Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Sugestao -
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 25 de September de 2009 22:06

A santa missa e as igrejas -
Tenho assistido os belos canticos ,as palavras reveladoras e ensinamentos guidos pelo espirito santo dos sacerdotes, mas sinto falta de algo , que se calhar nao basta o catecismo pelo menos na sociedade de hoje.
Vemos por exemplo, partidos a associarem concertos, organizaçoes empresas a fazerem publcidade , a usarem a psicologia moderna para atrairem pessoas, principalmente entre os mais novos.
Nao sera interessante fazer um estudo estatistico , da populaçao , que acham que a igreja deveria acrescentar assm como as doceses principalmente nas grandes cidade, que promovariam e afectariam os mais jovens a ter uma participaçao mas activa, para alem das muitas iniciativas da igreja.. nao se deveria perguntar e e fazer analises das populaçoes. Nao significa que a igreja deva de se adaptar ao mundo. Significa procurar para alem da palavra de deus , formas de atrair populaçoes atravez de meios existentes e que podem ser utilizados a favor da captaçao e animaçao da igreja ,e levar a sociedade um apelo forte, seja que por meios forem para frequentarem a igreja e se envolverem na igreja e na palavra de Deus e dos ensinamentos da igreja.
Fazer missionarios cada um atraves dos seus dons,.. musica, teatro, cnvertos, leituras , ensinamentos, exposiçoes, oraçoes , apresentaçao de arte plastica, pinturas das igrejas, como a capela cistina, passeios,concertos algo que seja mais apelativo , mais forte, que muitas das distracçoes futeis que existem no dia a da de hoje. Penso que todos os meios para apelar e captar os jovens , os adultos a participarem numa vida talvez mais sedutora , vale o fim, que e conhecerem e viverem a palavra de deus. Acho que talvez este topco se enquadre no adro da igreja... a igreja nao pode depender do estado e da sociedade para se impor e manifestar aquilo que e a sua missao. Embora que o trabalho em conjunto seja bom , e ha varas formas de servir a deus, e preciso que a igreja seja o alicerce de toda a sociedade . Porque de certa forma, so ela podera ser justa e formar pessoas verdadeiramente justas para alem de qualquer sociedade ou organizaçao. O papel da igreja e lado a lado com as pessoas. Todas, mas nao se deve de abster de agregar e atrar usando os melhore meios, para levarem esta sociedade moderna , a viver com ela e a dar resposta aos problemas e a quem procura se consaagrar.
Rui Costa

Re: Sugestao -
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 26 de September de 2009 19:31

Talvez por uma discoteca, um bar dentro da igreja! Não e para isto que os jovens de hoje se viram?

Re: Sugestao -
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 26 de September de 2009 19:48

Porque nao dançarem, exprimirem a sua juventude e sua imaginaçao atraves de danças e um copo so faz bem a saude :) Jesus tambem bebeu vinho

Re: Sugestao -
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 26 de September de 2009 21:13

Os jovens de hoje (alguns) andam passados. E os bons jovens ninguem os quer! Casar agora com um ou uma que anda na igreja..."ELA E AMIGA DO PADRE, DIZEM ELES!"

Re: Sugestao -
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 26 de September de 2009 21:25

Que interessa o que os outros dizem

Re: Sugestao -
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 26 de September de 2009 22:01

Citação:
engrsc
Que interessa o que os outros dizem

Há quem tema muito o que os outros dizem pois aspiram que um dia a sua opinião molde também comportamentos.

Quando tal não acontece chegam à velhice com o disco riscado na cantilena do "antigamente é que era bom, os jovens de hoje estão perdidos"

Uma sugestão - parar de lançar pedras, olhar para o espelho, e fazer o favor de ser feliz com quem é, sem invejas, sem soberbas, com humildade.


Sobre a ideia do tópico, marketing já existe. Não confundir com anúncios publicitários. Festas sempre existiram em todas as paróquias com bailaricos, comes e bebes. E aquelas feiras das paróquias que envolvem a população visando uma obra social, também sempre existiu.

