Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 10 de 11
Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 31 de March de 2006 22:37

A este respeito uma frase lapidar de Agostinho, na sua juventude, quanto a um seu pedido a Deus:
"Dai-me a castidade e a continência; mas não ma deis já"

João (JMA)

Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de April de 2006 02:03

:)) Era um homem inteligente.

Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 16:12

nao chateiam o salomao por causa daquelas mulheres todas e querem que o mundo todo seja celibatario?
nao faz sentido.

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 16:54

Na verdade, nem li livros clericais nem anti-clericais. Nestes assuntos contento-se em consultar uma enciclopédia, para ficar apenas com uma breve ideia do que não é importante.

Quanto a Paulo, podemos dizer que exagerou no seu proceder contra as crenças dos seus irmãos judeus, cuja aprendizagem até considerou como «lixo» (esterco). Por causa disso foi preso em Jerusalém e depois deportado a seu pedido para Roma. Mesmo cristãos judeus consideravam Paulo como uma espécie de adversário com quem competiam o anúncio de Cristo.
Por favor, leiam os Actos dos Apóstolos e as cartas atribuidas a Paulo e notarão sinais identificativos do passado que perturbava Paulo. No entanto Paulo não foi um imoral como Agostinho. Paulo foi um homem extremamente dedicado à Lei e depois que foi tocado por Cristo, considerou como esterco TUDO o que aprendeu com o ilustre Gamaliel. Para Paulo, à primeira vista, até parece que Cristo estava contra a Lei de Moisés. Os protestantes têm sido muito afectados ao lerem os escritos de Paulo.

Quanto a Paulo aconselhar ficar solteiro como ele, isso deve-se ao facto de eles pensarem que os seus tempos eram os últimos tempos.

Na verdade não sabia que Arménia já tinha adoptado uma forma de Cristianismo como religião oficial. O que sabia é que o cristianismo já estava bastante evoluído (corrompido) mesmo antes de Constantino.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 17:05

parte da citacao do Manuel Pires:
"continue cada um a viver na condição que o Senhor lhe atribuiu e em que se encontrava quando Deus o chamou."
Portanto eu que sou solteiro, e que ando por ai a namorar, devo continuar assim para ser abencoado.
Abencoado Paulo que me entendes. obrigado mesmo.

Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 18:30


Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 20:14

Citação:
«Portanto, caríssimos, enquanto esperais estes acontecimentos, esmerai-vos para que Ele vos encontre imaculados, irrepreensíveis e em paz. Considerai que a paciência de Nosso Senhor é para nossa salvação.
Nesta ordem de ideias, escreveu-vos também o nosso caríssimo irmão Paulo, segundo a sabedoria que lhe foi concedida. E assim fala em todas as Cartas em que trata destes temas; há nelas alguns temas difíceis, que os ignorantes e pouco firmes deturpam - como fazem às restantes Escrituras - para a sua própria perdição.»

De acordo com Pedro tamem: por exemplo deturpar as Escrituras dizendo que Deus manda matar pessoas.que os anjos andam em guerra, etc.

Obrigado, Pedro, es um amigao.

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 23:07

Briteiros da nacionalidade

Ri-me com a tua ironia das 17h 05:
Escreveste:" Portanto eu que sou solteiro, e que ando por ai a namorar, devo continuar assim para ser abencoado".

Não explicas se tens uma namorada para cada dia da semana. Fiquei com dúvidas pois andas por aí a namorar . Assim, como é por aí, parece-me existir uma probabilidade, não inferior a 90%, que nos diferentes sítios encontres raparigas diferentes.

Desculpa que te diga mas o teu amigo Paulo (S.) não concorda com isso... tenho a certeza e, elas têm também razão em não concordar (se é que sabem????--já lhes contaste, que era só para passar o tempo, para evitar a monotonia...?)

Não arranjes desculpas, vê lá se ganhas "juizinho".


Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 06 de April de 2006 10:18

Caro amigo «Briteiros de Guimarães».

Conhece o relato da destruição de Sodoma e Gomorra?!

YHWH usava os seus mensageiros (anjo significa mensageiro) para agir, mesmo na destruição de pessoas.

