Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O Natal de Jesus
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 08 de November de 2009 04:04

Ao falarmos do aniversário da data em que nascemos há quem use a expressão: "aniversário natalício".

Alguns têm no B. I. uma data e sabem que está errada. Quando os pais indicaram a data de nascimento, por razões várias, podem ter dado data errada.

Pensava que era para não pagar a multa mas deparei-me com um caso estranho: um aluno explicou-me que tinha nascido a 1 de Janeiro de um determinado ano mas os pais decidiram registá-lo como tendo nascido a 31 de Dezembro do ano anterior. O tal rapaz disse-me que o motivo era o de avançar. Explico: a entrada na escola foi um ano mais cedo pois o que interessa é o ano em que se nasceu e o mesmo se passa com outras coisas...

Quanto a Jesus o caso é diferente. A verdade é que há um dia em que festejamos o Seu nascimento : o dia de Natal.

Está quase a chegar e encontrei uma iniciativa que me agradou. Vejam, por favor, aqui.

Acho que é algo que nos faz centrar no que festejamos. Acho que, por vezes, o essencial vai-se...

Re: O Natal de Jesus
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 13 de November de 2009 23:30

Se calhar não se consegue ver...

E aqui estou a responder a mim própria...mas neste caso não é resposta. Dir-se-á que é uma tentativa de dar o pontapé de saída.
Aqui vai: http://www.estandartesdenatal.org/index.htm

e mais isto:"Queridos amigos,
dou conhecimento dum movimento no qual me empenhei (podem ler a minha carta no site) e que já está a começar...
Acho que desta vez, nesta quadra festiva, já temos alternativa. Não vamos ter de ver os Pais Natais a treparem pelas varandas a cima quando a Festa é do Menino Jesus... que pode ter o Pai Natal ao lado...
Com amizade de sempre..."
P. Hugo



Queridos amigos:
À semelhança do que já se faz noutras cidades pelo Europa fora, vimos neste ano propor-vos que entre todos colaboremos na recristianização do ambiente natalício, através da recuperação dos verdadeiros símbolos do Natal, também das Janelas, ao lado dos pais natais-ou em vez destes- e das luzes psicadélicas ou pelo menos que haja tantos Meninos Jesus quanto pais Natais)

Evidentemente o objectivo não é fazer concorrência ao pai Natal, mas sim que se respire um pouco um ambiente de Natal Cristão.
Esperamos assim que indirectamente possamos contribuir para levar o Menino Jesus a muitos lares e corações.
Por favor dêem uma rápida vista ao nosso site www.estandartesdenatal.org e vejam algo desta iniciativa e como e onde adquirir o vosso menino Jesus – a fotografia está no site.
O preço é de 15 euros.

Re: O Natal de Jesus
Escrito por: CJSR (IP registado)
Data: 23 de November de 2009 11:55

Ouvi hoje de manhã esta iniciativa na Rádio Renascença, que é do meu agrado!

Apenas uma única vez tentei colocar um pai natal luminoso na janela mas acabei por retirar por necessitar as luzinhas brancas para iluminar o presépio.
Dou mais importância ao presépio que representa o nascimento de cristo do que às outras coisas.

Re: O Natal de Jesus
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 24 de November de 2009 22:51

Sabem, é muito bonito.
Já comprei. Pedi para me comprar na basílica da Estrela.

Custa 15 € mas é francamente bonito e á prova de água. Está bem preparado para poder ser utilizado. Tem umas fitas que dá para atar.
Vem O.K.

Ainda não o coloquei. A ver se é neste fim-de-semana.

Só tinha visto aqui na Net...a notícia.

Re: O Natal de Jesus
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de December de 2009 09:18

Acho a ideia interessante e concordo com ela, mas este estandarte em particular não me parece muito apelativo como decoração de Natal. O Menino da imagem é bonito, mas falta mais qualquer coisa (é um contra-senso, eu sei!)

Perto do meu trabalho há duas casas com o Menino Jesus na varanda. Vi pessoalmente duas pessoas a perguntarem-se o que era aquilo e a concluírem (!) que devia ser alguma instituição religiosa.

Sugiro que, para o próximo ano, tenham outras hipóteses de escolha mais facilmente associáveis ao Natal: por exemplo uma imagem do presépio, a cabana com Jesus, José e Maria. Uma dessas, eu pensaria em usar.

