Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5
Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 07 de May de 2010 15:51

Ora aqui está o relativismo moral e o fundamentalismo de quem segue a Igreja...

O Papa é-me, de facto, óptima companhia fundamentalista!

lol

"Possuir uma fé clara, seguir os ensinamentos da Igreja, é classificado com frequência como fundamentalismo"

Ora que bom, assim até estou bem acompanhada e tudo...

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: luísa (IP registado)
Data: 08 de May de 2010 23:15

Atenção que o Papa actual não é nenhum integrista católico mas um defensor ardente do Concílio Vaticano II.

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 08 de May de 2010 23:35

A sério?

Não me digas...

Olha que até os liberais mais inteligentes - coisa que, sabemos, tu não és - dizem o contrário!

Da letra sim, do espírito não. Espírito esse que até já condenou e tudo...

A letra, interpretada à luz da Tradição... exactamente o que eu defendo também.

Viva o meu Papa!

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: luísa (IP registado)
Data: 08 de May de 2010 23:50

Papolatria.

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: luísa (IP registado)
Data: 08 de May de 2010 23:53

A propósito da pretensa "apropriação" deste papado pelos fundamentalistas católicos, vale a pena ler o que escreve hoje Marcelo Rebelo de Sousa no EXPRESSO.

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 09 de May de 2010 01:14

Também vale a pena ler a penultima cronica do Miguel Sousa Tavares no mesmo jornal.

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: luísa (IP registado)
Data: 09 de May de 2010 01:39

Sim, uma crónica brilhante,

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 09 de May de 2010 10:59

Contra factos e palavras do Santo Padre, valham-nos as crónicas dos comentadores de televisão...

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de May de 2010 09:10

Será que neste fórum não há um único católico que esteja em desacordo com as missas de bento XVI fora de Fátima?

As medidas de segurança que estão a ser feitas para ele, a quantidade de policias destacados, a interrupção do transito, a suspensão das actividades económicas, não vão ser pagas pela igreja - só o altar foi - vão ser pagas por todos nós.
Havendo um altar, um santuário em Fátima porque não se fica por lá?

Reparem que não estou contra a vinda dele, nem com o facto de ele fazer um cortejo lá no papamovel com pessoal a acenar e tal. Embora ele seja um chefe de estado, é também um líder religioso e, como tal, é natural que haja manifestações de júbilo que "atrapalhem" a vida de uma cidade. Mas o que se vai passar é um exagero.

O engraçado é saber que muitos do que lá vão é por pura saloiice, vão ver o papa só pq é o papa, nem o admiram e certamente não fazem nada do que ele defende. Mas como quem está, está, vai ser mais uma magnifica manifestação de fé católica.

Gosto muito de vcs, mas há coisas que não se engolem, por nada.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 10 de May de 2010 09:50

Olá Lena

Talvez compreendas um pouco a relação de católicos que "vão ver o papa só pq é o papa, nem o admiram e certamente não fazem nada do que ele defende", com a analogia que vou fazer:

Há muitas coisas na vida em que a minha opinião é diferente da do meu pai. Tive "choques" q.b. com ele na minha adolescência e juventude mais aguerrida, a propósito das opiniões que ele defendia sobre como uma mulher se deve portar, comportar, agir... Ainda hoje, que já sou independente há muito tempo, há muitos casos em que discordamos (mais serenamente, agora). Porém, ele é e sempre foi o meu pai. Nunca lhe neguei o respeito e o afecto que merece.

Com o papa é um pouco assim. Ele é o chefe visível da nossa Igreja. Posso não concordar com ele, posso discordar de posições dele, mas merece o meu respeito. Depois, a acrescentar, ele tem sido bastante maltratado pela imprensa (e não só), a esmagadora maioria das vezes, injustamente.

É por isto tudo que eu vou tentar ir vê-lo amanhã.

Abraço

Cassima

P.S. Sobre as despesas, com qualquer outra figura de destaque também o governo gasta dinheiro.

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de May de 2010 11:33

Olá Cassima

Custa-me entender que se compare uma figura eleita de tempos a tempos com alguém tão intimo como um pai. Pensei que esse tipo de paralelo fosse para Deus unicamente. Os papas são bem terrenos e humanos. Mas ok.


Ele tem sido maltratado pela imprensa injustamente? Não estaria assim tão certa da sua inocência.

Aliás, acho que há aqui uma confusão bem grande. O papa não é a Igreja. Pode ser o seu representante máximo, mas o que ele representa é muito maior do que ele.
O papa é como um presidente da república, foi ele, noutra conjectura seria eleito outro. Como homem que é faz borradas. E muitas das críticas que lhe são apontadas referem-se a quando ele não era papa. Ele continua a ser a mesma pessoa, tem é funções diferentes.
Todos nós desempenhamos diferentes papéis ao longo da nossa vida, mas isso não nos iliba das acções passadas, boas ou más.

O respeito que o estado português deve ao papa é o mesmo que deve a outros representantes de estados reconhecidos pela nossa diplomacia.
Em nenhum caso se gasta tanto dinheiro, se move tanta coisa. Mesmo que fosse o Obama, os meios oficiais envolvidos seriam bem menores. Não que o Obama seja mais que alguém, mas é possivelmente o mais absorvente em termos de segurança.

