Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
YOGA
Escrito por: jxb99 (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 22:16

Cumprimentos a todos.

Qual a contradição (se a há) entre o catolicismo e o yoga?
O que é o Yoga exactamente?

Será de bom tom aceitar aulas de yoga em recintos católicos.

Re: YOGA
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 22:59

Pode ser que te ajude a encontrar algumas respostas...

[www.yoga-samkhya.org]


noticia, deixou-me contente ao mesmo tempo que vou ouvindo criticas super desagradáveis a respeito das práticas orientais...


Abençoado Yoga



“Se o senhor Bispo não se importa tem de se descalçar”. Não, o senhor Bispo não se importa. Entra na sala e pisa o chão almofadado, onde todos os dias dezenas de pessoas (incluindo crianças) entram no admirável mundo do yoga, paredes-meias com o bulício do trânsito e da cidade, num primeiro andar da Avenida Heróis de Angola.



D. António Marto foi ali benzer o espaço, quinta-feira passada (dia 7), e desmistificar ao vivo a ideia de que Yoga só rima com o budismo. Encontrou, afinal, uma devoção a Nossa Senhora de Fátima, num momento alto de espiritualidade. “É muito importante para nós termos aqui o bispo de Leiria-Fátima, já que esta é um pólo mundial de espiritualidade, onde os acontecimento de há 90 anos mostraram ao mundo a importância de Portugal”, disse Jorge Veiga e Castro, mestre do Centro de Yoga de Leiria, que citou João Paulo II para sustentar esta afirmação, pois que o falecido Papa “sabia disso”.

O Bispo anui, enquanto lembra que hoje “há muito saber – talvez como nunca houve – mas pouca sabedoria”, e por isso é importante reconhecer “os grandes valores da vida, que nos iluminam e orientam, num mundo dominado pelo saber técnico, instrumental e utilitarista”.



Reconhecido que está o Yoga como “um desses valores de sabedoria, de saúde espiritual”, D. António há-de levar dali uma preocupação vincada pelo mestre. Diz respeito aos fogos florestais, que são “algo de demoníaco”. Jorge Veiga e Castro quer saber se a Igreja não poderia exercer um papel mais pedagógico, mais combativo afinal. Mas D. António Marto responde-lhe de forma tão prática quanto terrena: “Fazemo-lo sim. Mas não atinge toda a população”.



Benzido que está o Centro, há ainda tempo para abençoar Goreti Rodrigues, que em breve se prepara para abrir um novo espaço dedicado ao Yoga. Em Fátima, precisamente.



Chegar às escolas. O Centro de Yoga de Leiria é frequentado por cerca de 50 pessoas, de todas as idades. As atenções voltam-se também para as crianças, que o podem frequentar a partir dos três anos. Susana Henriques, que divide com o marido, Pedro Capinha, a direcção do Centro, acredita que o Yoga consegue milagres nas crianças, “que hoje vivem numa ansiedade fugidia e por isso se refugiam em diversas situações”, num quadro não raras vezes apelidado de “hiperactividade”.

“Faz-lhes muito bem o relaxamento”, sublinha Susana Henriques, enquanto revela a aposta, já no próximo ano lectivo, em “chegar às escolas como complemento curricular”.

in, [www.yogaleiria.com]



Editado 1 vezes. Última edição em 02/07/2009 23:16 por Anori.

Re: YOGA
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 03 de July de 2009 00:41

Boa noite, jxb99

O yoga é, na sua forma mais básica, uma ginástica física e mental. Nesse sentido, nada impede os católicos de praticar o yoga, mesmo dentro dos salões paroquiais.

Contudo, há uma série de pressupostos dos quais o yoga está, naturalmente, imbuído e que se prendem com as filosofias e religiões orientais. O mesmo acontece com muitas das artes marciais, com a diferença grande de que estas, ao serem mais vulgarmente praticadas como simples desporto, perderam, nas escolas ocidentais, uma parte muito significativa da sua mensagem espiritual.
Algumas destas ideias, poderão levar a uma limitação da visão cristã do homem. Falo, por exemplo, de uma excessiva centralização no próprio indivíduo e nas suas capacidades ou, em casos mais extremos e puristas, na transmigração das almas.
Nestes casos, é necessário um certo cuidado para que os católicos não entrem em conflito com a sua fé.

