Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
primeira comunhão em adultos
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 12 de July de 2009 16:40

salve todos!

gostaria de perguntar se alguém aqui já fez (ou tem informações sobre) a primeira eucaristia já em adultos. tenho 24 anos e gostava muito de fazer, mas ao mesmo tempo assaltam-me inúmeras dúvidas e receios, além de ter a oposição forte da minha família...

se alguém quiser partilhar, obrigada!

abraços

Re: primeira comunhão em adultos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de July de 2009 17:02

Olá, sol:

Em princípio, não há nenhuma dificuldade. Se isso te for mais fácil, podes falar com o pároco do lugar onde vives. Mas também podes tratar do assunto noutra igreja que não seja paroquial. Por exemplo, em algumas igrejas/capelas de Congregações ou Ordens religiosas há «programas» para estes casos. Outro exemplo: é relativamente frequente haver estudantes universitários que fazem a primeira comunhão e há vários modos de celebrar a sua primeira comunhão no contexto da Pastoral Universitária.

O importante é ter algum programa de preparação e catequese, que deve vir ao encontro das necessidades da pessoa, em termos de quantidade e intensidade. Às vezes há sessões de catequese personalizadas; outras vezes, as pessoas inserem-se nalgum grupo de formação, que pode ser, por exemplo, algum curso de preparação para o Crisma.

Se não souberes de outra instância, procura o teu pároco e vê se ele tem alguma solução «prática».

Quanto à oposição da tua família, com 24 anos já sabes o que queres da vida e essa oposição pode ser um bom desafio para ti e acabará por cessar.

Quanto a dúvidas e receios, se quiseres ser mais concreta, talvez podamos ajudar um pouco...

Alef

Re: primeira comunhão em adultos
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 12 de July de 2009 23:51

Olá Sol

A minha mulher fez a primeira comunhão com 20 anos. Passados uns anos converteu-me a Cristo e eis-me aqui, apesar da minha ignorância, passados mais uns anos valentes, a tentar anunciar Jesus e o caminho que a Igreja nos propõe para chegar até Ele.

Não há que hesitar! Muita oração e confiança n'Ele ajudar-te-ão a dissipares as dúvidas. Um bom pároco poderá ajudar também.

Cumprimentos

Alpha

Re: primeira comunhão em adultos
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 13 de July de 2009 00:02

Obrigada pelas vossas respostas!

Mas é verdade que a oposição "cerrada" de quem mais amamos nos dói e muito. Felizmente tenho o apoio incondicional do meu namorado, que apesar de se ter afastado da fé, sempre me disse para seguir o que sinto... e agora ele próprio acabou por se reaproximar da igreja tambem :)

O mais complicado é a divergência de opiniões. por exemplo, eu não consigo achar nenhum "pecado" ou o que quer que seja na homossexualidade, nem posso aceitar a posição oficial da igreja em relação aos contraceptivos... e quanto ao aborto, até me dói ver tanta hipocrisia... por isso, fico tantas vezes com dúvidas. É normal?

Na verdade, o que me enche a alma é "sentir" Jesus comigo, sentir Deus presente e manifestando-se na minha vida, não pelas coisas boas, mas por me ter dado tantos desafios... Na Páscoa, convidei o compasso a entrar em minha casa, e realmente Jesus entrou em minha casa, não por ser uma cruz em metal, ou umas gotas de água, mas porque quem entrou trouxe uma alegria imensa, senti-me unida a essas pessoas...

Desculpem o "desabafo", mas realmente é o único espaço que encontrei onde sinto que posso falar livremente sobre o meu caminho para a fé.

Saudações a todos!

Re: primeira comunhão em adultos
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 13 de July de 2009 00:14

Olá Sol,

Antes das cruzes, das gotas e de tudo o resto Jesus é o Deus Vivo, que actua no dia-a-dia, através das pessoas que te rodeiam. Ainda antes disso, Jesus é o deus vivo que procura actuar em ti, através da Graça, esperando apenas que tu lhe abras a porta do teu coração.

Ter fé, acreditar em Deus, é acreditar nesta realidade de um Deus vivo e actuante, a construir o Seu Reino e a contar contigo para entrares nele.

Tudo o resto são sinais que nos ajudam diariamente a viver a realidade que é Cristo, a recordar-nos como Ele viveu, morreu e ressuscitou para nos salvar.

As dúvidas que tu tens são comuns a muitos dos católicos, não te devem apoquentar tanto quanto isso. Mais do que pensar no que te afasta, nesses campos, deves procurar perceber porque é que a Igreja nos propõe tais caminhos e nos aconselha a afastar-nos de outros.

