Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Um momento de grande embaraço
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 30 de September de 2009 16:31

Olá a todos.

No Sábado passado, passei “um mau bocado”.

Tive uma visita das Testemunhas de Jeová. Comentávamos a Ressurreição e Ascensão de Jesus ao Céu, e servi-me de um volume escrito pelo Frei Herculano Alves, recentemente publicado com o título “Sementes da Palavra” – Novo Testamento.

Na página 304, dessa obra, o autor faz referência a um versículo que, aproveitei para referir como fazendo uma alusão à Trindade. O versículo é o seguinte:

Jo 3,13: “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu.”

Um TJ saca da Bíblia dele, (TNM), e contrapõe outra versão desse mesmo versículo:

Jo 3,13 (TMN): Ademais, nenhum homem ascendeu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o Filho do homem.

Está, portanto ausente a parte final do versículo que diz: “que está no céu.”, conforme a obra do H. Alves.
Aproveitei para comentar a tradução duvidosa que está presente na versão da Bíblia das TJ. Ao que eles me garantiram que a versão deles é a que está correcta.

Fui a correr buscar a minha Bíblia (Capuchinhos), abri-a diante deles, e encontro:


Jo 3,13 (Capuchinhos): Pois ninguém subiu ao Céu a não ser aquele que desceu do Céu, o Filho do Homem.

Fiquei siderado!

Não é que na versão da Bíblia dos Capuchinhos esse mesmo versículo tem uma tradução idêntica À TMN?, E ainda por cima, sendo o Herculano Alves o coordenador da tradução dos Capuchinhos?

Mais tarde descobri que na sua obra “Sementes da Palavra” – Novo Testamento, H. Alves utilizou o versículo da tradução de João Ferreira de Almeida!!!!!!

Pergunto-me a razão pela qual o Frei Herculano Alves, que é coordenador da edição da Difusora Bíblica, utiliza uma outra tradução (protestante), numa obra sua, ainda por cima fazendo utilização de um versículo que, de uma tradução para a outra contém uma diferença tão significativa.

É claro que os TJ ficaram todos contentes com o meu embaraço, e referiram o profissionalismo duvidoso dos teólogos católicos, que, segundo eles, estão a fabricar ateus, dizem uma coisa num lado e outra noutro etc.

Por fim, ofereceram-me um livro com o título “O que a Bíblia Realmente Ensina”, e aconselharam-me a atirar as obras do Herculano Alves para o lixo.

Num primeiro momento, foi o que tive vontade de fazer. (Ainda pensei em juntar também os dois volumes de A Bíblia, o Livro dos Livros do Carreira das Neves, que calmamente vai transformando os relatos e personagens bíblicos em mitos, alegorias, símbolos, e fábulas).

Num segundo momento, respirei fundo e não o fiz. (pelo menos por enquanto).

Num terceiro momento, resolvi partilhar o sucedido convosco.

Abraços

M.

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 30 de September de 2009 20:44

Olá Martins...

Paz do Senhor Jesus



Tu precisas ter base bíblica sólida para conversar com um testemunha de Jeová!

Eles estão sempre "armados" com a sentinela e Despertai e tem de tudo o que precisam, nessas brochuras, para deixar a "presa" em maus leçois

Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 30 de September de 2009 22:45

Olá M.

Chatice! Mas o que posso fazer é ser solidária, pois mais não sei. :(

Fui à Bíblia Católica Online e a Bíblia Avé-Maria também tem a parte "que está no céu". A Bíblia de Jerusalém, da qual tenho ouvido dizer que é das melhores traduções, tem também "qui est dans le ciel". A Vulgata Latina possui igualmente "qui est in cælo". Não sei porque a dos Capuchinhos não tem. Talvez alguém que conheça a Bíblia nas línguas originais possa elucidar.

Um abraço

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 30/09/2009 22:46 por Cassima.

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 01 de October de 2009 17:53

Oi Martins, Paz do Senhor Jesus




Eu estou aqui agora com a Bíblia de Estudo Anotada - The Ryrie Study Bible, e nela encontro essa passagem da seguinte maneira:


João 3:13
Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do homem [que está no céu].


Para a parte entre colchetes, encontramos a seuinte observação:

[ ] Colchetes no texto indicam palavras ou frases que provavelmente não fazem parte do original.

Sendo assim, acredito que a TNM, neste caso, não está ERRADA ao OMITIR essa passagem entre colchetes, visto que existe dúvidas sobre a autenticidade da referida passagem destacada!


Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 01 de October de 2009 18:51

Outros subiram ao céu,como Enoque e Elias e nisso a bíblia é clara.


