham e sem problemas.
Em alguns países maioritariamente islâmicos o cristianismo é tolerado, como o sudão, por exemplo, onde cerca de 20% da população é cristã e onde o Natal é também feriado (ver wikipedia" sudão").

Não podemos generalizar de forma alguma. A evolução cultural é um processo lento e a liberdade religiosa depende do sistema político, não do sistema religioso.

O meu amigo sudanês esteve 3 vezes na prisão por reclamar contra situações como essa que o Luís pôs no inicio deste tópico e como ele muitos.

Tal como aconteceu nos países da velha Europa, onde dominava e ainda domina o cristianismo, a tolerância religiosa também chegará aos paises islâmicos. Porque há pessoas lá a trabalhar para isso. Temos de dar tempo ao tempo. O mesmo processo que aconteceu em países maioritariamente cristãos, também vai acontecer em países islâmicos.

Essa ideia de que as pessoas não se salvam senão conhecerem Cristo, é completamente certa, na medida que os islâmicos ao anunciarem Alá estão a falar de um único Deus, o próprio Cristo. Não interessa quantos nomes Deus tem, porque ele disse à pergunta: "qual o teu nome?". Deus respondeu: "Eu sou Aquele que é." E é no Ser de Deus e não no nome, que se faz o anúncio justo e verdadeiro. Podemos questionar qual das religiões nos mostra claramente e mais abertamente quem Deus é, e para mim a resposta é clara: o cristianismo, mas não podemos questionar que outras religiões também anunciam o Ser de Deus, Aquele que não tem nome, mas Aquele que é, que é o próprio Cristo. Dou graças a Deus por ter conhecido estes islâmicos, porque fizeram também ver isso de uma forma mais fácil. A intolerância religiosa e a propaganda religiosa de uma religião em favor da outra entre as religiões monoteístas é completamente insensata. Não somos ninguém para dizer quem se salva ou não. Só Deus sabe, por isso a Igreja Católica sempre proclamou Santos, nunca condenados e mesmo os mortos na fogueira, eram postos nas mãos de Deus, para que se desse a sua misericórdia e salvação.

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 17 de December de 2010 10:10

Não é de forma alguma insensato anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo entre os muçulmanos. Insensato é não cumprir o mandamento de Jesus, que nos disse para o fazermos. Insensato é pensar que por ser monoteista não há diferenças profundissimas entre o islão e o cristianismo.

Um tigre e uma ovelha, vistos ao longe, são parecidos.

O islão tem algumas semelhanças com o cristianismo, mas também profundas diferenças.
A distinção que fazem entre politica e religião é tipicamente cristã. Para além da politica ser profundamente influenciada pelos valores culturais da população, sendo a cultura profundamente influenciada pela religião e pelos seus valores profundos, há nas religiões e em particular na religião islamica coisas que procuram marcar a agenda politica. Claro que quando são pequenas minorias, como na europa ocidental ou no Brasil, isso não se nota.
Não é comparavel a intolerancia religiosa que ocorreu no cristianismo com a que ocorre no islamismo, aliás grande parte da intolerancia religiosa que ocorreu no cristianismo ocorreu por contagio, depois das guerras contra o islamismo, que foram iniciadas pelos islão. Não consta que Jesus Cristo tenha pegado em armas para matar ninguém, Maomé foi um lider religioso, um lider politico e um lider militar. Quando morreu liderava um império em expansão guerreira.
Jesus é o exemplo para os cristãos, morreu perdoando os que o mataram, Maomé é o exemplo para os muçulmanos, morreu a liderar um guerra, que começou por sua iniciativa.
Aliás um bom exemplo dessa contaminação cultural é a escravatura, na europa por influencia do cristianismo, depois da queda do imperio romano, a escravatura praticamente desapareceu. Mais tarde voltou a florescer, por influencia... do contacto com o islão.

