Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Duvida
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 18 de February de 2010 14:28

Alguém sabe me dizer porque e que segundo o credo de niceia, ou o símbolo dos apóstolos, diz que é que Jesus que foi o salvador, e que se sacrificou para salvar os homens, haveria de querer condenar alguém no juízo final. Ele próprio não impôs a sua máxima de então julgares para nao seres julgado, será que ele voltando haveria de julgar? Em que testemunhos canónicos se afirma isso? Não teria muita lógica.
Rui Costa

Re: Duvida
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 18 de February de 2010 21:54

Tem toda a lógica.
Aliás, é doutrina dogmática.

Mais; o julgamento já começou! O julgamento é Cristo! O critério de juizo é Cristo!
Parece contraditório, mas não é. Estamos a falar de um tema escatológico, isto é, um aspecto do Mistério de Deus que se encontra no futuro mas que, com a vinda do Messias, se antecipa! Tipo um "já e ainda não". Este juizo começou, mas só no fim dos tempos atingirá a sua plenitude, a sua consumação.


Quanto à condenação, não é Deus que me condena! Sou eu!!
Sou eu que vou optar por Cristo, ou contra Ele.
Já pensaste que, se calhar, posso já estar a sofrer esta condenação? E que condenação é esta? A condenação de estar longe de Deus, longe dAquele no qual só a nossa angustia existencial se esclarece!

Cuidado na leitura dos dogmas: apesar de ser dogma, tem uma roupagem cultural, linguistica, que é preciso acautelar!

Citação:
Rui
Em que testemunhos canónicos se afirma isso? Não teria muita lógica

O problema é que tem lógica, atendendo ao que te disse acima, e atendendo a que é um tema bíblico:
Mt 5,22. 29-30; 8,11-13; 18,8-9; 25,30.41; Mc 9,43-47; Lc 12,5; Heb 10,27; Ap 14,10; 19,20; 20,10.14-15; Jo 5,27; Act 10,42; Rm 14,12.
Poderia citar-te mais textos, só do Novo testamento, fora o Antigo!! Os apócrifos não têm interesse para esta matéria.

O tema do Juizo, bíblicamente, aparece sob muitas maneiras de expressar esta ideia. É, aliás, tema que precorre a Bíblia, em torno da ideia do "Dia do Senhor", o "Dia de Yavé". E é aqui que aparece este movimento do "já e ainda não". Cristo é já irrupção desse Dia, desse juizo que começa em cada homem, quando confrontado com os imperativos morais de Cristo e a sua própria vida.

É melhor adquirires uma Bíblia numa livraria católica, e poderás fazer, no final da mesma, um bom estudo temático.
Se porventura já a tiveres, será bom que tenhas prudência nos teus juizos. Em Bíblia, nem tudo o que parece é, especialmente quando estamos a tratar de textos com 2000 a 3000 anos...

Peço desculpa por não escrever os textos que citei, mas seria muito longo para mim, e o tempo não abunda para mim!! farás bem em consultar as citações!

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Duvida
Escrito por: maroccando (IP registado)
Data: 20 de February de 2010 00:06

Ho Rui,

Repara bem no credo sí está o tema da Salvação (...e se fez homem, por nós. E para nossa salvação desceu do céu).

Para mim, é uma maneira muito inteligente que tem a Igreja para que podamos confessar por nossa boca que cremos em Cristo, já que a Biblia diz: Se confessares da tua boca que Jesuscristo é o Senhor, serás salvo.

Um abrazo.

Re: Duvida
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 20 de February de 2010 00:24

Olá.

É claro que sim.

Mas essa confissão implica obviamente adesão a Cristo, adesão a esse critério de juizo.

POr isso mesmo não se pode atribuir a Cristo, a título proprio, a condenação, pois que essa condenação mais não é do que a minha propria escolha de opção deliberada contra Deus.

quando eu opto contra Deus, estou eu mesmo a ditar a "sentença", uma vez que sou confrontado com ao imperativo ético de Cristo.

Realmente só se pode falar de salvação, se se puder falar de "perdição".

Só sabes o que é doce, porque sabes o que é o amargo; só sabes o que é escuro, porque sabes o que é iluminação!

Portanto, a salvação de Cristo não é contrária ao conceito de juizo.
Este juizo é permanente, e é ditado sobretudo pela minha consciência de bem e de mal!

Perante Cristo, ou opto por Ele (salvação), ou opto contra Ele (condenação).
Naturalmente que este tema toca o problema da liberdade humana. para me salvar, salvo-me com Cristo. para me condenar, condeno-me sozinho!

Quanto ao outro tema que me esceveste, amanha falamos melhor. Trabalhei bastante hoje, estou moido, e cansado!

Fica bem

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.