Então o que falta?
Talvez nada.

Espero nunca ver na fachada de uma igreja ou capela um outdoor enorme em cores berrantes como vejo noutras denominações. Há um particularmente irritante que se vê muito bem na linha de Sintra.

Se se diz qualquer coisa .... ui... é intolerância religiosa!
Nestas alturas vem-me sempre à ideia aquele "escândalo" dos autocarros de Londres.

Como as coisas são boas ou más consoante é a brasa da nossa sardinha ou não...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Sugestao -
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 27 de September de 2009 01:51

Os jovens a entrarem às 7:00 horas da manhâ para casa anda o disco todo riscado. as mâes sâo quem sofrem! Pobre de quem tem filhos destes.

Lena, quem me dera ter sido sou filha. Eu tambem gostava da rua...Oh...se gostava, os bailaricos com rapazitos, hum... adorava. Só que tinha pai e mãe em casa. E tinha que obedecer.

Re: Sugestao -
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 27 de September de 2009 14:50

As coisas mudam...e assim será...

Os jovens de hoje um dia vão ser os velhos de amanhã...não sei se os seus netos vão chegar a casa às 8 da manha, mas isso também não me interessa...se estava a divertir-se com os amigos muito bem, se estava a fazer companhia a um amigo triste muito bem...se estava à espera do pôr do sol muito bem, se ocupava o seu tempo com a ronda e distribuição de comida e apoio aos sem abrigo muito bem...que importa chegar às 7h ou às 8h se o fizer com responsabilidade?!

Considero algumas opiniões demasiado radicais...

O facto de alguns terem vivido tempos diferentes e enfrentado regras diferentes não obriga a que vejam o mundo de hoje com os mesmos termos...hoje já ninguém usa espartilho...



Editado 1 vezes. Última edição em 27/09/2009 14:52 por Anori.

Re: Sugestao -
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 27 de September de 2009 15:26

Anori...Esses comem de noite? Ensina-los a dormir:-)

Resposta a Lena
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 28 de September de 2009 00:24

1ºQue importa que os otros digam se estamos de bem com Deus e com a nossa consciiencia e sentimo-nos cheio de felicdade paricipando na igreja e na vida em Deus.
2ºClaro que ja ha muita coisa, nao dsse o contrario, mas o mundo e a sociedade evolui e tudo que for acrescentado que seja cnstrutivo , criativo e qeu acrescente naobra da igreja , e que apele acma de tudo aos mais novos, as crianças, aos jovens , aos adultos , e a todos nao será por bem ?
Apenas e uma sugestao. Os costumes da igreja podem nao mudar mas da sociedade mudam, e nao acho bem que todos que queiram ter iniciativas, e participar numa igreja vva fazendo e realizando actividades, talvez mais de expressoes, que sejam para glorificar Deus e amar o proximo seria todas bem vindas.
A minha sugestao vai apenas no sentido da igreja ou comundades serem cada vez mas apelativas e visiveis.
Se fzerem um inquerito a nivel nacional a pessoas com menos de 40 anos, pergnitem se eles sao catolicos, eles sao capazes dizer maioritaramente que sim, se perguntarem se sao praticantes,será uma minoria.
E é nee sentido que a greja deve de tentar inverter a stuaçao com a criaçao de comunidades, e a continuaçao e a realizaçao de activdades que va de encontro a toda a populaçao . Seja como for, sejam pouucos, sejam muitos, acho qe e uma questao que a igreja deve de escolher. Se acham que as actvdades que existam sao as suficientes respeito. Apenas era uma sugestao.
Abraço fraterno
Rui

Re: Resposta a Lena
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 28 de September de 2009 07:19

Rui

já paraste para pensar que o que mais afasta as pessoas da igreja não é tanto o modo como ela opera mas o discurso das hierarquias? É aí que se encontra o maior desfasamento. E isso não vai lá com inquéritos... aliás se houver espaços de resposta aberta vão ouvir muito do que não querem.

