Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: YOGA
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 13:17

Olá Anori,



Citação:
Anori
Será que não entendes a relatividade da maior parte dos conceitos?

Erro 1: Quanto à relatividade do conceito

Os conceitos não são relativos, senão não eram conceitos.

Erro 2: Deus enquanto conceito relativo.

Deus não é um conceito, mas uma realidade viva e actuante. Muito menos é relativo, pois é o Absoluto.

Citação:
Anori
não esqueças que eu creio em inúmeros caminhos para esse sitio certo.

Só à um caminho, Jesus Cristo. A Igreja ajuda-te a ir por esse caminho.

Citação:
Anori
Citação:
Alpinha
Já te disse, lê a «Fé e a Razão», far-te-à bem.

Talvez fosse boa ideia, deixar espaço também para pensar...


Não te assustes, as reflexões do Papa vão conduzir-te a enormes espaços de pensamento, maiores do que podes supor.

Cumprimentos

Alpha

Re: YOGA
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 14:00

Firefox,

Citação:
firefox
Ninguém precisa fazer nada para imbecilizar certas coisas que vc escreve, vc já tem tido sucesso sozinha, e abaixo segue mais um exemplo.

Sou auto-suficiente :D...não fiques triste também o és em muitos aspectos!!
Um deles em que és mestre cinturão negro é em mentir, és mentiroso sem limites. Já disse que não tenho qualquer afinidade com espiritismo, e continuas incessantemente a dizer o mesmo a esse respeito! Outra é a falta de chá, só depois de muitos litros e qualidade de chá estarás habilitado a designar as crenças dos outros!

Citação:
firefox
Parece que o tal padre, ao ser interrogado numa entrevista, não descartou a possibilidade da existência de vida inteligente em outros planetas, e depois acrescentou que CASO EXISTAM outros seres inteligentes ENTÃO eles tb teriam sido criados por Deus.

E???? Eu falei da cosmogonia desses seres, disse por acaso que não foi Deus que os criou?? Estás a alucinar, são aquelas fraquezas que sabemos, com fundamento na natureza!!!
Não pretendia convencer-te da existência de ET`S, apenas mostrar que essa hipótese é colocada pela própria Igreja! Nunca vi nem ovni nem tripulantes...apenas não acho nada demais na existência de outras formas de vida!!!

Citação:
firefox
Desde o início se apresentou numa atitude superior de alguém "mais iluminado" que veio para ensinar a todos, criticando a igreja sem fundamentação para tal e pregando suas teorias psicodélicas de comunhão com latinhas vivas etc. Está então escusada de repetir o Calimero. Oxalá não seja apenas outra ocidental curiosa das coisas exóticas que leu uns 2 ou 3 livros do Dalai Lama e agora já se acha uma budista em pleno Nirvana.

Claro, mas isso não se vê logo...a minha iluminação ofusca-te claramente!! As minhas criticas à Igreja, lamento que não leias, que não procures ler os fundamentos, mas isso é um passo que só tu poderás dar...não são resultados de sonhos psicadélicos, ou momentos depois de ingestão de cogumelos, estão aí para quem quiser ler sobre elas...não posso fazer nada quanto a isso!!! Não te canses com a latinha, não fui eu que lembrei de tal ideia luminosa, e quem a teve não falou sério em relação a isso.
:) Achar-me budista em pleno nirvana hahahahha...há um ritual especifico para poder dizer que sou budista, o "Refúgio"... sou simpatizante, posso sentir-me budista, mas para o ser deverei tomar Refúgio...ainda não o fiz. A sedução pelo Oriente acontece facilmente quando se mergulha nele...vai além de livros...é uma prática que se sente.

Citação:
firefox
Não vejo nenhum budista ofendido aqui, eles têm uma cultura milenar e uma tradição religiosa rica, e não imagino que se apresentariam como cristãos nem vejo pq teriam interessem em atacar a igreja. Assim, deixe os budistas ou hindus sossegados.

