Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 2 de 8
Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 27 de June de 2010 23:07

Citação:
Miriam
Não é preciso as pipocas, porque eu não baixo ao nível de gentalha.
Tenho a classe e a educação que a senhora minha mãe me deram.

E quanto a Igreja plural, nada mais contrário a tudo quanto o magistério diz e ensina - vá estudar, para não dizer disparates. Lembremos que a Sol diz que a verdade nem existe...

Não existe igrejola plural. Existe a Santa Igreja Católica, o seu magistério e doutrina, que todos os católicos sem aspas estão obrigados a seguir. Obrigados não porque uma espada lhes seja apontada, mas pura e simplesmente por uma questão de coerência. Se abraçaram a fé católica, nada mais coerente, honesto, íntegro e de carácter que se guarde a fé integral de modo coerente. De contrário, saia-se - nada há de errado no meu raciocínio. Destruir e lançar a cizânia desde dentro diz mais de quem assim procede do que de mim.

Adoro ser extremista com o Papa. Sempre com o Papa!

Igreja plural, procure essa expressão no site do Vaticano e diga-me o que encontrou e em que contexto. Igreja plural não existe - existe pluralidade de espiritualidades, carismas e missões - sempre na mesma santa doutrina e moral. Quem está mal com o que a Igreja ensina com autoridade, é que tem de mudar-se - eu não, eu sou católica com o Papa, conforme ensina o Santo Padre gloriosa e valentemente reinante.

Este tipo de "católicos" mete-me nojo, o que hei-de fazer?

É como se invadissem a minha casa e violassem a minha mãe, a minha santa e imaculada mãe, a Igreja Católica...


e nisto tudo o mais belo é que não consigo odiar-te.

:sol vai para o seu cantinho a rir por se lembrar do sermão da montanha:

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 27 de June de 2010 23:24

É por isso que és sol, brilha a luz de Cristo.

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 04:00

Disse também a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito em si mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais:

«Dois homens subiram ao templo para orar: um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. O fariseu, de pé, fazia interiormente esta oração: 'Ó Deus, dou-te graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo.'

O cobrador de impostos, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo: 'Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador.'

Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.»

Lucas 18:9-14

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 10:50

Eu gosto dela, porque os ataques que ela faz, fá-los de fora - o meu problema é com os de dentro. E acho-a querida sim...

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 10:52

Quanto ao limbo, o Papa nada tem a ver com isso. O limbo continua a ser ensinado por apostolados católicos autorizados e aprovados pelo Papa e por aqueles que protestam a maior fidelidade possível ao Papa e ao magistério.

O que é dito por todos estes sem excepção é que a Comissão Teológica Internacional é constituida por membros heterodoxos indignos de confiança.

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 10:56

Quanto ao publicano, a atitude dele tem de ser a nossa - a da dor dos nossos pecados, a do arrependimento e da contrição perfeita. Ele saiu de lá justificado porque entrou perfeitamente contrito. Deus não despreza um coração contrito e humilhado.

Não sei se estou a enfiar indevidamente a carapuça, mas se essas indirectas são para mim, não entendi por que motivo ensinar correctamente o que a Igreja ensina faria de mim uma farisaica que se acha melhor do que os outros.

Acho sim, coerentemente, que dentro da Igreja há que obedecer à Igreja, e quem está mal com o que a Igreja ensina universalmente para todos os seus membros, deve mudar-se.

Daí ao farisaismo hipócrita vai uma grande diferença - tenho plena consciência dos meus pecados, imperfeições e misérias.



Editado 1 vezes. Última edição em 28/06/2010 10:58 por Miriam.

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 11:33

Totalmente fiel ao Concílio Vaticano II, à missa de Paulo VI e a todas essas coisas que vocês gostam de atirar à cara dos outros:
[www.deuslovult.org]

E o sempre imprescindível – o paroquias podia inspirar-se nele -
www.es.catholic.net
este sim um apostolado com autorização de vários bispos a nível mundial e com conhecimento do Vaticano – com direito a referências na Zenit e tudo.

Pronunciamentos da CTI não são magistério do Papa – é preciso desconhecer-se por completo o que seja o Sagrado Magistério.

A realidade não se altera só porque a CTI de hoje diz que ela não existe.

E mesmo essa, fala em esperança e possibilidades, nunca dá a certeza – mais um documento cheio de ambiguidades, do dizer muito para não dizer nada.