O amigo, deveria dedicar algum tempo a ler a Sagradas Escrituras, porque parece que está totalmente cru nesta matéria.

Mas a misericórdia de YHWH também funciona para que não sejamos completamente destruidos.

YHWH até estava disposto a perdoar a Sodoma e a todas as cidades próximas se lá houvesse uns 10 justos.

Quanto à guerra que se travou (ou se irá travar no céu) está descrita em Apocalípse cap.12.

Não conhecia esta passagem da Biblia?:
Ap.12,7
«Depois, travou-se uma batalha no céu: Miguel e seus anjos declararam guerra ao Dragão. O Dragão e os seus anjos combateram.»
Leia todo o Capítulo, melhor todo o livro, melhor todo o N.T., melhor ainda: toda a Bíblia.

Contudo parece que nem sequer se dá ao trabalho de ler os «links» que eu amigavelmente ponho ao dispor para despoletar em si o gosto em fazer pesquisas e procurar a VERDADE. Mas nada! ...
Por favor, comece a procurar a Verdade, na Bíblia. Depois já com um pouco de discernimento poderá analisar outras coisas.

Examinai tudo, guardai o que é bom. .

Portanto, evitemos precipitarmo-nos antes de EXAMINAR.

Depois guardemos o que é bom (aos olhos de Deus).





Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 14:33

Manuel Pires,

Já há muito a dizer da moral católica, sem precisarmos de interpretações literais do Génesis.

João (JMA)

Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 15:26

Não percebi!
Palpite:
«Está a dizer que a "moral católica" não tem nada a ver com as Sagradas Escrituras
isto é com o que você chama de «interpretações literais do Génesis».

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 16:28

Estou a falar dos relatos do Génesis:
os Anjos que matam
Sodoma e Gomorra
e outros relatos com linguagem mítica.

Se a moral católica, ou qualquer outra não tiver a ver com as sagradas escrituras, teremos de averiguar se é cristã, em primeiro lugar.

A moral católica necessariamente terá de ter a ver com as Sagradas Escrituras.



João (JMA)

Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 16:52

Os relatos de anjos que matam (no Génesis, e no 2º livro dos Reis), não tem a ver directamente com a moral, mas não deixam de ser relatos que se relacionam com YHWH e como Ele age.
Sodoma e Gomorra , apesar de você as incluir na linguagem mítica também são mencionadas no chamado N.T. e aqui acerca duma espécie de moral condenável, cujo castigo nos serve de exemplo.
Toda a Bíblia é excelente conselheira.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 17:14

Aliás em termos morais os anjos agiram mal, pois a vida humana porque criação de Deus, é sagrada...

João (JMA)

Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 17:26


Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 17:18

respondendo a Maria José Ribeiro, nao tenho uma namorada para cada dia da semana.
mas o amigo Paulo e o amigo Pedro nao dizem pra eu ter sete namoradas, dizem? ou achas q preciso de seguir o exemplo da Bíblia, de salomao?nao sei como q o homem tinha tempo pra tantas...
Nos varios sitios encontro raparigas diferentes, e nao tem mal nenhum. Mas nao namoro muitas ao mesmo tempo q so da confusao



Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 13 de April de 2006 02:42

Briteiros de Guimarães

Estou estupefacta... Falei contigo, li o que escreveste. Escreveste sempre no masculino.

Venho pedir-te desculpa por te tratar como se tu fosses um homem..

Hoje fiquei a saber que és uma mulher. Peço-te desculpa de ter dialogado contigo na base de um pressuposto errado. Tenho reparado que todos os intervenientes te tratam também do mesmo modo (dirigem-se a um homem).

Agora, depois do pedido de desculpas quero-te dizer que, estava convencida de que no fórum não havia mascarados



Luís Gonzaga

Tens ideia de quantas pessoas estão no fórum mascaradas?

Eu precisava de saber porque, por modo de ser não gosto de falar com quem está mascarado... Deixo de acreditar no que dizem...
Se começo a pensar que há mais gente mascarada o diálogo muda de figura...vou conversar com pessoas que parecem o que são....