E os cristão deveriam ter interesse em atacar o budismo ou hinduismo?
Decides agora aceitar que o budismo tem uma tradição religiosa milenar e rica???

Citação:
firefox
O diálogo é algo muito positivo e preferencialmente devemos buscar sempre o diálogo como via para construir a paz e a comunhão entre as pessoas. Mas parece que em algumas situações concretas em que a igreja é molestada por importunos falsos profetas disfarçados como cristãos ainda resta utilidade para a apologética. Mesmo que o recurso à apologética não seja o ideal, diante da agressão injusta pode acontecer de ser um remédio necessário. Sempre na esperança de que seja um recurso temporário, não pq chegará o dia que todos se converterão para a nossa religião, mas pq chegará o dia em que aprenderemos todos a respeitar nossas diferenças e trabalhamos juntos para construir um mundo mais belo e mais justo para todos. A visita é convidada para a mesa, já aquele que entrou disfarçado para pichar e roubar não espere o mesmo tratamento.

Concordo! Mas no teu lugar também concordaria em aprofundar o que chamas de moléstia. Tornou-se um remédio que corresponde mais a uma questão de sobrevivência...mas remédio será apenas a ironia, porque os fundamentos continuam lá, podiam ser discutidos e avaliados, mas não são.

Re: YOGA
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 14:03

Citação:
vitor*
-----
Na verdade todas as coisas nos apontam para Deus, basta ver que nenhuma delas nos dá uma satisfação duradoura.

Olha Alpha, um post inteligente.

Tu afunilas tudo por um caminho, enquanto que censuras quem o procure e siga por outras maneiras, que de grosso modo acabam por nos levar até ele na mesma. Mas tu, pelo que dizes,dás a entender que a igreja católica é a única e verdadeira maneira de salvação, a unica que contem toda a verdade... ora bem, são crenças e isso respeito, mas claro que discordo como estás certamente farto de saber.

cumps

Re: YOGA
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 15:10

Alpinha :D

O termo dizia respeito ao sitio certo...

Queres melhor exemplo de um conceito relativo do que qualquer assunto relativamente a Deus?

Qualquer coisa será relativa em relação a Ele, ou então serias perfeito e conhecerias Deus na sua imensidão!



Editado 1 vezes. Última edição em 05/07/2009 15:29 por Anori.

Re: YOGA
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 15:29

Citação:
Só à um caminho, Jesus Cristo. A Igreja ajuda-te a ir por esse caminho.

Não só a igreja sabe ajudar nesse aspecto.

cumps

Re: YOGA
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 15:32

Alpinha, :D

Jesus é o caminho...não a Igreja como dizes! Jesus é Jesus!

Re: YOGA
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 15:40

Citação:
Só à um caminho, Jesus Cristo. A Igreja ajuda-te a ir por esse caminho.

Não só a igreja sabe ajudar nesse aspecto.

Citação:
Firefox,

firefox
Citação:
Ninguém precisa fazer nada para imbecilizar certas coisas que vc escreve, vc já tem tido sucesso sozinha, e abaixo segue mais um exemplo.


Sou auto-suficiente :D...não fiques triste também o és em muitos aspectos!!
Um deles em que és mestre cinturão negro é em mentir, és mentiroso sem limites. Já disse que não tenho qualquer afinidade com espiritismo, e continuas incessantemente a dizer o mesmo a esse respeito! Outra é a falta de chá, só depois de muitos litros e qualidade de chá estarás habilitado a designar as crenças dos outros!

