Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: opiniao
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de February de 2010 06:39

Esqueceste o sentir variações de temperatura e de pressão.
Não sou cientista, nunca afirmei tal, tenho é formação na área.

O Haiti não é piada. Tinha acabado de ler o relato de um português que esteve lá com cães e faz parte de uma unidade especial para encontrar sobreviventes. O relato dele obriga a visualizar uma realidade que no futuro pode ser bem nossa.

Não gostei dos 99,9% de vazio, pois ele faz parte da própria matéria, não é o nada.
Essa da percepção de um objecto torná-lo real para o sujeito, é muito bonito para quem filosofa à volta de uma bica, sem nada para fazer, mas bem inútil em cenários de profunda dor e desespero.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: opiniao
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 19 de February de 2010 13:01

Na realidade a matéria nao existe, desses 0,1% 5 de quantos que os nossos olhos processam informação são quarques constituídos por energia intermitente processada nos nossos olhos como se de uma realidade existisse. Ja sem contar com o que nao e visível aos nossos sentidos .
Obviamente que o que a realidade que vivemos não deixa de ser realidade, pelo menos dentro do que esta ao nosso alcance percepcionar. assim como outras dimensoes que alguns conseguem transcender para alem dos sentidos.

Rui

Re: opiniao
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de February de 2010 15:00

Contado ninguém acredita. Vão logo dizer, gente assim não existe.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: opiniao
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 19 de February de 2010 16:36

E que tem a ver a tragédia do Haiti com o que estamos aqui a dizer?
Vens com isso para tentar dramatizar o teu ponto de vista (do contra)...e a piada está precisamente nessa atitude.

Não é por ser quase tudo vazio que a realidade deixe de existir. O nada seria 100% vazio, o que não é o caso.

E se contado não acreditas, então pesquisa por tu mesmo, mas posso dar-te uma ajudinha... se tal não te ferir muito o orgulho próprio. Nem é preciso castar mais de 5 minutos!

As estrelas de nêutrons ou neutrões são corpos celestes supermassivos, ultracompactos e com gravidade extremamente alta.

A partir de estudos teóricos e observações astronômicas, sabe-se que a densidade no centro destas estrelas é enorme, da ordem de 10^15 g/cm3.

Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela_de_n%C3%AAutrons

A densidade média das rochas que ocorrem na superfície do planeta é de aproximadament 2,7 g/cm3,
Retirado de: http://www.ufrgs.br/geociencias/cporcher/Atividades%20Didaticas_arquivos/Geo02001/Dados%20fisicos.htm

Como podes ver, uma estrela de neutrões é mais densa que a densidade média da crosta terrestre, em algo na ordem de 5x10^14!! Isto permite afirmar que as partículas subatómicas da matéria da nossa crosta terrestre podem ser confinadas a um volume aproximado correspondente a 2x10^-15 do volume actual.

Re: opiniao
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de February de 2010 17:05

Se acham menos lógica a minha conversa do que tretas de que "matéria não existe" estejam à vontade nos vossos devaneios. Não é por uma questão de espaço que matéria deixa de existir.
E foi isso que afirmaram aqui!

Citação:
engrsc
(...) a mecânica quântica já chegou a conclusão que tudo e fruto de um pensamento.

Afirmação falsa, pois nenhum artigo de física quântica concluiu tal.


Citação:
engrsc
(...)diz explicitamente que o mundo material há muito que foi eliminado pelos grandes pensadores quânticos,ou seja a física moderna ja chegou a conclusão que o material e apenas uma aparência dada pelos nossos sentidos e pensamento, infelizmente esses conceitos passar um pouco ao lado do conhecimento geral(...)

Se pensadores quântico é um daqueles dos livrinhos New Age, esse dizem qualquer coisa só vai na tanga quem quer. Agora misturar física moderna já é outro nível. Físicos, investigadores na área não concluem estas coisas. Apelar à falta de divulgação geral é um artificio, ao nível dos adeptos das teorias conspirativas.

Citação:
engrsc
Na realidade a matéria nao existe,

A matéria existe sim! Não precisa de ser incompressível, nem de ser um espaço continuo de matéria palpável. O facto de a nível subatómico existirem espaços, não a torna menos real, menos concreta.
A matéria existe e existiria mesmo que não existisse nenhuma entidade sensível que a percepcionasse.

Não querem entender não entendam, já me estou bem nas tintas pois nem vale a pena.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: opiniao
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 19 de February de 2010 17:30

Olá Rui

Citação:
Rui
Não vejo em que pode ir contra os valores cristãos e católicos.

Nãso vai em nada contra os valores cristãos, desede que não interpretes as palavras do autor como panteismo.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: opiniao
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 19 de February de 2010 17:39

A matéria não existe???

