Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Summorum Pontificum e vinda do Papa
Escrito por: Tomás Henriques (IP registado)
Data: 25 de February de 2010 12:59

Excelentíssimos,

A vinda de Sua Santidade Bento XVI a Portugal, no próximo mês de Maio, é certamente motivo de grande alegria para todos os cristãos, nomeadamente os católicos.

Também para os católicos de sensibilidade liturgica tradicional (pré-Conciliar), onde me incluo, sentem a alegria de poder estar a celebrar os mistérios da Paixão de Cristo junto do nosso Pastor, o Sumo-Pontífice, Pastor da Igreja universal e legítimo sucessor apostólico de Pedro.

E de forma muito especial, sentimos que devemos a este Papa, a enorme Graça da publicação do seu tão generoso Motu Proprio SUMMORUM PONTIFICUM, a 07 de Julho de 2007, que tantas incompreensões e atitudes hostis, mereceu por parte do clero progressista, nomeadamente em Portugal, onde a sua receptividade por parte de todo o episcopado só foi comparável a quem recebe um boletim clínico a anunciar lepra ou AIDS.

E nesse sentido, vários católicos tradicionalistas portugueses, sentindo esse sentimento de apreço e gratidão para com o Santo Padre, estão a organizar-se para estarem presentes nas diversas Eucaristias que Bento XVI presidirá (Lisboa, Fátima e Porto) com uma faixa de pano grande, onde se poderá ler: "SUMMORUM PONTIFICUM: OBRIGADO SANTO PADRE!"

Temos presente que certamente surgirão as vozes dos modernistas qualificando tal gesto, como provocatório para com o episcopado autóctone, que se sentirá visado em eventual ironia. Mas não será esse o nosso propósito. Como filhos da Igreja que somos, sentimos acima de tudo que ao receber no nosso país, na nossa casa Papa tão ilustre e preocupado em sarar feridas na Igreja tão dilacerantes e dolorosas para aqueles que durante décadas foram considerados "cismáticos", e "heréticos", e praticamente excluídos da Barca de Pedro, este será o nosso gesto de mostrar uqe não guardamos rancor ou ódio para com o nosso irmão.

Seja BEM-VINDO PAPA BENTO XVI!
MUITO OBRIGADO pela SUMMORUM PONTIFICUM que tantos e bons frutos já em dado em todo o Mundo cristão, em proporcionar a beleza da liturgia pré-conciliar como caminho para a Salvação dos Cristãos!

A PAZ de CRISTO para TODOS!

Tomás Henriques


De forma a agregar os católicos tradicionalistas que se revêem no Motu Proprio Summorum Pontificum de 2007, e que se queiram unir a este projecto, podem enviar mail para o vmth1971@gmail.com

Re: Summorum Pontificum e vinda do Papa
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 27 de February de 2010 14:14

Boa tarde.

A sua sensibilidade litugica de ritual tridentino (muito interessante), implicará para si a recusa do Concílio geral e Ecuménico Vaticano II??

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Summorum Pontificum e vinda do Papa
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 27 de February de 2010 19:05

A visita do papa devia ser um encontro de grande espiritualidade e serenidade cristã entre, claro está, cristãos, neste caso residentes em Portugal.

Ao ver o anúncio de camisolas, bandeirinhas, faixas e todo o material que normalmente é dedicada a rock stars, fico desiludido.

Que fosse a iniciativa privada e pessoal a fazê-lo, era compreensivel, mas o próprio episcopado a tomar a iniiativa, deixa-me triste e sinto uma certa vergonha.

Esta religiosidade não interessa, Não me interessa e tenho a certeza que não agrada ao Santo Padre.
Convido todos aqueles que concordam comigo a enviar um mail para o secretariado nacional responsável pela visita do papa: secretariado@bentoxviportugal.pt. Mail retirado da página [www.bentoxviportugal.pt].

Re: Summorum Pontificum e vinda do Papa
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 27 de February de 2010 22:06

Esse convite não é, por si, já uma forma de criar camisolinhas, bandeirinhas, faixas, etc...?

No contexto da visita do santo padre só há, entre católicos, uma camisola: a de católico; e ser católico implica obediência ao Magistério, e, consequentemente, ao Concílio.

Justamente para se evitar este "clubismo", é determinante esclarecer todos que, quem recusa o Concílio, está em IMPERFEITA COMUNHÃO com a Igreja.
Incorre em cisma, por mais voltas que tentem dar.
Quer queiram, quer não, recusar o Concílio, é recusar a Igreja.
Não há, nem tem que hacver clubes entreb os católicos. Quem pensa que há, pensa asneira.
Há um magistério, que se pode interpretar a si mesmo; há uma hierarquia sagrada, que possui poder e autoridade ordinária, há qual os católicos devem obediência.

Tudo o que vai além disto, procede de um atentado à unidade da Igreja, à unidade do templo do Espírito e, portanto, a um erro.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Summorum Pontificum e vinda do Papa
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 01 de March de 2010 15:07

Ainda bem que a resposta que recebi do secretariado foi bem mais acertiva e concordante com alguns dos meus pontos de vista, que a do caro Rui. Inclusivamente foi transmitida a D. Carlos Azevedo.
Os Cristãos tem um coração generoso e aberto.

cumprimentos,
vitor.

Re: Summorum Pontificum e vinda do Papa
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 02 de March de 2010 15:37

Boa tarde caro Vitor.

Nem eu o entendi, nem o meu caro, consequentemente, me entendeu.

Quando falava em camisolinhas, bandeirinhas, etc, tomei essas expressões num sentido "clubistico", na sequência da mensagem que dá inicio ao tópico acerca da questão. Se reparar, a minha esposta é mais uma resposta à primeira mensagem do que à sua mensagem.

Pelo equivoco de ter feito uma interpretação "alegórica" das suas palavras, queira aceitar as minhas desculpas.

Concordo inteiramente com a ideia que pretende transmitir.
Estas publicidadaes, bem ao estilo das vedetas, nada têm a ver com cristianismo, nem com a natureza e missão das visitas dos Pontífices.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Summorum Pontificum e vinda do Papa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de March de 2010 18:47

Caro Tomás,
não precisavas de criar uma nova identidade. Se perdeste a password de acesso bastava pedires uma nova. Ou estou enganado e tu não és o Victor, VMTH?

Quanto ao teu post, fico sempre feliz com o regresso dos irmãos, mesmo se trazem cartazes.

E todos ficariam bastante felizes - e sem dúvidas quanto à vossa comunhão - se num outro cartaz aceitassem publicamente o Concílio Vaticano II.

É que já que estão com a mão na massa resolviam logo um problema. E como a vossa intenção é agradar ao Papa - e não apenas dar nas vistas -, nada melhor que responderem favoravelmente à condição que o mesmo colocou para a plena comunhão.

Sê bem vindo, Victor.

João (JMA)



Editado 1 vezes. Última edição em 15/03/2010 18:50 por JMA.

Re: Summorum Pontificum e vinda do Papa
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 22 de March de 2010 10:14

E ja agora, alguém sabe qual a origem da palavra Papa?

*=?.0



Editado 1 vezes. Última edição em 22/03/2010 10:14 por Albino O M Soares.

Re: Summorum Pontificum e vinda do Papa
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 22 de March de 2010 22:57

Diminutivo de pai...

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.