Ui... foi pesado. Já percebeste porque deixei de entrar de frente contigo firefox? Heis um defeito que convinha corrigir, e começar a ver as coisas como realmente foram ditas.

cumps

Re: YOGA
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 16:25

Uma coisa é certa, sabemos que o fox é católico, não anda por aí feito enguia.
Já outros, são mas não são, mas ofendem-se quando se diz que são, e se não se diz já se comportam como sendo... uma trapalhada muito conveniente.
Indecisão, cobardia ou estratégia? (obs: esta foi uma questão retórica)

Meu bom Amigo

já te acusaram de satânico, mal educado e agora de mentiroso.
A lista está mais curta que o costume. Andas a perder qualidades. ;)

Quanto ao Yoga, é uma ginástica engraçada. Até se ganha flexibilidade e ajuda a reduzir o stress diário, aprende-se a controlar a respiração e tal. O resto das patacoadas podem perfeitamente ser dispensadas.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: YOGA
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 16:59

Citação:
Uma coisa é certa, sabemos que o fox é católico, não anda por aí feito enguia.
Já outros, são mas não são, mas ofendem-se quando se diz que são, e se não se diz já se comportam como sendo... uma trapalhada muito conveniente.
Indecisão, cobardia ou estratégia? (obs: esta foi uma questão retórica)

uma descrição perfeita de ti mesma

cumps

Re: YOGA
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 17:05

lol
eu sei bem o que sou e nunca o neguei. De enguia não tenho nada. As moreias são bem mais catitas.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: YOGA
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 17:12

Anori,

Lá estás tu a deturpar o que escrevo e a alinhares na desonestidade intelectual:

Citação:
Anori
Alpinha, :D
Jesus é o caminho...não a Igreja como dizes! Jesus é Jesus!

O que eu escrevi, e transcrevo na íntegra com erro ortográfico e tudo, foi:

«Só à um caminho, Jesus Cristo. A Igreja ajuda-te a ir por esse caminho.»

O teu comentário só pode ser entendido como uma dificuldade de leitura grave da tua parte ou como desonestidade intelectual, deturpando o que os outros escrevem para poderes manter as tuas teses descabidas e fantasiosas.

Já agora, reparei agora que o flip falhou... escrevi o à sem o «h»... Isto dá quantas reguadas, Cassima?

Cumprimentos

Alpha

Re: YOGA
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 20:28

Alpinha,

Quero só que compreendas (apenas isso), que a minha atenção é dirigida apenas a Jesus e não à conduta prescrita pela Igreja!

Não vejo necessidade de percorrer as exigências da Igreja, a mensagem de Jesus é simples, não carece de tanta burocracia para ser colocada em prática, entendes o que quero dizer?

Não tive intenção de deturpar nada...


-

Acho que não te livras de ir para o canto da sala de castigo!!!

Re: YOGA
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 21:12

Citação:
Alpha
Já agora, reparei agora que o flip falhou... escrevi o à sem o «h»... Isto dá quantas reguadas, Cassima?

Como és bom rapaz e como para a próxima não te vais esquecer de pôr o "h" e o acento correcto, resolvemos as coisas assim. :D

****

Cassima

Re: YOGA
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 07 de July de 2009 10:04

Citação:
Anori
Citação:
Francisco
A meditação proposta pelo yoga não é igual à meditação dos católicos, que deve ser vista não como uma tomada de consciência e controlo pela própria mente, mas como uma conversa pessoal com Deus.

Quem não acha importante a tomada de consciência e controlo da mente!? É por isso que depois preciso de um santo entendido em novas tecnologias que me guie quando toco com os dedos no teclado...outro para isto, outro para aquilo...mas somos crianças?
É nitidamente uma necessidade de papinha...somos inteligentes ou não?

Bom dia Anori,

desculpa mas só uma pessoa com muita má vontade pode fazer uma leitura tão absurda das minhas palavras... E recuso-me a comentar a questão da inteligência.

Citação:
Anori
O yoga bem como outras técnicas de meditação levam o divino para dentro, e segundo a perspectiva da conversa com Deus, coloca-se o divino fora!!

Quem fala assim, não é gago, de certeza - apenas nunca foi capaz de fazer uma verdadeira meditação cristã e tem que dizer ohm, como poderia dizer volt ou watt para ser feliz!

