Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Patrística Fundamental
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 08 de November de 2010 11:29

Bom dia

Gostaria de me aprofundar no estudo da Patrística.

O meu tempo para leitura é de certa forma limitado devido aos muitos afazeres profissionais. (Além do meu emprego “normal”, sou músico, e como tal, há os ensaios, concertos etc. Também sou organista litúrgico ).

Sei que a Patrística é imensamente rica e vasta, e é precisamente por isso que gostaria que alguém aqui no Fórum me desse alguma ajuda, pois há entre nós alguns especialistas em teologia. (Firefox; Rui Vieira, Alpha, Luiz Gonzaga...)

Haverá alguma obra que seja uma espécie de compilação com os principais autores e temas?

Haverá uma ou duas obras fundamentais que abordem e expliquem temas também fundamentais, e que muitas vezes são focos de discussão entre católicos e protestantes?

Haverá alguma obra de Apologética Católica que seja fundamental?

Um agradecimento antecipado pela ajuda.

M. Martins

Re: Patrística Fundamental
Escrito por: católicoexigente (IP registado)
Data: 08 de November de 2010 16:21

Caríssimo,

Não sou um dos "teólogos" que referiste, mas como andava por aqui aproveito para te responder.
O que pedes sobre a Patrística um trabalho colossal... só para teres noção, só a Patrologia Grega são 161 grossos volumes (sei porque estou a trabalhar um dos textos de lá). Por isso, qualquer resumo fica sempre àquem da verdadeira dimensão da obra. Por outro lado as principais obras vão sendo traduzidas para português, e que podes encontrar em qualquer boa livraria. Aconselho-te, portanto, a ires pegando numa ou outra obra. Os textos Antigos da Liturgia das Horas, que é uma tradução mais à mão, também é um exemplo muito bom. Quanto a manuais... há alguns de patrística que podes encontrar numa livraria Católica.

O que queres dizer com uma "Apologética Católica que seja fundamental"? A Apologética está debilitada e mal vista, entregue aos grupos tradicionalistas. A denominação actual e actualizada é "Teologia Fundamental". Contudo, conheço alguns manuais Apologéticos Antigos que são muito bons... mas falta-lhes sempre algo. Era uma boa proposta alguém lançar-se num trabalho de sistematização da fé que fosse adaptada para os nossos tempos. Quem sabe não nascerá daqui?

Re: Patrística Fundamental
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 09 de November de 2010 01:51

Olá M.Martins.

Citação:
M. Martins
Gostaria de me aprofundar no estudo da Patrística.
(...)
Haverá alguma obra que seja uma espécie de compilação com os principais autores e temas?

A patrística é um campo vastíssimo. O que o católicoexigente escreveu confere. Mesmo assim posso tentar te indicar algum material:

* "Manual de Patrologia", Hubertus R. Drobner, 2a ed,, Editora Vozes, 2008 - é o que há de mais próximo do que solicitou: faz um apanhado sobre a vida, obra e doutrina dos principais autores patrísticos. Infelizmente, o manual deixa a desejar no que diz respeito ao texto mesmo das obras, cita-as pouco, mas é compreensível dado ao volume de informação.

* História da Filosofia Patrística, Claudio Moreschini, Ed. Loyola, 2008 - outro bom livro, na mesma linha do manual.

* Patrologia de Migne - é a fonte mais completa disponível, mantida pela Igreja Católica, oferece o texto original em grego e hebraico dos autores patrísticos.
- Patrologia Graeca [www.ellopos.net] (32Giga de textos em grego)
- Patrologia Latina [www.documentacatholicaomnia.eu] (textos em latin) [pld.chadwyck.co.uk] (ebook free, pdf, em latin) [www.archive.org]

* a BAC (Biblioteca de Autores Cristianos), também mantida pela Igreja Católica, traz uma diversidade de autores patrísticos traduzidos para o espanhol [www.bac-editorial.com] bem como documentos da igreja, de teólogos etc. O volume é imenso.

Citação:
M. Martins
Haverá uma ou duas obras fundamentais que abordem e expliquem temas também fundamentais, e que muitas vezes são focos de discussão entre católicos e protestantes?

Gostei muito dos dois volumes da "Teologia Sistemática - Perspectivas Católico-Romanas", de F.S.Fiorenza e J.P.Galvin. Faz uma boa apresentação do desenvolvimento da teologia católica pós-conciliar. Para uma visão da teologia mais tradicional, tb gostaria de saber se há outras fontes (acessíveis) tão vastas como a Summa de Sto Tomás ou a Enciclopédia Católica [www.newadvent.org]

Citação:
M. Martins
Haverá alguma obra de Apologética Católica que seja fundamental?

O católicoexigente descreveu bem o quadro. Atualmente a apologética foi deixada meio que em segundo plano na teologia católica; a obsessão em "vencer" o outro parte mais dos protestantes contra os católicos, o contrário nem tanto. Os católicos estão mais concentrados em oferecer uma catequese melhor, confiantes de que isso por si só defende contra ataques de proselitismo protestante.

Os melhores manuais de apologética ainda são os antigos, portanto. Sobre o tema [reporterdecristo.com] Parece mesmo que falta um manual de apologética mais atual. Quem sabe não iniciamos os trabalhos para um?

Paz e Bem.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.