O ideal é que o formador de yoga em salões paroquias, católico ou não, seja aconselhado a não dizer nada que possa contrariar a fé católica dos que estão nas suas classes.

Creio que deve ser tido em conta, além do mais, que a Igreja Católica tem sempre fomentado, para além da oração vocal, a meditação individual ou oração mental. A meditação proposta pelo yoga não é igual à meditação dos católicos, que deve ser vista não como uma tomada de consciência e controlo pela própria mente, mas como uma conversa pessoal com Deus.

Das conversas que tenho mantido com um amigo meu, católico, que durante anos tem praticado yoga, estas foram as grandes conclusões a que ambos chegámos.

Espero ter sido útil,

Francisco

Re: YOGA
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 03 de July de 2009 01:35

Olá jxb99.

Tens um exemplo curioso no Brasil o Pe. Harold Rahm, SJ, jesuíta, que dá há várias décadas cursos de Yoga Cristão. Não conheço em detalhe o trabalho que ele tem feito, mas podes consultar o currículo dele.

Tem um livro publicado sobre Yoga Cristã e espiritualidade de Santo Inácio.

Deixo aqui um resumo do livro que encontrei no site dele.

Citação:
Ioga é uma palavra de origem sânscrita que quer dizer “união”. Ioga Cristã é a união com Deus, com a natureza e consigo mesmo.

Atualmente muitos livros estão saindo numa nova linha de espiritualidade. Queremos recomendar Ioga Cristã como um dos básicos para compreender o que é orar.
Salientamos o uso dos cinco sentidos espirituais, a oração com gestos, mãos postas ou elevadas de olhos fechados e em silêncio, com o corpo em harmonia com o ritmo do universo. Esta é uma das maneiras que talvez possa nos ajudar a encontrar e sentir a presença da Santíssima Trindade em nosso coração, no lugar secretíssimo onde ressoa a sua voz (Concílio Vaticano II Gaudium et Spes, 14-16).

Pergunta-se: por que métodos de relaxamento para oração e Ioga Cristã? Deus mora de uma maneira especial em nosso coração (1Cor. 6,19), porém, com as tensões e com o corre-corre da vida, não tomamos consciência desta presença. Relaxando, nos damos conta da presença de Deus Vivo dentro de nós. Assim como quando abrimos a janela num quarto escuro vemos a luz, assim também abrindo os olhos e os ouvidos do coração encontramos a Deus. Da mesma forma que quando expostos ao sol ficamos mais saudáveis, assim quando ficamos em contato com Deus vivo temos uma vida mais salutar. Disso resultam atitudes corretas, reações certas e efeitos positivos. Sim, a oração alcança para nós uma união com Deus. Dá-nos força para viver a tua Vontade e contemplar espiritualmente a sua criação.

Você vai verificar que a ioga crista vai ajudá-lo a viver melhor. Usando a imaginação e a visualização das coisas divinas na oração, conseguimos uma habilidade para resolver problemas que causam admiração nos peritos das ciências, das artes e da medicina.

A idéia principal é mostrar como meditar, contemplar, amar ao Deus Vivo e servir aos nossos irmãos.

O homem não pode atingir a Deus só com o intelecto. O uso correto dos sentidos, a intuição e o coração, porém, aprofundam-no nesta tarefa. Usando corretamente todas as suas faculdades na oração, o homem, com a graça Divina, alcança um poder ilimitado de Deus.

Cristo Jesus era um Oriental e pensando como os orientais talvez possamos entender melhor a sua linguagem.

Em suma, a Ioga Cristã ensina a eliminar ansiedades e tirar as tensões. Reduz o hábito de fumar, beber e usar tóxicos. Ajuda a relaxar durante o dia e dormir bem à noite. Reafirma o valor e o poder de pai “abba” e do Cristo Cósmico, nosso Jesus, e ser vitalizado no poder Santificador do Espírito Santo.