Uma nota fundamental: se em Cristo encontras-te a alegria, então força, faz a comunhão e procura conhecer melhor o Deus que te chama! O resto tornar-se-á mais claro com o tempo!

Cumprimentos

Alpha

Re: primeira comunhão em adultos
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 13 de July de 2009 13:13

Olá, Alpha!

Sim, tens razão, devo compreender os motivos que levam a igreja (instituição) a pensar de determinada forma, e a verdade é que já compreendo, a parte dura é que não os aceito ;)

Contudo, o amor por Cristo é mais forte. Tive o privilégio de poder procurar o meu caminho espiritual, e apenas o catolicismo respondeu às minhas dúvidas.

Não consegui escolher um Deus "ausente" ou "energético" como nas filosofias orientais, porque sei que Ele age, não é uma entidade estática ou não intelectual. As religiões politeístas estavam fora de questão, quer hinduísmo, quer novos paganismos, porque nunca encaixaram no meu sistema de valores e no meu sentir.
Vi-me a braços com 3 caminhos. O islamismo não me pareceu uma hipótese válida...a visão do Deus solitário e ao mesmo tempo autoritário não corresponde ao que eu sinto sobre Ele.
O judaísmo era a opção mais próxima, porque identifico-me muito com o Antigo Testamento, mas cedo percebi que me identifico mais com a espera do Filho do que com o Deus que apenas favorece. Por outro lado, acho inaceitável a religião "hereditária", ou haver mais ou menos eleitos, enfim, não era por ali.

Fui ter ao cristianismo, com tantas vias possíveis que me vi baralhada. Apenas em Cristo me senti bem. Deus é tão presente, tão real, tão capaz de sentir... Capaz de Se dar, de ser amor, de sofrer por e connosco... Mas os protestantismos nunca me agradaram de todo. A Bíblia não é palavra de Deus, é palavra por Ele inspirada, não pode ser lida como um relato jornalístico. Não poderia nunca também negar o valor dos homens e mulheres que O sentiram, que pensaram sobre Ele, que ponderaram sobre as escrituras... os santos, os filósofos, os sábios, os milhares de monges que preservaram a custo a sabedoria para melhor O honrar... A possibilidade de releitura e reeinterpretação, o facto de todos os dogmas poderem ser alvo de debate racional, ao mesmo tempo que com um profundo sentir de Deus... tudo isto me fez reencontrar um caminho esquecido.

Entrei numa igreja como já não fazia há anos. Lá dentro, senti a tal paz que procurava. Ele fez-se mais presente no meu coração, e percebi que não valia a pena procurar mais.

Mais uma vez, desculpem o excurso, é da alegria do reencontro :)

Re: primeira comunhão em adultos
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 13 de July de 2009 23:22

Segue a tua fé sol.

O cristianismo é verdadeiro pela sua mensagem, pelo que não tens que aceitar aquilo que discordas na igreja, para que possas ser cristã.

Quanto à oposição da tua família...penso que o Alef disse tudo ;)

cumps

Re: primeira comunhão em adultos
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 14 de July de 2009 13:44

Ola Sol

Pelo que fui lendo nos teus post's, fizeste um longo percursso de busca e de encontro, procuraste em muitas fontes e descansas-te no regaço de Deus.
Muitas vezes lutamos contra este encontro, procurando respostas onde não há soluções só vazio, isso faz aumentar a angustia e desmotiva acabando por nos colocar na imensidão do silêncio.
A Igreja Catolica é santa por ser Templo e morada do Espirito Santo presença e dádiva do Próprio Deus.
Pode por vezes ser mal interpretada ou mal vista, pois normalmente vai contra a corrente dominante.
Infelizmente quem mais mal fala, nunca se deu ao trabalho de ler os documentos da propria Igreja e por isso fala de titulos ou refrões mal amanhados.
Quando há conversão a Deus, essa conversão provoca e causa reacções, ainda bem, é sinal que nos transformamos, somos diferentes e por vezes essa transformação incomoda. Senti-la nos mais proximos doi, doi muito, no entanto ate para eles é benefica pois podem abrir os olhos a uma nova realidade.
Neste momento só te posso dizer, coragem, não esmoreças nesta busca e encontro...
Se tens duvidas, ainda bem isso vai-te obrigar a continuar a procurar, a ler e a rezar.
Existem vários movimentos e Congregações que "oferecem ajuda" a esta conversão e procura, podes encontra-los através do teu Paroco. Se não encontrares, avisa que se pode sempre arranjar forma de chegares até eles.
Animo e oração.