As pessoas dizem-se católicas por tradição e pq até concordam com as linhas gerais. Não praticam pois muitas das vezes não reconhecem sequer autoridade moral aos quadros da igreja, outras porque não concordam com as directivas da igreja sobre sexualidade e reprodução... isto para pegar em 2 exemplos bem comuns.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Resposta a Lena
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 28 de September de 2009 15:27

Lena:

Quem vai à igreja deve ter alguma fé. Eu por exemplo não vou ao cinema, por que não gosto. Vou à igreja quando sinto vontade de ir. Mas vou mais à igreja do que vou ao cinema apesar de lá ir muito pouco. E se eu fizer pecado por não ir todos os domingos, muita gente faz. As igrejas estão quase vazias.

Re: Resposta a Lena
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 28 de September de 2009 17:20

Por isso mesmo ! Tem que se motivar as populaçoes de modo a que Vao enchem novamente as igrejas.
Agora Como? Acho que a igreja começa a dar grandes passos, e eu apenas sugeri fazes esses estudos e envolver todos de modo a participarem na construçao de uma igreja mais para alem da missa, e do que ela faz.
Quanto a fé acho que ela naturalmente chegara ao coraçao de todos pela igreja , a questao e como poderem viver e particparem continuamente na igreja para a reavivificarem. Todos desejamos que a fé e a palavra de Deus e da rica histora da igreja assim como do trabalho da igreja, chegue a todos, e ao mesmo tempo que todos possam participar e crescer espiritualmente assim como encontrarem a salvaçao e a graça de Deus.
Abraço

Rui

Re: Resposta a Lena
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 28 de September de 2009 17:36

Podes sempre instaurar um regime que torne obrigatório ir à Missa.
Agora será que ir à Missa é o mais importante?

Alguns amigos falam na necessidade de uma melhor catequese, realista virada para as pessoas pois são elas as pedras que constroem a Igreja.

Não me leves a mal, mas essa das sondagens parece coisa de estudo de mercado, como se Cristo fosse mais um objecto de consumo; um produto antigo que quisesse ser relançado no mercado.

O triste é que isso já é feito por alguns sectores, com promessas de dividendos, de favores, de milagres.
Por favor ao menos livrem a igreja católica disso - ela já passou essa fase (penso eu). Voltar a velhos erros para quê?

Cristo não é detergente, Deus não é telemóvel, nem o ES é um serviço por fibra.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 28/09/2009 17:38 por Lena.

Re: Resposta a Lena
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 28 de September de 2009 18:09

As sondagens qe me referi, era no sentido de fazer um estudo populacional, estatistpo, por idades, por regiao, para dar indicaçoes a igreja como podera levar a motivar as pessoas e atrai-las e partiiciiparem na igreja , para alem da catequese isso e ndicutive , a igreja deve de ser amor e alegria no espirito de deus e deve de ser sinonimo de felcidade e vida tmbem e nao apenas lamentaçoes.
Nao tem mal nenhum usar as ferramentas da actualidade para serviço da igreja. Para alem das mudanças internas ou externas e preciso auscultar as populacoe, a igreja nao promete nada, em troco de nada, apenas representa a palavra e a graça de Deus na terra assim como a transmite-a , e isso deve de ser prmovido. Claro que o catequsmo melhor , utilizaNDO ferramentas mais indicads para todas as dades, e fundamental, mas por vezes , basta a palavra de Deus para levar os homens a se converterem e se quererem entregar a uma vda de fe e particparem acitvamente na igreja. E a igreja deve ser continuamente renovada assim como o mundo é de modo as pessoas encontrem na igreja a sua demostraçao de fé viva, e nao apenas por palavras .
E apenas uma sugestao, mas acho que se deve utlizar tudo para promover a fe, e reavivar a igreja de modo a que elas se encham em todos os locais aonde existem em espirito e nao em corpo ou costruçoes. E isso e um caminho individual e de todos e que so todos unidos e com boas soluçoes e que e possivel.
De qualquer modo e apenas uma opiniao. Espero que possa ser proveitosa, eu acredito perfeitmente que a maioria das pessoas que vao a greja tenham muita fe, mas como disseste as igrejas estao quase vazias, e a igreja deve de ir ao encontro das popuçaoes, e para isso tera tambem que as auscultar. Claro que sem o catequismo e sem a palavra de Deus obvamente que nao havera fé.
Os tempos de hoje incertos assim exigem uma postura nova da igreja aonde possa de ir de encontro a popuçao e para isso tem qe saber porque as pessoas nao vao a igreja.
Bem , tenho a certezza que todos os sacerdostes bispos leigos desejam que as suas igrejas se enchem , acima de tudo com fe e a mensagem de deus deve de ser para chegar a todos e para todos participarem e viverem nela.
Sou apenas um observador. Com certeza que a igreja conhece de mtos casos de pessoas cheias de fe, de conversoes belas, mas deve de ir de encontro tambem a toda a populaçao. Nao basta ir a missa, e preciso acima de tudo vver missa e a igreja e renova-la em vida e emor a deus e ao proxmo
Rui