Re: YOGA
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 07 de July de 2009 14:56

Olá Francisco,

Não tive toda essa má vontade que dizes...não se tratou sequer de uma leitura às tuas palavras, mas questões a elas, sendo que algumas são perguntas retóricas.

A minha questão resumia-se ao facto de achar estranho que se possa negligenciar a tomada de consciência e controlo da mente! O restante foi uma ideia consequente a esta...geral, não tua, nem leitura de nada teu!

Citação:
Francisco
Quem fala assim, não é gago, de certeza - apenas nunca foi capaz de fazer uma verdadeira meditação cristã e tem que dizer ohm, como poderia dizer volt ou watt para ser feliz!

Como queiras! Pretendi mostrar apenas que são perspectivas diferentes, depois de reorganizar o que se entende por Deus...torna-se mais dificil conseguir meditar dessa forma que referes como cristã, apenas isto. Há muitas formas de o fazer, nem necessário é dizer o famoso om. Pretendi mostrar que a meditação deve tornar-nos fortes, conscientes da nossa responsabilidade, e não muitas vezes como é apresentada e expressada por orações onde o homem se reduz a uma insignificância, esta que na minha opinião pode ser prejudicial.

Se repetir "Aleluia!!!..." ou "Jubilate Deo...." te faz feliz...acho que o deves dizer, vezes sem conta, se repetir "Om"...ou "Om mani padme hum" te faz feliz...acho que o deves repetir, vezes sem conta!!!

Importante é acolher e permitir que actue...

A qualidade não é a melhor do primeiro video, é vibrante ouvir, o segundo é vibrante ouvir...a diferença só reside na forma como processas, como sentes, e essa não é igual, nem será partilhada, o que será uma verdadeira meditação cristã?! (pergunta retórica)


[www.youtube.com]


[www.youtube.com]

Re: YOGA
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 07 de July de 2009 17:24

Citação:
Anori
A minha questão resumia-se ao facto de achar estranho que se possa negligenciar a tomada de consciência e controlo da mente! O restante foi uma ideia consequente a esta...geral, não tua, nem leitura de nada teu!


Olá Anori,

Talvez tenhamos perspectivas diferentes da vida e das coisas mas apenas tentei dar uma perspectiva de como praticar o Yoga com bom espírito Católico.

Nesse sentido, na minha primeira abordagem evitei entrar em confusões grandes, até porque não percebo muito de hinduísmo e budismo.

Ora, nenhum católico poderá alguma vez ter práticas que o possam levar a defender a reencarnação, o politeísmo, o panteísmo e tantas outras ideias patentes intrinsecamente, de forma explícita ou implícita noutras religiões.

Os mantras são muito interessantes mas eu, que como disse não percebo muito do assunto, fui fazer uma pesquisa rápida na internet. Com todo o crédito ou descrédito que se lhe possa dar, assim começa, na Wikipedia, a entrada Om mani padme hum:

Citação:
"Om mani padme hum é um dos mantras do Budismo; o mantra de seis sílabas do Bodisatva da compaixão: Avalokiteshvara. De origem indiana, de lá foi para o Tibete. O mantra é associado ao deus de 4 braços Shadakshari, uma das formas de Avalokiteshvara.

O Dalai Lama é tido como uma encarnação de Chenrezig ou Avalokiteshvara, por isso o mantra é especialmente entoado por seus devotos e é comumente esculpido em rochas e escrito em papéis que são inseridos em rodas de oração ("mani korlo" em tibetano) para potencializar seu efeito."

Como vês, logo aqui estão implícitos uma série de conceitos que claramente vão contra a doutrina católica.

