Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 23 de 26
Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 19 de May de 2010 17:26

Mas na questão dos vários casais, também se processa verdadeira propagação.
Nem poderia ser de outra forma, pois se assim não fosse, teriamos tido uma humanidade pecadora, e outra detentora da justiça.

Mas a "transmissão" do pecado original é algo relacionado com a biologia, para se falar dele como uma doença transmissivel?
Bem sabemos que se trata de uma realidade na ordem da vida da Graça em nós, que, pela entrada do pecado, fica perturbada nesta mesma humanidade.

Mesmo no caso dos vários casais, não se pode dizer que eles pagassem seja o que for; nesta possibilidade, "pagariam" precisamente o mesmo que no caso monognista.

Sobre as dores de parto.... discordo! Mas que se afirme que, em virtude da imaculada conceição, essa dor natural do parto não adquirisse o seu significado negativo em Maria, assim já entendo!

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 19 de May de 2010 17:32

Pecado original originante - Pecado de desobediência, de recusa de Deus no inicio da humanidade.

Pecado original originado - Efeitos do pecado original originante.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 19 de May de 2010 17:35

Citação:
Miriam
Sobre as dores do parto, também estão relacionadas com a Santíssima Virgem que, sendo a nova Eva, não sofreu essas dores. Assim interpretaram sempre os Doutores da Igreja.

Só pode ser brincadeira.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 19 de May de 2010 19:03

Claro, Firefox, porque a Santíssima Virgem - para vocês cristãos adultos e bem esclarecidos - sofreu as dores do parto.

É curioso é que, ao longo da história da Igreja, só agora se tenha chegado ao auge da sabedoria, da teologia, da exegese... vocês são o supra-sumo da evolução positiva e inteligente das verdades que a Igreja ensina!

Prefiro ser burra, estúpida e ignorante - estou em boa companhia não herética.

Rui,
coloquei objecções à questão dos vários casais, que não me respondeu.

Quanto ao pecado original e a biologia - não disse nem mais nem menos do que o que diz o Catecismo da Igreja Católica.

Começo a cansar-me - desta vez realmente - de tanto racionalismo sem fé. Aqui não há fé, há um conjunto de crençazitas mais ou menos sustentáveis e circunscritas a um dado período de tempo.

Até agora tenho evitado usar o termo - muito desgastado por alguns amigos meus - «modernismo». Mas é o que aqui se verifica: a heresia modernista dificilmente admitida é a base de tudo quanto aqui se defende.

Claro está que:
- o modernismo está ultrapassado;
-esse discurso de «modernismo» é de integristas que pararam no tempo;
-e obviamente que toda a gente aqui está em plena comunhão com a Igreja Católica.

PS: Se quiserem desconsiderar o que acabo de escrever, tenham em linha de conta que andei a ler demais hoje.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 19 de May de 2010 19:20

Vou regressar para junto dos meus amigos burros, estúpidos e ignorantes que querem aprender juntamente comigo as verdades da nossa fé, da moral, da espiritualidade, da doutrina e do magistério. Os que, por serem fundamentalistas, literalistas, sectários, integristas, não têm lugar no meio de tantas inteligências e cabeças pensantes; os que, por acreditarem ridiculamente em coisas “ultrapassadas”, julgam alguns que estão reduzidos a dois ou três. Pena que não consigam parar o fenómeno crescente; os que não estão em plena comunhão com a heresia, o relativismo, o modernismo, o progressismo e a apostasia da fé católica.

Santo Atanásio era só um, nós até somos muitos, e cada vez mais e mais, pelo que...

Mas sobre o parto sem dor fica o que segue:
[www.salvemaria.org.br]

PS: As espécies não se misturam – dogma de conservação da sanidade mental.

Firefox,
vc já tem o meu e-mail, se desejar escrever-me fique à vontade.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de May de 2010 20:05

Fox

já te disse como te admiro? pois... muitas vezes. Mas o que é bom nunca é demais repetir.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 19 de May de 2010 20:09

Citação:
Miriam
Claro, Firefox, porque a Santíssima Virgem - para vocês cristãos adultos e bem esclarecidos - sofreu as dores do parto.

Miriam, por uma razão bastante simples: Maria era mulher e membro da raça humana. Parece que se esquecem muito facilmente disso.

Citação:
Miriam
É curioso é que, ao longo da história da Igreja, só agora se tenha chegado ao auge da sabedoria, da teologia, da exegese... vocês são o supra-sumo da evolução positiva e inteligente das verdades que a Igreja ensina!
Prefiro ser burra, estúpida e ignorante - estou em boa companhia não herética.