Obrigado,
Luís

Re: YOGA
Escrito por: nick (IP registado)
Data: 03 de July de 2009 09:14

A resposta do FranciscoG está muito boa.

O Yoga usa normalmente uma linguagem que pode parecer nalguns casos com conotações cientificas, energias e coisas do genero, mas isso é enganador. É uma técnica, uma ginástica, com raízes no hinduísmo e no budismo. O hinduismo e o budismo mantêm algumas caracteristicas das religiões primitivas, nomeadamente uma certa mistura entre a medicina e a religião. Quem ler o pentateuco pode perceber que no judaismo primitivo isso tambem ocorria. Daí no quadro das religiões hindu e budista aquilo que pode ser simplesmente uma ginastica fisica e mental ser visto como uma expressão religiosa.
Nas religiões primitivas, no xamanismo, algumas plantas que têm efeito medicinal conhecidas pelo xamã da tribo fazem realmente efeito. O xamã e o povo atribuem o efeito a entidades miticas, deuses e demonios, na realidade o efeito é devido à natureza bioquimica dessas plantas. No yoga ocorre o mesmo. É uma ginastica fisica e mental que é frequentemente associada a uma natureza religiosa, embora essa natureza religiosa não lhe seja essencial essa associação surge devido à origem historica do yoga (que tem a sua origem no hinduismo e não no budismo como vulgarmente crê).

Como tecnica/ginastica tem outros concorrentes, nomeadamente a sofrologia.

Re: YOGA
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 03 de July de 2009 23:01

Citação:
Francisco
A meditação proposta pelo yoga não é igual à meditação dos católicos, que deve ser vista não como uma tomada de consciência e controlo pela própria mente, mas como uma conversa pessoal com Deus.

Quem não acha importante a tomada de consciência e controlo da mente!? É por isso que depois preciso de um santo entendido em novas tecnologias que me guie quando toco com os dedos no teclado...outro para isto, outro para aquilo...mas somos crianças?
É nitidamente uma necessidade de papinha...somos inteligentes ou não?

O yoga bem como outras técnicas de meditação levam o divino para dentro, e segundo a perspectiva da conversa com Deus, coloca-se o divino fora!!



Editado 1 vezes. Última edição em 03/07/2009 23:02 por Anori.

Re: YOGA
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de July de 2009 00:06

Olá Anori,

Se não vivesses nesse permanente espírito de contradição perceberias o que os católicos - penso que extensível ao resto das confissões cristãs - andam a dizer á muito.

Escreveu, e bem, o Francisco:

Citação:
Francisco
A meditação proposta pelo yoga não é igual à meditação dos católicos, que deve ser vista não como uma tomada de consciência e controlo pela própria mente, mas como uma conversa pessoal com Deus.

Os católicos têm um objectivo claro que é estar em permanente comunhão com Deus. Ou seja, recorrendo à ioga como exercício espiritual não será para obter o auto-controlo preconizado pelas filosofias e religiões orientais, mas sim para melhorar a comunhão com Deus Nosso Senhor.

Recorre então à potência da alma em questão e entende o que está em causa.

Cumprimentos

Alpha

Re: YOGA
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 04 de July de 2009 10:54

oi...

ahahah

Então não é importante o auto-controlo! Deste resulta uma melhor relação com Deus também, identificação de erros, capacidade de examinar actos e agir de forma controlada evitando tantos e tantos pecadozinhos no bolso! Nunca meditas-te dessa maneira pois não?

Re: YOGA
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 de July de 2009 11:44

Citação:
Anori
oi...
ahahah

Então não é importante o auto-controlo! Deste resulta uma melhor relação com Deus também, identificação de erros, capacidade de examinar actos e agir de forma controlada evitando tantos e tantos pecadozinhos no bolso! Nunca meditas-te dessa maneira pois não?