Será que eu existo mesmo?
:-)

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: opiniao
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 19 de February de 2010 17:59

nao e a questão do que e vazio ou nao, a questao e do que o que parece que existe nao e material em termos quânticos. Mas isso nao interessa nada nem tem nada a ver com o haiti. Apenas demostra que fisicamente o material nao existe.

Re: opiniao
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 19 de February de 2010 18:39

Ex-sistere...

a ler tudo isto lembrei-me de uma questão terrivelmente estranha...

Deus existe?
Pergunta estranha...mas para isso temos respostas estranhas(ou não!)...Deus é um bacano esquisito...poucas falas...ahhahaah

"Eu Sou Aquele que Sou"- Êxodo


O Rui existirá...ex-sistere?

Mas com tudo isto temos uma conclusão...a Lena encontra-se fora de si! Mas esta questão não me compete a mim debruçar sobre ela, mas é bastante interessante, ainda mais quando sabemos do seu ateísmo! Existe mas parece que não existe afinal!

Citação:
Lena
A matéria existe e existiria mesmo que não existisse nenhuma entidade sensível que a percepcionasse.

Será que sim?
Existe e existiria

Re: opiniao
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 19 de February de 2010 19:34

Citação:
Anori
O Rui existirá...ex-sistere?


Não tenho a certeza se existo! Já me disseram tantas vezes, e nas circusntâncias mais insuspeitadas que eu não existo...
Se calhar sou uma superstição!

Mas a verdade é que a "matéria escura", que não se vê, é matéria, mas outra forma desconhecida de matéria, matériua essa que constutui a esmagadora maioria do universo. Está em todo o lado... acho eu

A questão não está no existir ou não da matéria, mas na sua definição... acho eu (sou burro nestas coisas de matéria... chumbei a matémática na escola... )

Qual será a matéria na Anori? Matéria escura? Ou anti-matéria (sem ofensa.. estou a brincar ctgo, ok?)?

Esta coisa da matéria e do caldeirão universal de matéria, já me deu vontade de consumir alguma matéria... estou com fome... vou jantar... será ilusão? Será matéria negra? será energia?, Ou falta dela?
Mas então a matéria é energia e a energia é matéria!!

Realmente Deus é bem esquisito, especialmente quando confrontado com o ambiente que se vive. Sumamente bom, silencioso, esperando o homem, falando no seu silêncio o que mil palavras não diriam nunca.
O silêncio.. esse companheiro que tantas coisas diz... esse companheiro que, quando se dá espaço a ele, grita tão alto...
Será energia?

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: opiniao
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 19 de February de 2010 20:05

Citação:
nao e a questão do que e vazio ou nao, a questao e do que o que parece que existe nao e material em termos quânticos. Mas isso nao interessa nada nem tem nada a ver com o haiti. Apenas demostra que fisicamente o material nao existe.

Citação:
Mas com tudo isto temos uma conclusão...a Lena encontra-se fora de si! Mas esta questão não me compete a mim debruçar sobre ela, mas é bastante interessante, ainda mais quando sabemos do seu ateísmo! Existe mas parece que não existe afinal!

Deve ser de uma fatalidade aberrante para um ateísta ter que reconhecer que existe um principio inteligente além mundo físico material. lol
Sem ele, não haveria vida, tudo seria inerte. Pois em termos probabilísticos, com arranjos e rearranjos dos elementos químicos, o surgimento aleatório da estrutura de uma simples bactéria demoraria mais do que a idade do próprio universo. E isto também já foi matematicamente demonstrado.

cumps

Re: opiniao
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 19 de February de 2010 22:51

Curioso raciocinio o teu caro desconhecido.

Sem te teres dado conta (creio), acabaste agora mesmo de conciliar perfeitamente a evolução com a teologia, avançando uma tese comum nos teologos!
Realmente, o menos perfeito não causa o mais perfeito (em termos filosóficos).
Por isso, se a matéria não gera o mais perfeito (biológico), temos que admitir como necessário o chamado "Concurso divino"!

é por isto, e por outras razões, que não existe NENHUMA inconciliação entre a ciência, entre aquilo que ela nos diz sobre o Universo, e a afirmação de Fé de que o Universo é causado pelo "Ser Necessário", Deus!
A evolução do homem também se concilia perfeitamente com o dogma do pecado original!

Se há uma evolução "natural" no homem, porque não se há-de admitir que também houve uma evolução "sobrenatural", evolução essa que, numa determinada etapa, sofreu um desvio? É isso o pecado original! Um desvio!
Simples, fácil, e de doutrina conforme ao dogma!

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: opiniao
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 20 de February de 2010 01:56

Concordo plenamente Rui

Uma coisa concluo: quando mais aprofundo os meus conhecimentos na física e em outras áreas, deparo-me cada vez mais com a grandiosidade de Deus.