Cassima

Re: O Natal de Jesus
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 03 de December de 2009 14:10

Mesmo correndo o risco de parecer do contra, vou sugerir uma idéia um pouco diferente. Não tem nada de muito radical mas, antes de colocar o menino Jesus parado para enfeitar algum cômodo da casa, crianças são bonitas, penso que ele gostaria mais de brincar solto e sem obrigação nalgum lugar. Deixe ele brincar e correr solto nesse Natal e presenteie alguma criança carente com brinquedos.

Quando falta um pouco de tudo, a primeira coisa em que se pensa é doar alimentos ou algum outro gênero de primeira necessidade, então esquecemos que tivemos infância... Criança pobre pode se dar ao luxo de brincar? Brincar mesmo, como criança. Não é preciso nada "caro" que possa ofender o Judas e levar novamente à pergunta: "... porque não se vendeu isso por uns denários?", basta ser um brinquedo divertido que o menino Jesus vai gostar.

Ah, claro, não se esqueça que crianças também tem fome e frio, então se puder junte ao brinquedo os presentinhos tradicionais como alimentos e uma roupinha nova para o menino Jesus ;)

O aniversariante vai adorar.

Re: O Natal de Jesus
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 03 de December de 2009 22:07

Este fim-de-semana também estiveram a vender na minha Paróquia. Mas são ligeiramente diferentes, dizem algo como "feliz Natal" (não me lembro exactamente o que diz) e custam apenas 10 euros!

Considero o objectivo bom, mas não sei se o estandarte é indicado. Eu pessoalmente também preferia uma imagem do presépio, mais actualizada, e não a imagem clássica do Menino Jesus.

Ao pé de todas as iluminações e decorações que hoje existem, este estandarte passa bastante despercebido.

Re: O Natal de Jesus
Escrito por: joca (IP registado)
Data: 07 de December de 2009 14:53

Citação:
Rui B
Este fim-de-semana também estiveram a vender na minha Paróquia. Mas são ligeiramente diferentes, dizem algo como "feliz Natal" (não me lembro exactamente o que diz) e custam apenas 10 euros!
Considero o objectivo bom, mas não sei se o estandarte é indicado. Eu pessoalmente também preferia uma imagem do presépio, mais actualizada, e não a imagem clássica do Menino Jesus.

Ao pé de todas as iluminações e decorações que hoje existem, este estandarte passa bastante despercebido.
Faço votos e espero que isto não se torne uma forma de vender gato por lebre.
Isto porque?
Estão à venda por 15 euros e pelos vistos já há quem venda por 10 , trata-se de um Estandarte diferente,e pelo andar das coisas não tarda alguém fazer disto um negocio próprio .
Acho que deveria existir algo que identificasse os originais dos falsos.
fica a ideia.

Re: O Natal de Jesus
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 12 de December de 2009 22:35

Concordo com todos, excepto com joca.

Acho que o que era mesmo bom é que fosse gratuito ou quase gratuito. Que o dinheiro não impedisse o poder ter na casa o estandarte com o Menino Jesus.

O que a mim me interessa é que entre pelos olhos dentro que para muitos de nós o Natal é essencialmente o nascimento de Jesus e à volta disso tudo roda.

O que tenho cá na varanda dá muita alegria, acho que mesmo às pessoas que passam e não conhecem. Admito que se interroguem. Também eu me interroguei quando vi e quando vejo os pais natal a subir pela varanda. Para mim parece-me um assaltante...por acaso não tenho pai natal na varanda mas cá dentro tenho vários...pequeninos...
O vento faz com que fique com algum movimento pois não está muito esticado

Re: O Natal de Jesus
Escrito por: CJSR (IP registado)
Data: 14 de December de 2009 22:26

Citação:
Maria José Ribeiro
Concordo com todos, excepto com joca.
Acho que o que era mesmo bom é que fosse gratuito ou quase gratuito. Que o dinheiro não impedisse o poder ter na casa o estandarte com o Menino Jesus.

...

Discordo! Parece quase a opinião de uma pessoa próxima... "3 contos?" Sim 15€ ainda é dinheiro mas há muitas pessoas que gastam muito mais que isso em iluminações natalícias e outros objectos decorativos de natal. E a pessoa próxima ficou calada porque sabia que eu tinha razão...

