Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 12 de 26
Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 14:11

Miriam,

Já é favorável ao ecumenismo?

PS: Estou muito atarefado agora, penso em enviar parte da resposta depois, por MP. Pode ser?

Fica com Deus.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 14:32

Já agora, desculpem retomar o tema do tópico. :)

M., estive a reler os comentários escritos no tópico dos livros favoritos. O que se passou entre as tuas mensagens aqui e aqui?

As tuas posições são discordantes...

Abraço

Cassima

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 16:15

Citação:
Cassima
Já agora, desculpem retomar o tema do tópico. :)
M., estive a reler os comentários escritos no tópico dos livros favoritos. O que se passou entre as tuas mensagens aqui e aqui?

As tuas posições são discordantes...

Abraço

Cassima

Correcção à frase do meio, que ficou incompleta:

M., estive a reler os comentários escritos no tópico dos livros favoritos. O que se passou entre as tuas mensagens aqui e aqui e as mensagens deste tópico?

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 17:31

Firefox,
sou favorável ao verdadeiro ecumenismo, àquele que o Santo Padre já explicou claramente o que é e que sempre fez parte da doutrina tradicional da Igreja: o ecumenismo de conversão.

Já lhe tinha dito isto noutro tópico: o verdadeiro ecumenismo é aquele que busca trazer para o seio da única Igreja de Cristo aqueles que estão fora dela. Estes poderão, como já vimos na prática do Papa, manter os seus ritos e espiritualidade, mas terão igualmente que aceitar obrigatoriamente o Catecismo da Igreja Católica, ou seja, a doutrina.

**

Cassima,
como saberás, a Santa Igreja tem diversidade de ritos. O rito romano tem duas formas: eu participo da forma extraordinária do rito romano, missa nunca proibida na Santa Igreja e que conta, hoje, com numerosíssimas comunidades a aderir a ela. Cada vez mais...

Espero ter esclarecido!

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 17:34

E é mesmo extraordinária: única, divina, insubstituível, especial., fantástica, excelente, óptima, que dá inúmeros frutos de santificação. Enfim... numa palavra? Extraordinária!

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 17:45

Sim, Miriam, e nunca ficaste sem participar numa missa dominical, como é obrigação e dever de qualquer católico, desde que houvesse missa disponível num dos ritos, pois não?

E a missa velha, quando em comunhão, é tão heretizante e protestantizada como a nova, certo?

[]

Cassima

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 17:53

No decreto sobre o ecumenismo, do Concílio Vaticano II, é dito que «Cristo fundou uma só e única Igreja»

Para explicar a doutrina tradicional católica da unidade pela conversão de quem está no erro, é dito:
«Para estabelecer esta Sua Igreja santa em todo mundo até à consumação dos séculos, Cristo outorgou ao colégio dos doze o ofício de ensinar, governar e santificar. Dentre eles, escolheu Pedro, sobre quem, após a profissão de fé, decidiu edificar a Sua Igreja. A ele prometeu as chaves do reino dos céus e, depois da profissão do seu amor, confiou-lhe a tarefa de confirmar todas as ovelhas na fé [Olha aqui, trazer as ovelhas tresmalhadas ao redil do único supremo pastor: o Papa!] e de apascentá-las em perfeita unidade, permanecendo eternamente o próprio Cristo Jesus como pedra angular fundamental e pastor das nossas almas.

Jesus Cristo quer que o Seu Povo cresça mediante a fiel pregação do Evangelho, administração dos sacramentos e governo amoroso dos Apóstolos e dos seus sucessores os Bispos, com a sua cabeça, o sucessor de Pedro, sob a acção do Espírito Santo; e vai aperfeiçoando a sua comunhão na unidade: na confissão duma só fé, na comum celebração do culto divino e na fraterna concórdia da família de Deus.»

Eis o que procura o Santo Padre Bento XVI: que os irmãos separados regressem à única Igreja: à única fé verdadeira e à comunhão na catolicidade.

Cassima,
não te perguntei se és solteira, casada, viuva ou divorciada, pois não?

Vida pessoal não é para aqui chamada.

Centra-te no que eu disse e rebate os argumentos que dei.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 17:59

Citação:
Miriam
Cassima,
não te perguntei se és solteira, casada, viuva ou divorciada, pois não?

Vida pessoal não é para aqui chamada.

Centra-te no que eu disse e rebate os argumentos que dei.

Miriam

Não trouxe nada para aqui que tu não tenhas escrito em fóruns ou blogues de acesso público e que toda a gente pode ler. Coisas que escreveste em público com orgulho. Não referi aqui nada que me tivesse sido transmitido em conversa privada. Por isso, não é honesto entrares nesse discurso.

Quanto aos teus argumentos, tenho rebatido o que tens escrito. O que tenho observado é muitas das minhas mensagens e respectivos argumentos ficarem sem resposta, focando-te tu num único ponto ou dois à tua escolha.

Abraço

Cassima

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 18:04

O que a Igreja ensina e propõe para os vários temas, eu tenho sempre deixado aqui claramente exposto. O resto é retórica e sofística... dos que tudo fazem para relativizar os ensinamentos da Igreja.

O tópico era a missa de Paulo VI ou a noção de liberdade e de verdade?...

Estou habituada a debates sérios. Com cabeça, tronco e membros e com alguns pressupostos comuns - falo de debates intra-católicos.

Quanto ao que exponho noutros locais, é como tu mesma dizes: colocado noutros locais, noutros contextos, com outras pessoas. Não falo com um protestante do mesmo modo como falo com um católico devoto e piedoso. Do mesmo modo, como compreenderás, não falarei aqui como falo na minha casa, por exemplo...

