Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 10 de 26
Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 13:58

Olá a todos.

Peço desculpas por não ser tão assíduo, sobretudo a um tópico que eu próprio criei, mas os meus afazeres profissionais têm ocupado muito do meu tempo.
Das vezes que consulto o Fórum tem sido sempre de fugida, e as leituras que tenho feito têm sido sempre “transversais”.
Disso tenho imensa pena, pois tenho lido argumentos que de um e de outro “lado” me mereceriam mais atenção. Infelizmente não me tem sido possível ultimamente fazê-lo.

Pelo contrário, tenho tido muito tempo para ler, acabei de ler os dois volumes de “Revelação e Fé” do Vaz Pinto. Sem dúvida muito bons. Recomendo vivamente a leitura desta obra àqueles que não a conhecem.

Estou agora a ler “A Bíblia o Livro dos Livros, Parte II, do Carreira das Neves.

É um livro curioso. Já lhe tinha dado umas leituras a alguns parágrafos soltos, mas só agora o estou a ler de forma sistemática, e do que eu li até agora, as exegeses do Carreira das Neves vão de encontro aquilo que se chama “Teologia modernista”, em contradição à “Teologia concordista”. Penso não estar a dizer asneira.

O autor consegue desmontar brilhantemente a obra “o Código de Da Vinci” do Dan Brown.
No entanto, logo a seguir, faz mais ou menos o mesmo à obra” Jesus de Nazaré” do Ratzinger.
Carreira das Neves critica a visão “concordista” do Papa, elogiando-o quando concorda com ele, como e criticando quando não concorda.

Ora, nesta obra do Carreira das Neves encontra-se a visão modernista de Jesus que Ariel Valdez aprova.

Vejamos algumas passagens:

“Em nosso entender, o mais importante de tudo o que estudámos é poder concluir que a pessoa de Jesus surge e é “construída” através de muitas tradições orais e escritas que desaguam nos evangelhos sinópticos. ( P. 54)


Sobre o Evangelho de Lucas:

“…Lucas é um evangelista sagaz, criativo, que tanto recebe o seu material evangélico de fontes autónomas, escritas e orais, como CRIA O SEU PRÓPRIO MATERIAL.P.55

Sobre uma determinada passagem da obra de Ratzinger afirma

“…E Ratzinger ajunta: “O Baptismo que os discípulos de Jesus administravam, desde que Ele pronunciou estas palavras, (Ide e fazei discípulos em todas as nações, baptizando-os em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Mt. 28, 19)”, …”

Comenta C. Neves a passagem anterior:

“….Mas foi Jesus que pronunciou estas palavras ou a Igreja que pôs na boca de Jesus estas palavras de baptismo trinitário? (P. 105).

“A igreja constrói Jesus e Jesus constrói a Igreja” (P. 105)

“…Mas Ratzinger refere o sentido da história “factual” quando…afirma que a Tranfiguração vem dar o sentido final às palavras de Jesus de Mc. 9,1: “Em verdade vos digo que alguns dos aqui presentes não experimentarão a morte sem terem visto o Reino de Deus chegar em todo o seu poder” Para Ratzinger … esta profecia realiza-se na Transfiguração. Estes “alguns” de entre os discípulos seriam necessariamente Pedro, Tiago e João…”

Carreira das Neves ataca dizendo: SERÁ ASSIM?....” (P. 127)

“…Tudo quanto os Evangelhos nos relatam como sendo palavras de Jesus não significa que seja assim…” (P. 131)

“…Todo o problema consiste na relação de Jesus com o seu Pai em contraste com o pai José – “eu e o teu pai”. Para reforçar o contraste o autor (evangelista), junta: “Eles, [Maria e José] não compreenderam as palavras que lhes disse. “. Mas se Maria e José receberam em angelofanias, a dita de serem os pais do Messias, Filho do Altíssimo, concebido pelo Espírito Santo, como se explica que não compreendam que aquele filho tenha uma relação única com o Pai-Deus? Uma vez mais estamos diante de uma construção midráchica….” (P. 145)

Em mais lugares Carreira das Neves lança a semente da dúvida sobre se as frases, (ou a maioria das frases atribuídas a Jesus serão de facto do Jesus histórico, atribuindo-as, sim, à Igreja. Costumo assinalar e sublinhar a lápis os livros que leio, no entanto há outras passagens na presente obra do Carreira das Neves que, por não ter um lápis à mão, me passaram e portanto não as transcrevi.

