Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: vsilvaps (IP registado)
Data: 19 de October de 2010 09:20

Bom Dia

Venho por este meio pedir se me podem informar aonde eu posso encontrar (Igrejas) que tenham as imagens de Santa Clara e São Caetano na zona Lisboa e Arredores.

Por razões particulares e de fé preciso efectuar uma oferenda a estes dois santos.

Obrigado

Vitor Silva
967357661

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 21 de October de 2010 03:48

Boa noite.

No catolicismo não existe isso de ofertar oferendas para santos. A pergunta tem a ver com candomblé?

Paz para vc.

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: vsilvaps (IP registado)
Data: 21 de October de 2010 10:02

Ok, se é assim porque é que durante a celebração de missa existe a parte da oferta !!! e se acha que é candomblé está engando ou então é adivinho, se o for diga-me os numeros do euromilhões.
Á pessoas que querem ser mais papistas que o papa, eu fiz uma pergunta simples:
aonde eu posso encontrar (Igrejas) que tenham as imagens de Santa Clara e São Caetano na zona Lisboa e Arredores ?
O resto é comigo e Deus, nada mais tem haver com o assunto, provavelmente a parte de oferenda até pode ser nem ser a palavra mais correcta, mas isso só tem a haver comigo e com Deus Nosso Senhor.
E já agora Jesus não morreu na Cruz por causa de todos Nós !
Ofereceu o seu corpo a Deus , para nos salvar , não é verdade ...
Obrigado e um Bom Dia

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 21 de October de 2010 13:15

Citação:
Ofereceu o seu corpo a Deus , para nos salvar , não é verdade ...

Não!

Jesus ofereceu, e oferece o seu Copro a nós, para nos salvar, tornando-nos participantes de Si mesmo!

Citação:
O resto é comigo e Deus, nada mais tem haver com o assunto

Errado.

O "resto" é ilicito se não for feito dentro da Fé da Igreja, tendo esta sempre "haver" acerca das práticas dos seus membros!
A não ser que queira "haver" uma prática à margem da Igreja.
Se for esse o caso, e como desconheço as referidas imagens, sugiro-lhe que as compre numa loja e depois faça, na sua privacidade, as suas práticas de "oferta aos santos".

Citação:
se é assim porque é que durante a celebração de missa existe a parte da oferta

O ofertório na Missa não é uma oferta aos santos, mas a oferta de nós mesmos a Deus, e ao serviço da Igreja, colabrando nas suas necessidades.

Intimamente unido a este gesto dos fieis, está a oferta do pão e do vinho, simbolos também de toda a criação que a Deus é devolvida, em agradecimento, acção de graças (eukaristein) por todos os seus dons, expressão da Sua bondade infinita: "Bendito sejais, Senhor Deus do Universo, pelo pão que recebemos da vossa bondade, fruto da terra e do trabalho do homem, que hoje Vos apresentamos, e que para nós se vai tornar Pã0 da Vida..."

Bom dia.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: vsilvaps (IP registado)
Data: 21 de October de 2010 15:03

Obrigado aqueles que responderam , mas a uma simples pergunta responderam com vários problemas , eu simplesmente fiz uma pergunta !!!

Obrigado

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 22 de October de 2010 05:59

Olá.

Citação:
vsilvaps
eu simplesmente fiz uma pergunta !!!

Bem, talvez não tenha reparado, mas eu também simplesmente fiz uma pergunta.

Expliquei antes a razão da dúvida e fiz uma pergunta, plausível pela situação, como tb era plausível vc não ter escolhido bem a palavra, ou ter tido alguma falha de catequese. De fato, na igreja católica não se faz ofertas para santos, nisso há algum engano da sua parte, mas a intenção não foi iniciar uma "caça às bruxas".

Quanto a colocação "isso só tem a haver comigo e com Deus", pelo menos em parte está enganado. Entenda que a igreja é como uma família, já deve ter ouvido falar sobre a "comunhão dos santos", e se fiz a pergunta foi primeiramente para saber se era católico. Não é raro encontrar casos de sincretismo, mas já que respondeu que não tem a ver com candomblé, devo supor que seja católico.