Claro que há paises em que convivem muçulmanos e cristão. Até com os muçulmanos a dominarem, mas nesses paises os cristãos são atacados. E os cristãos até são a religião mais tolerada pelo islão. Na india os ~10% muçulmanos convivem mal com a maioria hindu. No sudão os ataques contra cristãos são frequentes, aliás o sudão viveu em guerra mais de 20 anos, guerra em que ocorriam sistematicamente ataques de grupos islamicos do norte contra aldeias animistas e cristãs do sul, matando os homens e reduzindo mulheres e crianças à escravatura.

A religião influencia profundamente a politica. Mesmo que não diretamente, influencia atraves dos valores que proclama.
Paises budistas foram ao longo da historia muitas vezes liderados por reis-deuses, com poder absoluto. Nas regiões fora da influencia budista isso raramente ocorreu, nos paises de influencia budista isso era muito frequente.

O vídeo é um mau exemplo da sharia porque aquilo não é a aplicação da sharia, é um abuso de um poder discricionario. Mas há na sharia coisas bastante negativas, bem piores que aquilo. E não julguem que a sharia é reformavel. O islão não é o cristianismo, Jesus anunciou uma série de principios gerais, uma especie de constituição minimalista, Maomé deixou uma lei que disse ser perfeita e ditada diretamente por Deus. Os preceitos dessa lei (sharia) são muito pouco flexiveis.

Se estão há espera de ver o islamismo seguir um caminho semelhante ao cristianismo, esperem sentados. O cristianismo vai seguindo o caminho que lhe é traçado pelos ensinamentos de Jesus, desviando-se por vezes, umas vezes por influencia externa (na qual se destaca precisamente o islão) outras vezes por falta de fidelidade dos cristãos. Mas o caminho que o islão percorre não é o mesmo, a sua evolução não tem sido a mesma, nem será nunca. Aliás algumas marcas mais suaves no islão ocorrem por influencia externa, dos paises de matriz cultural cristã. O cristão procura seguir a Jesus Cristo, o muçulmano a Maomé. Não é bem a mesma coisa. Muito longe disso, ambos são monoteistas, mas Jesus morreu na Cruz e ressuscitou anunciando o amor e a paz, Maomé morreu liderando uma guerra aonde se matavam pessoas que estavam em paz até ele chegar. É a mesma coisa?

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 17 de December de 2010 13:17

Claro no meio de umas palavras há sempre alguém que se embrulha com os significados, caro camilo. Além disso eu nunca falei em anúncio entre muçulmanos, porque esse é bem vindo, mas sim propaganda, que para mim são duas coisas distintas. Nunca disse que eram iguais, mas o que eu disse está dito, tenho esperança que outros tenham entendido.

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 17 de December de 2010 15:44

O Camilo foi ao "x" da questão. Não preciso mais dizer nada sobre isso, pois me sinto contemplado na postagem do colega.

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de December de 2010 16:13

Em comum a humanidade, é nela que tenho ainda alguma esperança.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 17 de December de 2010 16:57

Infelizmente alguns deliciam-se a não ver o óbvio, que a intolerância religiosa é fruto da ignorância e de não contactarmos com diferentes culturas.
As diferenças entre islão e cristianismo, existem de facto:
-Maomé não é considerado Deus
-Não há páscoa na sua morte nem
-Natal no seu nascimento.
Antes de Maomé já existia islamismo que é da mesma altura do judaísmo, do mesmo Pai Abrãao.
-O islão aceita a bíblia como livro sagrado e revelação de Deus:
Trecho do Alcorão:
“Deus! Não há mais divindade além d'Ele, o Vivente, o Subsistente. Ele te revelou (ó Mohammad) o Livro (paulatinamente) com a verdade corroborante dos anteriores, assim como havia revelado a Torá e o Evangelho, Anteriormente, para servir de orientação aos humanos, e relevou ainda o Discernimento (julgamento entre o bem e o mal).” —Alcorão, Surata 3:3-4

É surpreendente como andamos constantemente às turras por tão pouco. A ignorância é inimiga da verdade. Isso não me impede de dizer que Cristo é de facto toda a verdade aberta ao homem e por ele se chega mais directamente a Deus. Mas isso não me impede de dizer que o Ser de Deus, que é o próprio Cristo está presente em outras religiões.

