Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
«Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de July de 2009 00:20

Caros amigos:

Este fórum (uso aqui este termo em sentido global, que abarca todos os fóruns do paroquias.org) sempre se apresentou como «fórum católico», sem que isso significasse ter qualquer significado «oficial» ou de «voz oficial». Representa, sim, uma «pertença» da sua Equipa, uma orientação geral que preside às «Regras de Funcionamento», um tom geral que se quer manter. Isto não obsta a que haja espaço para vozes e sensibilidades não-católicas, como, de resto, tem vindo a acontecer desde o início. Já por cá passaram muitos cristãos não católicos, de várias tendências, e alguns não cristãos, sendo que a sua atitude em relação à Igreja Católica variava de caso para caso. Alguns tomavam uma atitude «apologética» muito anti-católica, mas, de um modo geral, tratavam-se de casos «isolados», pelo que o carácter católico da maior parte das mensagens não estava posto em causa.

Recentemente, porém, tem-se notado não apenas o aparecimento de um número considerável de não católicos, como e, sobretudo, de uma tónica geral anticatólica e muitas vezes mal-educada, baseada no preconceito já rebatido vezes sem conta (como o da idolatria da Igreja Católica). Não vou mencionar os utilizadores em causa, porque são bem conhecidos, mas gostaria de chamar a atenção aos detentores dessas «agendas anticatólicas» de que estão a vulnerar sistematicamente uma regra deste fórum respeitante ao respeito pela fé católica. Porque uma coisa é discordar; outra, entrar num discurso de tipo insultuoso e de mera repetição de «slogans». Isto tem motivado muitas queixas de utilizadores católicos e tem afastado outros. Ora, há muitos fóruns e blogues por essa Net fora onde podem insultar a Igreja Católica e os seus membros, mas este não é o espaço mais indicado para isso. Parece-me que, sabendo que este fórum se afirma com uma pertença diferente da vossa, no mínimo deve haver uma atitude mínima de respeito e isso tem faltado demasiadas vezes. Não se entra como convidado na casa de alguém para insultar o dono. Aqui há espaço para debater e discutir pontos de vista diferentes, mas não para cair no insulto fácil aos católicos e à sua fé. Este fórum, sendo católico, não está disponível para ser tomado de assalto por agendas anticatólicas.

Poderão alguns retorquir que também há aqui muitos católicos muito críticos em relação a pontos doutrinais, práticas, hierarquia, etc. Poderão até coincidir em alguns pontos nas críticas. Contudo, há um elemento fundamental diferenciador: uma coisa é a crítica «desde dentro», de quem sente as coisas como suas e por isso as suas críticas são de alguma forma «sofridas» e a crítica externa daquele que vem com intenções menos boas.

Creio que é tempo de corrigir isto. Não se trata simplesmente de banir os participantes não católicos, mas antes de pôr cobro às manifestações mais nefastas de algumas agendas anticatólicas de alguns participantes. Se essas agendas continuarem a manifestar-se de uma forma inapropriada, deverão ser tomadas medidas, não por tais pessoas não serem católicas, mas pelo desrespeito sistemático de uma ou mais regras deste mesmo espaço, especialmente a regra que diz o seguinte:

Citação:
Regras de Funcionamento
b. Os utilizadores devem respeitar todos os demais. Não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pelos utilizadores, suas crenças, comportamentos e atitudes. Não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pelo Cristianismo e, em particular, pela Igreja Católica.

Para que fique bem claro: esta mensagem não visa sem mais todos os não-católicos, mas as agendas anticatólicas de alguns participantes.

Peço-lhes encarecidamente que revejam as motivações próprias e o estilo de participação. Enquanto moderador, estou a ficar muito cansado de algumas mensagens que sistematicamente desrespeitam as regras de funcionamento pelas suas agendas anticatólicas. É tempo de mudar isto. E o melhor é que cada um tome a sua parte de responsabilidade, pois todos ganharemos com isto.

Alef

[Edit - Luís Gonzaga: Porque se trata de um aviso muito importante, edito a mensagem para a colocar visível em todos os fóruns.]