Depois que tornou pública sua intenção, ela já não diz mais respeito somente a ti. Ademais, se perguntei com boa intenção não penso que errei contigo, acho que erraria se dissesse como Caim "não tenho nada com meu irmão". Lamento se levou a pergunta como uma ofensa, mas sugiro que procure esclarecimento com algum padre. Seja como for, fica a sugestão, é livre para aceitá-la ou não, conforme achar melhor.

Fica com Deus.

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 22 de October de 2010 06:53

vsilvaps Deus não quer promessas nem sacrificios, quer amor e obediencia à Sua Palavra. Negociatas com santos, fazer promessas e depois ir cumpri-las com sacrificios seja de ordem financeira seja de outra ordem cheira a querer fazer um negociozinho, quando é que as pessoas aprendem que nem Deus quer nada disso para Ele mesmo nem precisa disso para atender às pessoas. Ele só quer corações sinceros que o procurem em espirito e em verdade.

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: vsilvaps (IP registado)
Data: 22 de October de 2010 09:49

Todas as vossa respostas são válidas, mas eu nunca faço juizos de valor de ninguém , muito menos quem é católico e se a uma pergunta simples, respondem com outras situações que não levam a lado nenhum , pois eu Deus prefere que nós ajudemos o próximo do que fazer sacrificios sejam de eles de ordem for.
Quanto ás promessas embora numa hora de aflição e devoção as pessoas fazem-nas muitas vezes sem as pensar e depois de uma maneira ou de outra e por uma razão de consciência te de fazer essas mesmas promessas, é assim á seculos por se assim não fosse não veriamos as várias peregrinações umas fazem-nas pela fé, outras para cumprir promessas, outras fazem outras razões e muitas das vezes é dificil de as compreender mas julgar os outros é o pior de tudo , é por isso que alguns de vós se esquece que Jesus foi apedrejado por o julgarem, e neste momento é aquilo que sinto , mas para esses Deus também os vê.
E sobretudo não nos podemos esquecer dos 10 Mandamentos que são :
1º Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Não invocar o Santo Nome de Deus em vão
3º Guardar domingos e festas de guarda
4º Honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Guardar castidade nas palavras e nas obras
7º Não roubar
8º Não levantar falsos testemunhos
9º Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos
10º Não cobiçar as coisas alheias
Para terminar eu só fiz uma pergunta, e a essa pergunta ninguém respondeu , fizeram comentários e juizos de valor pouco abonatórios de um católico, cada um de nós é uma histório e quanto a isso ninguém consegue por em dúvida, e quando me fazem uma pergunta eu se sei respondo se não sei não respondo, quanto ao meu ultimo paragrafo que é o menos importante todos vós o comentaram e fizeram juizos de valor , só Deus sabe o que eu preciso e só Ele saberá me orientar , e nem mesmo Ele se eu errar me julgará, de certeza se eu estiver errado fará de maneira para me encaminhar.
Bom dia a todos e que Deus esteja com todos vós , pois Ele comigo anda sempre e até hoje sempre me levou por bons caminhos.

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 22 de October de 2010 16:31

Meu caro

a haver juízos de valor aqui, foram teus pois foste tu que começaste por interpretar a pergunta que te foi feita como um ataque.
O fox não te atacou, muito menos te julgou, fez unicamente uma pergunta.
Todos nós cometemos erros e ninguém é dono de todo o saber, logo intervenções com pequenas correcções de linguagem não devem ser tomadas como ataques, bem pelo contrário, devem ser encaradas como momentos de aprendizagem. Repara que quem aqui te tenta corrigir pode estar enganado, cabe a ti mostrar o erro. Com mansidão, temperança, sem necessidade de transformar uma simples questão num campo de batalha.