Este fundamentalismo religioso propagandista de que uma religião salva e outra não, só tem levado a que a própria religião perca prestígio, por culpa de pessoas como David e Camilo.
E sim para mim de certeza que os islamismo vai seguir o mesmo caminho de tolerância religiosa, pois esta como mostrei, já está inscrita no Alcorão.

O meu abraço.

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 17 de December de 2010 21:42

Citação:
vitor*
Este fundamentalismo religioso propagandista de que uma religião salva e outra não, só tem levado a que a própria religião perca prestígio, por culpa de pessoas como David e Camilo.


Olá Vitor... Paz do Senhor Jesus



Com a declaração acima, o amigo demonstra desconhecer o motivo da vinda de Jesus Cristo a terra. Talvez O tenha como um alguém no mesmo nivel de Maomé, Ghandi ou uma outra personalidade. Também talvez imagine que quem salve seja RELIGIÃO, uma vez que afirma que eu ou outro colega, é quem afirmamos isso. Mas talvez precise tão somente ler outros tópicos, já criados e amplamente debatidos, para meditar em tudo o quer já foi escrito, e debatido por nós, aqui!


Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 17/12/2010 21:43 por David_.

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 17 de December de 2010 21:56

dizer que antes de Maomé já existia islamismo é um disparate.
Culpar a ignorancia pela intolerancia é tambem ignorancia. Aliás quem sabe alguma coisa sobre estas coisas sabe que muita da intolerancia islamica cresce nas universidades do mundo islamico.
Quanto à minha culpa... enfim...
Desculpa lá vitor, mas conheces muito mal o islamismo.

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 18 de December de 2010 01:04

Desculpem o conhecimento que tenho de que o islamismo radica no filho da escrava de Abrãao, foi-me dado por um teologo catolico numa aula pública. Deve haver alguma base de fundamento nisso. Embora pelo que li exista alguma controvérsia neste tema .

É óbvio que não conheço o islão a fundo, mas pretendo conhecer e ler o Alcorão. Uma coisa que eu conheço é a honestidade dos muçulmanos e a forma alegre como encaram a vida.

Nunca disse que Maomé é igual a Cristo, pois Cristo para mim é Deus e Maomé não. Nem gandi. Mas pronto .
Peço desculpa por me ter excedido e fulanizado o debate.



Editado 1 vezes. Última edição em 18/12/2010 01:06 por vitor*.

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 de December de 2010 07:33

Na Bíblia é afirmado que os árabes nómadas do deserto são descendentes de Abraão, de Ismael, filho da escrava de Abraão. Deve ser daí que se origina a confusão, mas o islamismo aparece apenas e só com Maomé. Maomé mostra algum conhecimento da Bíblia, mas com muitas falhas. Afirma que Moisés e Jesus foram verdadeiros profetas, mas que os seus discipulos deturparam a mensagem que Deus lhes deu e Deus enviou Maomé, como 3º e definitivo profeta. Curiosamente no seculo XIX Bahá'u'lláh funda a fé bahai que afirma algo parecido, mas abarcando tudo e mais umas botas. Os muçulmanos afirmam fundar-se a sua religião nas raizes Bíblia, mas na realidade ignoram a Bíblia, escrita pelos díscipulos de Moisés e Jesus... que segundo eles deturparam a mensagem enviada por Deus. A polémica, a existir, existe apenas da parte muçulmana, por parte de proselitistas muçulmanos, porque não é minimamente razoavel defender a existencia de um islamismo antes de Maomé (para falar verdade é um disparate completo).

