Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Eterno ou imortal
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de July de 2009 21:17

Citação:
Alpha
Mas os cristãos crêem numa alma não eterna, mas imortal

Caro Alpha, no tópico "Serei Cristão?" creio não ser a primeira vez que escreves isso e já anteriormente, a distinção que fazes entre eterna e imortal me faz alguma confusão. Talvez seja apenas uma questão de interpretação e estejamos a falar do mesmo.

Quando dizemos que Deus é eterno, a interpretação que eu faço é que Deus existe fora da "tempo". Não só existia no início e existirá no fim, como existia antes do próprio tempo existir e, por isso, existe fora dele.

Quando se diz que a alma é imortal, a interpretação que faço é a mesma, existirá não para sempre, mas fora do "tempo" (o que na prática significa que existirá sempre, não morrerá).

Parece-me que o cuidado que tens em distinguir "eterna" de "imortal" tem a ver com a reencarnação vs ressurreição. Penso que embora possa estar relacionado, não tem que forçosamente ver com o assunto.

Se, como dizes, a alma é criada por Deus no momento da concepção, é legítimo perguntarmos, a partir de quê esta alma é criada.

Coloco estas questões por desconhecer a doutrina da Igreja sobre este assunto (além de termos abordado o tema há poucas semanas), e, embora já tenha lido sobre diversos assuntos da doutrina e teologia, nunca me deparei com este. Podes-me ajudar com alguns autores que tenham abordado o assunto?

Obrigado,
Luís

P.S. Preferi criar um tópico separado pois o "Serei Cristão?" já está a abordar muitos mais temas que o assunto original, e também porque não gostaria de misturar mais assuntos.

Re: Eterno ou imortal
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 01 de July de 2009 21:53

Confuso...

Citação:
eterno
adj.
1. Que não teve princípio nem há-de ter fim;
2. Que teve princípio mas não terá fim.
3. Que durará sempre.
4. Muito duradouro.
5. Inalterável; constante; enorme, desmedido.
6. Que dura mais do devido ou do que é para desejar.


Citação:
imortal
adj. 2 gén.
1. Que não morre; eterno; perdurável; inextinguível.

Parece-me que é a mesma coisa no contexto em questão.

cumps



Editado 1 vezes. Última edição em 01/07/2009 21:53 por Desconhecido.

Re: Eterno ou imortal
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 01 de July de 2009 22:02

Olá Luís,

Existe, na verdade, uma diferença, bem grande. Deus é eterno, sempre existiu, sempre existirá, não tem princípio nem fim. Como referes e bem, existe fora da prisão temporal.

A alma humana, ainda que esteja destinada a viver para sempre com Deus, também fora do tempo, não existe desde todo o sempre. Tal sucede por sermos contigentes, seres criados. Existe um momento em que Deus cria a nossa alma e a infunde no corpo concebido pelos nossos pais. Ou seja, há um momento de criação, existe um princípio, não existe desde sempre. Por isso se considera como imortal e não como eterna.

Não está relacionado directamente com a refutação da doutrina da reencarnação, mas sim com a natureza distinta do Criador e da criatura.

Deus não precisa de a criar a partir de nada, penso eu, mas foi assunto que nunca me ocorreu aprofundar. Parece-me, todavia, que a omnipotência de Deus é bastante para a criar.

Assim de momento não me ocorre ninguém que te refira. Podes consultar os documentos do IV concílio de Latrão, no qual o assunto foi definido como artigo de fé. De qualquer modo, vou dar uma vista de olhos e depois indico aqui alguns autores.

Cumprimentos

Alpha

Re: Eterno ou imortal
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 01 de July de 2009 22:22

Por essa perspectiva concordo contigo.
Peço desculpa pelo meu comentário.
Confusão dissipada :)

Re: Eterno ou imortal
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 03 de November de 2009 23:22

Acho que este tópico vem mesmo a propósito neste mês:o de Novembro.

Acho que eterno é diferente de imortal. Já li o que escreveram e acho que não é preciso grandes bibliografias para explicar...

Algo não morre: esse algo é imortal.

O homem, enquanto homem (corpo e alma) é mortal. Na morte o corpo separa-se da alma. É por isso que falamos no cadáver... Mas a alma não desaparece. Existe, mas isso não tem a ver com reencarnação porque então era partir do pressuposto que a alma só poderia subsistir se existisse num corpo e não se trata disso. As almas quando morremos partem para a eternidade, mas não são da eternidade, e no fim dos tempos dá-se a ressurreição: aí corpo e alma ficam juntos.

Deus é imortal, sem princípio nem fim. Não houve um momento de início. A alma é criada por Deus. Criada significa que não existia e passou a existir.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.