Editado 2 vezes. Última edição em 28/10/2009 10:00 por Luis Gonzaga.

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de July de 2009 02:53

Caros amigos.

Já se encerrou temporariamente um dos fóruns temáticos, temos vindo a alertar para o facto de se respeitarem as regras. Sempre evitámos a censura e sempre nos esforçámos por acolher todos os que querem participar. Porém, para tudo há um limite. Como diz o Alef, muito bem, este é um fórum de discussão num site católico!

O facto dos fóruns estarem separados por temas, as regras não mudam conforme a temática. Para ser mais claro, o fórum Bíblia também está num site católico.

Há inúmeros outros sites e fóruns de discussão não católicos onde poderão escrever o que bem vos apetece. Aqui, não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pelo Cristianismo e, em particular, pela Igreja Católica. Discordar e desrespeitar são coisas diferentes e temos isso presente.

Peço que releiam as mensagens antes de as colocar e, avaliem se é este o local mais indicado para a deixarem. Se precisarem de ajuda para criarem um blog ou encontrarem um local mais apropriado, terei todo o gosto em vos ajudar.

Muito obrigado,
Luís Gonzaga

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 09 de July de 2009 09:06

Todos temos direito a ser respeitados!

Agradeço que me alertem para o caso de eu violar esse respeito.

Muito obrigada,
Maria José

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 10 de July de 2009 21:09

Caros irmaos,

Estou plenamente de acordo com as vossas partilhas e sinto que este site e forum tem sido assolados por muitos participantes e discussoes, de caracter discutivel e questionavel quanto ao seu interesse.

Gosto bastante de vir aqui ao forum e participar, partilhar e apreender tambem, no entanto em muitos topicos se questiona e Ataca as verdades em que nos cristaos, catolicos acreditamos e muitas vezes chego a questionar-me se a maioria dos utilizadores aqui activos serao mesmo catolicos?! É que para todos os outros, de outras confissoes cristas, crencas ou fes, existem milhares de sites, mas em Portugal, para um catolico sao poucos os sitios de interesse na web! Dai que agradecia que nao estragassem um dos melhores e mais util que temos!

Saudacoes

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 11 de July de 2009 20:59

Ola a todos.

Como alguns devem ter reparado, sou um dos não-católicos.
Tenho perdido algum interesse em aparecer por aqui, muito devido ao tipo de discussões absurdas.

Muitas vezes os católicos aqui presentes atacam as opiniões dos não católicos que nada disseram contra a Instituição Católica em si. Existem portanto de parte a parte um certo fervor desmedido. Não me refiro a discórdias, mas sim a atacar mesmo, tanto de um lado como de outro. Claro que isto só gera mais discussão ainda.

Carece por vezes uma tentativa de ambas as partes de tentar compreender o que outro está a pensar, e as vezes quando se tenta explicar algo que é sempre descredibilizado sem uma análise livre de preconceito, é meio caminho andado para esgotar a paciência de alguns.

Com isso cria-se a ideia em alguns de que tudo o que sai "dos dedos" daquele utilizador deve ser contradito, onde tudo o que diz é esquadrinhado em busca das mais "esquisitas" gafes e contradições. E claro, la de vai a paciência...lol

Tenho noção de que a igreja católica encerra em si muita verdade, mas esta existe também fora dela. Não podemos olhar somente o nosso umbigo.

Visito mais fóruns, dos mais diversos assuntos (não só de temática religiosa), e acontece o mesmo, pelas mesmas razões.

Posto isto termino dizendo que acho mal que se critique alguém pela sua fé, mas também não vejo com bons olhos que alguns se refugiem no facto deste fórum ser um fórum católico, para que se achem na liberdade de criticar de modo implacável as ideias "não católicas", muitas vezes falando do que não conhece.

Não quero puxar a brasa para a minha sardinha, apenas quis mostrar mais um pouco do lado "não católico"

Cumps a todos.