Estou perplexa... , ainda por cima num tópico que tem este título.....

Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 13 de April de 2006 17:20

Maria José Ribeiro,

Se Briteiros de Guimarães é mesmo uma mulher, confesso que também estava muito enganado. Em todo o caso, isso a mim, pessoalmente, não me incomoda muito. Procuro avaliar as mensagens pelo seu próprio conteúdo, independentemente da identidade de quem as escreve e sabendo sempre que o ciberespaço se presta muito à encenação.

Eu próprio, sendo homem, uso um heterónimo feminino - Ovelha Tresmalhada. Escolhi-o deliberadamente, não por ser feminino, mas porque evoca a personagem da conhecida parábola, símbolo de todo o homem pecador, que vai trilhando, tantas vezes, caminhos de perdição, mas que é incessantemente procurada pelo Pastor, que a ama loucamente e que tudo faz para a não perder. Revejo-me demasiado nessa pobre ovelha.


Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de April de 2006 21:58

Olá Maria José,

Eu não sei se existem pessoas mascaradas no fórum. Sei que há pessoas que preferem não se identificar e assinar com outro nome ou pseudónimo. Não temos nada contra isso, aliás, existem moderadores que optaram por não se identificar e não foi por isso que não foram escolhidos como moderadores. O mesmo acontece com as outras pessoas: há algumas que assinam com pseudónimo que conheço o seu verdadeiro nome, mas outras há que não conheço e também não é por essa razão que deixo de ler as suas mensagens e de as responder.

Quanto à mensagem do Briteiro de Guimarães que te levou a pensar que ele seria mulher, penso que se trata de uma mensagem que não escrita por ele mas um copy/paste de uma mensagem de outra pessoa, por sinal, mulher.

De qualquer forma, e como diz a Ovelha, na Internet é muito fácil assumirmos outras identidades, ou de escondermos a nossa para ser mais correcto. Penso que esta razão não te deve inibir ou impedir de participar no fórum. Não deves todavia dar demasiada importância ao nome que as pessoas escolhem para participar pois este pode não corresponder ao seu nome verdadeiro.

Luís Gonzaga

Re: Moral católica esquizofrénica?
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 01:49

Luís e Ovelha Tresm.

Considero que qualquer pessoa deve usar o Nickname que entender, desde que não seja ofensivo, nem ordinários ( já vi destes quando comentamos, por exemplo, artigos de jornais...).

Eu costume usar nickname e gosto, bastante, de o fazer.
Aqui no paróquias apareço com o meu nome por não ter sabido inscrever-me.
Quando vi escrito Maria José Ribeiro até me assustei: achei algo muito grande, sem espontaneidade, que dá trabalho a escrever, que é muito sisudo... Agora já não posso alterar, pois não? Parece-me que era no nome do utilizador que devia ter escrito o tal nickname. Quando preenchi pensei: eu sou o utilizador e o meu nome é...

Quando falo em mascarados, que é algo que me desagrada refiro-me, por exemplo, à utilização, no texto, do masculino quando se é feminino, ao dizer o que se não pensa, ao fingir algo... Não sei se isto é frequente aqui e, por isso, perguntei ao Luís....

Acho que é fundamental que exista lealdade.... não concebo que ela exista quando os dados estão viciados... Nesse caso eu prefiro desaparecer da cena...


Agora especialmente para a ovelha...

Sabes eu nunca tinha pensado que ovelha estivesse associada ao feminino (a esta hora nem me lembro como se chama o companheiro da ovelha, será que sei...). Para mim quando "oiço", aqui, falar em ovelha penso: "Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-me " (...) o pastor que se deixa as 99 e vai à procura da perdida e que se alegra muito...)

A todos

Boa Páscoa (também boa 6ªf e sábado ). Está tudo interligado.

Se nós(eu e vocês) fôssemos coerentes o mundo estaria melhor.
Não acham que é fácil dizê-lo? Mas levar à prática, SEMPRE, é um bocado complicado....
já é outra coisa... "como eu estou inspirada", não acham?



Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 10 de 11


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.