Eu no inicio, com a conversa do feriado, até que era mais favorável, mas ao ver tanta mobilização sinceramente acho que me estão a meter a mão ao bolso sem me pedirem qualquer opinião.
Eu sei que isto até é bom para o Sócrates dar um ar de que vai tudo bem. Eu sei que o Bento XVI precisa de manifestações como esta para fazer esquecer aspectos mais negros.

Têm Fátima, fiquem com Fátima.
O João Paulo II que era bem mais papa amado que este, e até tinha uma especial devoção com Maria, nunca fez destas. E bem viajado era ele.

E Cassima, tu podes não concordar com o papa e ir vê-lo. Milhares de homens e mulheres que vão ver o papa discordam dele e da política do Vaticano. São portugueses tidos como hereges na boca dos que levam à risca toda a doutrina. Toda a gente sabe que é assim, mas a hierarquia e os dogmáticos da tradição não vão fazer essa leitura. Vão ver nessa massa de gente fieis a todo Magistério, vão ver concordância absoluta, vão ver apoio incondicional.
A meu ver estas manifestações não ajudam em nada a Igreja, bem pelo contrário.

Mas ok.
Espero que o consigas ver e que seja uma experiência boa para ti e para todos que partilham o que sentes.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 10 de May de 2010 11:59

Viva, Lena

Não, não é só com Deus. Porque os pais e os papas são ambos humanos, é mesmo uma boa analogia. Porque com Deus posso discordar, discutir, mas no fim, sei que Ele é que tem razão. E com os primeiros não é assim.

Quando falo do tratamento injusto do papa, não me refiro ao seu passado na Congregação da Fé. Falo mesmo do que tem acontecido ao longo do seu mandato: Ratisbona, viagem a África e preservativo, a questão da pedofilia...
Lembro-me de, na ocasião da história de Ratisbona, ter ficado pasma com o sucedido. E decidi ir ler o texto todo. Não era nada como a imprensa estava a vender a coisa. Com o preservativo, foi semelhante. E note-se, que este é um dos assuntos em que estou em desacordo com o papa. Mas a forma como foi explorado, a selecção de imagens que passaram nas TV não dava o conjunto e o verdadeiro significado da frase.

Com Obama a despesa não seria semelhante? Vamos ver as despesas que iremos ter com a próxima deslocação que ele vai fazer cá. Simplesmente não vai haver tantos jornais com vontade de esmiuçar as despesas e os transtornos.

O feriado é aquela coisa. Tem razões contra, tem razões a favor. Não vejo as pessoas que tanto zelam pela produtividade do país (e incluo Patronato e sindicatos, pois ambos se pronunciaram), em protestar pela tolerância de ponto no Carnaval numa época de crise. O Carnaval não é feriado oficial. E nesta época de tanto sufoco, não deveríamos ter trabalhado?! [e antes que alguém diga alguma coisa, passei o fim-de-semana do Carnaval a trabalhar...:)] Mas esta não é uma decisão da Igreja ou do Papa. É do Governo, que quer ganhar "indulgências" do povo... E estas manifestações, não sei se é o papa que precisa mais delas, se nós, os católicos, porque nestes tempos, parecem que só "cascam" na gente. É bom ver que o que nos une é mais que o que nos vai separando.

Não te esqueças que o papa João Paulo II, numa das viagens, também realizou uma missa, no parque Eduardo VII. Só que os tempos eram outros...

Que interessa a opinião desses que "levam à risca toda a doutrina"? (dizem eles...). São uma minoria. Dizer que ir apoiar o papa é o mesmo que subscrever toda as suas opiniões é não viver no mundo real. "Eles", até podem fazer essa leitura. Na hierarquia, acredito que há gente com mais bom senso.

Abraço

Cassima

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de May de 2010 12:17

A interrupção do Carnaval é fonte de receita para algumas localidades que conta com o turismo sazonal.
Lembro-me do Cavaco ter tentado acabar com essa interrupção e foi um ai Jesus.

Não me lembrava dessa missa do João Paulo II. Foi num dia de semana? Foi feriado?

Quanto ao caso da pedofilia, não quero ir por aí, mas não tenho tanta essa imagem de inocência.
Os ataques que têm sido feitos aos católicos é pelo apoio ao encobrimento. Isso é que não entra na cabeça das pessoas.

A opinião dos que levam tudo à risca até nem seria de facto importante, não fossem esses os que acabam como ficar como boneco do que é ser católico.

Espero que na hierarquia as pessoas de mais senso prevaleçam em breve, pois é urgente mudar muita coisa. Quando as vozes críticas se calam, não se sabe do que se queixam.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 10 de May de 2010 13:21

Ah, Lena, mas se todo o país trabalhasse no Carnaval, não seria um ganho maior que esses ganhos regionais?! (eu não advogo a extinção do Carnaval, como "feriado", atenção!). E a Quinta-feira Santa? Porque dar a tarde às pessoas para que a maioria chegue mais depressa ao Algarve?!