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 11 de July de 2009 22:40

Caro Desconhecido:

Determinar imprecisões, contradições ou coisas menos claras no discurso do interlocutor faz parte de qualquer discussão e isso não se confunde necessariamente com «agendas». É verdade que somos «parciais» na «escolha» das mensagens que escrutinamos mais criticamente, mas isso é normal e não é em si mesmo uma «agenda». Há pessoas que se nos tornam mais «simpáticas» e a quem mais facilmente «perdoamos» deslizes... Mas isso acontece independentemente das pertenças, ou melhor, é-lhes transversal.

Parece-me que referes também o problema dos ataques pessoais. Este é um problema real que todos, católicos ou não, temos que tentar resolver, porque tem-se acentuado, com culpas de todos, mas esse problema não é o mesmo das «agendas» ou das suas manifestações.

O problema das agendas, mais do que elas mesmas, está em algumas das suas manifestações, como o uso de «slogans» que demonstram falta de respeito generalizada ou manifestamente pretendem apenas ofender ou machucar, não a pessoa A ou B, mas a Igreja, os seus membros, a sua fé. Exemplos disso é dizer que a Igreja Católica é a Grande Rameira, que é a Besta do Apocalipse, que foi fundada por Constantino, que é idólatra, etc. Afirmações como estas são «bebidas» por algumas pessoas não-católicas de forma acrítica e usadas com demasiada «liberalidade», como se de fórmulas reveladas/dogmáticas se tratassem, «esquecendo-se» que são ofensivas e impossibilitadoras de uma sã convivência. Há muitos lugares onde essas afirmações de «cartilha» e apologética anticatólica são e podem ser proferidas, mas aqui reserva-se o direito de algum respeito pela identidade do fórum e dos princípios gerais que a ele presidem, ou, de outra forma e melhor, de um respeito mínimo pelos católicos e pela sua fé. Uma coisa é discordar disto ou daquilo, outra é rotular de uma forma que o interlocutor considera infame e insultuosa. Obviamente, nem tudo o que se diz contra a Igreja Católica ou contra a sua fé é insultuoso, mas a forma insultuosa aconteceu demasiadas vezes recentemente. O desafio que se faz é o de sermos capazes de dizermos o que pensamos sem ofensas desnecessárias.

Como se determina a ofensa? Não compete àquele que ofende decidir se o juízo A é ofensivo ou não, mas àquele que o recebe. Note-se o que diz Mateus 5:23-24:

Citação:
Mateus 5:23-24
«Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta».

O critério é o outro, não as minhas «justificações». O texto não diz: «Se tiveres alguma coisa contra o teu irmão», mas «[se] o teu irmão tem alguma coisa contra ti».



Voltando à questão dos ataques pessoais, embora este problema não se identifique com o das «agendas» a que me referi neste tópico, gostava muito de que todos nos esforçássemos no sentido de banir essa prática (dos ataques pessoais). Da mesma forma que a Cassima iniciou um tópico sobre «Bem escrever - alguns truques», temos que escrever e sobretudo assimilar um tópico sobre debater com respeito e cordialidade. Tenho pensado em escrever algo sobre o assunto, mas é preciso que as ideias amadureçam um pouco mais... Há alguns «truques» para isto, todos eles dependentes do bom senso. O mais importante é, a meu ver, a distinção entre a mensagem escrita e o autor da mesma. É diferente dizer que uma mensagem se contradiz e dizer que o autor é estúpido, que não sabe escrever, que não sabe lógica ou que precisa de psiquiatra... Outro truque importante, nem sempre fácil, é evitar o uso de formas verbais na segunda pessoa do singular («tu» ou o seu equivalente «você»), especialmente o verbo «ser». O debate deve sempre ficar no âmbito estrito das ideias, do que se escreveu, não deslizando nunca para o autor da mensagem escrita.

Com a devida vénia aos autores, transcrevo três extractos recentíssimos (desta tarde), que ilustram o tipo de discurso perigoso, porque tende a centrar-se no interlocutor e não na mensagem. O primeiro extracto é do firefox; o segundo é do Desconhecido; o terceiro, da Anori (os destaques são meus):

Citação:
firefox
Fale por vc, a mim nunca ensinaram isso. É vc que defende harmonia entre o bem e o mal, que tudo é relativo e por isso tanto faz. Eu não. A mim ensinaram a defender só o bem, então não procuro harmonia com o mal, mas vencê-lo. [...] Deus tenha piedade de ti.

