Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Quais as Formas de participar ou ingressar na igreja ?
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 04 de January de 2010 23:24

Quais sao as possiveis formas de participar activamente ou ingressar na igreja ou na vida consagrada ?
Quais sao as formas de os que nao ingressam na igreja podem participar activamente dentro e fora da igreja para alem da pratica do catolicismo.
Sera possivel para alem dessas haver outras'?
Ja me disseram para me dirigir a uma paroquia.. mas de que forma os paroquianos podem participar conjuntamente nas obras da igreja?
Tendo em conta que uma pessoa activa , disponha de pouco tempo, sera a unica forma.
Sendo uma pessoa com mais disponibilidade, que modos tem de paarticipar nas obras da igreja, nomeadamente, tendo em conta que o culto esta muito centrado no sacerdote, e auxiliares e muitas vezes apenas no culto em si.
E apenas uma pergunta de um ignorante, ja que nao sou leigo no assunto.
Agradeço a atençao.

Re: Quais as Formas de participar ou ingressar na igreja ?
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 06 de January de 2010 19:23

Para não errar, não vou dizer mais do que aquilo que sei e vou dar o meu exemplo.

Na minha paróquia nem tudo está centrado no Pároco (para o bem e para o mal), há muitas formas dos paroquianos colaborarem activamente com a paróquia. Eu neste momento sou catequista, pertenço ao grupo de jovens e sou responsável pela informática (site da paróquia e alguma manutenção do equipamento). Também já fui acólito (agora faço-o mais raramente) e responsável pelo boletim informativo. E ainda dou uma mãozinha quando é preciso (fazer uns desdobráveis ou cartazes, por exemplo).

Para além destes serviços, há vários outros numa paróquia. Portanto, nada melhor que se dirigir à paróquia e perguntar em que pode ajudar.

Claro que cada paróquia é uma paróquia e eu conheço a realidade da minha e pouco mais.

Espero ter ajudado.

Re: Quais as Formas de participar ou ingressar na igreja ?
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 08 de January de 2010 00:38

Agradeço , eu ainda nao tenho residencia fixa,e por tal me e complicado agregar a alguma paroquia, ainda tenho que me estabelecer,sendo assim penso que entao passa muito pela iniciativa dos paroquianos, e teremos que ser nos a sugerir? Será assim ou depende do sacerdote?
Rui

Re: Quais as Formas de participar ou ingressar na igreja ?
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 08 de January de 2010 08:58

A paróquia onde participa pode não ser a mesma da sua residência. Actualmente, aquela a que eu chamo de "minha paróquia" fica a quase 200 km do meu local de residência oficial. Mas comprometi-me com várias actividades há alguns anos e não quis deixar de colaborar, ainda que seja só ao fim-de-semana.

Portanto, se tiver alguma paróquia ou movimento onde já participe na Eucaristia habitualmente, poderá começar por aí.

Quando somos conhecidos numa paróquia (como é o meu caso) é normal sermos convidados para colaborar em determinadas actividades. Eu tornei-me catequista por convite, o site da paróquia também surgiu assim. Quando não se é conhecido, nada como ser o paroquiano a tomar a iniciativa de se dirigir à paróquia. Se houver algo em que gostasse de colaborar em concreto (por exemplo, catequese, jovens, coro, etc...), nada como dizer logo.

Mas lá está, cada paróquia tem a sua maneira de trabalhar, que também depende do pároco.

como me dirigir a uma paroquia ?
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 08 de January de 2010 21:08

Alguem conhece alguma paroquia em lisboa aonde que posssa ter interesse em criar um site e tenha mais elementos interessados em participar.
Rui Costa



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.