Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234567Próximo
Página actual: 1 de 7
"The Passion Of The Christ"
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 18 de February de 2004 22:25

Vai sair um novo filme sobre as últimas 12 horas da vida terrena de Nosso Senhor Jesus Cristo, com direcção de Mel Gibson (com Jim Caviezel como Jesus Cristo e Monica Bellucci como Maria Madalena): "The Passion Of The Christ". Tem estreia marcada para 25 de Fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, nos EUA. Entre nós ainda não é conhecida a data de estreia, mas um seu pequeno trailer já passa nos nossos ecrãs de cinema (tem estreia em Espanha a 2 de Abril).

Acontecimento único, é um retrato vivo do seu julgamento, execução e condenação, uma versão poderosa da proclamação da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Diferente de todo o tipo de filmes feitos sobre a vida de Cristo, devido à sua fidelidade aos relatos históricos e bíblicos, capturando a enormidade da grandeza e significado dos sofrimentos do Senhor Jesus, bem como pela sua qualidade artística, tanto da equipa de produção (estamos a falar de um filme de Mel Gibson!), como dos meios utilizados, dos actores e da banda sonora. A visão artística e profundidade histórica alcançam todo o tipo de pormenores, configurando elementos das diversas escolas que fizeram arte com temas cristãos, sobressaindo o facto do filme ser inteiramente falado em Latim e Aramaico (língua vernácula falada no tempo e lugar da Paixão), e ainda uma banda sonora com uma mistura de sons típicos do canto hebraico e gregoriano. Integram-se flashbacks de acontecimentos anteriores da vida de Jesus, que dão um sentido mais completo à sua Pessoa, os seus sofrimentos, as suas relações e a mensagem da sua vida para a humanidade.

Este filme, com o seu impacto cultural, fará reviver a discussão sobre a Pessoa de Jesus Cristo e a sua importância na história da humanidade, que mais de um terço de todas as pessoas no mundo acreditam ser o facto central das suas vidas. O seu enraizamento histórico fará suscitar questões sobre a verdade e o significado da vida de Jesus até à Paixão, centrando-nos então na Ressurreição e na Igreja nascente. Haverá sempre alguma interrogação sobre estes assuntos, a precisar de resposta: afinal, Jesus divide a nossa história, vivemos no tempo DEPOIS de Cristo.

As pessoas ficarão sem dúvida abaladas ao vê-Lo e irão respeitar e querer conhecer melhor a Jesus Cristo. Afinal, Quem é Este e porque Se entregou desta maneira? Que significado têm as suas palavras e acções, tão surpreendentes e misteriosas? Porque é que ao ver este filme, este testemunho de vida, esta mensagem, me sinto tocado e talvez transformado de uma maneira tão profunda? São questões que se colocam a quem se aproxima da verdade do Evangelho.

Estou convencido de que a vivacidade, a força deste relato é uma oportunidade espantosa e única para a Nova Evangelização. Retratando visivelmente a Paixão de Jesus Cristo, torna-se mais clara e realista a nossa identificação com os seus sofrimentos, sendo transformados profundamente num contacto pessoal, encontrando n'Ele finalmente a resposta absoluta à nossa necessidade de Redenção e Salvação. Contundo, não faltarão os que continuamente procuram menosprezar a Fé, repetindo os seus argumentos e colocando as suas dúvidas a este renovado interesse no Senhor Jesus. Muitos certamente atacarão este retrato honesto da sua agonia, da mesma forma como O atacam a Ele e a tudo o que representa.

Quanto às acusações de anti-semitismo que se levantaram ao filme, devem-se apenas e inteiramente a um grupo de estudiosos liberais católicos e judeus, aparentemente relacionados com a Anti-Defamation League e o Simon Weisenthal Center, organizações com um lamentável historial largo de confrontação com a Igreja Católica. Viram uma versão antiga e roubada do guião do filme e tendo em conta que Gibson é considerado um católico tradicionalista que desvaloriza o Concílio Vaticano II (em que se declarou oficialmente a não aceitação da tese de que os judeus eram colectivamente responsáveis pela morte, o "deicídio" de Cristo) e que a sua inspiração para fazer o filme veio também dos escritos de duas freiras do séc. XVIII (que dizem eles terem veiculado o anti-semitismo hoje ultrapassado), e devido ao facto deles mesmos não concordarem com a perspectiva histórica dos relatos evangélicos canónicos, considerando-os essencialmente anti-semitas (atenção, que muitos que acusam de "anti-semitismo" pensam assim!), depressa espalharam os seus "receios" e criaram toda a polémica. Sem justificação, segundo os relatos de todos os que realmente viram o filme (que sofreu algumas alterações devido à polémica, como se ter cortado uma cena em que Caifás diz aos judeus "que o seu sangue caia sobre nós e os nossos filhos"), incluindo judeus a um nível oficial.