***

Ah, Sol, também não a odeio - não odeio ninguém. Mete-me raiva, isso sim, que haja 'católicos', que não sigam o que a Igreja manda, se chamem a si próprios católicos e não tenham a coragem de sair. Tente entender: amo demais a minha mãe Igreja para vê-la ultrajada desse modo.

Mas não é ódio em sentido puro e real do desejar o mal do próximo...

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 12:00

Miriam

tem lá juízo. Larga esse discurso de ódio. Sim é de ódio, mesmo que depois digas que são exageros de linguagem. De que vale estar sempre a dizer que se respeita e tal se sistematicamente demonstras raiva?

Sabes com que sensação eu fico? Se o teu apego a uma Igreja imutável fosse a regra no seio do catolicismo ainda hoje teríamos estados papais, perseguição religiosa, condenações à morte por heresia, mulheres confinadas ao lar e consideradas cidadãos de 2ª, escravatura, cientistas impedidos de ensinar, livros queimados, controlo total sobre o que pode ser dito, feito e até pensado.

Não estou a dizer que todo o mal do mundo vem de papas, ou do Vaticano. mas no passado houve apoio a estas e outras medidas hoje consideradas abusivas. Mas a Igreja mudou e irá sempre mudar pois sabe bem que água parada só dá mau cheiro.

Tu e outros é que não há meio de entenderem isto.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 12:53

Citação:
Não é preciso as pipocas, porque eu não baixo ao nível de gentalha.
Tenho a classe e a educação que a senhora minha mãe me deram.

Mas.. quando me mandaste insultar a minha mãe num tópico, parece que esse nivel ficou na gaveta...

Essa altivez, esse "achar-se mais alta que os outros" destoa bastante do perfil do cristão!
Essas expressões de "metem-me nojo", não são apropriadas: Não são as pessoas que teem que meter nojo, mas tão somente os seus actos ou as suas afirmações!
As pessoas, essas imagens de Deus, são objecto de amor.
Enfim, não me leves a mal, é apenas um reparo a uma incongruência.

Bem, não há divida que D. Januário foi longe nas declarações. Mas, logo mais a autoridade irá agir.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 13:43

Irá agir, como age sempre neste país, não é Rui?

Quando Dom Ilídio fez a m.... que fez, alguém agiu? Lembremos que Dom Ilídio, não só defendeu o uso de preservativos, como ainda achou muito bem o divórcio e o recasamento... além de outras coisas mais.

***

Lena,
devias retirar a frase de Santo Agostinho, posto que ele era um ser cheio de «ódio» - basta ler as magníficas obras contra hereges que ele escreveu. Todos os fiéis à Igreja combatem (a palavra é essa mesmo, o Liberalismo em que caímos é que anestesiou as consciências católicas) os inimigos da Igreja. E que inimigos maiores há que os internos, os que minam e destroem desde dentro?

No que às coisas que enumeraste se refere, as coisas mudaram não por não existir uma doutrina imutável, mas pelo facto do pensamento católico amadurecer ao longo dos tempos. Eu também sou contra muitas dessas coias, mas não podemos achar que os seres humanos nessa altura tinham já alcançado um estado de desenvolvimento cognitivo, intelectual, relacional que lhes possibilitasse amadurecer o seu pensamento.

***

São as pessoas que metem nojo, porque atrás de ideias estão pessoas que, devidamente avisadas, continuam a manchar a fé católica desde dentro!

Até parece que o meu modo de falar é diferente do dos santos (que não sou, estu a quilómetros de distância disso...). Caramba, se querem atacar-me, ataquem primeiro os santos - alguns da devoção de muitos aqui. Sou tão cheia de ódio como Santo Agostinho por exemplo, que tem essa belíssima frase sobre o amor - também sou capaz de discorrer sobre ele.

O Liberalismo que afecta as mentes católicas, até as mais fiéis ao magistério, e os sentimentalismos baratos, e uma noção distorcida do amor, é que produzem esse horror à linguagem combativa - que nada tem a ver com ódio. O ódio envenena a alma e consiste em desejar o mal aos outros - provem-me por A+B que, com o que digo, desejo o mal a alguém.

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 14:05

Citação:
Miriam
No que às coisas que enumeraste se refere, as coisas mudaram não por não existir uma doutrina imutável, mas pelo facto do pensamento católico amadurecer ao longo dos tempos.

E continua a amadurecer, o problemas são aqueles que não têm pernas para acompanhar o ritmos (nem é assim tão rápido).