Esta metáfora das casas é excelente mesmo. Mais uma coisa imprescindível que aprendi.



Editado 2 vezes. Última edição em 03/05/2010 18:10 por Miriam.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 18:13

Citação:
Miriam
O que a Igreja ensina e propõe para os vários temas, eu tenho sempre deixado aqui claramente exposto. O resto é retórica e sofística... dos que tudo fazem para relativizar os ensinamentos da Igreja.
O tópico era a missa de Paulo VI ou a noção de liberdade e de verdade?...

Estou habituada a debates sérios. Com cabeça, tronco e membors e com alguns pressupostos comuns - falo de debates intra-católicos.

Também eu, Miriam.

E o tópico, era uma afirmação tua - à qual o firefox também reagiu com o tema do ecumenismo - em que perguntavas onde é não aceitavas ou recusavas o Concílio. E como és muito adepta da total obediência, sobre a qual te pronunciaste também, assim surgiu a questão da missa. Que eu sei que tens muitas questões com ela (tiveste mais ainda) e que não vão ao encontro das tuas palavras. Certo?

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 18:16

Em relação ao acrescento da tua mensagem (que só vi depois de responder), digo-te que, noutras casas falavas igualmente com católicos e eu tenho uma posição de que sobre certas coisas essa metáfora da casa não é correcta. Não podes dizer certas coisas seja lá onde for.

E sobre o que mencionei está tudo aqui no Paróquias à disposição de quem o quiser procurar.

Cassima

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 18:21

É uma questão de modus operandi....

Quando não há argumentos, recorre-se ao que há...

Lol isso diz mais de quem assim procede do que de mim!

É tudo uma questão de abordagens... perspectivas... e, como disse, modus operandi.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 18:24

Como queiras, Miriam. Eu diria que é mais de coerência daquilo que se diz. Não se pode afirmar algo num lado e contradizê-lo alegremente noutro.

Fica bem

Cassima

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 18:25

Se eu agora disser na minha casa que o Benfica é qualquer coisa menos própria de ser dita, isso significa que tu, aqui, devas desqualificar a minha argumentação com base no que disse fora daqui e sobre algo que não estava em discussão?

Pois, eu já li vários manuais de teologia moral e isso não é muito honesto de se fazer...

A ti cabe-te, se assim achares conveniente, rebater o que a "Miriam" diz... e tão somente isto.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 18:29

O que é que eu disse aqui de explicitamente contrário ao que disse noutros locais?

Nada de nada, de absolutamente nada, e tenho a minha consciência bem tranquila quanto a isso!

Não sou dissimulada.

Posso é ter dito noutro local algo que omiti aqui. Mas contradizer? Nada!

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 18:30

Citação:
Miriam
Se eu agora disser na minha casa que o Benfica é qualquer coisa menos própria de ser dita, isso significa que tu, aqui, devas desqualificar a minha argumentação com base no que disse fora daqui e sobre algo que não estava em discussão?
Pois, eu já li vários manuais de teologia moral e isso não é muito honesto de se fazer...

A ti cabe-te, se assim achares conveniente, rebater o que a "Miriam" diz... e tão somente isto.

Sobre essa questão da honestidade, não precisei de manuais de teologia moral para isso. E depois sim, o que se diz, a não ser que se reconheça ter sido um erro, tem importância para a discussão. Não foi em tua casa privada, foi na praça pública que o disseste. E não te refugies no que estava ou não em discussão. As discussões mudam ao sabor do que se vai escrevendo.

E tu não negaste nada sobre o que te disse. Apenas começaste a tentar usar o argumento do que está em jogo e da honestidade...

Cassima

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 18:33

Para a omissão, há justificativa com a metáfora das casas. Não estou na minha, não me cabe falar como se estivesse.

Isto para as omissões que eu julgar conveniente, algo que está a meu critério.

Mas contradizer não, não faço jogo duplo. Omitir é uma coisa – e o que eu julgo prudente omitir não é para ser usado num debate – e proposições contraditórias é outra muito diferente.

Tenho a honestidade e a moral por coisas muito sérias.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 18:47

Quando indevida e muito incorrectamente – porque não era esse o tema do tópico e nada antes no mesmo tópico levava a essa pergunta, não havia contexto – quando me perguntastse ia à missa do Concílio, poderia ter-te respondido como outros me respondem: a pergunta está mal feita.

E, com efeito, está: qual é a missa do Concílio? Desconheço.

Nada me obrigaria a responder a uma pergunta que em nada se relacionava com o tema do tópico e que não tinha contexto absolutamente nenhum naquilo que estava a ser discutido. De tal modo isto é assim que, quem ler isto de fora, sem nada saber de mim, não compreende o porquê da questão nesses termos e no sítio onde foi colocada.

Mas, ainda assim, respondi do modo que considerei mais correcto e prudente fazer.

E sem mentir, como é próprio de mim.

As perguntas sucederam-se e eu simplesmente chamei a atenção para isso, questões de cariz pessoal a serem introduzidas num debate de ideias.

Não é preciso fazer-se disto algo de muito grave, basta só com deixar as coisas claras.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 18:55

Mas pronto, Cassima, para acabar com este clima um pouco estranho...

Estava errada antes!

Ou melhor, expunha mal o problema, com consequências, naturalmente, semelhantes às premissas adoptadas.

Pronto, a confissão, como pretendias...

Lol

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 03 de May de 2010 19:41

É chato, muito chato quando nos começamos a enrolar connosco mesmos...
começa a se desvelar a insuficiência e caducidade do pensamento!

Paciência de santa mesmo!

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Página actual: 12 de 26


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.