Ria mesmo pq continua sem entender. Tudo isso que vc descreveu é interessante, e tb muito "auto-suficiente", pelo que não é nem preciso crer em Deus para fazê-lo, qto mais se relacionar com um Deus pessoal. Obviamente que a meditação cristã é diferente disso tudo, mas, como outros já perceberam, será difícil para vc compreender, primeiro pq acha que já sabe tudo, depois pq está tão centrada em se controlar e em relaxar e se esvaziar mergulhando no "nada" do "sem desejo", que deve te soar muito distante a oração cristã, que não é de esvaziamento, mas sim de comunhão. Uma estranha relação com um estranho e distante deus panteísta impessoal, por mais interessante que possa ser, será muito diferente do diálogo vivo com o Abba.

Paz e Vento.

Re: YOGA
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de July de 2009 12:09

Olá Anori,

Qual foi a parte do «a fé é louvar e dialogar com Deus vivo e actuante» que não percebeste?

Qual foi a parte do «a oração, seja ela como for, é um diálogo com Deus» que não percebeste?

Os erros doutrinais que professas conduziram-te aqui, ao beco sem saída. Queres crer num ser supremo, mas não O vês porque não o queres aceitar. Iludida nesse erro, tomas-te por auto-suficiente e pensas que te bastas a ti própria.

O resultado deste deserto espiritual acaba por ser o que temos lido: aliens, almas errantes, almas penadas, latas com vida, misturar a nossa percepção da criação com o Criador.

Evitar pecar só é possível pela graça de Deus.

Cumprimentos

Alpha

Re: YOGA
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 04 de July de 2009 12:48

Alpha,

Não sei porque achas que me encontro num beco sem saída, isso não é dominio da minha experiência, do plano chamado EU, se isso te ia fazer mais feliz desculpa, mas não diz respeito à verdade.

Citação:
Alpha
Queres crer num ser supremo, mas não O vês porque não o queres aceitar. Iludida nesse erro, tomas-te por auto-suficiente e pensas que te bastas a ti própria.

Exactamente o contrário... :D estás tão longe!

O resultado da vossa real verdade tem-se ocupado simplesmente a imbecilizar os comentários e opiniões opostas...



"Vaticano admite a existência de extra-terrestres

O padre Gabriel Funes, chefe de astronomia do Vaticano, escreveu no jornal deste país que não deve ser descartada a possibilidade de vida em Marte, tal como a existência de outros seres inteligentes criados por Deus que até poderão estar livres do pecado original.

O director do Observatório do Vaticano é um reconhecido cientista que colabora com Universidades em todas as partes do mundo e considera que as formas de vida extraterrestre não são de todo incompatíveis com a fé em Deus, noticia a BBC.

"Assim como existem diversas formas de vida na Terra, poderão existir seres inteligentes no espaço, criados por Deus. E alguns dos aliens podem até estar livres do pecado original", especulou o padre Funes, sobre o artigo publicado no jornal oficial do Vaticano com o título "Os Aliens São Meus Irmãos".

Quando questionado sobre a condenação pela Igreja de Galileu Galilei, o astrónomo italiano que há quatro séculos afirmou que era a Terra que se movia em torno do Sol e não o contrário, o chefe de astronomia do Vaticano declarou que os "erros acontecem" mas que está na altura de virar a página e seguir em frente.

"A Ciência e a Religião precisam um do outro, e muitos astrónomos acreditam em Deus", defendeu o padre Funes.

Por forma a fortalecer as suas credenciais científicas, o Vaticano está a organizar uma conferência para marcar o 200º aniversário do nascimento de Charles Darwin, autor de "A Origem das Espécies"."

in, [quiosque.aeiou.pt]


Que ego tão grande, cabe onde? Trazes numa mala de rodinhas, na bagageira do carro, num atrelado?

Mas eu compreendo, quase que aniquilas o irmão budista ou hindu ou o que quer que seja, quanto mais aceitar um irmãozinho verde ou azul de outra banda qualquer que não te aparece no GPS!!!



Paz Fogo Vento e Paciência...

Re: YOGA
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 04 de July de 2009 13:07

não vejo nada que este tema tenha alguma coisa de religioso e muito menos cristão. Tenho duvidas que cumpra o regulamento do fórum.

Re: YOGA
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 00:32

Olá Anori

Citação:
Anori
Não sei porque achas que me encontro num beco sem saída,

Por quereres o supremo sem procurares no sítio certo.