Comentando isto com a minha mulher, que não está ligada à religião, me fez uma pergunta que me deu que pensar. Perguntou ela:

- Mas afinal a que Jesus vocês oram? Nem sequer sabem quem ele é! Se calhar estão a orar a um Jesus que não corresponde em nada aquilo que ele foi.

Penso que é realmente perturbadora a afirmação que ela fez. Ainda um destes dias, e a respeito dos escândalos da pedofilia na Igreja Católica, ela me disse:

- Estás a ver, se aquilo em que a Igreja acredita fosse verdade, aqueles padres não tinham cometido esses pecados. Isso é a prova de que eles sabem que nada do que a Bíblia diz é verdadeiro, vocês andam todos “tapados”.

Comentários à parte, penso que a moderna Teologia está a destruir a Palavra de Deus, (se é que realmente sobra alguma coisa que seja realmente de Deus), em detrimento de construções humanas. Tudo isto dá que pensar. Sobretudo a mim.

Ainda recentemente abandonei dois fóruns nos quais participava, (eram fóruns evangélicos), e nos quais escrevia já há anos. Nesses fóruns sempre defendi o Catolicismo. Cansei-me de argumentar contra a suposta idolatria na Igreja Católica, sobre as cruzadas, a inquisição, a Trasnsubstanciação, o purgatório, etc.

Quando “estoirou” o escândalo sobre a pedofilia na Igreja Católica, fui enxovalhado de tal maneira que acabei por deixar de ter argumentos para defender o Catolicismo. Desisti, dei-me por vencido, pois tive vergonha. Não consigo lutar contra generalizações.

Era constantemente “mimado” com frases como:

- Você tem um Papa de pedófilos

- Você vem para aqui tentar desviar os verdadeiros cristãos para uma igreja que pratica, e oculta a pedofilia.

E estas frases são das mais “leves”.

E como se não bastasse, vêm teólogos Católicos, que de “dentro”, estiolam e desconstroem o Jesus em que eu acredito, (ou acreditava). Já não sei que Ele é.

Crise de fé? Penso que não. Penso que a fé acaba quando afinal se descobre que Aquele em quem se tinha fé é afinal um ilustre “desconhecido”.

Aqui à uns tempos contei o caso de um casal amigo meu, que era crente, e que face à infertilidade e à dificuldade em aceitar essa infertilidade, (ainda por cima, uma infertilidade sem causas aparentes), decidiu abandonar a Igreja.

Realmente abandonaram-na. Decidiram não pedir mais nada a quem, dizem eles, nada de muito importante lhes tinha para dar. Penso que não será muito fácil passar por uma situação essas. Desde as pressões sociais e familiares, até às comparações que fazem com aqueles que os rodeiam. Como diz esse meu amigo, toda a sua família, (irmãos, primos…),e a da mulher, têm filhos. Muitos desses familiares são notórios ateus.
Então porque será que, como diz ele: - Nos calhou a “fava” do bolo-rei? Logo a nós que sempre confiamos em Deus?

Questões como essa do meu amigo, perguntas como as da minha mulher, a moderna teologia, os escândalos etc, são como que um muro que se vai interpondo entre mim e Deus. Todos os dias um novo tijolo é colocado. (E neste momento relembro a célebre e genial Opera – Rock “The Wall” dos Pink Floyd).

Só que, o que mais temo, é que o muro fique um dia tão alto, que eu já não tenha capacidade, (ao contrário de “The Wall”), para o ultrapassar.

Abraços a todos.

M. Martins

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 14:06

Citação:
M. Martins
Só que, o que mais temo, é que o muro fique um dia tão alto, que eu já não tenha capacidade, (ao contrário de “The Wall”), para o ultrapassar.

Eu tenho muita pena, muita pena mesmo se te vir perdido para nós ou para Deus. Posso sugerir-te só uma coisa:
- Foca-te em Jesus, n'Ele, na Pessoa e no Deus, no que fez. Acreditas n'Ele? Que ressuscitou dos Mortos? Então está tudo bem. Agora tens de decidir qual a casa onde queres manter-te. A nossa tem-nos dado muitos desgostos e tristeza? Pois tem... Mas já reparaste na imensa maioria de padres bons que não fizeram essas enormidades? Vai olhando à tua volta. O pároco daqui, um missionário acolá, uma freira noutra terra, um leigo da tua zona, muitas "pequenas" pessoas com pequenos gestos de muito valor.