Citação:
Desconhecido
Diz-me então como sabes, que ferramentas possuis para "rotular" o que é bom e o que é mau. Existe um critério infalível? NÃO!
E deixa la de tentar refutar isso, porque sabes que assim é. Já cansa...não batas mais no ceguinho.

Citação:
Anori
Verdadeiro e falso...e sabes o que é realmente verdadeiro? Não! Por isso não sabes consequentemente o que é falso, por isso corres o risco de chamar falsidade à verdade, e verdade à falsidade.

O problema deste tipo de discurso é que estende facilmente o tapete ao insulto. Ou seja, daqui ao insulto vai um pequeno passo. A meu ver, é preciso evitar este tipo de abordagem. Cada um tem que se «imunizar». Uma das formas é não publicar imediatamente uma mensagem mais «quente» e perguntar-se se a mensagem acabada de escrever não vai provocar a ira do interlocutor. Caso haja fortes sinais de que isso aconteça, o melhor é não publicar a mensagem ou limá-la, porque podemos estar a perder o tempo e a cultivar inimizades desnecessárias.

Evidentemente, nisto todos temos que aprender. Todos temos de tentar nivelar por cima, não por baixo.

Alef

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 12 de July de 2009 03:36

De acordo Alef.
Não posso deixar de assumir a minha quota parte nesse assunto.

Cumps

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: nick (IP registado)
Data: 14 de July de 2009 09:14

Citação:
Alef

Poderão alguns retorquir que também há aqui muitos católicos muito críticos em relação a pontos doutrinais, práticas, hierarquia, etc. Poderão até coincidir em alguns pontos nas críticas. Contudo, há um elemento fundamental diferenciador: uma coisa é a crítica «desde dentro», de quem sente as coisas como suas e por isso as suas críticas são de alguma forma «sofridas» e a crítica externa daquele que vem com intenções menos boas.


Não posso de forma alguma concordar com este ponto. Uma ideia é uma ideia, se as palavras forem as mesmas a avaliação desta depende de quem as escreve? Há opiniões de pessoas de 1ª e opiniões de pessoas de 2ª?
Alguns do que se dizem de dentro são mais críticos e mais mal-educados do que outros que se dizem de fora.
Há frutos silvestres melhores que algum do joio que foi plantado dentro da igreja.

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de July de 2009 00:06

Acho que não percebeste bem o que foi dito. Se não estás por dentro, se não entendes, então o teu julgamento não pode estar correcto.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: nick (IP registado)
Data: 16 de July de 2009 14:40

Essa agora, presumir que se é dono da verdade absoluta é um mau principio.

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 18 de July de 2009 15:36

Hallo!
O tema do tópico não é minimamente sedutor (mas importante), por isso aqui cheguei apenas agora, não tinha até ao momento dedicado nem um milésimo de segundo a tentar imaginar o que aqui se dizia...agora já sei.

Podia dizer que as regras servem exactamente para ser infringidas, as leis para ser contornadas, e que isso acontece quando o perigo ou uma necessidade extrema se apresenta, posso dizer e assumir regras infringidas, mas também posso apontar regras contornadas...

Prefiro debruçar-me sobre o que me diz respeito, sem que vá ignorar alguns aspectos gerais que entendo como importantes, sem com isso assumir posições como as classificam de anti qualquer coisa...sempre achei detestável expressões como ex-namorado, ex-mulher, ex-isto, anti-isto, anti-aquilo...conotação claramente negativa. Importante seria agarrar nas semelhanças para unir, e não nas diferenças para fazer guerrinhas!

Concordo na forma que o Alef apresenta como alternativa para nos dirigirmos uns aos outros, já o fiz algumas vezes, os barretes servem e isso é lá com cada um, mas é bastante complicado quando as perguntas se dirigem especificamente a determinadas pessoas, quando é a sua opinião que exige ser esclarecida. Para além da necessidade de chamar a atenção (ou insultar, que é o que alguns estão a pensar neste exacto momento, que o que faço é insultar e não chamar a atenção), apenas a alguns.