Citação:
Anori
tem-se ocupado simplesmente a imbecilizar os comentários e opiniões opostas...

Poderá ser apenas evidenciação da essência do comentário?

Citação:
Anori
Vaticano admite a existência de extra-terrestres

Merece-me um comentário e uma pergunta.

O comentário: alguma vez alguém disse que era impossível haver ET's? Não, pois não? Mas ainda pertencem à esfera do «se». Quando cá baterem à porta, se baterem, aí podemos falar deles.

A pergunta: vá diz a verdade, foste raptada por ET's?

Citação:
Anori
"A Ciência e a Religião precisam um do outro"

Já te disse, lê a «Fé e a Razão», far-te-à bem.

Citação:
Anori
Que ego tão grande, cabe onde? Trazes numa mala de rodinhas, na bagageira do carro, num atrelado?

Zipei-o e ando com ele num pen de 16 Gb.

Citação:
Anori
quase que aniquilas o irmão budista ou hindu ou o que quer que seja, quanto mais aceitar um irmãozinho verde ou azul de outra banda qualquer que não te aparece no GPS!!!

Gosto mais de aniquilar javalis e coelhos, ou então terroristas no CS. Ultimamente ando muito na onda de aniquilar nazis no Brothers in Arms. Verdes, aniquilo-os mais quando começar o campeonato.

Explica-me lá como funciona o GPS no espaço, para referenciares o ET!!!

Cumprimentos

Alpha

Re: YOGA
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 04:48

Citação:
Anori
O resultado da vossa real verdade tem-se ocupado simplesmente a imbecilizar os comentários e opiniões opostas...

Ninguém precisa fazer nada para imbecilizar certas coisas que vc escreve, vc já tem tido sucesso sozinha, e abaixo segue mais um exemplo.

Citação:
Anori
"Vaticano admite a existência de extra-terrestres
O padre Gabriel Funes, chefe de astronomia do Vaticano, escreveu no jornal deste país que não deve ser descartada a possibilidade de vida em Marte, tal como a existência de outros seres inteligentes criados por Deus que até poderão estar livres do pecado original.

Eis novamente aquele velho problema, tão comum ao espiritismo, de fundamentar bem as coisas que alega. É tão difícil assim apresentar alguma fonte com um pouco de credibilidade? Como a má compreensão e o sensacionalismo são de praxe, e uma vez que parece pouco provável que tenha interesse em apresentar alguma fonte melhor, acrescento uma nota breve da BBC: [news.bbc.co.uk]

Parece que o tal padre, ao ser interrogado numa entrevista, não descartou a possibilidade da existência de vida inteligente em outros planetas, e depois acrescentou que CASO EXISTAM outros seres inteligentes ENTÃO eles tb teriam sido criados por Deus. Algo tão elementar que o escândalo que fizeram com isso já bastaria para levantar a dúvida sobre a existência de vida inteligente aqui na Terra.

Citação:
Anori
Que ego tão grande, cabe onde? Trazes numa mala de rodinhas, na bagageira do carro, num atrelado?

Ora, se vc carrega isso então é vc que tem que dizer.

Citação:
Anori
Mas eu compreendo, quase que aniquilas o irmão budista ou hindu ou o que quer que seja, quanto mais aceitar um irmãozinho verde ou azul de outra banda qualquer que não te aparece no GPS!!!

Sejamos sinceros. Não tem nenhum budista ou hindu aqui no fórum. Vc pode até quer achar que é budista, mas de budista não tem mostrado nada aqui no fórum. Desde o início se apresentou numa atitude superior de alguém "mais iluminado" que veio para ensinar a todos, criticando a igreja sem fundamentação para tal e pregando suas teorias psicodélicas de comunhão com latinhas vivas etc. Está então escusada de repetir o Calimero. Oxalá não seja apenas outra ocidental curiosa das coisas exóticas que leu uns 2 ou 3 livros do Dalai Lama e agora já se acha uma budista em pleno Nirvana.