Jesus conhecia bem o AT, por isso não creio que o subir quisesse realmente dizer subir, mas talvez conhecer, tendo em conta os versículos anteriores, porque conhecer é subir e ninguém conhece o céu senão aquele que de lá veio, para dele poder dar testemunho.

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 01 de October de 2009 19:24

Se considerarmos que a Bíblia não é propriamente a transcrição de entrevistas com citações ipsis verbis, e que ela tem um cariz formativo, a bem possível adição deve ser olhada com mais caridade e não como se de crime tratasse.

Relembro que originais não existem.

A importância desta passagem está no seu contexto.


11 Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
12 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.


Apenas Jesus poderia falar de coisas celestiais, pois conhece-as (autoridade/sabedoria divina), e é também o Filho do Homem das profecias. Só ele pode estar lá e cá. É humano, nasceu de humanos, pode ser tocado, cheirado, visto, ouvido, é carne como nós, mas sabe coisas que só quem é divino pode revelar.

O resto do texto vem nesta linha.

16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.


Não vejo portanto qual o problema de colocar o [que está no céu]. Jesus provavelmente não terá dito tal frase, tal e qual pois ele na altura estava com os pés bem assentes na Terra a falar com Nicodemos ( o pobre já estava até tão baralhadinho com a cena do nascer de novo...).

A força da passagem está no carácter divino de Jesus.
Os TJ negando isto, fazem fraca figura de si mesmos, pois dedicam-se ao estudo de um livro que relataria apenas o sacrifício e dedicação de um homem comum que se achava especial.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 01 de October de 2009 21:32

Eu evito discutir seja o que for com as TJ simplesmente porque eles não vêm conversar. Vêm gozar, ridicularizar com os católicos e penso que com os protestantes também. Portanto, o que há a fazer é seguir o caminho para evitar alaridos porque os que eu já presenciei estão sempre à espera de armar a confusão.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: helena vieira (IP registado)
Data: 02 de October de 2009 12:06

Olá a todos, não importa qual a interpretação que damos a esta ou aquela frase Bíblica, "se jesus vai para a esquerda ou para a direita" as citações Bíblicas não deveriam suscitar discórdia, é certo que cada um tem a sua maneira de interpretar e ver as coisas. Na minha opinião as editoras deveriam ter mais cuidado nas traduções para não suscitar dúvidas nem controvercias. Eu tenho Bíblias de várias Edições e em todas há diferenças, mas considero isso pouco significativo o importante são os contiúdos. Todos sabemos: católicos, protestantes Tj, que Jesus é real nasceu viveu andou no meio de nós fez grandes coisas morreu e ressuscitou temos consciencia disso é com base nestes contiúdos que devemos todos caminhar, evangelizar e não suscitar descrenças nem dúvidas. A palavra de DEUS " BÍBLIA" não nos foi deixada para promover discussões nem para dissuadir, mas para ser lida meditada, transmitida e é nesse sentido que vivo a mensagem que Nela existe.Sou católica praticante, fiquem bem.

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 02 de October de 2009 15:35

Como católica não praticante que sou, qualquer um devia de estar preparado para qualquer resposta, religião, etc.
Quando essa gente de Jeová chegam à minha porta...louv0-as! Fazem melhor trabalho que os católicos. Jovens andam de porta em porta. Os jovens católicos nem à igreja vão!

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de October de 2009 19:19

Ya, de porta em porta a insultar a fé dos outros.

Disse uma delas à minha mãe uma vez +/- assim:

"A hóstia consagrada é representa Deus. Ok, então se entra pela boca por onde é que sai?"

Vou mesmo louvar pessoas assim.

Não generalizando, acho que não fazem assim tão bom trabalho. Os jovens católicos, os que eu conheço, que não são 2 ou 3 ou 10, até que vão à missa e estão integrados na paróquias.E sei que fazem apostulado de rua também. Deve-se ter cuidado quando se diz que os jovens católicos nem à misssa vão. Isso é falso. Se tu não vais, é lá contigo. Por acaso não sabes dos voluntariados católicos que há por este portugal fóra não? Que são feitos por jovens católicos. É que por vezes mais vale levar um sorriso e ajuda, e esse exemplo de bondade que transmite algo fazer com que as pessoas se interessem e queiram ver o porquê dessa alegria e vontade de ajudar, do que levar a destruição da fé e gozação à casa dos outros.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 02/10/2009 19:20 por s7v7n.

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 02 de October de 2009 21:09

Citação:
Isabella
Como católica não praticante que sou, qualquer um devia de estar preparado para qualquer resposta, religião, etc.
Quando essa gente de Jeová chegam à minha porta...louv0-as! Fazem melhor trabalho que os católicos. Jovens andam de porta em porta. Os jovens católicos nem à igreja vão!