Ler o Corão a seco, é pior que ler a Bíblia a seco, começando pelo Genesis. Com versiculos aberrogantes e aberrogados, com series de sentenças muitas vezes contraditorias, pouco irás perceber do islão. No islão para além do Corão tens as sunas, relatos da vida de Maomé, que por sua vez estão relacionados com os versiculos do Corão.
Já agora a citação isolada de um versiculo do Corão para provar um coisa é algo que só ilude a quem não conhece o Corão.
Há muçulmanos honestos e desonestos, alegres e tristes. A fé religiosa é normalmente fonte de alegria e motivação para a honestidade, mas no caso islamico é preciso juntar a isso o valor que é dado à hospitalidade, tipico dos povos semitas. Para além disso em qualquer situação aonde viva uma pequena minoria religiosa é normal que essa minoria viva a sua fé com muito mais entusiasmo que o resto da população. Aliás se lhe "derem corda" ficam contentes.
Mas é muito diferente o islão sem poder e o islão com poder, o islão num contexto cultural laico-cristão e o islão num contexto cultural aonde domina e consegue moldar a sociedade... e o islão é um religião aonde a politica e a religião formam uma unidade, Maomé foi um lider religioso e um lider politico.

Claro que é obvio que não conheces o islão a fundo, aliás é obvio que tens um conhecimento superficial. E quero sublinhar isso para desfazer a ideia pre-concebida da bondade intrinseca do conhecimento, da maldade intrinseca da ignorancia. É uma ideia muito divulgada, que pode por vezes corresponder à verdade, mas outras não tem qualquer fundamento. Muitas vezes a rejeição a algo, a aversão a algo vem precisamente com o conhecimento.
Na sociedade em que vivemos o conhecimento é idolatrado, visto como a solução para todos os males, o conhecimento e em particular o conhecimentos cientifico-tecnológico é mais importante que a mensagem religiosa ou filosofica. É um erro, o conhecimento é importante, é um poder, mas o poder tanto pode ser bem como mal usado, a alemanha nazi era o pais cientificamente mais avançado do seu tempo. E podes crer que os judeus eram bem conhecidos pelos alemães, viviam lado a lado com eles. Ao longe um tigre e um ovelha são apenas pontos no horizontes, se te aproximares verás melhor as suas diferenças, irás conhecê-los melhor, mas nem sempre irás gostar do que conhecerás.

O "fundamentalismo" que diaboliza as outras religiões, pode ser a raiz para conflitos e isso ser um contratestemunho contra a fé religiosa. Mas esse receio não é razão para enviarmos a cabeça na areia e partirmos desde logo para a afirmação delicodoce que todas as religiões são boazinhas, que todas vão seguir alegremente um caminho de tolerancia e paz. Na raiz dessa ideia parece-me estar subjacente a ideia de que a sociedade em que vivemos vive em paz devido ao progresso tecnologico. Ora se olharmos mais para trás, para antes da queda da URSS vemos que isso é uma ilusão.
Tão importante como termos uma ferramenta é o que fazemos com ela. Um machado pode ser usado para cortar lenha ou para matar alguém.
O erro contrario ao fundamentalismo que diaboliza as outras religiões (ou no caso do fundamentalismo ateu que as diaboliza todas) é o relativismo que as iguala a todas. São todas boazinhas... isso é contrario ao mandamento de Jesus Cristo que nos envia a todos para lhe fazermos discipulos em todas as nações.

Re: Lei muçulmana (Sharia) ao vivo e a cores
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 27 de December de 2010 11:30

O islamismo em Portugal não tem nada a ver com o dos países islâmicos.

E mesmo entre estes há desigualdades no que respeita ao tratamento das mulheres.

Mas não conheço nenhum país islâmico em que exista igualdade entre homens e mulheres.

Se alguém conhecer, agradeço que me indique.

A sharia discrimina negativamente as mulheres em todos os aspectos, nomeadamente punindo de forma diferente homens e mulheres pela mesma infração. Como o caso do adultério.

João (JMA)



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.