Citação:
Alef
O problema deste tipo de discurso é que estende facilmente o tapete ao insulto. Ou seja, daqui ao insulto vai um pequeno passo. A meu ver, é preciso evitar este tipo de abordagem. Cada um tem que se «imunizar». Uma das formas é não publicar imediatamente uma mensagem mais «quente» e perguntar-se se a mensagem acabada de escrever não vai provocar a ira do interlocutor. Caso haja fortes sinais de que isso aconteça, o melhor é não publicar a mensagem ou limá-la, porque podemos estar a perder o tempo e a cultivar inimizades desnecessárias

Claramente de acordo...a imunização quer treino e persistência...o caminho, podia ter optado por outro, mas por uma questão de sobrevivência não o fiz...levantam a espada...ou se dá o pescoço, ou se levanta a espada, não é, não é de nenhum modo o caminho a escolher, mas o mais adequado a esta situação. Mensagens a quente, são mais propicias no inicio...as dificuldades que se encontram em que entendam (diferente de aceitar)...desgasta, torna-se claramente uma perda de tempo...e uma perda de tempo, é isso mesmo...uma perda de tempo! Passei-me algumas vezes, umas controlei outras foi demasiado difícil...já está, já está...não vou ser hipócrita e dizer que lamento todos esses erros, alguns… "Souberam-me tão bem!!". Alguém me disse que quem diz o que quer ouve o que não quer...

Não vou deixar passar a oportunidade de referir o que para mim foi um tema e um tópico negativamente surpreendente, no que diz respeito a regras e conduta, é ele, "Desmascarando o Demis"... a intenção primeira não seria aquela que rapidamente o tópico assumiu, deparar com tópicos como este, o caminho que este levou, é exactamente contrário ao que se pretende para um debate saudável…neste caso um tópico perigoso! Não concordando com as suas opiniões, mas ainda assim consciente de que nem todos cresceram e desenvolveram nos mesmos ambientes e condições, foram poucos aqueles que pensaram ajudar, foram mais os que amarrotaram, e fizeram-no de forma bastante provocadora…estranhei essa posição, espelha alguns problemas de círculo fechado, espécie de herdeiros no castelo que atira os restos para fora de portões. Tópico mais pessoal, mais ofensivo e directo será difícil, estranho será também ter conseguido atingir cerca de 40mensagens sem que houvesse intervenção de moderadores tão prontos a ajudar para que se ande na linha.

Se a minha opinião incomodar alguém agradeço que o faça directamente a mim, não quero pensar que haja um grupo de meninos que vai a correr para debaixo da saia da mãe, o que parece algumas vezes acontecer…

Não imagino este fórum sem as diferenças, onde as palavras cândidas imperariam… são as diferenças que nos ajudam a crescer, a definir…sim, mas sem insultos claro. Não conheci outro registo senão o irónico ou do insulto, tentei com alguns, depressa assumiram o mesmo caminho, o que se faz é seguir… mas ouvi dizer que, quem diz o que quer ouve o que não quer!

Há muito separatismo…catalogação, este é isto, aquele é aquilo…isso serviria e seriam notas importantes se servissem para enriquecer o diálogo, mas não, servem para separar, e assim surgem tópicos de argumentos contra isto e contra aquilo…e um tópico que force o encontro das semelhanças…que nos aproxime!

Citação:
Alef
Recentemente, porém, tem-se notado não apenas o aparecimento de um número considerável de não católicos, como e, sobretudo, de uma tónica geral anticatólica e muitas vezes mal-educada, baseada no preconceito já rebatido vezes sem conta (como o da idolatria da Igreja Católica).


Esta apreciação pode resultar em diferentes leituras, aspectos importantes, e indicadores de algo:
-Aparecimento de um número considerável de não católicos;
- Preconceito, má – educação;

Não vou repetir-me mas faria sentido chamar a atenção para a tendência da catalogação como forma de separação.

obrigada



Editado 2 vezes. Última edição em 18/07/2009 15:42 por Anori.