Citação:
Miriam
Eu também sou contra muitas dessas coias, mas não podemos achar que os seres humanos nessa altura tinham já alcançado um estado de desenvolvimento cognitivo, intelectual, relacional que lhes possibilitasse amadurecer o seu pensamento.

Só podes estar a brincar.
Com isto acabas de atribuir a gente cognitivamente primitiva toda a História da tua querida igreja.
Lê-se cada coisa...

Citação:
Miriam
São as pessoas que metem nojo, porque atrás de ideias estão pessoas que, devidamente avisadas, continuam a manchar a fé católica desde dentro!

Nesse caso não te importarás de ver retribuída a tua simpatia.
Posso começar a tratar-te por "mete nojo"?

Citação:
Miriam
Até parece que o meu modo de falar é diferente do dos santos (que não sou, estu a quilómetros de distância disso...). Caramba, se querem atacar-me, ataquem primeiro os santos - alguns da devoção de muitos aqui. Sou tão cheia de ódio como Santo Agostinho por exemplo, que tem essa belíssima frase sobre o amor - também sou capaz de discorrer sobre ele.

É de facto diferente. O discurso dos santos foi feito por seres cognitivamente primitivos. Já o teu, cognitivamente evoluido, é o de uma "mete nojo".

Citação:
Miriam
O Liberalismo que afecta as mentes católicas, até as mais fiéis ao magistério, e os sentimentalismos baratos, e uma noção distorcida do amor, é que produzem esse horror à linguagem combativa - que nada tem a ver com ódio. O ódio envenena a alma e consiste em desejar o mal aos outros - provem-me por A+B que, com o que digo, desejo o mal a alguém.

És boa para as manifestações CGTP e da CDU. Eles gostam de linguagem combativa.
Se deres a morada ainda te mando um megafone cheio de autocolantes do BE.


Ah.... ficaste de me mostrar pq o livro de Meditação Cristã é herético, e a Cassima continua à espera dos textos.

Força camarada! A Luta continua!!! PCP PCP, lá em Braga deve ser fixe :)

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 14:07

Miriam, por detrás das ideias estão as pessoas, que detém, pela sua digniddae humana, uma diferença substancial entre elas, e o que dizem.
O perigo está na tendencia para transpormois para a sua dignidade de pessoas, o nojo e repugnancia que sentimos em relação ao que elas fazem ou dizem.

Olhar os outros com os olhos de Jesus, sempre.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 14:14

Lena
o pensamento católico continua a evoluir e a amadurecer, como é óbvio. Não em questões de fé e moral, que são imutáveis, mas na compreensão do resto. Por exemplo, o Vaticano II trouxe muito boas contribuições no âmbito da compreensão do matrimónio, da relação fé e ciência, que são duas das que enumeraste. Em questões relativas à verdade divinamente revelada, ao depósito sagrado da revelação, não pode ser alterado nada, a Igreja não tem essa faculdade e não há pensamento a evoluir. O que pode mudar - e muda de facto - é a nossa compreensão dos dados de que dispomos, podemos amadurecer na nossa compreensão das verdades de fé.

***

Tenho sempre muito a desenvolver nos meus apostolados, não passo dias inteirinhos aqui no fórum. Obviamente que cumprirei o que prometi nesses dois âmbitos, não podes é exigir-me que faça tudo em cinco minutos. Desenvolvo vários apostolados, combato em várias frentes e dou o melhor de mim pela Igreja. Também creio que tenho dado o melhor de mim e dos ensinamentos da Igreja neste fórum.

Quanto ao «mete nojo», claro que tens todo o direito a pensar o mesmo de mim - somos todos livres para pensarmos o que quisermos.

A mim mete-me de facto nojo e muita repugnância que queiram destruir a minha Igreja desde dentro. Se não entendem isso, paciência - nunca vivi para agradar ninguém, nem preciso disso!

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 14:25

O exemplo que te dei ontem é muito bom para aqui. Se um violador te entrasse em casa, violasse a tua mãe e doentiamente afirmasse que o fez por amor, tu ficarias com nojo somente do acto em si ou também da pessoa que o perpetrou e que, possivelmente, vai continuar a perpetrá-lo se não for curada da doença?

A heresia é uma doença espiritual, que eu me esforço por tentar curar em alguns. Não posso forçar ninguém a nada, mas propôr o remédio é minha obrigação enquanto católica.