Quanto à questão da oração, a Igreja tem defendido sempre dois tipos de oração: a oração vocal e a oração mental/meditação.
Se a oração vocal pode ser a repetição de um conjunto de palavras "standardizadas", como o Pai-Nosso, por exemplo, a oração mental pressupõe uma conversa pessoal com Deus que ultrapassa a simples repetição de orações pré-definidas. É dessa meditação/oração que eu falo.
Pratico-a muitas vezes, tal como tantos católicos, e nunca precisei de colocar as pernas por trás do pescoço para o conseguir!
E, se quisermos ir mais longe, não são só os orientais que fazem levitação. Dentro do cristianismo, há diversos relatos de pessoas que entram em êxtase, levitam e até aquelas que chegam ao extremo de uma identificação com o divino tão grande que ficam estigmatizadas sem terem dormido em camas com agulhas. Não consta que S. Francisco de Assis ou Sta. Teresa de Ávila alguma vez tivessem feito Yoga, mas conseguiram algumas dessas proezas!

Posto isto, mantenho que o Yoga não tem nada de errado enquanto ginástica mental e física, desde que, quando praticado por um católico, não passe para conceitos que contrariem a fé.

Cumprimentos,

Francisco

Re: YOGA
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 07 de July de 2009 21:05

Bem, concordo com o Francisco.

Católico que é católico "de camisola, tem de ser assim. Se alguém aceita a reencarnação ou o politeísmo, é errado caso se auto-intitule católico.

É apenas uma questão de crenças, pois a meditação é benéfica qualquer que seja o credo.

cumps todos.

Re: YOGA
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 07 de July de 2009 21:14

Citação:
Francisco
Ora, nenhum católico poderá alguma vez ter práticas que o possam levar a defender a reencarnação, o politeísmo, o panteísmo e tantas outras ideias patentes intrinsecamente, de forma explícita ou implícita noutras religiões.

Diferentes perspectivas sim. Eu penso que as religiões estão adaptadas aos povos, são resultado da diversidade, mas é sempre o mesmo elemento em causa...muda de nome, regras, cor, altura...mas é a mesma essência em discussão!
Por exemplo, não estou a ser irónica, ou querer provocar-te, aborrecer, parecer absurda...segundo crês o homem recebe a alma no período do Paleolítico, porque deixou Deus o homem desenhar tantas teorias sobre a sua origem, deixando tantas formas, seguir caminhos diferentes, tantas civilizações escrever sobre Ele, entregando passado tanto tempo Jesus para dizer que Ele é aquilo que está na Bíblia? Foi Deus que proporcionou a diversidade!!! As diferentes formas de o entender, ver...

Agora o mais delicado...eu não considero absurdo um cristão defender, crer na reencarnação, nem ninguém acharia se soubesse o que significa.
A ressurreição alcançada por Jesus Cristo, é resultado de um ser puro, de um estado de consciência, de um conhecimento verdadeiro do que é o amor incondicional. É claro que a humanidade pretende esses níveis, é claro que Jesus sim é exemplo dos muitos caminhos, tão diferentes quantos somos de chegar a Deus, de entender o que essa palavra realmente é e significa. Ele sim, é sem dúvida alguma um mestre, que nos deixou uma mensagem poderosa, e na minha opinião absurda, considero mais importante tentar entender e colocar em prática a verdade do que disse, e na intimidade sentimos que nos diz, do que perder tento com as regras muitas vezes exageras e descontextualizadas da Igreja, irónico é a mensagem de Cristo continuar tão activa e actualizada, o que já não podemos dizer da Igreja!
Mas voltando ao tema ressurreição vs reencarnação, a ressurreição de Cristo é resultado de um estado de grande desenvolvimento, a Igreja acredita na ressurreição do corpo...acontecerá, mas acontecerá quando tivermos alcançado a perfeição de Cristo, e isso é conseguido pela reencarnação. O corpo ressuscitado será o corpo com que se atingiu esse estado.
Se a Igreja considera cristãos ou não os que acreditam na reencarnação não sei, mas que os há, há. (E isto não pretende, ser mais um tiro no escuro, especulativo e com base em estatísticas de esquina, conheço muito boa gente entre eles catequistas que acreditam na reencarnação. Também não pretendo julgá-los, porque não sou eu que digo e professo que cristão não acredita em reencarnação!)