Não tem recebido senão louvores, e muitos, seja pelo entusiasmo e reavivamento da fé com que o recebem os cristãos, seja pela simpatia com que é acolhido por artistas e todos aqueles que agradecem um filme que tão claramente nos mostra a necessidade que temos de amor e perdão, como é intenção de Mel Gibson.



Menciono algumas páginas relacionadas com o filme:


- Página oficial:
http://www.thepassionofthechrist.com


- Página de fãs, não oficial:
http://www.passion-movie.com/


- Para ver trailers do filme (o de 4 minutos é um preview tem cenas que não estão nos outros):
http://www.themoviebox.net/movies/2004/NOPQR/Passion_The/trailer-page.html


- Para ver uma série de notícias relacionadas com o filme:
http://www.newsmax.com/hottopics/Mel_Gibson_Passion.shtml


- Para conhecer mais sobre a Venerável Anne Catherine Emmerich e os seus diários no livro "A Dolorosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo", que inspirou Mel Gibson a realizar o filme (juntamente com "A Mística Cidade de Deus" de Maria de Ágreda):
http://www.newadvent.org/cathen/05406b.htm
http://www.emmerich1.com/ (ver links ao lado da foto)


- O entusiasmo na divulgação do filme levou à criação de diversas iniciativas de sensibilização e evangelização:

http://passion.catholicexchange.com (recursos católicos para a compreensão do que acontece no filme)

http://www.passionmaterials.com (materiais promocionais do filme GRÁTIS, pagando-se apenas os custos de envio)

http://www.thelife.com (discussão do impacto do filme e da vida de Jesus na vida de cada um)

http://www.thepassionoutreach.com (materiais de evangelização protestantes)


- Esta semana, a Newsweek dedicou-lhe a primeira página:

http://www.msnbc.msn.com/id/4212741/


- A Catholic League tem dedicado especial atenção às acusações injustas feitas ao filme:

http://www.catholicleague.org


- Vale mesmo a pena ler na íntegra esta descrição (4 páginas) de uma entrevista feita a Gibson muito recentemente na ABC (grande estacão de televisão norte-americana).

http://abcnews.go.com/sections/Primetime/Entertainment/mel_gibson_passion_040216-1.html


- Excelentes artigos na página Catholic Exchange:

http://www.catholicexchange.com/vm/index.asp?vm_id=89

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 18 de February de 2004 22:31


Crio este tópico para que possamos divulgar e falar sobre o filme, aquilo que envolve, mas especialmente o seu impacto nas nossas vidas.

João Oliveira

Ave verum corpus, natum Ex Mariae Virgine
Vere passum, immolatum
In cruce pro homine!

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 19 de February de 2004 03:23

Fala em português, pá.

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 19 de February de 2004 03:26

O filme deve ser impressionante. Vamos assistir ao vivo e em directo á tortura da crucificação.
Vai comover milhões. Vomaos ficar chocados, reevoltados e chorar.

Se projectassem duas horas e tal de filme sobre as torturas da inquisição ( mais violentas e elaboradas), como a tortura da roda, o impacto seria também imenso.

Ver um homem ser destruido pelo ódio de outrsos homens é sempre horrível.

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 19 de February de 2004 18:45

"Taliban":

Fazia-te bem ler isto em Português, sabes? Por enquanto vou deixar-te a decifrá-lo... Louva um "Verdadeiro Corpo", de um verdadeiro ser humano nascido de uma Virgem cheia da Graça de Deus... :o)

Estamos a falar de Jesus Cristo, Deus, Santo, Santo, Santo. Estamos a falar do Amor, da Justiça, da Paz Encarnados. Estamos a ver retratada a forma como foi cruelmente injustiçado, revelando a mais profunda maldade que há no ser humano, o pecado. E isso é que comove verdadeiramente as pessoas, que Deus tenha entregue a sua vida (atenção, foi Ele que a entregou e Se sujeitou a tudo aquilo livremente, pois Ele é Todo-Poderoso) para as reconciliar Consigo, para que O conheçam e se arrependam de viver afastados de Si, nós que somos pecadores.

Além de poder discutir contigo a forma como a crucificação pudesse ser maior sofrimento que todos ou a maior parte dos infligidos por altura da Inquisição que mencionas (repara que não foi ela que os inventou e que diversos sistemas políticos inventaram, porventura, piores -- não falas deles?), vou dizer-te que o maior sofrimento de Deus nisto tudo não está no que sofreu corporalmente, mas na sua imensa ofensa causada pelos homens, a quem ama.