Na visita do papa João Paulo II, parece que também houve tolerância. Ver aqui e aqui...

Eu não falava só dos casos de pedofilia. Mas mesmo aí, onde o papa tem tentado agir, há muita virulência. As críticas às pessoas que encobriram os crimes são perfeitamente válidas. Mas as extrapolações são mais que muitas. E das pessoas passou-se para o Catolicismo em geral. Tu tens lido os comentários venenosos que as notícias sobre a Igreja e o Catolicismo "inspiram", no Público e no DN, por exemplo. E alguns artigos de opinião?

Chegaram a chamar "nazista" ao papa João Paulo II (?) e que colaborou com o Holocausto... Queres ódio mais descabido que este?!!

Eu acho que, mais do que com o "boneco", esses vão ficar com a caricatura! Temos de procurar a perfeição, mas quando se acha que já se a encontrou e a usam como cegueira para agredir os outros, nunca será imagem de bom católico.

Também desejo que as vozes críticas não se calem. Unanimismo, sempre, nunca é de fiar.

****

Cassima

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 10 de May de 2010 13:42

A lampiã falou muito bem e falou no papamovel, quanto a isso também somos nós que pagamos a deslocação dele que eu saiba, ele não caiu cá de para quedas.
Quanto a ir tanta gente que nem é católica é verdade sim senhor, já ouvi gente que nem católica é sequer que quer ir dar um passeio e ver o papa, já que não é todos os dias, e não é por nada eu cá não vou ver mas quando for a Roma (ainda na Páscoa podia ter ido fui convidado) vou ver de certeza o grande General Ratzinger, para ficar no curriculo.
Eu ando muito viajado, quando estive na Suiça em Lucerne fui à missa de lá, já estou pior que um católico, Já fui a Lourdes, ainda há meses tive também na sé de Braga quando tive uns dias que tive que ir à Universidade do Minho para um simposium de psicologia, e no dia de São Sebastião em que um grande amigo meu católico devoto marca um café para São Sebastião e lá diz hoje é dia de São Sebastião e estamos em São Sebastião e ele convidou-me par ir à missa, eu fui. Gosto de arquitectura, de apreciar a arte. Por isso para que conste fui à igreja de São Sebastião no dia de São Sebastião. Já me perguntaram porque nao aparoveitei para ir ao El Corte Ingles mas já ando lá o ano todo.

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 10 de May de 2010 13:47

Cuidado com as feiras...

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: luísa (IP registado)
Data: 10 de May de 2010 14:28

Não tenho dúvidas que para muita gente ir ver o papa é como ir ao corte inglês - só que mais barato. Outros ficam extasiados como se fossem ver uma relíquia ambulante.

Pão e circo , diziam os romanos, sempre animaram a populaça - depois do benfica, vem o papa, entretanto começa o mundial. De glóra em glória niguém pensa na crise económica, está-se bem.
Ainda hoje a tia cinha jradim, esse inefável exemplo da catolicidade, dizia que Portugal está no seu melhor pois voltou aos tradicionais valores portugueses - futebol, fado e fátima. Todo o seu esplendor salazaranto com um toque de socialite à beira da bancarrota.
Entretanto, pasmmo com a profissionalíssima e luxuosa campanha de marketing à volta do evento, ao nível de qualquer campanha publicitária de lançamento de um produto.
Quem a financia?

Pouco pão e muito circo. Com tanta gente a passar fome, é quase um insulto tanto desperdício.

Nota: Não me venham pedir dinheiro durante as missas.



Editado 1 vezes. Última edição em 10/05/2010 14:32 por luísa.

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de May de 2010 14:32

A mudança é de facto urgente.
Podres todas as religiões têm, mas ninguém perdoa as do catolicismo.

Muitos dos que se dizem não católicos, não o são por acreditarem noutras coisas ou por discordarem da doutrina; eles são sobretudo anti-católicos. Esta é uma realidade.

Mal entendidos não se resolvem mantendo o estado de coisas, escondendo e fingindo que está tudo bem, que não há crises, debates, e o que hoje é, sempre será.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 10 de May de 2010 14:39

Quanto te pedirem dinheiro nas missas, Luísa, estás sempre no teu direito de recusar. Não conheço nenhum caso de católico que tenha sido posto fora da igreja por não dar nada no ofertório, Como o nome indica é uma oferta. Só dá quem quer.

Depois o pão e o circo. Vais logo buscar a Cinha Jardim como exemplo representativo?! Enfim... E quanto à fomes, sabes com certeza que muita dela é mitigada com o esforço da Igreja. Não vale a pena fazer tiradas dessas.

Quanto ao financiamento podes sempre escrever à comissão organizadora a pedir informações. Poderás obter a resposta.

E concordo que alguns irão ver o papa como se fossem ao El Corte Inglés. E outros ficarão extasiados como se fosse uma relíquia. Felizmente a maioria irá por motivos melhores.

Bem regressada sejas.

Cassima

Re: Visita do Papa Bento XVI
Escrito por: luísa (IP registado)
Data: 10 de May de 2010 14:59

Obrigada pelas boas vindas, Cassima.

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.