Re: Resposta a Lena
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 28 de September de 2009 19:04

Rui

Os padres, são aqueles que nos transmitem a fé, além dos nossos pais, como é óbvio...mas também nos a tiram com as pobres acçoes que praticam!
Os padres, são quem devem motivar as pessoas. Uma amiga minha vai a uma igreja onde o padre já viajou este ano para Roma, Brasil e em Portugal mais de 6 vezes em 2009. Logo agora anda no Brasil a passear. Tem a igreja mesmo vazia. O povo nao é estúpido.

Re: Resposta a Lena
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 28 de September de 2009 20:03

Isso e ridiculo ! Pensa primeiro antes de falar para nao criticares e cometeres pecado pelo que dizes e nos teus pecados.

Rui

Re: Resposta a Lena
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 28 de September de 2009 20:19

Caro amigo a igreja já vai de encontro às populações, quando mantém aberto o redil para que todas as ovelhas possam desfrutar da erva verdejante do Reino de Deus, que para mim e para muitos teólogos é a Igreja.

As pessoas não vão à igreja porque não conhecem a palavra de Deus. Em portugal cerca de 98% das pessoas é baptizado e pelo menos tem a catequese suficiente para saber quem foi Jesus. É certo que nunca terá ido ao encontro do verdadeiro sentido da vida de Jesus, mas sabe onde encontrar a informação para aprofundar a sua fé.

Eu sei como perderei a minha fé e deixarei de ir à Igreja, quando tirar da minha vida certos principios que inculquei e que são, ou pelo menos eu considero, cristãos.

A fé é algo estranho. É um mistério. Não pense que por a Igreja fazer de certa forma propaganda religiosa, que levará mais gente a ir à Igreja. Pelo menos gente sincera na fé não será a maior parte. Lançar a semente à terra deve ser feito com confiança e serenidade e sem sofismas.

Não é que Deus se canse de semear, mas a semente que Ele lança não cai muitas vezes em terreno bom para dar fruto. É preciso que as pessoas mudem de vida para que a semente, possa dar fruto, para que a fé possa crescer. Então a semente é lançada e cresce até ao infinito.
É preciso que as pessoas se identifiquem com aquele modo de viver de estar em Igreja de estar dentro do Reino de Deus, para lá entrarem. É uma opção que Deus nos dá.

E então vem a fé, que não é só emoção, mas é também algo que nos enche a razão, que nos diz que aquilo faz sentido. E faz porque a nossa vida mudou e conseguimos reconhecer que aquilo que Deus disse é de facto bom para o homem, da mesma maneira que é bom para mim.