Amiga, precisa ser mais cuidadosa com essa coisa de não pensar. Já leu "Historia de uma Alma"? É autobiografia de uma santa e numa parte ela relata que a Virgem Maria foi morar em Lourdes, fisicamente (!). Como vc ela também acreditava numa historinha bonitinha ensinada pela tradição da época. Um conto muito bonitinho de beatas sobre um milagre que teleportou (usavam outra palavra, mas o sentido é mais claro com essa) a casa da sagrada família para Lourdes. Uma fé bonitinha, por um lado, muito tonta por outro, mas muito profunda, sólida, ao ponto do heroismo. Apesar dessas pequenas tolices a menina beatinha tinha uma força enorme para superar as piores privações sem fraquejar na fé. Tenho certeza que sabe de quem estou falando. Ela não foi menos santa por acreditar naquela historinha, não era realmente isso que importava, aprendi muito com aquela garota maravilhosa, por quem tenho enorme carinho. Sabia que, apesar de haver um terço de rosas associado a ela, a menina tinha enorme dificuldade de rezar terços? Ela o diz descaradamente na sua autobiografia, era sincera em tudo. Em resumo: o modo como vcs fazem aqui as vezes me lembra um amigo que eu tive e adorava futebol. Era fã do Garrincha e queria jogar como ele. Não conseguiu repetir os dribles mas conseguiu entortar as pernas. Preciso fazer um desenho ou ficou explicado?

Se quiser aprender com os santos é ótimo, mas não precisa deixar de pensar para isso. Posso desfilar umas dezenas de devoções sem sentido que numa época foram aprovadas pela igreja, uma vez já te mostrei uma. Erros científicos grosseiros que foram defendidos por alguns santos. Algumas questões que antes incomodavam de verdade nossos pais da fé, mas que apresentadas hoje seriam assunto de riso de tão tontas. Ao contrário do que insinuou com ironia, entretanto, não me julgo superior a eles em inteligência ou capacidade, nasci em outro contexto e tive acesso a conhecimentos que eles não tiveram pela época em que viveram - inclusive, tive acesso a coisas que eles mesmos nos ensinaram! E quando o assunto vai para o campo espiritual, então a coisa fica muito pior para o meu lado! Temo que não conseguiria suportar a metade das provações pelas quais eles passaram. Mas isso não significa que estavam certos em tudo!

Por fim, cuidado para não dar tiros no pé fazendo apologia da burrice (usando uma palavra sua). Penso que vc quer fazer apologia da Igreja, então ajude a mostrar o que ela tem de bom, há muita coisa.

Sem ofensa, o que vc está falando sobre Maria me lembrou o evangelho apócrifo da natividade que, se não me falha a memória, além da ausência das dores dizia que qdo Maria abriu as pernas para o parto saiu de lá um raio de luz. Esse povo tem mais imaginação do que o Spielberg.

Citação:
Miriam
Começo a cansar-me - desta vez realmente - de tanto racionalismo sem fé. Aqui não há fé, há um conjunto de crençazitas mais ou menos sustentáveis e circunscritas a um dado período de tempo.

Sinceramente. Ter fé é crer que Maria não teve dores do parto? A que ponto chegamos.

Paz e Vento

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 19 de May de 2010 22:07

A questão dos váreios casais nãso tem nada de extraordinário.

Admitir uma perturbação no ambito da vida sobrenatural, que estabelece uma radical fraternidade entre toda a humanidade, não implica, em absoluto, nenhuma injustiça.
Trata-se, precisamente, do mesmo que se passaria (ou passa) com o monogenismo: uma perturbação na ordem da Graça, que atinge toda a humanidade. Que se fale em "transmissão", também não é preocupante; este termo procura afimar, antes de mais, a radical fraternidade do género humano na sua condição prévia de carente de redenção.

Uma imagen muito bela para ilustrar esta consequência do pecado original, num contexto poligenista, é pensar nas consequências da Encarnação: a Encarnação do Verbo atinge toda a humanidade, pois Ele assumiu toda a humanidade, Ele é cabeça de toda a humanidade.
Mas, nem por isso dizemos que somos descendentes de Cristo, não é?
com o valor inverso, pecado original, perca do equilibrio, perturbação da vida com Deus, acontece o mesmo: solidariedade sobrenatural de todos os homens.

Numa perspectiva monogenista, eu sou tão inocente do pecado original originado, como num contexto poligenista. Pois não se trata de culpa judicial, dolo, mas sim de uma condição inata a todo e qualquer ser humano.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 20 de May de 2010 01:44

Seja verdade literal ou simbolica,cou um ou outra alteraçao devida ao homem, , a verdade revelada pelo espirito santo atraves dos apostolos e a unica verdade e quem duvidadr do espirito santo sera lançado no fogo eterno.
Eu posso garantir que O inferno o paraiso o reino dos ceus Deus, e literalmente como esta escrito.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 20 de May de 2010 01:48

Jesus e a verdade

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de May de 2010 06:28

Citação:
engrsc
Eu posso garantir que O inferno o paraiso o reino dos ceus Deus, e literalmente como esta escrito.

Podes garantir como? Já lá estiveste?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de May de 2010 10:02

Citação:
Miriam
Não é um mero pormenor: de que data é o livro? Ou seja, em que data escreveu Ratzinger essa obra?
Porque dependendo da data será o conteúdo. Sabemos que ele já foi ultra-progressista e que depois mudou drástica e radicalmente.

Miriam

E ele, o Papa, alguma vez (enquanto Papa ou mesmo enquanto Cardeal) negou os escritos de quando era "ultra-progressista"? Onde está a lista - pela mão dele - dos livros que ele escreveu e que se podem ler e os que ele acha que não devemos?!

