Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Seminário
Escrito por: João Francisco (IP registado)
Data: 09 de July de 2010 15:44

Caros irmãos em Cristo

Gostava de saber ao certo o que é um Seminário, como é que se lá pode estudar, quem é que encaminha as pessoas para o Seminário, com que idade é que se pode estudar num seminário, se é necessário estudar num Seminário para se ser ordenado sacerdote, e já agora qual é a idade normal para se começar a estudar para ser Padre, visto que estou quase a acabar o ensino secundário numa escola pública e não sei bem o que fazer.

Obrigado pela atenção



Editado 1 vezes. Última edição em 09/07/2010 15:46 por João Francisco.

Re: Seminário
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 09 de July de 2010 16:21

Olá João Francisco,

fez várias perguntas, vamos aos poucos:

1) o que é um Seminário?

Um lugar de formação para quem pretende ingressar na vida presbiteral ou religiosa. Inclui não apenas a formação intelectual, filosofia e teologia, mas também a formação religiosa, sobre a igreja e a espiritualidade, bem como a formação psicológica. Resumindo, trata-se de uma formação integral.

Depois procure se informar também sobre as diferenças entre a vocação presbiteral e as vocações religiosas (presbiteral ou não presbiteral). Há muitos carismas diferentes na igreja católica, e a formação pode variar entre as congregações. Só como exemplo, historicamente costumamos associar os camilianos com a área da saúde, os jesuitas com a área do ensino, os salesianos com a juventude etc. A bem da verdade, entretanto, o fato de um religioso se especializar numa área não o impede de atuar em outras. Sobre isso informe-se com algum "orientador vocacional", e talvez seja o caso de procurar saber se existe algum na sua paróquia.

2) como é que se lá pode estudar?

Vai depender muito do Seminário, mas geralmente basta ser maior responsável e passar por uma pré-seleção que inclui entrevistas e possivelmente alguns testes.

3) quem é que encaminha as pessoas para o Seminário?

Novamente depende do Seminário. Suponho que ajuda ser indicado por algum padre, ou por algum orientador vocacional.

4) com que idade é que se pode estudar num seminário?

Depende do Seminário. Antigamente havia os "seminários menores", onde os jovens estudavam o ensino primário e secundário. A igreja oferecia educação de boa qualidade para as comunidades mais pobres e "apostava" que isso iria fazer despertar as vocações. Um caso curioso foi o do saudoso papa João XXIII, que (dizem) entrou para o seminário pq lá tinha boa comida e bom estudo. Depois "converteu-se" lá :) Atualmente, suponho que exigem a maioridade responsável (no Brasil, 18 anos).

5) se é necessário estudar num Seminário para se ser ordenado sacerdote?

Em principio sim, mas algumas ordens e congregações tem uma formação diferenciada. Todo sacerdote ordenado católico, entretanto, vai precisar de formação espiritual, filosófica e teológica. É exigência da igreja desde a época de Trento.

6) qual é a idade normal para se começar a estudar para ser Padre?


Quando se descobre a vocação :) A começar, não descuidando da oração.

Citação:
Obrigado pela atenção

Disponha.

Paz e Bem.

Re: Seminário
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 09 de July de 2010 17:26

Olá João, olá grande Firefox.

Uns acrescentos ao que foi dito.

Creio que escreves de Portugal.

Essa caminhada começa na paróquia. Será o teu pároco a te encaminhar para as pessoas responsáveis, padres da diocese que orientam uma actividade chamada "pré-seminário". o pré-seminário são uma série de encontros, de convivio, de experiência eclesial, colóquios, retiros, para te ajudar a discernir se és uma potencial vocação sacerdotal.

Há dioceses (mais no norte) que teem seminário menor.
Mas, geralmente, em Portugal temos seminários maiores, ou seja, entra quando termina o 12º ano, para iniciar a licenciatura obrigatória em teologia, 5 anos, cerca de 30 e tal a 40 cadeiras.

O regime pode ser externo (vives no seminário, mas estudas numa faculdade)), ou interno (estudas, comes, dormes no seminário). Geralmente, é externo.

Mas agora, as dioceses portuguesas estão a aderir ao chamado "ano propedeutico".
O que é?
Depois do candidato terminar o 12 º ano, segue para o seminário de Leiria, onde fica 1 ano em interno (eu só ia a casa i fim d semana por mês), onde faz uma introdução bilbica, teológica, filosófica e liturgica, bem como outras experiências.
isto está a acontecer porque se percebeu que os alunos que ingressavam do 12º ano para a teologia, tinham grandes dificuldades devido á má formação (os nossos catequistas são, em muitissimos casos, rascos).

Aviso já que o seminário é um periodo muito duro, e, se for em interno, pior ainda. Coragem, e, se for essa a tua opção, agarra-te bem...

Quanto ao teu estilo de vida, hábitos, maneiras de ser e de estar... vai abrindo a mão a isso tudo.

Vou-te deixar um exemplo, tirado dos meus tempos, sobre um dia no seminário:

07:00 - Alvorada.
07:30 - Laudes.
08:00 - Pequeno almoço.
08:30 às 12:30 - Aulas.
12:30 - terço.
13:00 - Almoço.
14:00 - tempo livre.
15:00 - Estudo.
17:30 - Vesperas (em privado).
18:00 - Missa.
19:00 - jantar.
20:00 - Convivio (sala de tv, café...)
21:00 - Exposição do santíssimo.
23:00 - Recolha.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Seminário
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 09 de July de 2010 19:14

Rui, esse regime nem é dos mais rigorosos :) Numa vocação contemplativa é que se vê, rs.

[mosteirinho.webs.com]

Cada caso é um caso, mas se for com amor nada parecerá tão difícil. Supõe-se que se faz o que se gosta e para quem se ama. Já o gostar pode ser sinal de vocação. Ouvi de um abade: "a vida no mosteiro pode ser um paraíso ou um inferno". Concordo com ele, para quem não tem vocação tudo parecerá sem sentido. Lembrando apenas, antes de terminar e para não assustar os interessados, que as vocações contemplativas são das mais exigentes, e dentre elas a ordem cartuxa.

Paz e Bem.

Re: Seminário
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 09 de July de 2010 21:11

Sim, absolutamente.

No fundo, o que eu pretendi fazer notar, é o seguinte.
Muitas vezes surgem casos de jovens que desejam a vida sacerdotal. Jovens, ainda adolescentes, criam uma ideia e uma imagem da vida eclesiástica que outra coisa não é senão o reflexo dos seus anseios e ideais.

No meu caminho, deparei-me ao fim de alguns anos, com o drama que há muito me fazia padecer: sentia-me numa solidão terrivel, tenebrosa. Aqueles corredores longos, paredes frias, tornaram-se para mim contexto de um encontro: o encontro comigo mesmo, e com o meu nada.
Não costumo falar muito da minha experiencia, porque, apesar de não parecer, sou um bocado timido, e não me sinto à vontade quando se trata de falar de mim.

No fundo, quiz encher "o meu bocal", não com uma Pessoa, mas com um estilo de vida ideal!!
Resultado? A barra torceu, e partiu. Pedi a minha saida. Não era feliz. Não era para mim, pelo menos na forma que actualmente assume...
Mas valeu a pena.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.