O próprio materialismo contradiz-se a si mesmo, pois por mais que se encontre a causa de algo, há sempre a causa da causa desse algo que fica por explicar. Uns dizem que que o Big Bang originou tudo mas... quem originou o Big Bang? Quem criou a energia e a matéria para que este se sucedesse? Perguntas que ficam no ar... que remetem invariavelmente para Deus.

cumps

Re: opiniao
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de February de 2010 09:31

Citação:
Desconhecido
O próprio materialismo contradiz-se a si mesmo, pois por mais que se encontre a causa de algo, há sempre a causa da causa desse algo que fica por explicar. Uns dizem que que o Big Bang originou tudo mas... quem originou o Big Bang? Quem criou a energia e a matéria para que este se sucedesse? Perguntas que ficam no ar... que remetem invariavelmente para Deus.

Embora não este não seja um tópico sobre ateísmo, uma vez que há alguma insistência em falar nele, aqui fica:

1 - Qual a causa de Deus? Outro Deus? Deus é uma excepção à longa sequência de causas?

2 - Por que razão se remete para Deus a explicação de tudo aquilo que não se conhece? Será Deus uma espécie de tapa buracos para a ignorância humana?

Se Deus pode existir sem causa o Universo que conhecemos também pode ser essa excepção.

Perguntas como o que havia antes do Big Bang não fazem qualquer sentido pois o tempo não existia. O Big Bang representará o instante/ponto zero deste Universo.
Esta é a melhor explicação possível actualmente; o poder estar incorrecta, ou incompleta, não a torna menor nem obriga a aceitar a existência de uma causa sobrenatural. Dizer "não sei" não mata ninguém.

Uma fé tapa buracos ou utilitária não me parece uma fé consistente, pois remete a dois tipos de comportamentos pouco racionais: a negação de factos que contradigam a crença (comum em muitos sectores evangélicos literalistas), o desmoronar da própria fé perante as evidências da ciência ( génese de muitos ateus militantes).

Quem me conhece e acompanhou durante 2 mil e tal posts ao longo de 3 anos e pouco, sabe bem que não sou aquele tipo de ateu que vem aqui para provar a inexistência de Deus, nem defendo uma menor capacidade cognitiva em quem acredita em Deus. Isto não me tem impedido de criticar aqui ou ali alguns dos aspectos que considero inconsistentes.

Este é um fórum de raiz católica e infelizmente tem alturas em que não se parece nada. Tenho criticado esse aspecto mas pelos vistos é algo que não tem incomodado muito os responsáveis. É pena.

Gostava de deixar uma última nota para alguém que me deixou muitas saudades - ao Zé. A justiça tarda mas chega, Portugal quando quer até avança. Um beijo muito grande para ti.

Aqui fica um email de contacto para quem quiser. Como é previsível, nem todos serão atendidos.
helenandrade@hotmail.com

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: opiniao
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 20 de February de 2010 13:17

Se Deus fosse causado, então seria contingente. Já não seria Deus!
S. Tomás de aquino explora este "caminho" da causa/efeito/, que se torna novamente causa, para demostrar filosoficamente a existência de Deus.

O "Ser Necessário" ou é o Universo, ou então é "para além dele!
Se for o Universo, então este universo tem de posssuir a perfeição absoluta, infinita... infinita não quantitativamente, mas sim qualitativamente! Talvez seja infinito, e possua perfeição infinita, em termos quantitativos. Mas não possui a infinitude da perfeição em termos de qualidade. A natural perfeição do universo é uma perfeição limitada na sua qualidade.
Com efeito, a perfeição absoluta não admite mutação, transformação, pois que, sendo o absoluto perfeito é, portanto, imutável.
Se for mutável (e é), então possui uma perfeição limitada na sua qualidade!
Se a sua perfeição fosse qualitativamente infinita, nem sequer seria comensurável. Mas, porque é objecto de observação empririca, é comensurável, portanto limitado na sua qualidade perfectiva.

Deus não serve para "tapar buracos".
Se a fé em Deus é para "tapar buracos", esamos perante uma fé deficiente, um verdadeiro "opio do povo", segundo Karl Marx.
é necessário libertarmo-nos desse conceito erroneo de Deus!

A ciência é TODA ELA peerfeitamente conciliável com a fé. Não há contradição alguma. é simples, fácil, barato... só não dá milhões....

Mas... se se optar por um fundamentalismo bílbico ranhoso... então estamos com dificuldades!

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: opiniao
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 20 de February de 2010 13:39

No fundo, caro desconhecido, não é nas causas que ficam por explicar que se encontra a chave filosófica para a questão Deus!
Mas tão somente no principio segundo o qual estas causas/efeitos não se podem prolongar retroativamente no tempo, por tempo infinito, a não ser que se admita Nietzche, com a sua teoria do eterno retorno.

A questão reside, pois, na Causa primeira, não causada; causa Necessária; ser Necessário para toda a restante causa, contingência!

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: opiniao
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 20 de February de 2010 17:30

Exacto, não diria melhor ;)

cumps

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.