E se tivermos em consideração os custos com o tecido (que é de boa qualidade), a estampagem do menino Jesus (que é excelente), o transporte, e outros custos inerentes à produção, 15€ torna-se muito pouco, e afirmo que não dá para criar grande riqueza às custas do estandarte.

O meu já está na varanda desde Quarta e desde então já reparei que na minha rua mais 2 casas seguiram o meu exemplo...

Acho que a principal função do estandarte é lembrar as pessoas a verdadeira essencia do Natal, que está cada vez mais comercial que nunca...

eu já contribui para uns quantos sorriços neste natal, entreguei na minha paróquia uma caixa plástica grande cheia de brinquedos em bom estado para os pobres, do mesmo modo através da catequese do meu educando contribui com alimentos para familias carenciadas.



Editado 2 vezes. Última edição em 14/12/2009 22:36 por CJSR.

Re: O Natal de Jesus
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 14 de December de 2009 23:17

Não percebo o que é isso da pessoa próxima...mas há tanta coisa que eu não entendo...

Continuo a pensar do mesmo modo. Há pessoas que gostariam de o ter e colocar na varanda e não têm dinheiro...claro que outras se refugiam "no é caro" e compram tudo o que lhes apetece...

Conheço pessoas que não o compram e gostariam de o ter...só que...

Re: O Natal de Jesus
Escrito por: CJSR (IP registado)
Data: 15 de December de 2009 10:02

Foi uma pessoa próxima de mim, entende-se familiar ;-)

Sejamos realistas, sim, é verdade que existem pessoas que não tem dinheiro, possívelmente essas mesmas pessoas infelizmente também não tem varanda ou casa para colocar.

Aqueles que tem casa, seja ela arrendada ou habitação social, alegam o pouco dinheiro para não o comprar ou simplesmente obterem-no de graça, e são os primeiros a gastarem muito mais em bebidas alcoólicas e tabaco.

Re: O Natal de Jesus
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 15 de December de 2009 15:20

Partilho opinião com a Maria José...que o dinheiro não fosse barreira para poder ter o menino Jesus em casa.

Sinceramente 15euros é uma fortuna, e mais uma vez sinceramente é elitista...a sorte é que o menino está no mundo inteiro, e não apenas nas casas com ou sem estandarte, mas é um hino! Só espero do fundo do coração que esses lares menos ricos não se sintam menos protegidos, menos filhos, menos irmãos e menos amados por Jesus por não poder exibir o seu estandarte na varanda.
Espero que seja dinheiro bem empregue, que não seja nos moldes da Cruz Vermelha em que 70% dos lucros são para pagar ordenados, e depois se mostram muito admirados com a capacidade de outros realizarem obras, esta informação pela voz de uma missionária em África

No outro dia lembrei-me da expressão que a minha avó utilizava quando me dava os presentes, a mim e à minha irmã, e lembrei-me da demonização que às vezes acompanha o Pai Natal.
É certo que às vezes atinge niveis surreais (mas o Pai Natal não tem culpa, ele assume tanta importância nos orfanatos por exemplo, onde tantos miudos não podem dizer "Foi a minha mãe ou o meu pai que me deu!"), mas o presente é um acto de demonstração de amor, também os reis magos os levaram a Jesus, o Pai Natal é o espirito que leva alegria às crianças, a magia, a fantasia, não acho que tenha de ser negativo, não acho que rivalize com o menino Jesus, o velhinho de barbas brancas assume na minha opinião o espirito de Natal verdadeiro quando integrado com a verdade que é o Natal.

A minha avó utilizava expressões que na minha opinião fazem a diferença, e davam um sentido especial aos presentes...

"Olha, aqui tens o presente do menino Jesus!" ou

"O menino Jesus!"

Talvez pareça parvoice chamar à prenda menino Jesus, mas a verdade é que eu lembrava que a prenda era ele, porque o embrulho não era ele de certeza.....hahahahha



Editado 1 vezes. Última edição em 15/12/2009 15:22 por Anori.

Re: O Natal de Jesus
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 15 de December de 2009 23:00

Que bom! Com opiniões divergentes ou convergentes o importante é que estamos a falar do nascimento de Jesus.

Felicidades e Bom Natal para todos

Maria José



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.