Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Cristo histórico e o Cristo da fé
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 05 de August de 2010 01:49

Gostaria que alguém discorresse sobre este tema, dado que por vezes fico com a sensação de que não é possível acreditar, pelas leituras da bíblia, na historicidade da nossa fé e que por vezes a história do Cristo da fé não é nada menos que mito. Com estas dúvidas a pairar já bastava que não tenha existido ninguém no passado, que tenha visto Cristo, mas que não tenha sido Cristão. Embora não necessário seria importante, para atestar a historicidade de Cristo, haver uma fonte não Cristã. A única coisa que me faz talvez crer em Cristo é a sua humanidade, tornando-se num Salvador tão incomum e também o facto de ele nos propôr uma revolução teológica que não poderia ser encontrada em nenhumas das escolas doutrinais judaicas. Embora se fale em alguns pontos de contacto com os essénios, não sei se isso é verdadeiro.
Dado o tema ser objecto de estudo cientifico, quando possível citar fontes.
As perguntas são simples:

1-Pontos de contactos fiáveis entre o Cristo da fé e o Cristo histórico?
2-Em quais estes divergem literalmente?
3-O que distingue a doutrina proposta por Cristo das práticas dos essénios?

Acho que este tópico vai ser útil para todos.
Por favor contribuam.

Re: Cristo histórico e o Cristo da fé
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 10 de August de 2010 16:27

Ola vitor

1- Os escritos do Mar Morto não poderiam ajudar na tua busca?

Quanto aos pontos 2 e 3 não sei se te vai ajudar, mas lembrei-me de um autor húngaro que se chama Edmond Bordeaux Szekely que escreveu uma obra sobre os Essénios. No que pesquisei, ele recebeu autorização do Vaticano para entrar nos seus arquivos. Esse Senhor encontrou uma obra denominada por "Evangelho Essénio da Paz", a qual traduziu e publicou. A obra existe à Venda, mas também em pdf na Internet.

Se não estiver a dizer novidade nenhuma, as minhas desculpas.

cumps



Editado 2 vezes. Última edição em 10/08/2010 16:33 por Desconhecido.

Re: Cristo histórico e o Cristo da fé
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 10 de August de 2010 17:22

Obrigado. Tenho que reconhecer que embora eu tenha sido ríspido, noutro tópico, você respondeu com dignidade, neste tópico.

Vamos esperar mais contribuições. Este é um tema dificil e académico pelo qual tenho interesse. Por agora leio Jesus de Nazaré de Bento XVI.

Re: Cristo histórico e o Cristo da fé
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 10 de August de 2010 19:00

vitor*,

esse tema não é um dos meus preferidos, mas acho que encontrará o que procura num desses títulos abaixo:
LAPIDE,P, "Filho de José", SP, Loyola
NOLAN,A "Jesus antes do Cristianismo", SP, Paulus,
PALACIO,C., "Jesus Cristo: história e interpretação", SP, Loyola, 1979
TERRA,J.E.M., "O Jesus histórico e o Cristo querigmático", SP, Loyola, 1977

Geralmente gosto do que o Palácio e o Terra escrevem. Pena não ter encontrado links para as obras deles.

Continuando: artigo abaixo faz um apanhado sobre as correntes cristológicas. O assunto cristologia já me interessa mais e, se for o caso, posso colocar novos links depois.
Cristologias: Pluralidade teológica na compreensão de Jesus Cristo

Paz e Bem.

Re: Cristo histórico e o Cristo da fé
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 10 de August de 2010 19:46

os dois livros são muito interessantes, principalmente o primeiro(interessa-me a visão judaica àcerca de Cristo, também abordada por Ratzinger). Mas para o tema do tópico o último artigo, é mais interessante e está mais dentro deste.

Ratzinger fala também sobre a teologia de Bultmann e contesta-a fortemente.

Obviamente não sei quando poderei ler ler esses livros. Por isso este tópico foi criado, para ser de longa duração.
Para um estudo contínuo e colectivo.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.