Grande abraço

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 29/04/2010 14:07 por Cassima.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 14:34

Pessoalmente deixei de ler um livro de carreira das neves porque o vejo como uma pessoa com uma fé com a qual não me identifico. Diria que é uma fé muito académica, que respeito.
Se procurarmos responder a todas as dúvidas da nossa fé com o auxílio da razão vamos entrar num buraco "muito em baixo". Pois como diz Santo Agostinho o amor é conhecimento. Julgo que só o amor nos pode dar a confiança que precisamos para esquecer (porque elas voltam quando se deixa de amar o próximo que não conhecemos e conhecemos também) as dúvidas.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 14:44

É ao ler coisas destas que, cada vez mais, cresce e se intensifica o meu já grande amor ao Papa Ratzinger.

Querido Santo Padre da Tradição!


É-me absolutamente deliciosa a companhia dele.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 14:52

Carreira das Neves? Simplisticamente, herege modernista!

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 15:00

Que vontade de chamar nomes...

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 15:05

Foca-te no AMOR! E isso será o mesmo que Deus, o mesmo que Jesus...
O amor vai para além do pároco, da freira e do missionário, não resulta de organizações mais ou menos emocionais...o amor não provoca desgostos ou tristezas, ou então será qualquer outra coisa, mas não o amor...

Disse isto, disse aquilo... ... ... se amares não erras...Poucos se amam, precisam de ser amados para se amar, por isso a ilusão, por isso os desgostos e tristezas...é uma ilusão!

Ama o teu próximo como a ti mesmo


A essência...na minha opinião...

Citação:
M. Martins
“A igreja constrói Jesus e Jesus constrói a Igreja” (P. 105)

É uma frase que soa bem, na minha opinião apenas e só...ao construir essa nova identidade que é óbvia e assumida, desconstrói o que Ele é na realidade...
Temos uma realidade arqueológica por exemplo, ao proceder-se à intervenção nesse lugar para construir história, irremediavelmente temos um processo destrutivo, aquela realidade nunca mais será observada, cada camada retirada meticulosamente jamais será observada de novo!

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 15:08

Ah grande rapariga!

Nem mesmo quando falas do AMOR resististe a uma pontinha de veneno!

Grande!

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 15:10

Citação:
Anori
Foca-te no AMOR! E isso será o mesmo que Deus, o mesmo que Jesus...
(...) o amor não provoca desgostos ou tristezas, ou então será qualquer outra coisa, mas não o amor..

Contradição. Jesus é Amor e Jesus chorou de tristeza e desgosto.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 15:19

Cassima,
O nome é dado pelo catecismo!

Pelo código de Direito Canónico, etc.

Mas confesso que tenho um especial prazer em chamar as coisas pelos seus devidos nomes, mesmo correndo certos riscos.

Esse Carreira das Neves tem cá umas pérolas de heresia de alegrar o dia aos mais radicais anti-cristãos!

Pôr um ateu radical a ler os escritos dele é uma festa para o ateu.

Um abraço

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 15:22

Lá vens tu! Tu gostas é de etiquetar.

Olha que eu, "relativista" e "progressista" segundo tu, já li um livro dele que, tirando um ou outro ponto, gostei de ler. E não sou herege (claro que tu se calhar dirás o contrário!), não sou anti-cristãos e, definitivamente, não sou ateia.

Abraços

Cassima

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 15:42

Etiquetar não. Que mania que vocês têm de dizer que eu atribuo rótulos. Só digo o que a Igreja diz!

Pois, é natural que tu gostes dos livros dele. Mas é óbvio que ele é modernista, basta ler a pascendi. As características dos modernistas estão todas lá, explanadas de modo magistral!

Bem, para mim, e creio que para o que a Igreja ensina, ele é herege.

Tu? Julgo sinceramente que não és, mas abstenho-me de dizer porquê.

Para se ser herege, é necessário uma coisa chamada pertinácia. Além de outras...

Um abraço

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 15:51

Qual mania. :)

Se eu um dia fizesse uma caricatura tua, era de ti a correr atrás de pessoas com uma daquelas máquinas de etiquetas dos supermercados para lhes colar papéis a dizer "herege", "progressista", "modernista", etc.

