Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Para conhecer os «Padres da Igreja» (materiais)
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de June de 2010 02:07

Uma das coisas que perdemos muito como católicos é não conhecer suficientemente os tesouros da Patrística, os escritos dos chamados «Padres da Igreja», quer os «Padres Gregos», quer os «Padres Latinos». Aí encontramos desde grandes tratados sobre os mais variados temas teológicos, até homilias/sermões, biografias, meditações, hinos, orações, etc., etc. Quem conhecer e/ou usar a Liturgia das Horas encontra sempre, no «Ofício de Leitura», uma leitura patrística.

Uma das coisas que surpreenderá muita gente é a notável variedade de perspectivas possíveis dentro da mesma ortodoxia da fé cristã. Como diria alguém, não se trata de «relativismo» mas de «aspectualismo»... Um dos campos onde há maior variedade e até saudáveis «contradições» é no campo da interpretação bíblica. Às vezes desenvolveram-se interpretações independentes e hoje, em vez de nos preocuparmos com qual seja «a» correcta, descobrimos que se complementam ou apontam para uma terceira que resolve as dificuldades das anteriores... Às vezes, em vez de duas interpretações há várias, sobretudo quando se trata de interpretar alegoricamente certas passagens evangélicas. Se alguém conhecer a «Catena Aurea» (outro grande tesouro! -- ver aqui o que é), sabe do que falo. Evidentemente, algumas coisas foram mais tarde vistas como não muito correctas, pelo que há que ler com sentido histórico e do desenvolvimento das formulações dogmáticas e doutrinais... Por exemplo, há coisas de Santo Agostinho que foram aceites como certas durante séculos, até que S. Tomás de Aquino (que já não pertence à Patrística) desenvolveu outra perspectiva, que veio a ser adoptada...

Dado que o firefox falou do seu «regresso» aos textos patrísticos e da «colecção Migne», pensei que poderia ser útil abrir um tópico onde se registassem as principais fontes úteis, online e não só, para quem quiser começar a familiarizar-se com estes tesouros. Deixarei aqui a indicação de vários materiais e quem quiser, apresente outras sugestões. Aposto que o Rui terá boas sugestões.


Na Net:

a) Introduções

- O que significa «Patrística», «Patrologia» e introdução geral:
* Catholic Encyclopedia: «Fathers of the Church»; «Patrology» (artigos algo desactualizados (início do século XX), porque o estudo da Patrística evoluiu muitíssimo no século XX, mas, ainda assim, são artigos de referência);


b) Fontes

* «Migne». Há uma colecção gigantesca de Patrística (ou duas colecções-irmãs), que é precisamente a colecção «Migne» (de Abbé Jacques Paul Migne, o grande impulsionador da publicação): «Patrologia Latina» (221 volumes) e «Patrologia Graeca» (161 volumes). Também existe uma «Patrologia Orientalis». Nos links que deixo para a Wikipedia há alguns «links» para alguns volumes ou partes, mas não tenho conhecimento de que estas colecções estejam inteiramente na Net. A maior colecção que conheço na Net está na «Documenta Catholica Omnia», que tem imensos materiais, embora seja uma página algo difícil de usar.

* «Schaff». No contexto protestante há uma colecção muito interessante, editada por Philip Schaff e outros, e posta na Internet: «The Early Church Fathers», na «Christian Classics Ethereal Library», em inglês, em vários formatos. Podem-se descarregar directamente para o computador os 38 volumes em formato PDF. A versão online é de qualidade muito boa, com um excelente sistema de «marcadores». Veja-se, este exemplo. Já me foi muito útil.

Não tive tempo de averiguar em profundidade, mas parece-me que há uma versão simplificada destes mesmos materiais em «Early Church Fathers v2.0».


* Outras fontes/páginas:
- «Patristique.org» (francês e grego/latim)
- outros links, sugeridos na Wikipedia.


Deixo para outra altura uma selecção de páginas sobre Patrística. Nada impede que o façam já a seguir.


Livros impressos:

a) Introdução: Adalbert G. Hamman, Para Ler os Padres da Igreja. Tenho a impressão de que também está publicado em Portugal, mas não encontrei a referência.


b) Fontes:

- Para além da monumental Migne, há muitas edições parciais, algumas muito interessantes. Uma que me parece bastante acessível é a colecção «Biblioteca Patrística», em espanhol, já com 82 volumes (alguns muito pequeninos), da editorial Ciudad Nueva. A mesma editorial publica outras colecções de materiais relacionados com a Patrística.


Bem, para começar já chega. Venham mais sugestões.

Alef

Re: Para conhecer os «Padres da Igreja» (materiais)
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 29 de June de 2010 02:36

Citação:
Alef
- Para além da monumental Migne, há muitas edições parciais, algumas muito interessantes. Uma que me parece bastante acessível é a colecção «Biblioteca Patrística», em espanhol, já com 82 volumes (alguns muito pequeninos), da editorial Ciudad Nueva. A mesma editorial publica outras colecções de materiais relacionados com a Patrística.