Sobre o tema o máximo que consigui foi isto

[digitarq.dgarq.gov.pt]

Não sei se pode ser relacionado com isto:

[www.patriarcado-lisboa.pt]

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 22 de October de 2010 17:40

vsilvaps para já eu não sou católico, católico foi o que colocou a hipotese do candomblé, já que essa gente também incorporou nas suas praticas de oferendas elementos católicos para fazer oferendas.
Quanto à minha pessoa sou um irmão separado, um protestante, um herege nada de confusões...
Por fim os 10 mandamentos que eu saiba que foram inscritas nas tabuas são estes:

“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

1) Não terás outros deuses diante de mim.

[2]Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

[3]Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

[4]Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

[5]Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

[6]Não matarás.

[7]Não adulterarás.

[8]Não furtarás.

[9]Não dirás falso testemunho contra o teu proximo.

[10]Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.



Editado 1 vezes. Última edição em 22/10/2010 17:46 por Jorge Gomes.

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 23 de October de 2010 00:14

Citação:
um herege nada de confusões...

Um herege, por sinal de grandes confusões.

Ao citar o decálogo, nesse seu tom tão magistral, devia meditar muito bem no texto que lhe diz :"Não dirás falso testemunho contra o teu proximo".

Você ora vomita falso testemunho contra um alvo preferencial neste forum , ora vomita falso testemunho contra o papa, e contra a Igreja.

Mas você não tem culpa de ignorar; tem culpa de nem querer saber, ou seja, culpa a dobrar!

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 23 de October de 2010 01:11

hehe que ridiculo, eu nem falei de quem cumpre mais ou menos os mandamentos, só disse que os 10 mandamentos não são aqueles que ele disse foi só isso. Mas olhe que errou no mandamento que eu não cumpro, não é esse não é esse não é outro tente lá advinhar qual é que é já que quer brincadeira.
Eu pouco me importa o que cada um cumpre ou deixa de cumprir, não custumo ir por aí, o que eu queria registar e mostrar admiração foi para a alteração de alguns mandamentos, que chama a atenção lá isso chama e não entendi porquê francamente, não é la muito correcto a alteração mas pronto...

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 23 de October de 2010 12:49

Citação:
hehe que ridiculo, eu nem falei de quem cumpre mais ou menos os mandamentos

Pois não! Está implicito no seu texto, só você parece não perceber!

Citação:
só disse que os 10 mandamentos não são aqueles que ele disse foi só isso

E quem lhe disse que são 10, já que parece perceber tão bem acerca da divisão dos preceitos das DUAS TÁBUAS?
Não sei se reparou que encontra o decálogo em Exodo e Deuteronómio, com variantes de conteúdo!!

Até se podiam dividir em 9, 8, 7, ou apenas 2.

É por causa da numeração dos versículos?
Entre Exodo e Deuteronómio não são nada concordantes.
Quem lhe disse que são 10? Não terá sido o catolicismo?

Citação:
Mas olhe que errou no mandamento que eu não cumpro, não é esse não é esse não é outro tente lá advinhar qual é que é já que quer brincadeira

Não cumpre nenhum!

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 26 de October de 2010 00:53

Não está implicito não, só na sua cabeça, nem me lembrei disso até porque não faz o meu genero andar nessa discussão tola quando não há ninguém que cumpra tudo, só não é correcto fazer-se alterações substanciais de conteudo que se fizeram ao Decálogo. E as de Deuteronomio usa palavras similares desculpa lá. Por alguma razão foram as mudanças...

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 26 de October de 2010 18:08

POrque será que houve alguma mudança??

Se calhar é porque, com a Nova Aliança, o AT, e o decálogo, devem ser lidos e vividos à luz de Cristo!! Não será?

Não será também a lista, e respectivo texto, um modo de sintetizar todo o conteúdo do decálogo?
Na parte relativa aos 10 mandamentos, o Catecismo da Igreja Católica comenta amplamente os textos de Exodo e Deuteronomio.

O seu problema é o dia de sabado, que agora é tido por Domingo?

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 26 de October de 2010 22:52

se calhar, não será bla bla bla só montes de desculpas, quem é a igreja católica para alterar o 1º e 2º mandamento por exemplo, que conveniente, deve ser mesmo porque passamos para a nova aliança, foi mesmo por isso claro, que eu saiba esses mandamentos aplicam-se tambem à nova aliança, não há nada no novo testamento que vá contra eles para omiti-los.