Cassima

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de May de 2010 10:12

Qual a importância de crer que N.ª Sr.ª não sofreu as dores do parto, se ela não foi poupada a uma dor muito pior (a perda do Filho e daquela maneira horrível)?
E tanto acreditamos nisso que inclusive a veneramos como N.ª Sr.ª das Dores?
E que tem dado origem a representações magníficas (artisticamente falando) como esta Pietà?

Cassima

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: luísa (IP registado)
Data: 20 de May de 2010 11:10

Muito gira a ideia da divina epidural .
Tão gira como disparatada. Tanto mais que maria, ao que tudo indica, quando pariu Jesus era uma adolescente, praticamente uma criança.
Tão disparatada como pensar que durante o parto não há rasgadura do himen caso ele ainda exista.


É que realmente a Cassima tem toda a razão - que são as dores do parto comparadas com a dor de ver um filho torturado até à morte?
Porquê esta obssessão ginecológica e obstétrica como o corpo de maria?

Acaso é uma deusa, ou foi uma mulher?



Editado 1 vezes. Última edição em 20/05/2010 11:12 por luísa.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: luísa (IP registado)
Data: 20 de May de 2010 11:39

Citação:
engrsc
Eu posso garantir que O inferno o paraiso o reino dos ceus Deus, é literalmente como esta escrito.


1 - "
Citação:
João Paulo II
Deus é Pai infinitamente bom e misericordioso. Mas o homem, chamado a responder-Lhe na liberdade, pode infelizmente optar por rejeitar de maneira definitiva o Seu amor e o Seu perdão, subtraindo-se assim, para sempre, à alegre comunhão com Ele.~
Precisamente esta trágica situação é apontada pela doutrina cristã, quando fala de perdição ou inferno. Não se trata de um castigo de Deus infligido a partir do exterior, mas do desenvolvimento de premissas já postas pelo homem nesta vida. A própria dimensão de infelicidade que esta obscura condição traz consigo, pode ser de algum modo intuída à luz de algumas das nossas terríveis experiências, que tornam a vida, como se costuma dizer, um «inferno».

Em sentido teológico, contudo, o inferno é outra coisa: é a última consequência do próprio pecado, que se vira contra quem o cometeu. É a situação em que definitivamente se coloca quem rejeita a misericórdia do Pai, também no último instante da sua vida
Para descrever esta realidade, a Sagrada Escritura serve-se de uma linguagem
simbólica
.
Por último:

Citação:



Editado 1 vezes. Última edição em 20/05/2010 11:51 por luísa.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 20 de May de 2010 14:11

A imagem do fogo da Geena...

Como estou de folga, e não estou em casa, não disponho da Bíblia para fazer citações.
Mas o vale da Geena era um local nos arregores de Jerusalém onde eram queimados os lixos.
Daí que O NT use esta imagem do fogo, para ilustrar situação de "queima", de perca de Deus.

Se é em Deus que o homem descobre o seu verdadeiro e definitivo sentido, bem como o seu valor, sem Deus, este sentido, bem como o seu valor pleno, perde-se.

Inferno e Céu... Para amanhã, ou já no nosso hoje?
A minha vida é Céu, ou é inferno (lugar inferior)? Elevo e concretizo a minha dignidade e vocação sobrenatural, vivendo o Céu, ou rebaixo o meu ser de criatura, vivendo longe deste Céu (vivendo já o inferno, o vazio de Deus, a ausência de Deus)?

Sobre as dores de parto, e o rompimento do himen de Maria, a teologia católica não admite mais essa ausencia de dor, nem a preservação do himen.
Este conceito prendia-se com um pensamento teologico já ultrapassado, em que a dor fisica era entendida como consequência do pecado.
Dizia-se que, como Maria é Imaculada, sem pecado, não sofreria as consequências desse pecado, a dor.

Mas já não se entende a dor fisica como consequência de pecado.

Diga-se ainda que o dogma da Assunção de Maria ao Céu, não diz que Maria não morreu; diz apenas que Maria não sofreu a corrupção da morte. Maria é humana, foi humana em toda a sua vida, plenamente humana.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 20 de May de 2010 21:18

Ja em espirito.Vi com os meus proprios olhos, e e tanto verdade como nos estarmos aqui

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de May de 2010 21:48

Citação:
engrsc
Ja em espirito.Vi com os meus proprios olhos, e e tanto verdade como nos estarmos aqui

Ena... és a reencarnação de Dante Alighieri?

Para acreditares mesmo nisso, estás pior do que eu pensava.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 21 de May de 2010 01:01

Devo de ser a reencarnação de alguém . E para mais, o evangelho e a verdade literal.
E para mais esta próximo o tempo em que todos verao

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 21 de May de 2010 01:34

Quem já deve ter visto foi o diabo, já que segundo as Escrituras é um lugar que foi preparado para ele e seus anjos. A menos que o diabo e os seus anjos não existam, então o inferno não deve ser uma realidade metafisica.

Página actual: 23 de 26


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.