Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
As misericórdias
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 06 de October de 2010 22:19

(Como isto até está muito quieto).
Segundo vi no jornal da noite da SIC, O CEP deliberou que as Misericórdias passassem a ser controladas directamente pelo clero. A reportagem da SIC não é clara e parece-me ter faltado a vontade de entrevistar a outra parte, ou seja a igreja católica , a menos que a igreja não tenha demonstrado disponibilidade para se explicar, mas isso também não é mencionado na reportagem. No final lá está aquilo que é dar voz à calúnia gratuita, : os bispos estão a tentar atacar o lugar de cardeal, quando o nosso cardeal ainda parece ter, tantos anos pela frente. Segundo o raciocínio deles o bispo que conseguir levar as mesiricórdias para dentro da Igreja é o mais sério candidato a ser cardeal(nunca vi que isso fosse critério para ser cardeal). Não está em causa a tolice da informação e aqui é que entra a parte da calúnia, está em causa que nem sequer mostram o fundamento de tal acusação. Baseados em quê dizem isso. Este jornalismo, baseado em boatos, não deve ter nada a ver com o jornalismo que é ensinado nas universidades.
Já estou como o outro, o paulo portas é...jornalista.

Quem quiser aprofundar o tema, faça-me o favor.

Re: As misericórdias
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de October de 2010 23:12

A noticia na agência Ecclesia

[www.agencia.ecclesia.pt]

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: As misericórdias
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 07 de October de 2010 00:36

Citação:
vitor*
(Como isto até está muito quieto).
Segundo vi no jornal da noite da SIC, O CEP deliberou que as Misericórdias passassem a ser controladas directamente pelo clero. A reportagem da SIC não é clara e parece-me ter faltado a vontade de entrevistar a outra parte, ou seja a igreja católica , a menos que a igreja não tenha demonstrado disponibilidade para se explicar, mas isso também não é mencionado na reportagem. No final lá está aquilo que é dar voz à calúnia gratuita, : os bispos estão a tentar atacar o lugar de cardeal, quando o nosso cardeal ainda parece ter, tantos anos pela frente. Segundo o raciocínio deles o bispo que conseguir levar as mesiricórdias para dentro da Igreja é o mais sério candidato a ser cardeal(nunca vi que isso fosse critério para ser cardeal). Não está em causa a tolice da informação e aqui é que entra a parte da calúnia, está em causa que nem sequer mostram o fundamento de tal acusação. Baseados em quê dizem isso. Este jornalismo, baseado em boatos, não deve ter nada a ver com o jornalismo que é ensinado nas universidades.
Já estou como o outro, o paulo portas é...jornalista.

Quem quiser aprofundar o tema, faça-me o favor.

Essa discussão me parece outra perda de tempo, daquelas que em geral costumam ser patrocinadas por alguns setores da mídia sem nenhum conhecimento das normas da igreja. Sem maiores dados no momento, apostaria assim de pronto noutro tiro sensacionalista para criar alarde e encher o horário de noticiários sem novidade.

Até onde sei, as Santas Casas de Misericórdia sempre foram instituições religiosas católicas, sempre estiveram sob tutela das dioceses, sempre estiveram sob as normas do direito canônico. Isso é mais ou menos padrão no mundo todo. Paralelamente, essas instituições de caridade vinculadas à igreja, sem prejuízo do seu estado religioso, funcionam como associações de leigos, quase sempre geridas por leigos, como constam nos estatutos dessas instituições.

Não é a primeira nem será a última vez que alguém tenta criar algum conflito entre as Casas de Misericórdia e outras entidades de uma diocese. Isso nunca resulta, entretanto, porque em última instância será o bispo local que vai decidir. Talvez os links abaixo ajudem a entender um pouco mais sobre o funcionamento das Misericórdias em Portugal, e uma olhadela no estatuto de uma dê uma pista também:

[www.scmsaosimao.com.br]

[santascasasdamisericordia.blogspot.com]


Imagino que o funcionamento delas no Brasil não seja tão diferente do de Portugal, apesar de ter percebido que tiveram no segundo algum tipo de concordata que não conheço em detalhes.

Paz e Bem.

Re: As misericórdias
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 09 de October de 2010 17:30

[www.ucp.pt]

Concordata entre a Santa Sé e o estado português, revista.

Re: As misericórdias
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de October de 2010 13:16

as misericordias, se não forem os bispos a controla-las, são uma tentação para os partidos que as tentam instrumentalizar com os piores objetivos.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.