Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
ACto de contricçao-duvida
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 10 de March de 2010 16:57

Boa tarde:

Desejava de saber se para receber o sacramento da eucaristia, o acto de contricçao e arrependimento , tem que ser obrigatoriamente , atravez da confissao verbal com o sacerdote, tendo em conta que sou bastante introvertido para falar .

Agradeço resposta
Rui Costa

Re: ACto de contricçao-duvida
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 10 de March de 2010 18:18

Boa tarde Rui

O acto de contrição é uma fórmula pela qual reconheces o pecado, reconheces a sua gravidade, e nele fazes propósito de não mais recair em pecado., como certamente sabes.

A Reconciliação através do sacramento da penitência implica a acusação formal e explicita dos pecados, sobretudo das suas raizes, e implica a afirmação clara e explicita perante o sacerdote, de arrependimento e intenção de mudança de vida.

Terás que vencer a tua introvertencia, estando certo que o sacerdote te compreenderá.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: ACto de contricçao-duvida
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 13 de March de 2010 16:16

Segundo o livro de exercicios espirituais de st inacio a confissao deveria ser voluntaria, embora o sacerdote seja um orientador como refere em cima.
Acho que nesse proposito de auxiliar sera optimo, como proposito de obrigatoriadade, nao compreendo porque visto que tudo o que esta oculto , nao esta oculto a Deus, seja pensamentos, actos omissoes pecados, etc.
Acho que e um constrangimento para muitas pessoas nos dias de hoje e consome muito tempo aos sacerdotes.
Rui Costa

Re: ACto de contricçao-duvida
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 13 de March de 2010 18:39

Aquilo que eu acho é que o meu caro anda aqui a topar os outros por parvinhos!

Repare-se:

Na primeira mensagem que remeteu, diz:

Citação:
Rui Costa
Desejava de saber se para receber o sacramento da eucaristia, o acto de contricçao e arrependimento , tem que ser obrigatoriamente , atravez da confissao verbal com o sacerdote, tendo em conta que sou bastante introvertido para falar

A seguir já questiona o sacramento:

Citação:
Rui Costa
Acho que nesse proposito de auxiliar sera optimo, como proposito de obrigatoriadade, nao compreendo porque visto que tudo o que esta oculto , nao esta oculto a Deus, seja pensamentos, actos omissoes pecados, etc.
Acho que e um constrangimento para muitas pessoas nos dias de hoje e consome muito tempo aos sacerdotes

Fico sem perceber o que é que quer, ou qual é a duvida, ou se, na verdade, tem alguma dúvida, ou apenas pretende obter conversa, de modo a procurar atacar o sacramento, a doutrina, seja o que for!

Se acha que a confissão é um estorvo para os senhores padres, se acha que ela é feita sob pressão da obrigação, problema seu! Mas, fazer dos outros parvinhos, prontos a lhe dar uma resposta dentro da seriedade cristã, e depois vir com esse discurso, tenha paciência, mas isso é gozar com a boa vontade dos outros.

Já não é a primeira vez que percebo isto.
Ainda noutro dia um ilustre membro lhe deu uma resposta a uma dúvida.
O meu caro quer parecer ignorante em questões da fé, quando, na verdade, a sua intenção é maliciosa: pretende provocar, explorar as eventuais fraquezas dos outros.
Lamento muito se estou a ser duro, mas sou muito franco no que penso.
Não conte comigo para mais explicações. Já entendi o tom da brincadeira.
Conte comigo para o corrigir, sempre que a fé da Igreja seja comprometida pelas coisas que diz, sem fundamento, sem nexo, sem lógica, fruto de uma verdadeira ignorãncia, que orgulhosamente se procura bastar a si mesma.
.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: ACto de contricçao-duvida
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 13 de March de 2010 19:51

Peço desculpa se ofendi algum principio dos sacramentos da fé católica ,que por ignorância não era minha intenção.
Se acha que Deus não sabe tudo então devo de estar equivocado. Ja agora gostaria de saber em que ano e por que inspiração divina se fundamenta a confissão verbal ao sacerdote e porque e que a igreja faz acepção de pessoas e de onde se baseia de apenas fazer acepção de pessoas para o sacramento a partir da confissão verbal.Sou apenas ignorante em matéria religiosa católica, embora só esteja a questionar e não a por em causa.

Re: ACto de contricçao-duvida
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 15 de March de 2010 14:06

Boa tarde

Citação:
Rui Costa
Se acha que Deus não sabe tudo então devo de estar equivocado

O meu caro decididamente é mal intencionado, e gosta de procurar meter os outros em xeque! Onde é que foi que eu alguma vez disse que Deus não é omnisciente?

Quanto à sua suposta ignorância em matéria católica, adquira o Catecismo da Igreja Católica, e leia-o. Já lhe disse, e repito, que da minha parte terminaram os esclarecimentos.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: ACto de contricçao-duvida
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 15 de March de 2010 15:01

Talvez os seguintes versículos ajudem:


Jo 20, 22-23 <<Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. 23Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.»

Mt 18,18 <<Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes na Terra será ligado no Céu, e tudo o que desligardes na Terra será desligado no Céu.»

M. Martins

Re: ACto de contricçao-duvida
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 22 de March de 2010 09:15

Vivemos constante dialéctica entre que fazer e que evitar,mas a tónica deve ser posta nos objectivos pessoais, na dinâmica de aperfeiçoamanento pessoal permanente. Ir à lista oficial de pequenos consultar os que nos dizem respeito não basta e confessar-se com a sensação de que a nossa intimidade está a ser deveassada tambem não tem sentido. Vou, porque é preciso conversão em cada momento e que a confissão sacramental deve ser um serviço e não uma obrigação sinal de que todos devemos ser capazes de perdoar,mesmo nas mais dificéis condições de sujeição.

*=?.0



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.