Sérgio lopes

Re: primeira comunhão em adultos
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 14 de July de 2009 15:45

Citação:
sol

Sim, tens razão, devo compreender os motivos que levam a igreja (instituição) a pensar de determinada forma, e a verdade é que já compreendo, a parte dura é que não os aceito ;)

Olá Sol!

Bem vinda! Não te preocupes muito com aquilo com que não concordas. Nem sempre os grandes santos estiveram em acordo em muita coisa e a Igreja cá continua. Se me permites a minha humilde opinião, procura viver agora a fase do romance com Deus de uma forma intensa. Apaixonada por Ele, conseguirás suportar mais facilmente as dificuldades que vão surgindo.
E há livrinhos que contam histórias semelhantes. Um dos que li e adorei, é uma história de um casal de Protestantes que se convertem à Igreja católica quando estão a fazer os doutoramentos em teologia. Eles vão contando, em partes separadas, a forma como cada um foi vivendo o abandono da igreja presbiteriana e a adesão à Igreja católica e todas as dificuldades por que passaram.

Scott e Kimberly Hann. Todos os caminhos vão dar a Roma. Editora Diel.

Citação:
Sol
Mais uma vez, desculpem o excurso, é da alegria do reencontro :)

Não peças desculpas. Para aqueles que, como eu, sempre andaram "certinhos" na Igreja desde pequeninos, é bom conhecer as histórias dos que se aproximam de Deus em idade adulta. Sempre temos muito a aprender convosco.

Re: primeira comunhão em adultos
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 14 de July de 2009 21:44

caros amigos,

oOrigada pelo bom acolhimento!

Deixo apenas uma palavra em particular ao Francisco: agradeço muito o trabalho deste espaço. Imagino as dores de cabeça que um sítio destes não dá, e é sem dúvida um dos lugares mais simpáticos da net em português para quaisquer assuntos católicos. Devo dizer que muito do meu caminho se deveu a este fórum, aos debates aqui feitos.

Quanto ao resto, vou caminhando, passinhos pequenos. Já falei com o pároco da minha paróquia, já consegui obter o meu registo de baptismo, e tenho os papeis para me inscrever num curso de iniciação católica para adultos. Não foi difícil, até achei engraçado porque vejo tanta gente a queixar-se da má vontade dos párocos (o que me enviou a certidão de baptismo nem me conhece e é de uma paróquia distante... e mesmo assim enviou tudo passados alguns dias sem pedir nada em troca).

Quanto ao enamoramento, bom, é como em qualquer relação ;) o mais difícil é construir, não é fazer o projecto...

Abraços a todos!

Re: primeira comunhão em adultos
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 22 de July de 2009 10:20

Uma boa novidade...

Estou a preparar-me para ir com o meu namorado a Santiago de Compostela. Vamos aproveitar para "sairmos" um pouco da rotina e de nós mesmos, vai ser um bom momento de introspecção e também para ganhar nova confiança e segurança.
Espero que ao voltar tenha motivação para "enfrentar" a família e, quem sabe, talvez o meu namorado também fique com vontade de fazer a confirmação :) sempre éramos 2 a participar na comunhão de adultos - e pelo que já vi, as sessões vão dar azo a imenso debate filosófico e teológico. Eu, pelo menos, já tenho uma batelada de questões a colocar :D

Re: primeira comunhão em adultos
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 14 de August de 2009 10:42

Viva!

Estou muito feliz e decidi partilhar!

Cheguei a Santiago no dia 11 (dia de Santa Clara :D ) com o meu namorado, e posso dizer que foi um dos momentos mais intensos que já vivi, se não o mais intenso.
Foi uma caminhada dura, mas ao entrar na cripta e ficar aqueles momentos de reflexão perante o apóstolo foi muito intenso e purificador.

Ficámos mais de 2 horas dentro da catedral sem que sentíssemos fome, cansaço, dores, sede...Mas foi durante a missa do peregrino que mais nos comovemos e sentimos uma presença enorme de Deus em nós. Tive a certeza do meu caminho e o melhor é que o meu namorado, que se tinha afastado muito, descobriu que ainda estava disponível para Jesus e que tinha voltado a casa.

Agora, vamos começar a catequese para adultos em Outubro. Eu, para a primeira comunhão e crisma, ele para o crisma. Vai ser um novo caminho a fazermos juntos!

Abraços!



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.