Se fosse um qualquer pecador, um pedófilo ou um assassino impenitente, imagino que a reacção de muitos ao vê-lo crucificado seria mais de contentamento, ou pelo menos de que alguma justiça estaria sendo feita (tenho ouvido pessoas dizer publicamente que se apanhassem o "Bibi", aquele do alegado caso de pedofilia na Casa Pia, o linchavam logo ali, só para dar um exemplo). Será assim sempre tão horrível, "ver um homem ser destruido pelo ódio de outros homens", que já não se tenham feito tantos filmes sobre justiças populares desse tipo; não aparece esse tipo de ódio por todo o lado? Aliás, se fosse feito um filme com uma tortura da Inquisição, assim todo dramático, manipulado e apimentado ao gosto anti-católico, seriam muitos os empáticos com os sofrimentos do condenado, apenas porque se quereria acusar a Igreja, ao contrário das suas recções para com outras violências piores e gratuitas, às quais se têm habituado e nem por isso se mostram emocionados e horrorizados.

Já agora, como devias perceber se pensasses duas vezes no que disseste e não escrevendo tudo com base em preconceitos (ao que já tens habituado os leitores deste fórum), não vamos assistir a uma crucificação "ao vivo", mas numa obra de arte cinematográfica... E para acabar, a vida de Jesus, que Ressuscitou (não é "uma" crucificação, é aquela, d'Aquele, d'O Crucificado!), tem implicações concretas para a vida de cada um de nós, portanto, vencendo a morte, Ele mostra até onde nos conduz o seu Amor, até à eternidade.

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 19 de February de 2004 18:48


"Torquemada":

Acho triste o seu estilo.

Quanto à acusação de "grave erro", deixe-se de ignorâncias. Neste filme, as personagens falam as línguas que falariam na altura, ou seja, Latim popular para os romanos e Aramaico para os judeus. Talvez esteja incluído algum Hebraico. Provavelmente, terá legendas nas línguas locais dos países em que será visto.

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 19 de February de 2004 20:23

Pergunta o joão:

"Será assim sempre tão horrível, "ver um homem ser destruido pelo ódio de outros homens"?

Para mim é. Mesmo que seja um criminoso. Se para ti não ou para outras pessoas católicas não, paciência. Houve milhares de crucificados .

Acho o empalamento bem pior e a tortura da roda. E o sarcófago de pregos onde se metiam as pessoas acusadas de bruxaria bem mais cruel do que a crucificação.
SEgundo a amnistia internacional a morte e a tortura de seres humanos continua a ser cometida no nosso mundo, em todo o lado. Enquanto teclas esse texto morrem pelo menos duas pessoas com fome.


ESte tipo de coisas perturba-me mais que um filme que incita o ódio aos judeus.

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 21 de February de 2004 01:17


Sim, eu acho horrível toda a destruição provocada neste mundo, especialmente de pessoas.

A diferença é que Jesus Cristo redime todo esse sofrimento...!

E o filme não incita ódio aos judeus, mas tem isso sim revelado o ódio que alguns deles têm ao Evangelho, considerando que está contra eles, que é "anti-semita"... Aliás, Jesus não incita ninguém ao ódio, nem nenhum dos seus fiéis o faz. É descabida e injusta essa acusação.

Basta ler as diversas recensões de diversas comunidades e comentadores judaicos que condenam a perseguição injusta feita ao filme por alguns judeus, que não representam a opinião de todos.

Muitos deles, ao ver o filme, sentirão na pele os pecados dos seus antepassados, o que é normal. Mas isso não é devido a anti-semitismo, porque o filme apresenta a verdade histórica (verificável apesar de críticas de comentadores). Não se pode é ir mais longe em todas as críticas absurdas e manipulações que se querem fazer ao filme.

Seria um mundo tão mais justo se acusações sérias de anti-catolicismo fossem tão apoiadas quanto são as de anti-semitismo!

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 21 de February de 2004 02:29

"Only pain is real" (dos Silence Four)
As provas foram até à cruz. Mas eu preferia ver cruzes nas igrejas sem a figura de Jesus lá pregada. Acho mais significativo, no anúncio Evangélico, o episódio da transfiguração do que o da crucifixão. A transfiguração prova que Jesus é o Filho de Deus, Verbo e Luz. A crucifixão prova que a humanidade anda por caminhos errados... E nada de anti-semitismos primários... Jesus veio ao Mundo para anunciar o Reino de Deus... e se fosse na Idade-Média talvez ... e se fosse hoje talvez levasse um tiro.
Mas Jesus continua a falar à sua Igreja! «Não temas! Eu sou o Primeiro e o Último, o Vivente» (Ap 1, 17-18)
...