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de July de 2009 19:54

Citação:
Anori
Tópico mais pessoal, mais ofensivo e directo será difícil, estranho será também ter conseguido atingir cerca de 40 mensagens sem que houvesse intervenção de moderadores tão prontos a ajudar para que se ande na linha.

Olá Anori, concordo contigo que tal tópico, embora com boa intenção de quem o iniciou, é muito perigoso e rapidamente a conversa resvalou para o lado pessoal. Como sempre dissemos, aqui pretendemos discutir ideias e não pessoas. Foi surpreendente como se chegou a essas 40 mensagens em menos de 24 horas após ter sido iniciado (a primeira mensagem foi colocada a 13 de Junho de 2009 20:46 e a última 14 de Junho de 2009 20:15). Infelizmente, os moderadores não conseguem estar sempre presentes, a ler todas as mensagens assim que são publicadas. Este foi um desses casos.
O tópico foi posteriormente encerrado (não foi possível escrever mais mensagens) e, mais tarde, escondido.

Obrigado,
Luís Gonzaga

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de July de 2009 01:19

Citação:
nick
Essa agora, presumir que se é dono da verdade absoluta é um mau principio.
E quem é que disse que é dono da verdade? Eu se não entendo de matemática não vou ensinar sobre ela. ou então corro o risco de ensinar tudo mal. Ninguém afirmou ser dono da verdade mas sim estar dentro dos assuntos e vive-los para melhor os poder entender e explicar.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: nick (IP registado)
Data: 19 de July de 2009 09:54

Mas há muitos que julgam saber sem realmente conhecerem. Foi-lhes ensinado que a doutrina católica era de determinada forma que realmente não é. Isso acontece com muitas pessoas, católicas e não católicas.
Se limitassemos a participação apenas aos que têm um profundo de determinado assunto de todo o forum sobrariam para aí 1% das mensagens.

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de July de 2009 10:24

Sei que já ofendi, não sou santa, mas se alguém aqui me acompanha deve saber que ataques gratuitos não são característica minha.

Um dos problemas é muita gente aparecer aqui agarrada a estereótipos e não admitem que essas ideias pré-feitas estão muito longe de serem universais.
Parecem crianças a fazerem puzzles pela primeira vez, tudo tem de encaixar como elas querem e quando contrariadas fazem birra.
Desculpem, mas para gente assim não tenho paciência, nem me parece que seja bom tê-lo pois é alimentar um erro feio.

Isto é confundir pessoas e ideias? Não. Estas ideias vêm de pessoas, pessoas essas que entram de mal com o mundo e assim querem continuar e nós ainda teríamos de ficar numa de bonzinhos tolerantes (do tipo panhonha).
As ideias podem ser combatidas, refutadas, contrariadas, as atitudes (pois é disso que se trata) podem e devem ser criticadas quando não nos agrada. Se do outro lado não há capacidade de encaixe... We have feather.

Vou continuar a fazer um esforço para retardar as respostas mais agrestes. Garantias não dou, seria hipocrisia da minha parte pois sei que mais tarde ou mais cedo vou prevaricar.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 19/07/2009 10:26 por Lena.

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 19 de July de 2009 14:05

Ooooohhhhh eu acredito tanto na sensibilidade da mulher, qual foi a justificação então para essa mulher colocar aqui um perfil pessoal do Demis com a foto sem autorização do próprio? Que raio de argumento, tentar combater as ideias dele fazendo ataque pessoal e tentando ridiculariza-lo ainda mais, ele que nem a atacou pessoalmente nem lhe fez mal algum, só vai dizendo uns disparates pra chamar a atenção porque precisa de palco. Eu acredito mesmo que ficaste fora do sério por isso, que te saltou a tampa, ai ai.

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 19 de July de 2009 15:07

Caro Jorge:

Além das agendas mais ou menos particulares, há também os «penalties atrasados». Creio que é preciso e valerá a pena todo o esforço no sentido de os ultrapassar. Saber «perder» para ganhar é um pequenino-grande truque para crescer em sabedoria e, já agora, em santidade.