Tu não praticas, esses jovens a que te referes pelos vistos também não. So... what's the problem? Tinham de ser mais bons católicos que tu? Ou por se ser jovem tem-se mais obrigações? Que embirração tão grande com a juventude... se te incomodas tanto, olha antes prós velhos!

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 03 de October de 2009 00:30

Como jovem católico que sou, digo que vou à Missa! E não sou o único.

Há alguns anos que participo em semanas missionárias, várias das quais organizadas pelo grupo de jovens do qual sou coordenador, e em que andamos de porta em porta a falar com as pessoas. Mais do que falar-lhes de teorias sobre a fé, convidamo-las a participar nas nossas actividades e tentamos fazer algo que achemos necessário a quem nos abre a porta: ouvir quem precisa de desabafar, animar quem está mais triste, fazer companhia a quem está mais só...

Uma coisa é certa no meio disto tudo, eu também sinto falta de conhecimentos e já fiquei sem palavras perante perguntas que me fizeram e de coisas que até deveriam ser básicas.

Quanto aos jovens católicos, eu digo que participam nas comunidades. Senão talvez não sejam católicos.

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 03 de October de 2009 10:44

Eu gostava muito de ir fazer voluntariado tipo ir para a rua à noite distribuir alimentos e falar com os sem abrigo. Mas nesta fase da minha vida simplesmente não consigo. Mas sou capaz de ir fazer 120 km por fim de semana para ir animar 2 missas. Por vezes 3...

Não sei se isto é boa ideia de andarmo-nos a gabar do que fazemos só para parecermos muito bons aos olhos dos outros...

Um coisa é certa, os jovens católicos vão à missa.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 03 de October de 2009 15:01

Uma minoria!!!

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 03 de October de 2009 15:13

Uma minoria de quê?

Se falamos dos jovens que estão baptizados, que receberam a Primeira Comunhão e receberam o Crisma não participarem, sim, é uma minoria os que participam. Mas parece-me que só faz sentido dizer-se que alguém é católico quando esse alguém se sente minimamente comprometido com a Igreja Católica. Ou seja, não basta ter os "diplomas", é preciso sentir e viver a Igreja, ou seja, praticar.

Por exemplo, o facto de eu tirar a carta de condução não faz de mim um condutor. Sou condutor porque efectivamente conduzo carros.

Acho que já por aqui se discutiu a questão de fazer sentido falar-se em "católicos não praticantes". Eu quando me refiro a católicos refiro-me aos que efectivamente praticam.

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 03 de October de 2009 17:48

deveriemos voltar ao tópico por respeito ao seu criador.

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 04 de October de 2009 19:11

Amigos, obrigado pela participação.

Relativamente às obras do Frei Herculano Alves, tenho encontrado várias contradições.

Numa página diz uma coisa, noutra diz o seu contrário. Com mais algum tempo posso colocar aqui alguns exemplos. Neste momento estou a desconfiar muito de algumas das suas teorias.

Obrigado Victor pelo empenho.

Tudo bem David?

Aos restantes amigos e amigas, posso afirmar que não sou católico. Gosto sim de me afirmar Cristão.

Sou, assim, um cristão que congrega na Igreja Católica, exercendo o lindíssimo "ministério" de ser músico. (Organista). Vou portanto à Missa todos os Domingos, (exceptuando aqueles nos quais tenho concertos).

Portanto, sou um Cristão Católico "praticante".

Também não concebo que existam católicos "não praticantes". Se não se é praticante não se é católico. (Penso eu).

Nunca tive a minha fé em causa, nem trocaria a Igreja Católica por qualquer outra, (sem qualquer monospreso pelas outras igrejas). Apenas posso afirmar que nunca seria TJ.

Alguém disse que eles agridem verbalmente e é bem verdade. Com as suas falinhas mansas acabam por dizer aquilo que muito bem querem.

Quanto a haverem poucos jovens na Missa,é um facto que constato, (infelizmente), no lugar onde resido. A grande maioria tem de 50 anos para cima.

As catequeses estão em crise, não há catequistas com a mínima formação, (e os que há são poucos), e do que conheço dos manuais tenho algumas reservas quanto à sua eficácia.

Penso que a catequese deveria ser dada de Bíblia na mão.

Durante a minha infância (até aos 10 ou 11 anos, estive integrado numa igreja evangélica metodista. Não havia a chamada catequese, mas sim escola dominical. Não haviam catecismos nem manuais, mas tão somente a Bíblia.

Lembro-me como se fosse hoje, que estudámos as viagens de Paulo, com um mapa na frente, e manuseando a Bíblia a fim de encontrar as diversas referências a essas viagens.Desde miudo que me habituei a calcorrear os caminhos da Bíblia com à vontade, e não fiquei traumatizado por ter que procurar as Cartas e por ter que localizar versículos.