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 28 de October de 2010 11:40

Se alteração existe, é a nivel da formulação textual, simplificada, e não ao nível da sua substância.

Aliás, se você, em vez de andar com piropos, prestasse mais atenção ao texto biblico, iria reparar que, nos Evangelhos, o texto do decálogo é citado sob formas simples, curtas, fáceis de memorizar.

Nada, no conteúdo do decálogo, segundo o texto de Exodo e Deuteronómio, vai contra o NT.
O NT conduz a Lei à perfeição.

Talvez o seu problema seja o sabado.
Pois sucede que, com a ressurreição de Cristo, temos uma nova criação, inaugurada com a sua ressurreição.
Ademais, o NT diz claramente que os cristão se reuniam no primeiro dia da semana para a celebração da fração do pão, onde liam as memórias dos apostolos.
Daí que, o cumprimento da primeira criação, e seu dia santo, seja a nova criação, e seu dia santo, o Dia do Senhor, o dia da ressurreição.

Ou talvez sejam as imagens!
A condenação de idolatria, está implicita no conteúdo do primeiro preceito, e o Catecismo da Igreja Católica fala desta questão, entre outras ligadas ao culto ao Deus Unico.
A proibição de adoração de imagens, atribuindo-lhes a divindade, continua proibida; é idoltaria!

Não percebo, ao fim e ao cabo, qual é o seu problema; eu acho que é mesmo problema de implicação: você é implicativo

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de October de 2010 15:47

[www.igrejacampogrande.pt]

parece que na igreja do campo grande há uma pintura de são caetano.
A maioria das igreja ligadas à ordem franscicana tem imagens de Santa Clara.

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: vsilvaps (IP registado)
Data: 28 de October de 2010 15:49

Obrigado pela ajuda

Re: Pedido de Informação aonde Encontrar Imagem São Caetano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de October de 2010 15:51

em bragança, Macedo de Cavaleiros

[www.bragancanet.pt]

Concelho Macedo de Cavaleiros, freguesia de Vale Benfeito

Igreja maneirista, cuja fachada principal é rematada por um frontão triangular interrompido pelo campanário de duas ventanas de arco pleno. No centro do tímpano tem um nicho com abóbada em concha, enquadrado por pilastras toscanas que sustentam um frontão com volutas, encimado por uma concha. O portal de verga recta mostra sobre o lintel a inscrição: "ANTONIO ROIZ A FES ANND.1742" , e é enquadrado por pilastras toscanas que sustêm um frontão curvo interrompido, terminado em volutas e com cruz sobre esfera ao centro. Enquadram o frontão duas janelas rectangulares. No alinhamento das pilastras do portal, surgem outras que se prolongam até às sineiras.
O interior, de apenas uma nave, tem coro-alto de madeira assente sobre mísulas, sob o qual, do lado do Evangelho, apresenta um arcossólio com baptistério. Ainda desse lado tem um púlpito decorado com pintura policroma, assente sobre uma mísula. Os altares colaterais estão colocados simetricamente e apresentam retábulos em talha dourada, sendo o do lado do Evangelho dedicado às Almas do Purgatório e o do lado da Epístola com as figuras de São Caetano, Santo António e Santo Estêvão. O tecto é em falsa abóbada de berço em madeira. O arco triunfal, de volta plena, está revestido de talha dourada, com o intradorso revestido por caixotões de madeira pintada representando os Doutores da Igreja. É ladeado por dois altares com retábulos enquadrados por colunas coríntias e encimados por frontões interrompidos. A capela-mor tem retábulo em talha dourada, com colunas salomónicas e pseudo-salomónicas enquadrando trono central. A decoração é constituída por motivos concheados, volutas, putti, e imagens de Nossa Senhora da Assunção e de São Sebastião, colocadas sob baldaquinos e ladeando a figura central de Cristo na Cruz. O tecto é em caixotões de madeira pintados, representando os Apóstolos e cenas da vida de Cristo.

Acesso: A partir de Macedo de Cavaleiros, pela EN 102 até Vale Benfeito.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.