Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Portugal: um retrato do catolicismo
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de May de 2010 23:40

Portugal: um retrato do catolicismo

Conheça o panorama da religião católica apostólica romana a partir dos dados mais recentes da Conferência Episcopal Portuguesa e do Anuário Católico de Portugal

É um excelente trabalho gráfico do Público com os dados estatísticos do Anuário Católico em Portugal. A não perder em [www.publico.pt].

Obrigado, Luís Gonzaga

Re: Portugal: um retrato do catolicismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de May de 2010 00:24

Também vi esse gráfico, que também achei muito interessante, mas, ou estou muito mal informado, ou o gráfico tem dados muito surpreendentes ou estranhos... Gostava que alguém me explicasse isto.

Por exemplo:

- alguém acredita que entre 2007 e 2008 o número de padres nas dioceses teve um decréscimo de uns 1500 (de uns 4000 para uns 2500)? E que no mesmo período de tempo o número de religiosos/frades não sacerdotes tenha aumentado de uns 300 para 1500? Qualquer dos dados me parece inverosímil.

- será certo que a diocese do Funchal tem 83 padres diocesanos e 40 seminaristas? Isso seria um «ratio» extraordinário! Para Leiria-Fátima apenas se indicam 3 seminaristas! Foram usados os mesmos critérios de contagem em todas as dioceses?

A menos que me escape algo importante, fico com a impressão que o cruzamento de dados não foi o mais correcto, ou talvez esta disparidade se deva a mudança de critérios no Anuário Católico... É possível que a origem do erro esteja num irregular uso de critérios no Anuário Católico. E talvez a origem do problema esteja no modo como os religiosos estejam «catalogados», que talvez não tenha sido homogénea nem diacrónica nem sincronicamente. O mesmo se diga em relação ao que se chama «seminaristas»: referem-se apenas a estudantes de Seminários diocesanos? Incluem-se os candidatos de pré-Seminário que vivem um programa que substitui os antigos Seminários Menores? Incluem-se Seminários de religiosos? Incluem-se casas de formação de religiosos que não têm a designação de Seminários?

Enfim, são apenas impressões «primeiras». A ideia da infografia parece-me muito boa; os dados levantam-me algumas dúvidas.

Se alguém quiser esclarecer...

Alef

Re: Portugal: um retrato do catolicismo
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 12 de May de 2010 00:39

Ultimamente as estatísticas tem sido algo estranhas. Um amigo diz que ouviu na TVI um inquérito feito a católicos que dava 80% de pessoas que são a favor do aborto, entre outras estatísticas. Fixei-me nesta, porque isto é uma mudança algo brusca desde o último referendo, que dava quase 50-50 para o sim e para o não.
No entanto não quero cair na especulação de dizer, que alguém manipulou as mesmas estatísticas, ou na vitimização, como quer fazer a cúria romana nos casos de pedofilia, ao dizer que a Igreja está a ser perseguida. Chega dessa conversa de vitimização .

Mas gostava também de obter uma explicação.

Re: Portugal: um retrato do catolicismo
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de May de 2010 06:48

A do 50-50 correspondia também aos católicos ou era à população em geral?
Os católicos tendem a ser mais flexíveis que os seguidores de outros grupos que devido à sua dimensão minoritária tendem a ser mais homogéneos e rígidos.
Mas também não sei se isto justificaria uma diferença tão grande.
Só mesmo vendo quais as amostras de um e outro e quais as questões colocadas.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Portugal: um retrato do catolicismo
Escrito por: nick (IP registado)
Data: 12 de May de 2010 11:01

[diario.iol.pt]

54-36

google.

uma sondagem aos catolicos sem distinguir os praticantes é quase igual a uma sondagem à totalidade da população.

Re: Portugal: um retrato do catolicismo
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 12 de May de 2010 13:39

Pois tenho um amigo mentiroso e tendencioso.

Re: Portugal: um retrato do catolicismo
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 12 de May de 2010 13:52

Isso é uma situação "normal", Vítor, desde que envolva a Igreja.

Um dia destes um colega meu chega ao trabalho a dizer que o Papa ia comer em pratos de ouro, isto é um exagero, etc e tal. Lógico que afirmei imediatamente que era um absurdo. Fui às notícias e descobri a origem dos "pratos de ouro": JN. E de loiça "pintada a tinta de ouro" ou de loiça bordada a "fino traço de tinta de ouro" passou-se para pratos de ouro.

Como é que as pessoas imaginam estes disparates? Não sei. Mas parece haver uma tendência para aceitar os maiores absurdos desde que a Igreja esteja envolvida. E atenção, a pessoa em causa não é um desses ateus militantes anti-católicos. É uma óptima pessoa. Que é o que causa ainda mais impressão.

Cassima

Re: Portugal: um retrato do catolicismo
Escrito por: nick (IP registado)
Data: 12 de May de 2010 14:06

Um "pormenor" que é um pormaior.
Em inquéritos à população o nº dos que se dizem católicos é sistematicamente superior a 90%, por exemplo a mesma TVI encontrou valores da ordem dos 96%:

[www.tvi24.iol.pt]

logo fazer um sondagem em portugal aos catolicos e incluir o catolicos não praticantes é praticamente o mesmo que fazer uma sondagem à totalidade da população, poucas diferenças se encontrará.
Interessante seria fazer uma sondagem aos catolicos praticantes, mas não foi isso que foi feito.

Re: Portugal: um retrato do catolicismo
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 12 de May de 2010 14:18

Interessante seria fazer uma sondagem à porta das Igrejas.

Estou de acordo com sua santidade. É necessário fazer penitência, pedir perdão pelos pecados do passado e do presente, para purificar a Igreja. Esta é a altura no meu entender de voltar ao deserto como Cristo fez há 2000 anos e passar por provações, e se necessário for deixar que nos crucifiquem, para depois voltar brilhante, refulgente e ressurrecto como Cristo. Deus não abandona a Igreja.



Editado 1 vezes. Última edição em 12/05/2010 14:26 por vitor*.

Re: Portugal: um retrato do catolicismo
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 14 de May de 2010 17:59

Não me admirava nada se fossem mesmo os 80%, qualquer dia é mesmo 99,9. Mas, por favor, não chamem católicos a tais aberrações... De catolicismo, isso não tem nada.

Re: Portugal: um retrato do catolicismo
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 14 de May de 2010 18:07

Um católico praticante é um católico que vai à missa de Domingo...?

Ui, então vai parar quase ao mesmo, estamos na mesma...

Há muito bons católicos que, por variadíssimas razões não vão à missa; e muito maus católicos que não saem das missas dominicais nem por nada...

Se um bom católico é aquilo que se tem visto aqui, realmente a Igreja precisa mesmo de uma grande purificação interna, e de expurgar alguns elementos também...

Re: Portugal: um retrato do catolicismo
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 14 de May de 2010 18:11

A propósito, alguém viu a triste entrevista do senhor Januário Torgal Ferreira à Sic no dia 11 de Maio no jornal da tarde?

Aconselho a qualquer bbom progressista - que aqui não há nenhum! - que se preze que a veja, e dê saltos de alegria por terem um bispo tão bom em Portugal...

Aquilo foi cá de uma categoria... católica!



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.