Alef

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 19 de July de 2009 15:48

Caro Alef, tenho tanto o direito de dar a minha opinião sobre certas intervenções como qualquer outro, mesmo que seja as intervenções da sua amiguinha. De resto, não sei que delirios são esses de penalties atrasados ou adiantados, de perder ou ganhar, se você nem sabe, tá tudo em dia e mais que resolvido meu caro, nada a ver, agora lá porque não me dou com certa gente, não me impede de dar opinião e criticar sobre certas atitudes e sobre certas intervenções aqui no ambito do forum, ou só uns é que têm direito de julgar e criticar as atitudes dos outros? Isso é que era bom, não ofendi ninguém. Também sei que só apagaram essa intervenção dela ao fim de muitas horas e porque foi a pedido de muitas familias, houve várias queixas lembro-me de ter lido... curioso sr Alef...

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 19 de July de 2009 15:52

Caro Jorge:

Escrevi de modo sucinto e sem apontar o dedo a ninguém, já que não me cabe aqui ser juiz de pessoas concretas, sobretudo quando se trata de questões alheias ao funcionamento do fórum. O que escrevi é válido para todos nós os que participamos aqui. Os «penalties atrasados» podem condicionar-nos demasiado na forma como nos relacionamos. A todos. É bom lutar contra isso. É só.

Alef

Re: «Pertenças» não católicas e as agendas anticatólicas
Escrito por: Julio Cesar Simoes (IP registado)
Data: 01 de August de 2009 02:11

Olá a todos! Sou brasileiro espero que minhas frases não causem algum tipo de confusão em virtude do tipo de portugues aqui escrito, espero que com o tempo eu consiga escrever como aí se escreve. Se de alguma maneira eu acabar por ofender algum participante do fórum, por favor é só me dizer ou pedir para um mediador que o faça, a idéia de participar do fórum é tornar a vida dos participantes melhor, não pior, se eu não conseguir isso devo me retirar...
Devo esclarecer outra coisa que, espero, não ofenda ninguém. Para mim todos (sem nenhuma excessão) somos "Filhos de Deus", dessa forma, por várias vezes em que existir a necessidade de se falar em "Deus" irei tratá-lo de "Papai do Céu" que acredito ser uma das formas mais carinhosa e respeitadora que encontrei para falar com ou sobre "Deus".

Agora, vamos ao assunto. Realmente vocês estão certos, esse tipo de "agressão" pode ser visto em todos os fóruns, de qualquer tipo, sejam eles católicos, protestantes, judeus, ateus, políticos, cientificos, etc... Dessa forma, não acredito que seja possível acabar com isto. Acredito que se deveria pensar mais em duas coisas:

1- Que motivo leva as tais pessoas fazerem isso, não me refiro a agressão mas ao fato de procurarem o site, fazerem a inscrição, entrarem nos fórum, lerem as discussões e... agredirem...? Não estariam, essas pessoas, de alguma maneira sofrendo? Sofrendo de solidão, desespero, falta de fé ou tantas outras coisas. Não seria nossa obrigação tentar ajudá-los em vez de expulsá-los?

2- A Tôrre de Babel. "Eis que são um só povo, disse Ele, e falam uma só língua: se começam assim, nada futuramente os impedirá de executarem todos os seus empreendimentos." GEN 11,6. Como falar de Deus para um ateu? como falar da Igreja a um protestante? Que Jesus é o Filho de Deus para o judeu? Falar esse tipo de assunto é como falar uma língua a qual a pessoa não consegue entender.

Penso que ainda se dá mais valor as diferenças que as igualdades. Penso que a idéia deveria ser: - Ele é meu irmão mesmo que seja mais alto; é meu irmão mesmo que seja de outra côr; é meu irmão mesmo que discorde das minhas idéias; é meu irmão mesmo não tendo a mesma fé...
Existe a possibilidade de se fazer no Fórum um espaço apenas para que eles pudessem gritar, esbravejar, ofender? Se no meio de alguma discussão alguém se torna-se "agressivo", o interlocutor responderia: - Vamos terminar essa discussão em "tal" espaço pois aqui não é lugar para isso. É possível algo assim?

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.