À excepção daqueles lugares em que Jesus ainda não é conhecido a maneira de levar a palavra de Deus até aos homens ocidentais não pode ser aquela que se usava há 2000 anos atrás quando ninguém tinha ouvido falar daquele altivo judeu que seduziu milhares de pessoas. Naquele tempo ninguém tinha ouvido falar do reino, agora já a maior parte das pessoas ouviu, cabe a elas dar o passo seguinte e à igreja estar sempre de braços abertos.

Agora há milhões de profetas pela rua, que é cada um dos cristãos tocados pela palavra de Deus. E são profetas no seu trabalho, quando mesmo sem grande talento se esforçam por fazer as coisas bem feitas. Se esforçam por ser cumpridores das suas obrigações, que não fogem às suas responsabilidades e culpas. A palavra de Deus está em cada uma dessas acções, fala sem falar, dá-se a ouvir sem gritar. A igreja e os profetas não só os sacerdotes, mas também nós no nosso dia a dia, que mostramos o que é o reino de Deus. Se isso for assim não falta quem fale a palavra de Deus e com um bocado de sorte e de ajuda de Deus, não falta quem a escute.

Dou o caso que se alguém me pedir para lhe comprar uma biblia(o que aconteceu recentemente e eu por descuido e falta de tempo ainda não a comprei) eu dou-lha, mas senão me pedir eu não vou estar a impingir. É esse limite que deve ser bem traçado e ao qual devemos ser fieis. Deus é uma opção para a vida das pessoas. Só a aceita quem estiver preparado. Creio que todas as pessoas terão a sua chance de mudar de vida a sua chance de se chegar a Deus.

Desculpem o texto pouco ligado. mas depois de um dia de trabalho... e de problemas para resolver, fico uma bocado desconexo.:P



Editado 2 vezes. Última edição em 28/09/2009 20:23 por vitor*.

Re: Resposta a Lena
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 29 de September de 2009 02:36

Bem , esta escrito que este ceu e a terra passarao mas as palavras de jesus se manterao, propaganda e um termo que nao exprime aquilo qe eu pretendia dizer, semear para colher sim, que podemos viver em deus como membros da socedade tambem, sempre foi assim, o crstianismo nao e uma religiao rebelde a sociedade e ao estado, e os principios e o camnho de Deus sao ainda mais ambiciosos que a vda na terra e os direitos humanos em si, mas sto e outro tema, apenas acho qe a igreja deve de procurar saber o que poderá mudar para de ir encontro ao que desejam as populaçoes . O cristianismo e o misterio de Deus sao a forma perfeita de uma sociedade. Agora a minha preocupaçao nao e com a igreja em si, e com o alheamento que as populaçoes estao a ter relativamente a igreja e aos sinas dos tempos na sociedade ocidental e eu como observador, considero que nao se deve de conformar e deve de reflectir e tentar encoontrar as melhores vias e isso passa por tentar saber como modfcar comportamentos da sociedade, dos individs nos seus dversos estados de vida e nas suas diferenciadas tarefas ,mas acima de tuda porque e o meio de transmissao da palavra vida e caminho para a vida , a abundancia, a paz , a graça, e o mas importante a salvaçao das almas.
E apenas uma sugestao, nao tem nada a ver com sugestaom tem a ver com a missao da igreja. Eu embora tenha uma missao, ainda nao chegu a minha hora nem tenho autoridade para poder alterar alguma coisa, Apenas estou a tentar contribuir para que as pessoas possam encontrar na greja uma frma de viver com deus e com os outros sobre a orientaçao dos sacerdotes e leigos, que seja alegre viva e que va de encontro as populaçes .
Talvez esteja errado. Mas e trste ver as igrejas vazias quando afinal a verdade e o espirito santo residem la. E quando jesus se entregou volntariamente para a morte nao foi para salvar os homens ? Entao a igreja deve de fazer o mesmo, recorrendo aos meios qe achar mais adequads.

Rui Costa

Nao basta lançar sementes
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 29 de September de 2009 12:43

E preciso criar condçoes para que elas cresçam em todo o lugar

Rui Costa

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.