Alef, muitíssimo obrigado pelas referências :) Logo que tiver um pouco mais de tempo - agora estou em final de semestre e há muitas tarefas na faculdade - tento acrescentar algo mais. Gostei especialmente de vc ter recordado a «Biblioteca Patrística». Na paróquia que frequentava estudamos alguns volumes na catequese, são livros maravilhosos.

Fica com Deus.

Re: Para conhecer os «Padres da Igreja» (materiais)
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 29 de June de 2010 17:42

Não é muito nem de grande relevância, mas foi o que encontrei e o que geralmente consulto...

Padres do deserto e vários conselhos espirituais:
[www.abandono.com]

padres da Igreja
[www.mercaba.org]

Ainda os padres do deserto
[www.mercaba.org]

[www.padresdodeserto.net]

[didascalion.tk]

Obras de Santo Agostinho on-line – dá para escolher o idioma, mas nuns tem mais obras publicadas do que noutros:
[www.sant-agostino.it]

Re: Para conhecer os «Padres da Igreja» (materiais)
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 29 de June de 2010 19:25

interessante, já descobri algo de bom para levar para a biblioteca do abcdacatequese.com

(pouco li dos padres da igreja e quase tudo foi de Santo Agostinho)

Re: Para conhecer os «Padres da Igreja» (materiais)
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 29 de June de 2010 21:51

Pai Doulas, discípulo de Pai Bessarion disse, "Um dia, quando estávamos caminhando ao longo da praia, eu estava sedento e disse ao Pai Bessarion, "Pai, estou com sede." Ele rezou e disse-me, "Beba um pouco da água do mar." A água estava doce e eu bebi. Cheguei a pegar um pouco numa garrafa de couro, pois tive medo de ficar sedento mais tarde. Vendo isto, o velho homem perguntou-me porque eu estava levando água. Eu disse a ele, "perdoe-me, é por medo de ficar com sede mais tarde." E o ancião disse: "Deus está aqui, Deus está em todo lugar."

Sta. Macrina
Ela também disse que nenhuma forma de ascetismo, nem vigílias, nem qualquer tipo de sofrimento são capazes de salvar, mas apenas a verdadeira humildade o pode fazer. Havia um anacoreta que tinha o poder de expulsar demônios; e ele lhes perguntou, "o que os faz irem embora?" "é o jejum?" Eles replicaram, "não comemos nem bebemos." "São as vigílias?" Eles responderam, "nunca dormimos." "É a separação do mundo?" "Vivemos nos desertos." "Qual poder os expulsa então?" Eles disseram, "Nada nos pode vencer, além da humildade." "Vocês vêem como a humildade é vitoriosa sobre os demônios?"

Re: Para conhecer os «Padres da Igreja» (materiais)
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 30 de June de 2010 00:31

Há também vários blogues dedicados à Patrística.

Aqui ficam algumas sugestões:

1) «Patrologia Latina, Graeca et Orientalis» (com vários links interessantes);

2) Teologia Patristica (em romeno, autor ortodoxo). Às vezes aparecem aqui pequenas relíquias (nem sempre bem) digitalizadas (para abrir alguns ficheiros é preciso pedir «password» ao dono do blogue);

3) «Venerabilis Beda»;

4) «The Way of The Fathers» (ver primeiro post). Muitos comentários bibliográficos e referências bibliográficas. Já agora, o autor, Mike Aquilina, autor de vários livros sobre Patrística, tem uma interessante e rica página de recursos sobre os Padres da Igreja. Vale a pena visitar!

5) «Filosofía patrística y medieval».


Materiais em português:

Não tenho grandes referências em português, mas há bastantes materiais interessantes na secção «Patrística» do «Veritatis Splendor», conhecido site em processo de reestruturação.

Alef

Re: Para conhecer os «Padres da Igreja» (materiais)
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 30 de June de 2010 11:15

Alef,
muito, muito obrigada pelos blogs!

A mim ainda me dão mais jeito do que os sites - ou presto-lhes mais atenção e disponibilizo-lhes mais tempo.

[sou viciada em blogs]

Em português conheço alguns, mais tarde venho colocá-los aqui - alguns andam desactualizados, mas têm bom material na mesma.

Agradecimento especial pelo da filosofia medieval!

Re: Para conhecer os «Padres da Igreja» (materiais)
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 30 de June de 2010 11:20

Ah, fui convidada para ajudar o sr. Alessandro Lima no VS - ainda não sei se aceito. Se aceitar, tenho várias obras da Patrística que posso digitalizar para lá.

A razão da reestruturação no site é uma viragem de pensamento do sr. Alessandro Lima, mais ainda para a Tradição.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.