A ideia de um amontoado de deuses, é simples, são emanações de uma só coisa, como no caso do mantra há uma "subdivindade" que se apresenta como expressão de uma maior, de uma totalidade, como se representa-se uma das suas características...no caso a compaixão. Nós temos no ocidente os santos, por exemplo.


Citação:
Francisco
Quanto à questão da oração, a Igreja tem defendido sempre dois tipos de oração: a oração vocal e a oração mental/meditação.
Se a oração vocal pode ser a repetição de um conjunto de palavras "standardizadas", como o Pai-Nosso, por exemplo, a oração mental pressupõe uma conversa pessoal com Deus que ultrapassa a simples repetição de orações pré-definidas. É dessa meditação/oração que eu falo.
Pratico-a muitas vezes, tal como tantos católicos, e nunca precisei de colocar as pernas por trás do pescoço para o conseguir!
E, se quisermos ir mais longe, não são só os orientais que fazem levitação. Dentro do cristianismo, há diversos relatos de pessoas que entram em êxtase, levitam e até aquelas que chegam ao extremo de uma identificação com o divino tão grande que ficam estigmatizadas sem terem dormido em camas com agulhas. Não consta que S. Francisco de Assis ou Sta. Teresa de Ávila alguma vez tivessem feito Yoga, mas conseguiram algumas dessas proezas!

Claro que não...mas isso tenho eu dito o tempo todo, mas tu ainda não tinhas chegado...essas capacidades são gerais, não está imprimida apenas em orientais, aí entra em cena a fé...e a fé é algo intimo, uma força que cada um coloca em movimento, é essa que age, é essa que faz milagres se assim quisermos chamar...e a fé, é uma força...uma convicção seja de que forma for...é fé.
Claro que não...claro que não...eu entendo isso...até já referi algumas vezes a Beata Alexandrina, quando se colocou a questão de manifestações sobrenaturais, mas tu parece que entendes, outros ficam em silêncio, porque negam um mundo oculto. Perguntei-lhes na ocasião se a Beata Alexandrina tb consideravam um caso de loucura, da mesma forma que estavam a classificar outros.
Compreendo a tua ironia, mas acho que consegui mostrar o meu ponto de vista, não vejo necessidade de camas com agulhas nem pernas enroladas ao pescoço...

Em suma, eu considero mais importante a busca, a simples consciência de algo divino, superior...considerando religiões pedaços de um todo, e pedaços já relativamente danificados...imagina um monte de cacos...já com imensas falhas...tentas uma colagem...mas as falhas continuam lá...para ir para o museu, e por forma a elucidar sobre a sua forma original fazes uma reconstrução...os visitantes do museu não vão observar a verdade, mas uma verdade interpretada, alterada.

Re: YOGA
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 08 de July de 2009 00:51

Citação:
Anori
Agora o mais delicado...eu não considero absurdo um cristão defender, crer na reencarnação, nem ninguém acharia se soubesse o que significa.

Anori,

Na dúvida (que não tenho), prefiro continuar a acreditar no que me diz a "desactualizada" e "descontextualizada" Santa Madre Igreja...

E como esse tema em concreto não faz parte deste tópico, dado que os Santos Padres "desactualizados" e "descontextualizados" têm sido sempre bastante claros quanto à importância de corpo e alma em cada ser humano em particular e quanto à não existência de reencarnação, não tenho muito mais a acrescentar sobre o Yoga.

Cumprimentos,

Francisco

Re: YOGA
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 08 de July de 2009 14:52

Olá Francisco!

Há uma coisa que me deixa curiosa, o facto de alguém como tu, que lida com manuscritos antigos como deste a entender, não tenha a consciência do mosaico que é a Bíblia...





[www.youtube.com]



"Conhecer, diálogo, harmonia...existe um único Deus eas religiões são caminhos diferentes para chegar lá..."


P.s: atenção à frase de Shakeaspeare

"É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta da espada."



Editado 2 vezes. Última edição em 08/07/2009 15:18 por Anori.

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.