*=?.0

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 12:55


Caro Albino, deixe-me que lhe diga que a sua "sensibilidade poética" deixa muito a desejar... à fé católica.

Pelo que tive a oportunidade de ler, primeiro manifesta a sua incompreensão da filiação divina de Jesus Cristo (participante em Nossa Senhora), agora questiona a importância da Paixão (redu-la à crucificação!)!

Não sei se sabe ou se é por não acreditar nisso, mas Jesus encarnou realmente a Segunda Pessoa da Trindade que é um só Deus. Não era um mero profeta a falar de uma mensagem religiosa. Era o próprio Deus que veio dar a sua face à humanidade pecadora, para que se possa arrepender e ser perdoada, segundo a dimensão do seu imenso Amor.

Ora, é mesmo muito significativa a "figura" do Crucificado na cruz. Aliás, sem ela não faz sentido nenhum, pois não? Jesus deixou uma cruz ensaguentada com o sangue da sua morte... Melhor símbolo da Ressurreição seria um túmulo vazio, não?

Será que já se encontrou com Jesus Cristo em oração, ou no partir do Pão (no partir do seu Corpo!), como Senhor da sua vida? Talvez este filme venha em muito boa hora, especialmente para esclarecer e reavivar (ou fazer suscitar pela primeira vez verdadeira), pessoalmente, a fé em cada um de nós.

(e ainda a Idade Média como época das trevas?! atenção ao que se diz, olhe-se bem para as misérias contemporâneas que nos rodeiam! )

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 14:40

Em relação aos comentários da Newsweek, bem como a entrevista da ABC (por Dianne Sawyer), têm-se feito alguns comentários bastante bons neste blog:

http://www.deoomnisgloria.com/mt/archives/cat_movie_the_passion.html

João Oliveira

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 14:44


Parece que o filme já estreia marcada para Portugal e é muito mais cedo do que eu esperava (comparando com a estreia em Espanha a 2 de Abril):

11 de Março

Tudo indica que será essa a data de estreia, uma Quinta-feira.

É muito recomendável que se comprem os bilhetes previamente, e se procurem esgotar todas as sessões de estreia, e nos dias seguintes, para que o filme fique bem colocado, em boas salas e diversos cinemas... além de não demorarmos mais para saciar a curiosidade! :o)

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 16:04

Espero mesmo que o filme tenha um grande impacto por cá também, seguindo de "arrasto" o que se está a passar nos Estados Unidos. É impressionante, parece que toda a gente com o mínimo contacto a notícias, já ouviu falar do filme e das controvérsias que se têm criado ao seu redor!

Deixo mais dois textos muito interessantes, este sobre o impacto espiritual do filme e da Paixão em si mesma, por um Arcebispo:

Letter on The Passion of the Christ


E este sobre as místicas católicas que inspiraram Mel Gibson:

The Passion of The Christ and Anne Catherine Emmerich and Mary of Agreda

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 21:35

O joao vem retomar o tema dos estigmas e dos estigmatizados. Calculo que com este filme aumentará o seu número...

EStigmatizados são pessoas que apresentam lesões orgânicas que, pela forma e locais onde aparecem, parecem sugerir as feridas de um crucificado...


Mas não um verdadeiro crucificado, no tempo dos romaos mas um crucificado tal como começou a imagem que começou ser difundida atrvés da arte Sacra na Idade Média....

DEve-se referir que a Igreja sempre foi muito céptica em reconhecer estes casos.
Mas houve inúmeros casos e, em certos contextos históricos ( sobretudo em pessoas com religiosidade pperturbada) verdadeiras epidemias...
O primeiro estigmatizado teria sido S.Francisco de Assis.Curiosamente, nosrelatos feitos antes da sua morte não há quelquer referência a estigmas.. Nos relatos que se seguiram imediatamente á sua morte não referem ferimentos mas apenas manchas rosadas nas mãos e nos pés, que podem ter explicações diversas, nomeadamente hematomas de um moribundo.
O que é interessante sobre os estigmatizados é que as lesões orgânicas que alguns apresentavam eram bastante "imitadoras" da tal imagem do cirto crucificado. - duas na palma das mãos, duas nos pés - quando hoje sabemos que as feridas de jesus não teriam esta localização. Outros estigmatizados, mais elaborados, presentavam supostas marcas de coroa de espinhos - buracos na testa, marcas de flagelação, marcas nos ombros de ter carregado a cruz, etec, etc, etc...
O mais curioso é que alguns destes ditos "estigmas" não correspondiam a quaisquer ferimentos e lesões orgânicas - chegou-se mesmo a falar de "ESTIGMAS INVISÍVEIS", NAQUELES QUE SE QUEIXAVAM DE VIOLENTAS DORES NOS MESMOS SÍTIOS ONDE PENSAVAM QUE TINHAM SIDO OS FERIMENTOS DE cRISTO, MAS SEM APRESENTAR QUAISQUER MARCAS!!!