Todo discurso religioso é sempre muito interessante para o curioso que se depara com ele pela primeira vez, mais ainda para uma ocidental que lê algum escrito da cultura oriental, pela novidade das coisas exóticas. Tudo parece muito "mágico" e quem não gosta de ouvir falar de harmonia, natureza, paz? Já o esforço necessário para encarnar o discurso na prática, esses poucos gostam de assumir. Não vejo nenhum budista ofendido aqui, eles têm uma cultura milenar e uma tradição religiosa rica, e não imagino que se apresentariam como cristãos nem vejo pq teriam interessem em atacar a igreja. Assim, deixe os budistas ou hindus sossegados.

O diálogo é algo muito positivo e preferencialmente devemos buscar sempre o diálogo como via para construir a paz e a comunhão entre as pessoas. Mas parece que em algumas situações concretas em que a igreja é molestada por importunos falsos profetas disfarçados como cristãos ainda resta utilidade para a apologética. Mesmo que o recurso à apologética não seja o ideal, diante da agressão injusta pode acontecer de ser um remédio necessário. Sempre na esperança de que seja um recurso temporário, não pq chegará o dia que todos se converterão para a nossa religião, mas pq chegará o dia em que aprenderemos todos a respeitar nossas diferenças e trabalhamos juntos para construir um mundo mais belo e mais justo para todos. A visita é convidada para a mesa, já aquele que entrou disfarçado para pichar e roubar não espere o mesmo tratamento.

Paz e Água

Re: YOGA
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 04:48

Citação:
Por quereres o supremo sem procurares no sítio certo.

Alpha, qual é o sitio certo para procurar Deus?

Re: YOGA
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 04:50

Citação:
Desconhecido
Citação:
Por quereres o supremo sem procurares no sítio certo.

Alpha, qual é o sitio certo para procurar Deus?

No google?

Re: YOGA
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 11:58

Citação:
firefox
Citação:
Desconhecido
Citação:
Por quereres o supremo sem procurares no sítio certo.

Alpha, qual é o sitio certo para procurar Deus?

No google?


LOLOLOLOLOL. E usando o browser firefox?

Isto lembrou-me uma treta que anda na net - The Church of Google.

Cumprimentos

Alpha

Re: YOGA
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 12:01

Citação:
Desconhecido
Citação:
Por quereres o supremo sem procurares no sítio certo.

Alpha, qual é o sitio certo para procurar Deus?

É um sítio fora do panteísmo, das latas vivas, dos unicórnios reluzentes. Uma abordagem meditada do Credo facilmente te mostra esse lugar.

Cumprimentos

Alpha

Re: YOGA
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 12:23

-----



Editado 1 vezes. Última edição em 05/07/2009 12:24 por vitor*.

Re: YOGA
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 05 de July de 2009 12:37

Alpinha :D

O que é para ti o sitio certo? Será que não entendes a relatividade da maior parte dos conceitos?

Não, não se trata da essência do comentário, mas na dificuldade que tens em tentar entender o outro lado...não esqueças que eu creio em inúmeros caminhos para esse sitio certo.

Citação:
Alphinha
Merece-me um comentário e uma pergunta.
O comentário: alguma vez alguém disse que era impossível haver ET's? Não, pois não? Mas ainda pertencem à esfera do «se». Quando cá baterem à porta, se baterem, aí podemos falar deles.

A pergunta: vá diz a verdade, foste raptada por ET's?

Citação:
Alpinha
O resultado deste deserto espiritual acaba por ser o que temos lido: aliens, almas errantes, almas penadas, latas com vida, misturar a nossa percepção da criação com o Criador.

:) Infelizmnte não tive a sorte de ser raptada por ET`S, com sorte seriam mais civilizados.

Citação:
Alpinha
Já te disse, lê a «Fé e a Razão», far-te-à bem.

Talvez fosse boa ideia, deixar espaço também para pensar...

Citação:
Alpinha
Zipei-o e ando com ele num pen de 16 Gb.

Fico muito mais contente e descansada...podia resultar em graves problemas de coluna! Mas estás a brincar alpinha, 16Gb é pouco! :D

Quanto aos verdes...força!! hahahahahha

O GPS, não funciona...ainda não! Quem sabe um dia!

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.