Eu amo a minha Mãe Igreja, não gosto de vê-la ultrajada, manchada desde dentro. Há uma orquestração dos inimigos internos da Igreja para lhe alterar as doutrinas, para enganar o povo ignorante acerca do que a Igreja ensina e, isso, por ser profundamente desonesto e desleal, mete nojo. Ora, por detrás dessas ideias, estão pessoas reais, de carne e osso, que vão continuar a agir, que tudo fazem para destruir a Igreja que dizem amar. Como se pode amar algo que não se respeita? Como se pode amar algo que se viola constantemente, que se ultraja, que se critica duramente de cada vez que se tem oportunidade?

Mas o Rui também tem razão no que diz. Há que olhar toda a gente com os olhos de Cristo, que também chamou raça de víboras e sepulcros caiados e disse ide malditos para o fogo eterno.

Nada tenho contra as pessoas, se não se meterem com a minha muito amada Igreja que defendo com unhas e dentes. No fundo no fundo, aplicando-se isto a outros âmbitos, fora da Igreja, tu sentirias o mesmo. É o que uma mãe sente ao defender um filho. Neste caso, uma filha a defender a mãe...

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 14:28

repara que, se ninguém se metesse com a Igreja, era motivo de séria preocupação!

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 14:33

vivi toda a vida num bairro marcado pela prostituição e droga. vi mulheres a vender o corpo à porta de minha casa, vi jovens a injectarem-se. passei em ruas cheias de preservativos e cheguei a ver crianças, filhos dessas prostitutas, a dormir em carros enquanto as mães trabalhavam.

e ainda assim, nunca consegui sentir nojo de ninguém.

não me quero por em bicos de pés, até porque prefiro continuar rasteirinha. tenho, isso sim, muito nojo de coisas e acções. por exemplo, nunca poderia ser médica porque tenho muito nojo de sangue e afins; mas não tenho nojo de quem jorra sangue.

não sei quem disse, estou esquecida, que "odeio o pecado e amo o pecador". comigo passa-se isso. talvez porque um dia, era eu muito miúda, vi uma dessas prostitutas a passar em frente a uma capelinha e a benzer-se. e percebi que dentro daquele corpo maltratado existe uma mulher, uma pessoa que, ao contrário da esmagadora maioria dos outros "limpinhos", se vergou perante uma manifestação de Deus e o saudou, à sua maneira.

não quero sair de uma igreja que também é minha. uma mãe tem muitos filhos, todos diferentes entre si, mas ama-os a todos por igual e também estes a amam.

por exemplo, o meu pai é um ateu ferrenho, profundamente anti-clerical. e eu sou católica. e amo profundamente o meu pai, com todas as minhas forças. tenho que deixar de ser católica porque ele não é? porque o meu pai diz não e eu vejo que é sim, tenho que dizer não? vou insultar e humilhar o meu irmão porque ele é diferente de mim, ou vou abraçá-lo, "sujar-me" com tudo o que há de "nojento" nele para chegar à pessoa?

dizes que violei a tua mãe. pois a minha mãe é a tua, e tu és, querendo ou não, minha irmã. a minha mãe (também a humana ;) ) é santa para mim, mas cometeu e comete os seus erros. posso amá-la, mas não vou ser cega. e talvez se lhe disser "mãe, pensa melhor no que estás a fazer porque estás a magoar pessoas", talvez assim ela pondere o seu caminho. para que tanto eu, como ela, como todos os nossos irmãos, consigam chegar ao nosso único e verdadeiro objectivo: Deus e Jesus, inundados de Espírito Santo.

que Francisco, na sua humildade e vontade de amor, que Maria, na sua simplicidade e silêncio (afinal, ela só fala 2 vezes nos evangelhos: para dizer sim e para rogar por nós) te lembrem que o mais importante não é cumprir as regras e dizer amén bovinamente. o mais importante é amar e cumprir o que Jesus espera de nós: amar o outro como Ele nos amou a nós.

a paz esteja com todos :)


ps. editei um erro ortográfico ;)



Editado 1 vezes. Última edição em 28/06/2010 14:36 por sol.

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 14:36

sol

a luz brilhou :)

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 14:43

"Avante camarada, avante, o sol brilhará para todos nós..."

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 14:44

Epá, tanta bolémica.

O bispo só disse que não havia mal nenhum em dois homens viverem juntos; não disse que não havia mal nenhum em dois homens irem para a cama :-)

Re: O senhor Januário, que dizem que é bispo, e o magistério paralelo sobre a homossexualidade
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 28 de June de 2010 14:46

e até poderiam ir
tb n havia mal nenhum
eles podem ser castos e praticar a abstinência

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 2 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.