Catarina de SEna , a mais célebre das estigmatizadas do século XV, que morreu aos trinta e três anos de anorexia, nunca teve estigmas visíveis!

A maior prte das pessoas estigmatizadas eram religiosas e pessoas claramente perturbadas.

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 22:30

João,

Apenas duas curiosidades:

1. Já se sabe se o filme em Portugal terá legendas?

2. Como será classificado o filme, dado algumas cenas mais violentas, "Maiores de 12", "Maiores de 16", ... ?

Luis

Re: "The Passion Of The Christ" / Evangelização pela Paixão de Cristo
Escrito por: Nick para quê?! (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 00:19


Caro João Oliveira,

Compete-me confidenciar um pouco contigo (apesar do teu compreensivo silêncio...), bom irmão, no sentido de tomar a liberdade de transmitir-te o seguinte, se me permites:

Como Jesus Cristo e Nossa Senhora deverão estar satisfeitos e honrados com as tuas excelentes Evangelizações cibernéticas, o que constitui, seguramente, um exemplo magnífico para todo o bom Missionário, quer seja Bispo, Presbítero, Diácono, Religioso, ou simples Leigo!...

E, quanto a mim, orgulho-me de ter um Irmão assim, neste pobre e desamparado fórum!...

Um abraço 100% Cristão.

<><><>

P.S.: Sempre te li com especial prazer e edificação, e não me lembro de discordar contigo em praticamente nada, graças a Deus! Por isso mesmo, se tiver de desistir deste fórum (por motivos de força maior...), como já desisti do fórum Terravista.pt (mas estou a encarar seriamente a hipótese de regresso, por motivos de força maior...), confesso-te que esta página de diálogo/debate/informação – detesto o termo "discussão", até porque normalmente, como já dizia S. Josemaría Escrivá, "da discussão não nasce a luz, pois esta é apagada pela paixão"! – ficará, sem sombra de dúvida, muitíssimo bem entregue, através da tua competentíssima pessoa, sobretudo como católico erudito e exemplar que és, graças a Deus!...


Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 00:28

Irmão Carlos Oliveira,
Acho que em Jesus de Nazaré há uma paixão bem maior do que a Paixão.
Por um lado o amor e obediência à vontade do Pai e por outro o amor imenso à Humanidade. Sobre outras questões que levantou na sua resposta fui ler S. Lucas 1. Quanto à identidade de Jesus, gosto de recordar as suas próprias palavras: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim" ou a confissão de S. Pedro: "tu és o Cristo o Filho de Deus Vivo". E quanto ao uso do nome de Deus gosto sempre de recordar o que diz S. Paulo na carta aos Efésios 4, 5-6 ou os Dez Mandamentos (Exodo 20) ou o Génesis 1-2. A identidade de Jesus também é posta à prova nas tentações a que é sujeito e que vamos ouvir nas leituras do próximo domingo; as leituras de hoje também ajudam nesta questão. O mistério de Deus nem se encerra nem começa em Maria, que é o que a expressão "Mãe de Deus" faz supôr. Tanto quanto sei esta expressão remonta ao século XV, altura em as preocupações com o rigor humanístico, bíblico e teológico eram reduzidas.
Mas ainda bem que falou do filme, pois que já tinha ouvido falar dele, mas não tinha a mínima ideia de quanto era a estreia... Conto ir vê-lo, pois.
Cumprimentos,
...

*=?.0

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 13:57

João Oliveira,
Desculpe a troca de nome na mensagem anterior,
Cumprimentos,
\O/

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: visitante (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 14:37

A expressão Mãe de Deus remonta ao séc. XV?!?!

E eu a pensar que era ao séc. V...

Re: "The Passion Of The Christ"
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 18:25

Caro visitante,
a minha referência sobre a questão é a seguinte:
[www.cptryon.org]
que poderá ser insuficiente.
Se me deres a tua agradeço.
...

\O/

Ir para a página: 1234567Próximo
Página actual: 1 de 7


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.