Quanto ao facto de achares que, segundo o que a Igreja ensina, ele é herege, lembra-te de que ele foi professor na Universidade Católica e nunca, nem ele nem os seus escritos, foram postos em causa. E sabes bem que a Igreja não se ensaia para isso. Basta lembrar os 200 e tal teólogos que costumas usar como aceno.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 17:19

Cassima,
Quando falo em Igreja, não falo na portuguesa.

Portugal é a tristeza já bem conhecida. Fosse noutra universidade, de um país católico, obviamente que já teria sofrido alguma sanção.

Quando decidiu discutir com Saramago, não sei quem fez pior figura. Acho que até dava razão ao Saramago.

Não ponho nada etiquetas! Só constato o óbvio! Se estou errada, os documentos do magistério a falar no tema também estão, porque dão uma descrição exacta do que é um modernista. Daqui não saio!

Hão-de convir, até os mais pacifistas, que é difícil salvar-se as boas proposições do Carreira das Neves. O M.Martins acaba de dizer que se opõem frontalmente às proposições de quem? Do Papa!

Caramba, dizer a verdade é rotular? O Papa é que está errado, portanto? Se não, o Carreira das Neves é herege!

Prefiro os fundamentalistas bíblicos – que não sou – do que os “inteligentes” exegetas que, como o próprio M.Martins afirma, põem a fé das pessoas em perigo. Para quê serve o Carreira das Neves? Para ser mais uma de muitas vozes discordantes da Igreja; para espalhar e não juntar.

Logo, herege.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 17:32

Ora, Miriam, se fosse preciso, haveria sempre alguma alma caridosa que passaria por cima da Igreja Portuguesa e faria a queixa a quem de direito. Até parece que o Vaticano anda cego. E logo na Europa...

O facto de se contrapor os escritos do Papa, vão no sentido do que ele mesmo pediu. Tenho ideia de ter lido algo que ele, nos escritos que faz fora do seu "posto" como papa, pede que seja analisado e discutido.

Qualquer coisa pode pôr a fé das pessoas em perigo: exegetas "modernistas", exegetas "tradicionalistas", casos de pedofilia na Igreja, ...

É preciso é saber onde está o fundamento da nossa Fé e fincar os pés aí.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 18:12

Ok, Cassima, eu até já tinha dito que não discutia mais o óbvio!

Mas, todavia, porém, não obstante, contudo... ele é herege!

Lol

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 18:40

Acho que é bom saber que nós não salvamos ninguém. Um homem não salva outro homem pelos seus próprios meios. E não pode o homem ter medo que outro perca a fé porque existe um exegeta que proclama ideias, um pouco diferentes das do papa.
Esse erro foi a maior traição ao cristianismo de todos os tempos, que se traduziu numa inquisição, que ainda hoje temos que carregar às costas, em solidariedade com os nossos irmãos cristãos, que em nome de uma fé, quiseram abater ideias divergentes. Devemos confiar que a fé é um dom que se aceita e se apura ou se rejeita e depaupera. Devemo-nos mais preocupar em pensar o que tenho feito na minha vida para que outros vejam que em mim habita cristo e se possam pela força do Espirito Santo converter-se. Não são os outros que temos que fazer acreditar através da simples opinião de que estamos certos, mas pelos frutos da árvore, que Deus rega constatemente e lhe dá dons para converter os outros. Somos nós que nos devemos converter para que Deus converta outros.
Se interpelados devemos dar a nossa opinião cristã, sem uma atitude de imposição, porque isso tem o efeito contrário.
Chamar herege chamar isto, chamar aquilo, isso não conta para nada. Não serve de nada, só para dividir, não para ajuntar com cristo.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 19:41

Será?!



Editado 1 vezes. Última edição em 29/04/2010 19:43 por Anori.

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 29 de April de 2010 22:06

Não sei porquê então, essa palavra está consagrada no Catecismo da Igreja Católica Apostólica Romana...

Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 30 de April de 2010 10:18

Heresia é questão
ou lampejo de verdade,
que incomoda a inquisição
ou o papão da cidade.

A Liberdade é um bem maior e Jesus Cristo é o Senhor da Liberdade.

*=?.0

Página actual: 10 de 26


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.