Ainda há pouco tempo, uma catequista me dizia que sempre que dá catequese leva uma imagem de Nossa Senhora, e quando os miudos estão mais irrequietos fá-los rezar o terço.

Eu tentei elucidr a senhora em causa de que o melhor seria aborar os temas com a Palavra por base, ao que ela me respondeu que eles não teem paciência para ler a Bíblia. Aliás, cheguei à triste conclusão de que nem ela a lia.

Felizmente que este tipo de catequistas são já uma minoria.


Eu pergunto: É com estas mentalidades que a Igreja Católica quer seguir neste século XXI?

Felizmente que já vai havendo gente formada à frente das catequeses.Mas são poucos, e as estruturas eclesiais estão demasiado fossilizadas para abanarem a "árvore" por forma a mudarem as coisas.

Emfim, são reflexões.

Relativamente ao tema do tópico, na Bíblia de Jerusalém que tenho, a parte final que diz: "que está no Céu", está ausente.

Mas também como já foi dito, o que importa é a menssagem. Se formos "esmiuçar" versículo a versículo não se chega a lado nenhum.

Abraços a todos.

M.



Editado 1 vezes. Última edição em 04/10/2009 19:16 por M. Martins.

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 04 de October de 2009 19:36

M. Martins, obrigado pelo teu testemunho.

Tenho pena que na tua paróquia não hajam jovens ou muito poucos. Muitas vezes a culpa é de quem mais deveria dar o exemplo. Padres e companhias que afastam as pessoas da Igreja devido à dureza das suas palavra. E eu já constatei factos desses. Quanto ao que dizes dos catequistas e da recusa de não lerem a bíblia para ensinar na catequese é simplesmente lamentável. Aqui na minha paróquia os miúdos muitas vezes trazem para a missa aquilo que aprenderam na catequese e muitas vezes contém frases bíblicas. E noutras paróquias em que estive inserido as crianças iam para a missa já com um lamiré das leituras do dia. Acho que depende de local para local.

Continuando a falar dos jovens na igreja, lembro-me de ir a uma paróquia em Sesimbra, pois estava lá em retiro, e o coro que era bem grande, era composto por jovens que animavam a Missa uma uma alegria imensa. Loures, costuma ter bastantes crianças também. Cacilhas também tem bastantes crianças. São Domingos de Rana penso que ainda tem a missa animada pelos jovens que não são assim tão poucos. Santa Iria da Azóia também o mesmo.

Sabes M, para ensinar é preciso ter-se vontade e alegria. Se vamos falar de Jesus e não temos paciência para abrir a bíblia e de a mostrar aos outros, então acho que as coisas irão correr mal. O guia do catequista não chega.

Acima de tudo o nosso exemplo é muito mais importante e cativa as pessoas. Se somos brutos e indelicados só nos prejudicamos e prejudicamos os outros. Já assisti a uma série de coisas que me deixaram bastante triste e por isso digo o que digo.

E já agora, estás de parabéns pelo serviço que prestas à comunidade cristã.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 04/10/2009 19:38 por s7v7n.

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 05 de October de 2009 11:34

O problema da catequese é muito complicado. Por um lado temos famílias a exigirem que os catequistas sejam divertidos e que passem um bom momento com os catequizandos por outro temos as mesmas famílias a exigir que lhes ensinemos alguma coisa. A bíblia não reúne estas duas características em simultâneo e por isso fica de fora normalmente. Também acho que os primeiros catequistas devem ser os pais. Senão houver catequese em casa, não haverá fora dela.

Eu já dei catequese, mas eu não sou a pessoa mais indicada para o fazer, porque não aprendi tudo o que sei nem a minha fé foi algo que tivesse sido sedimentado através da catequese, logo não tenho referências, para dar referências aos catequizandos.
Este ano não há catequistas o padre berra na missa para que pessoas se ofereçam(uma má prática na minha opinião. Deveria chegar-se ao pé das pessoas que considera capazes e fazer-lhe o pedido), mas eu ainda não me decidi se me vou oferecer. Talvez só para dar apoio.

Re: Um momento de grande embaraço
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de October de 2009 20:12

Vitor,

Não me parece que o problema seja primeiramente esse, o da catequese de circo, nem mesmo aquele, onde imaginam uns católicos que a igreja é algum tipo de creche para depositar as crianças enquanto fazem outras atividades. Infelizmente acho que é bem mais grave do que isso. Mas antes de tentar descobrir quais problemas seriam esses, acho que há outra pergunta anterior que deveria ser respondida:

Para que catequese? Existe algum sentido nisso?

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.